• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portatil Gaming e Multimedia (até 1228€)

Spiderman

I folded Myself
Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
No máximo 1228€ (999€ + IVA), vai ser comprado em nome da empresa, o limite é este.


2) A que tarefas se destina o portátil?
a) Gaming (Talvez Halo Infinite, Far Cry 6, e outros shooters que venham a sair. Tenho Xbox Gamepass) (50%)
c) Office / Navegação web / Filmes (50%)


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes?
c. 14"
d. 15" - 15.6"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes?

b. 1920x1080 60Hz
c. 1920x1080 120-144Hz


5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Qualquer coisa, desde que seja bom e fiável. Só vai ter 1 ano de garantia...

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Posso ter que transportar a cada 1 ou 2 meses. Mas quanto mais leve melhor...

7) Quantas horas de bateria necessitas?
Nada de especial

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?
Não.

=============================================
Fim do Questionário

Neste momento tenho um PC Desktop, com componentes desde os 10 anos até 1 ano:

AMD FX 8320
16Gb RAM
GTX 1660 Super
HDD 640Gb
2x SSD 250Gb

Já pensei em comprar um novo desktop, mas a verdade é que, embora para mim um desktop fosse superior em quase tudo, há uma boa chance que eu daqui e 1 ou 2 meses vá trabalhar para fora, e não ia levar o Desktop novo às costas. E a chance que tenho de comprar um novo PC é agora (na próxima semana ou na outra) porque fico isento de IRS+SS no valor do PC. No meu caso ainda são (37%+11%) de poupança...

Logo um portátil faz bastante sentido. Depois posso ligar a um monitor de 23", que já tenho. E se for para fora do país logo se vê o que compro como monitor.

O que aconselham dentro do plafound disponivel?
 
Lenovo Legion 5 15.6" 15ACH6-381 - Ryzen™ 5 5800H | 16GB | FHD 250nit 120Hz | 512GB SSD | RTX 3060 130W1,200€
Fui investigar ontem, e também encontrei este:
Lenovo Legion 5 15.6" 15ACH6-862 - 960€

A diferença é que tem um 5600H em vez de um 5800H, e menos 8Gb de RAM.
RAM extra pelo que vejo custaria uns 40/50€, logo ainda são uns 200€ de diferença.

Pelo que vi em comparações do 5800X vs 5600X, a diferença dos 2 cores em jogos é bem pequenina. O resto do uso é navegar na net, ver um filme ou série, etc.

Depois há o facto de não ter OS. A Microsoft ainda vai deixando a versão de Trial de 90 dias sem registar para sempre, ou agora obriga mesmo a comprar uma licença?
 
Podes instalar o windows sem ativar e usar para sempre, apenas perdes umas opções de personalização e ficas com uma marca de água.
Mais tarde também podes comprar uma chave se quiseres ativar.
 
Já agora, uma coisa que me assustou um bocado é as tempraturas a que o CPU + GPU andam durante uma sessão de jogo. Pelos 80º ou 85º. Isto não vai matar o PC em 4 ou 5 anos?

Gráficas já estou habituado a ver por esses valores, mas CPUs para mim é novidade. O meu velho AMD FX 8320 andar acima dos 65 ou 70º já é preocupante.
 
Já agora, uma coisa que me assustou um bocado é as tempraturas a que o CPU + GPU andam durante uma sessão de jogo. Pelos 80º ou 85º. Isto não vai matar o PC em 4 ou 5 anos?

Gráficas já estou habituado a ver por esses valores, mas CPUs para mim é novidade. O meu velho AMD FX 8320 andar acima dos 65 ou 70º já é preocupante.

Um dos meus portáteis (i7-4750HQ + GTX950m) faz sessões regulares de 4 ou 5 horas de jogo a uns refrescantes 95º há seis anos, só por preguiça de lhe mudar a pasta térmica. Ainda não rebentou...

85º num portátil recente é uma temperatura normal e aceitável.

EDIT: Vai para o oito núcleos que o @mata-pombos aconselhou (por lapso ele mencionou que era um Ryzen 5, mas é o 7). Não te vais arrepender a longo prazo.
 
Última edição:
Pelos 80º ou 85º. Isto não vai matar o PC em 4 ou 5 anos?
Não, isso é temperatura perfeitamente normal, especialmente para um portátil.
Não é a temperatura ideal, mas também não é preocupante a longo prazo. 90 e tal ºC é que já é um pouco desconfortável.

De qualquer modo podes tentar fazer undervolt para reduzir as temperaturas se é isso que pretendes.
 
Acabei por encomendar o Lenovo Legion 5 15ACH6-879 por 850€, muito bom preço para deixar fugir a oportunidade. Depois vou procurar mais RAM (talvez Crucial 8GB DDR4 3200MHz CL22), porque os 8Gb de origem parece-me muito curto para correr algum jogo actual.

Incrível que mesmo um desktop por este preço, nunca conseguiria fazer tão bom. Isto à uns anos era impensável...

Depois deixo novidades. :P
 
Acabei por encomendar o Lenovo Legion 5 15ACH6-879 por 850€, muito bom preço para deixar fugir a oportunidade. Depois vou procurar mais RAM (talvez Crucial 8GB DDR4 3200MHz CL22), porque os 8Gb de origem parece-me muito curto para correr algum jogo actual.

Incrível que mesmo um desktop por este preço, nunca conseguiria fazer tão bom. Isto à uns anos era impensável...

Depois deixo novidades. :P
Sabes que RAM vem equipada de origem nesse portátil? Parece ser um bom deal!
 
Acabei por encomendar o Lenovo Legion 5 15ACH6-879 por 850€, muito bom preço para deixar fugir a oportunidade. Depois vou procurar mais RAM (talvez Crucial 8GB DDR4 3200MHz CL22), porque os 8Gb de origem parece-me muito curto para correr algum jogo actual.

Incrível que mesmo um desktop por este preço, nunca conseguiria fazer tão bom. Isto à uns anos era impensável...

Depois deixo novidades. :P
Tendo estado atento aos valores nos últimos meses, esse também me pareceu um excelente negócio e acabei por comprar. Está apenas disponível até dia 31. Também pretendo adquirir mais RAM, quando comprares informa aqui sff o valor.
 
Sabes que RAM vem equipada de origem nesse portátil? Parece ser um bom deal!
Parece me ser 1x módulo de 8Gb de 3200 com CL22. Acho que não é grande espingarda, mas não quero estar com o trabalho de comprar um novo kit de 2x8Gb e depois ter de vender a que veio. Deixo isso para daqui a uns 2 ou 3 anos, quem saiba meto nessa altura 2x16Gb, e mais barato que estes preços loucos.

@Onetrue pelo que vi anda pelos 35 ou 36 euros, umas da Crucial.
 
Desculpem lá desinterrar este tópico mas neste momento só se encontra por 899€ certo? Ou ainda se encontra por 850€? Outra coisa, não perdem a garantia ao meter outro módulo de 8gb?
 
Não é necessário abrir a tampa traseira toda e expor todo o interior? Tinha a ideia que ao fazer isso nos portateis perdia-se a garantia. Obrigado pelo esclarecimento.

Tens de abrir a tampa traseira para colocar memória e outro ssd para ficar top...abrir a tampa para fazer upgrades não perdes a garantia...
 
Última edição:
Há ou havia algumas companhias que colocavam autocolantes por cima dos parafusos para indicar que ao abrir a garantia tinha sido violada. Mas julgo que já ninguém faz isso.
 
Acabei por encomendar o Lenovo Legion 5 15ACH6-879 por 850€, muito bom preço para deixar fugir a oportunidade. Depois vou procurar mais RAM (talvez Crucial 8GB DDR4 3200MHz CL22), porque os 8Gb de origem parece-me muito curto para correr algum jogo actual.

Incrível que mesmo um desktop por este preço, nunca conseguiria fazer tão bom. Isto à uns anos era impensável...

Depois deixo novidades. :P

Esse comprei eu a 999€ a uns tempos atrás... pensei que não baixasse mais no black friday e lixei me... poupava 40€ xD
 
Back
Topo