1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Portátil HP G7018EP

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por JPgod, 11 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 8108)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boas

Deixo aqui uma pequena análise feita a um dos portáteis da moda, falo do HP G7018EP, que está a ser discutido nesta thread

Specs principais
    Aqui fica a caixa do dito cujo, antes de abrir

Ao abrir a caixa, eis o computador, bem embalado e protegido

O Carregador, compacto e leve

Depois de remover o plástico, eis o portátil no seu esplendor. Fiquei surpreendido pela qualidade de construção, bastante boa para um portátil tão barato.

Lateral Direita, com 2 portas USB 2.0, gravador de DVD e slot para cadeado

Lateral Esquerda, com a tomada do carregador, saída do cooler, tomada do modem e ethernet, saída D-SUB, s-Vídeo, uma porta USB 2.0

Abrindo a tampa, eis o teclado. O toque é bom, se bem que as teclas são algo duras. O monitor peca por não ter nenhuma trava para "trancar" enquanto fechado, o que requer um bom cuidado

Close-up do touchpad. Gostei muito do touchpad, quer no feeling, quer o toque dos botões. Notar o botão para desligar o touchpad, e o led indicador (azul = ligado, laranja = desligado) que considero uma mais valia, visto que este touchpad, ao ser grande e liso, poderia provocar movimentos acidentais do ponteiro enquanto se usa um rato externo.

Virando o portátil, vê-se a bateria e a patilha de bloqueio, tampa da memória, com grelha de ventilação pro cima das mesmas, tampa do disco rígido e entrada do cooler. Recomendo utilizarem algo para levantar o portátil, para melhorar a circulação de ar, visto que ao entrar por baixo, ajuda a abaixar as temperaturas. Em termos de ruído, considero até silencioso, mais que o meu toshiba até. Mesmo a full load a correr BOINC :P Nos meus testes nunca passou dos 60 e tal full load, sem nenhum tweak de voltagens, bem aceitável

Vamos lá espreitar o compartimento das memórias :P No topo superior esquerdo, vê-se parte do cooler, a cobrir o northbridge. Também vê-se o CPU (aquela linha rosa), que neste se revelou uma agradável surpresa. Trata-se de um cpu de socket P, logo de certeza mete-se ali um Core 2 Duo a sério, até um 45 nm deve aceitar :D Ao lado está a placa mini-PCIe do wi-fi e embaixo os 2 módulos de memória. Nesta foto já estava instalado 2 módulos de 1024 mb, totalizando 2048 mb :P Como se pode verna foto pelos chips, são módulos diferentes (1 sansung @ 533 mhz e um kingston 667 mhz), mas funcionam perfeitamente,com dual channel ON, a 533 mhz (mais uma vez, limitado primariamente pelo FSB)

Uma vista geral do mesmo, a trabalhar com o desktop do Windows Vista Home Basic. Podemos ver também o jack de auscultadores e microfone

Agora uns testes rápidos, não fiz muitos, porque o portátil não foi para min, mas sim um primo meu e foi poucos dias depois para o Brasil, logo não pude testar muito. Infelizmente não tenho teste de bateria também.

CPU-Z
    http://i275.photobucket.com/albums/jj290/joaopgod/reviews/cpuz.jpg

Super PI 1MB, 42,143s, nada de especial, devido aos baixos clocks do cpu e pouca cache.
    http://i275.photobucket.com/albums/jj290/joaopgod/reviews/superpi.jpg

3Dmark 2001, 4218 pontos, nada mal para onboard e este CPU (um core 2 duo de 800 fsb, 2400 mhz e 4 MB l2 deverá disparar para uns 6k). Já dá jogar para coisas levezitas, tipo WoW, CS 1.6 ou source com opções médias.
    http://i275.photobucket.com/albums/jj290/joaopgod/reviews/3dmark.jpg

Teste do cinebench, 56 segundos, satisfatório, visto ser dual core :P
    http://i275.photobucket.com/albums/jj290/joaopgod/reviews/cinebench.jpg

Pontos Fortes
    * Excelente preço/qualidade
    * Cpu dual core, nesta gama de preços, geralmente leva-se com celerons single core
    * Qualidade de construção soberba para o preço
    * Excelente touchpad, com botão ON/OFF
    * Cpu de socket, podendo actualizar para algo mais poderoso
    * Silencioso e fresco.

Pontos Fracos
    * Ausência de leitor de cartões :( Fazem muita falta hoje em dia e o custo disso é negligenciável. Até existe um sitio reservado para tal na lateral esquerda, mas está tapado
    * Ausência de patilha para travar o monitor enquanto fechado, mesmo assim ele fica bem fechado e não abre "sozinho"
    * Teclado um pouco duro
    * O disco podia ser um pouco maior, tipo 120 gb
    * Partição de recuperação, pessoalmente prefiro DVD de recuperação (mas é possível criar um DVD de recuperação e apagar assim esta partição)

E pronto, espero que tenham gostado desta pequena análise :P

Última edição: 26 de Novembro de 2008
  2. blastarr

blastarr Power Member

Pensei que a tampa do LCD tinha um fecho magnético, como o HP 2585ep que testei aqui há uns tempos, ou como os Macbook da Apple...
    Mas assim, sem fecho magnético ou por "locks" convencionais, parece-me um descuido inaceitável, mesmo tendo em conta que o PC é baratucho (não era este pormenor que aumentava o preço, de certeza).

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bem, a tampa tem uma espécie de "lock", mas nas dobradiças mesmo. A tampa não fica "solta", fica bem fechado e tem que fazer algum esforço para abrir. Daí preferir as tradicionais travas.

Mas é capaz de ser magnético sim:P

Por acaso faz lembrar os macbook no que toca ao formato de abertura do ecrã

Última edição: 11 de Fevereiro de 2008
  4. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

toda as gamas da HP que tao a sair agora veem com este sistema de fecho.
    sinceramente axo mais pratico assim. =)
    cumps

5. Jonas69

Jonas69 Power Member

boa review
    cumps

6. peter alien

peter alien Power Member

Para se criar um DVD de recuperação basta fazer copy/paste dos ficheiros existentes nessa partição de recuperação para um DVD+R?

Última edição: 16 de Fevereiro de 2008
  7. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Não, como dito no folheto que vem, é correr o Recovery Manager da HP, e na 1º execução pergunta logo se deseja gravar o dvd :)
    Mas já foi falado no tópico indicado, não coloquem dúvidas aqui sff.
    Boa review btw ;)

8. bseixas

bseixas Power Member

Excelente review e bom portátil, provávelmente o melhor até 499€ q anda por aí... ;)

Edit : a autonomia para as specs q tem deve dar 3 horas, ou não?

9. KingjacK

KingjacK What is folding?

10. ja agora.. tb falta uma porta PCMCIA........ só dei por falta dela hj.. lol (4 meses depois de o ter)

11. yumei

yumei Banido

Excelente review.Parabens.
    Sei que isto é uma review mas nao posso deixar de perguntar:

Onde consigo comprar uma placa wireless como a que tras esse portatil?
    É que tenho uma motherboard de desktop para socket S1 (Amd) e tenho as ligaçoes para Mini PCI-E Na traseira da mesma e nao consigo encontrar á venda uma placa wireless dessas em lado nenhum....

Mais uma vez mil desculpas pela pergunta num topico de review...

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Compra uma placa PCI normal ou uma pen USB e pronto.

placas mini-pci-e são dificeis de achar.

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

fotos re-adicionadas

Última edição: 26 de Novembro de 2008

Partilhar esta Página