Portátil High-end para programação e gráficos

bsd

Power Member
Boas, já ando a ler os outros tópicos aqui há uma semana e a ver portáteis desde Julho, mas talvez alguém me possa dar mais alguma informação metendo aqui este tópico.

1) Qual é o orçamento disponível?

Não compro abaixo de 750€, nem acima de 2500€. Pelo meio, vai tudo desde que não esteja a ser roubado.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
b. Pequeno e Leve: 13" - 14.1"
c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Sentia-me mais seguro com a escolha se fosse Lenovo, Dell, HP ou Apple.

4) A que tarefas se destina o portátil?

50% compilar e debugar, 20% ler PDFs, 15% surfar na net e ver email, 10% visualizar datasets 3D na casa das dezenas de milhões de pontos ou triângulos, 5% processar grandes conjuntos de dados na GPU.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?

É para transportar todos os dias, uns dias para um local de trabalho, outro dia para outro, num dos casos a pé.

6) Quantas horas de bateria necessitas?

3h garantidas (o que significa umas 4h), se não é o mesmo que não ter bateria, não a uso, fico nervoso assim que vejo que só faltam 40' para acabar a bateria.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

Não. Talvez uma vez ou duas para experimentar.

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?

Já estou por tudo, mas se pudesse ver um ecran WUXGA ao vivo antes de comprar...

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?

Tenho de correr o Vista 64, se vier com o portátil, sai muito mais barato. Os outros instalo eu.

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
b. WXGA+ - 1440x900;
c. WSXGA+ - 1680x1050;
d. WUXGA - 1920x1200;

WUXGA era a resolução ideal, preciso de espaço, sempre usei resoluções muito altas. No entanto, descobri há um ano que tenho estigmatismo, e era por isso que andava a ver as letras do ecran a esvoaçar no meio de uma névoa branca.

Menos de WSXGA+, implica que se vir um PDF página a página, as letras ficam sem definição suficiente. Por outro lado, como comprei para a minha namorada um MacBook Air, sou capaz de abdicar de quase tudo por um ecran desses.

O ecran afecta todo o tipo de utilização do portátil, e é para mim talvez o aspecto mais importante (até porque é muito difícil de trocar, mais difícil só o motherboard).

11) O aspecto do portátil é importante para ti?

É. Não me sentiria bem com um portátil demasiado bonito.

12) Quando é que vais comprar o portátil?

Até ao final do ano. Quero que vá no IRS de 2008.

13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?

Espaço para 3 sistemas operativos mas não para guardar filmes. É um non-issue, bastam-me 160-200GB se for 7200rpm.

14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?

Passava bem sem ela. Faz barulho, gasta bateria e só uso quando o rei faz anos. Para instalar aplicações, normalmente não chego a queimar o DVD.

15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?

Tinha preferência por WLAN com triple hexaband. Custa-me muito comprar um portátil sem HDMI ou DisplayPort, apesar de não ter TV. eSATA dava muito jeito, mas não me escandaliza ter de usar uma ExpressCard. Bluetooth tenho no meu portátil de 2004 e nunca usei.

16) (acrescento eu) Precisas de alguns acessórios para o portátil?

O valor de uso do portátil aumenta para mim se puder ter uma bateria secundária ou de alta capacidade, e também considero uma grande vantagem ter uma estação de ancoragem (ou duas).

Posto isto, já tenho uma lista dos mais adequados:

- Lenovo ThinkPad W500 (1920x1200 CCFL, ATI FireGL V5200, T9400, DDR3), tem switchable graphics, umas 5h de bateria e arranja-se com facilidade muitos acessórios (encomenda-se da audiotronics.es com facilidade), além disso consegue-se comprar numa configuração aceitável por ~1750€. Defeitos: astigmatismo e vem com Vista Home 32 bit (!!).

- HP 8530w (1680x1050/1920x1200 CCFL, Quadro FX 770M, T9400, DDR2), tem acessórios, mas parece muito difícil de comprar, tudo empresas de 1º andar, difícil para o consumidor. Não consegui preço ainda.

- Fujitsu-Siemens Celsius H270 (1680x1050/1920x1200 CCFL, Quadro FX 770M, T9400, DDR3), os mesmos comentários que para o HP.

- Dell Precision M4400 (1440x900 LED ou 1680x1050/1920x1200 CCFL, Quadro FX 770M, T9400, DDR2), parece fácil de comprar pelo site da Dell, o único problema é que não fazem no site português os descontos que fazem nos outros países, ou seja, o preço fica exorbitante, entre 2000€ e 2200€.

Depois, há os que são em princípio menos adequados, mas que são muito próximos, ou então me cativam pelo ecran retroiluminado por LED:

- Clevo M860TU (1680x1050 CCFL, GeForce 9800GT, P9500, DDR3), parece ter o defeito da bateria, falta de acessórios e ainda da falta de brilho do ecran (se alguém tiver uma experiência em primeira mão...)

- LG Xnote S510 (1440x900 LED, GeForce 9600GT, T9400, DDR3), parece ter o defeito da bateria e da dificuldade em encontrar acessórios.

- ThinkPad T400 (14.1", 1440x900 LED, Radeon HD3470, T9400, DDR3), muita bateria, muitos acessórios, muito difícil de comprar com este ecran (2399€ é a melhor indicação que tive, com SSD de 128GB), gráfica talvez pouco potente.

- Dell Latitude E6400 (14.1", 1440x900 LED, Quadro FX 370M, P9500, DDR2), muita bateria, muitos acessórios, fácil de comprar pelo site da Dell, mas com preço exorbitante (2000-2200€), gráfica talvez pouco potente.

- Apple MacBook Pro (15.4", 1440x900 LED, GeForce 8600GT, T9500, DDR2, vai ser actualizado talvez na próxima terça-feira), quase tudo ideal e fácil de comprar, excepto que me obriga a correr 4 sistemas operativos em vez de 3, o que é muito chato.

Qualquer informação que me possam dar, agradeço, exemplos:

1) se sabem como conseguir comprar convenientemente HPs, ThinkPads, etc, de preferência podendo optar por Vista 64.

2) se têm informações concretas acerca dos pontos negativos que apontei nos "menos adequados".

3) se já viram um ecran de 1920x1200 em 15.4" (dá quase 150dpi, contra os 120dpi do 14.1" WXGA++ ou os 128dpi do 15.4" WSXGA+), o que vos parece, particularmente se têm astigmatismo.

Obrigado,
 
Back
Topo