1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Informação: A partir da 1:00 (0:00 nos Açores) desta Segunda-feira, 6 de Julho, haverá alguns períodos de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Portátil depois de suspender ou hibernar arranca como se tivesse encerrado

Discussão em 'Windows 10' iniciada por Aniza, 29 de Junho de 2020 às 22:34. (Respostas: 12; Visualizações: 281)

1. Aniza

Aniza Power Member

Boas,

Penso que desde a última actualização do win que me está a acontecer o seguinte. Quando escolho suspender ou hibernar, com tudo aberto, ele parece que vai suspender pq não fecha os programas, mas quando ligo, demora mto tempo como se tivesse sido encerrado e, tenho tudo fechado, ou seja faz o arranque como se tivesse sido encerrado. Está tudo bem configurado nas definições de energia. E já suspendi indo directamente ao menu, usando o botão de energia (tenho configurado assim) e acontece sempre o mesmo. O mais estupido, o gajo suspende, sem fechar programa nenhum, e basta carregar no "espaço" para "acordar". Se encerrasse mesmo, só ligava com o botão de energia. No entanto qd acorda arranca como se estivesse desligado. Alguém conhece solução pra isto?
    Estou a desesperar porque estou em tele-trabalho, sempre com PC ligado, e às vezes quero suspender qd vou almoçar para dar um descanso ao bicho, ou hibernar durante a noite, porque estar a abrir tudo de manhã novamente para o trab demora, e assim não fica fácil.

Obrigado

2. Minguno

Minguno Power Member

Olá amiga, isso provavelmente foi um update ao driver ou gestor de funções , sleep, standby shutdown etc. Tenta ver se não se alterou numa definição tua para outra nova e não será isso que causa o problema

Também pode acontecer que com o update ficou com um tempo de carga da sessão maior e provavelmente só vai resolver até receberes nova atualização, o atualizar versões software tem estes pequenos inconvenientes por vezes mesmo sendo a última atualização ela é menos optimizada para o teu hardware em concreto que outra da mesma família.

Também estamos em altura de calor e o gestor de fan deve estar sempre a saltar e com o modo bateria deve sobrecarregar mais o sistema pela carga de uso da ação fan.
    Recomendo-te enquando puderes levantar um pouco o protátil por trás onde tem a zona de dissipador para circular melhor o ar.

Se puderes dá uma olhadela em processos que estejam em uso numa sessão só com o sistema ligado sem estar a trabalhar em nada e bloqueares programas que estejam em uso sem ser necessários e que vão ficar em memória retardando a recarga do sistema que é o que fará a ação acordar da suspensão.

Dá uma olhadela aqui

https://answers.microsoft.com/en-us...ndows-10/82993076-f1bc-4ac1-85f0-28d09fbc0d98

Poderia ser algum dos serviços do próprio windows após update cause isso.

3. Aniza

Aniza Power Member

Obrigado pela resposta,

Eu não estou no modo de bateria, estou ligada à corrente. Já vi as configurações todas de energia e não detectei nenhuma mudança.
    Uso um cooler portanto também não me parece problema de sobrecarga.
    Ele entra pelo que percebo em suspensão ou hibernação, não encerra os programas abertos, etc, mas quando ligo novamente, seja no botão seja com uma tecla qq do PC ele começa no ecrã da Intel e inicia o Windows do 0. Com tudo fechado.
    Estas actualizações constantes do Windows update são uma treta, eu tenho para actualizar só manualmente e mesmo assim o PC força a actualização eventualmente. A primeira x que isto aconteceu até pensei que tivesse reiniciado por ter forçado a actualização, depois percebi que acontecia sempre. Só começou a acontecer há 1 ou 2 dias.
    Irei verificar o link.

Obrigado

4. hjnr

hjnr Power Member

Verificar se as definições de energia, ou seja, o tempo para entre entrar em hibernação, não foi alterado.

5. Minguno

Minguno Power Member

Se for assim ou seja - tu entras no modo sleep e ao carregar numa tecla ele faz um inicio de sistema - o problema está no gestor de energia e se for como dizes convem corrigir porque é um portátil e tem bateria a qual provavelmente está com uma gestão de energia errónea.

O adormecer sleep mais ou menos é desligar o monitor que é do que mais gasta bateria.
    O hibernar é um desligar das x gráficas e mais completo é quase um desligar.

Em Linux usamos um comando chamado xset se quisermos dar uma ordem de comando suspend etc, em Windows dei com esta página →

https://winaero.com/blog/how-to-sleep-windows-10-from-the-command-line/

Podes exerimentar a ver se realmente passando esse comando o computador continua com esse problema, se o comando resultar naquilo que anteriormente tinhas então é porque o gestor ficou com um bug e pode estar a entrar no modo hibernar em vez de suspender mesmo dando ordem de suspender por clique ou tecla.

Também pode haver influencia no suspender se a bateria estiver não optimizada (fora de número de usos - as baterias têm um tempo e vida) se a bateria estiver com problemas de autonomia pode elevar o tempo de carga do sistema pelo que vi.

Dá uma olhadela nas páginas e se possivel abre uma questão no canal de suporte Windows para te ajudarem com detalhe mais técnico.

https://support.microsoft.com/pt-pt/help/13770/windows-shut-down-sleep-hibernate-your-pc

https://support.microsoft.com/pt-pt

6. Aniza

Aniza Power Member

Obrigado mais uma vez pela ajuda, experimentei as linhas de comando. Mas desligou novamente. Ele não suspende nem hiberna, desliga sempre. Eu geralmente suspendo quando vou estar um relativamente curto espaço de tempo sem usar, e durante a noite hiberno, só encerro mesmo quando precisa de fazer actualizações ou uma vez por outra porque faz bem ao pc. Agora tenho de encerrar sempre.

Pode ser que a proxima actualização resolva.

Obrigado

7. Aniza

Aniza Power Member

Boas,

daquilo que verifiquei está tudo igual, mas vou repor as definições iniciais de energia para ver se surte algum efeito.

Obrigado

8. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

9. Aniza

Aniza Power Member

Obrigado. Tentei renomear com o cmd em modo administrador e não dá, diz que os ficheiros estão a ser utilizados.
    Tenho de preparar uma pen com o win e descobrir como se arranca com a pen em linha de comandos e tentar assim.

Obrigado mais uma vez

10. MinisterOfSound

11. Aniza

Aniza Power Member

Bom dia,

Entretanto arranquei o pc com o cmd mas acontece isto:

Saí da pasta do Windows e fiquei só no x, acontece o mesmo. Mudei no rename a directoria de c:/ para x e igual.

12. MinisterOfSound

Boas,

Faz dir c: e dir d: e vê em qual directorio está a instalação do Windows.
    Depois muda para esse directorio e tenta novamente.

Cumps

13. Aniza

Aniza Power Member

Boas,

Segui o indicado e como podes ver na imagem abaixo o Windows está no c: no entanto continua a não encontrar os ficheiros. Tb da pra ver na outra imagem que os ficheiros estão no directório c: no disco local portanto à partida não tenho de direcionar para nenhuma pasta. Help!