Esplica lá melhor isso
Porque talvez poderei de ter fazer o mesmo.
O que fez a DECO?
Expliquei-lhes a minha situação, e a advogada disse-me os meus direitos e escreveu uma carta para enviar em correio registado para o vendedor a exigir o dinheiro de volta.
Ao comprares um equipamento é como assinares um contrato de compra. Das o dinheiro em troca pelo equipamento a funcionar. Se ele NÃO funciona correctamente durante 2 anos, então eles não cumpriram com o contrato, logo, o contrato deixou de ter efeito e tens os teus direitos.
Podes:
1. Aceitar a reparação e negociares com o vendedor para baixar um pouco o preço do mesmo e ainda são obrigados a dar-te o tempo de garantia equivalente ao tempo que o deixaste na loja até ele estar pronto para o levantares.
2. Exigir a troca por um novo, mesmo modelo ou equivalente.
3. Exigir a devolução do dinheiro.
Na minha situação, reparei 3 vezes e o problema continuou a acontecer, chateei-me com o fabricante porque me enganaram com algumas promessas verbais que me fizeram e não cumpriram. A pessoa que me fez essas promessas foi de férias, e a que passou a tratar do meu caso dizia-me que era impossível ela ter feito essas tais promessas, que eu fiz confusão de certeza e que não iam fazer nada disso. Muito pouco profissional. Podia dizer que se ia informar melhor ou algo do género, mas não, simplesmente começou a insistir comigo e a falar num tom que não gostei nada.
Ao levar à loja eles tentaram empurrar as culpas para o fabricante e afirmaram ser apenas o intermediário e que não tinham qualquer culpa no que aconteceu, e como tal não tinham a obrigação de devolver o dinheiro, que era algo que só o fabricante poderia tratar. Que iam mandar para o fabricante e eles viam se iam reparar ou trocar por outro novo. Mas para não estar com muitas esperanças que me iam devolver o dinheiro ou ter a possibilidade de poder trocar por um de outro marca.
Mas que iam falar com o fabricante para tentar-me ajudar da melhor maneira.
Então fui à DECO e esclareceram-me isso tudo e vi que na loja andavam a atirar-me areia para os olhos e mentiram-me em relação aos meus direitos legais.
Como tal, já nem aceitei a troca de equipamento por um do mesmo valor, exigi o dinheiro de volta para poder comprar noutra loja.
Não paguei nada para ir à DECO. Deves ter aí na câmara municipal ou assim um advogado da DECO que te trata disso sem pagares nada.
Mesmo que tivesses que pagar ia valer a pena, porque resolvem-te o teu problema.
Atenção que é muito normal em esconderem os teus direitos legais nas lojas, e é aí que pedes o livro de reclamações ou vais à DECO.
Eles até se espumam todos quando pedes o livro de reclamações ou quando recebem uma carta em correio registado da advogada, porque sabem bem que não têm razão e que apanham uma grande multa.