1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portatil ligado pela primeira vez ... Wear Level 23%. normal? (nao..erro de ACPI)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Make.Love, 9 de Junho de 2007. (Respostas: 87; Visualizações: 8633)

1. Make.Love

Make.Love Banido

Viva,

comprei o meu primeiro portatil para trabalhar, quais as atençoes que devo ter para garantir o bom funcionamento da bateria ?

cumprimentos.

Última edição: 4 de Julho de 2007
  2. adolfotregosa

adolfotregosa Power Member

Copy paste do meu reply ao topico bateria queimou e agora ?

"""Uma bateria de LI-ION deve de estar no portatil, ao contrario das ni-cd que nao. As baterias li-ion precisam de carga para sobreviverem senão acontece exactamente isso. Outra coisa é q qd começam a "morrer" são muito rapidas. Basicamente ao fim de x cargas e descargas COMPLETAS elas avariam, o que normalmente costuma ser ao fim de 6 meses que se costuma notar esta diferença. A minha bateria pelo nhc desde nova que dizia 7% "gasta" em duas semana passou para 44% ao fim de cerca de 1 ano e pouco e NUNCA saiu do portatil. É mesmo assim infelizmente. As antigas baterias de ni-cd ganhavam uma caracteristica chamada "efeito de memoria" em que nao carregavam completamente caso nao tenham sido descarregadas na totalidade.

É do genero pk é q tb nao removes a bateria ao teu telemovel qd tens oportunidade de o ter ligado á tomada ?? ou num pda ?? Alias neste momento nao me recordo de um telemovel ou pda que funcione sem a bateria mesmo ligado á corrente! a bateria tb serve de estabilizador de corrente. Todos os equipamentos modernos sabem qd é q a bateria está carregada e realmente PARAM de a carregar, eu proprio comprovei isso, podem de x em qd mandar uma carga muito rapida so para "saber se ela está bem", algo mesmo normal. Por isso ñ percebo pk é q as removem hoje em dia. É so para as estragar neste caso. Alias acabo dizendo que existem muitos portateis que sem a bateria ficam "coxos", sem 1 apoio."""

Usa o portatil sem medo da bateria, qd avariar é pk tinha q avariar, ñ foi por tua culpa.

3. Make.Love

Make.Love Banido

Comprei o portatil hoje..a bateria vem com um Wear Level de 23%... será que devo mandar para tras?! :S

4. balute

balute Power Member

Vê se tens na bios uma ferramenta de calibração para a bateria (battery calibration). Isso reduz-te logo o wear level.

5. Make.Love

Make.Love Banido

a bios é muito simples, nao dá para alterar nada! :S

Vou experimentar descarregar a bateria... deve-se fazer isso nao é (já ta 100% carregada)?

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Se a autonomia for muito baixa, manda para tráz ou pede uma bateria nova.

Sobre o que o adolfotregosa, disse, é verdade sim. o meu portátil detecta quando a bateria está carregada e "nem lhe toca", a ponto que ela fica fria, mesmo com horas ligado, apenas fica quente os contactos (que deve-se mais devido a propagação do calor do portátil do que corrente a passar).

Até se dá o caso de ligar o portátil com a bateria e logo a seguir ligar o transformador e a luz passar logo a azul e indicar 100% de carga.

O que só noto que a bateria vai descarregando lentamente se ficar sem uso. Imagine que a deixe 1 semana parada e vai logo metade da carga. Normalmente uso a bateria em conjunto, salvo quando tenho que transportar o portátil para a faculdade, junto com livros e cadernos para poupar um pouco de peso.

7. adolfotregosa

as baterias qd vem de fabrica precisam de 4 a 5 cargas completas, ou seja , descarregar totalmente (ate o laptop quase se desligar) e voltar a carregar ate full sem interrupções. Se fizeres isso em principio esse valor no nhc vai descer, se piorar, troca a bat !

""O que só noto que a bateria vai descarregando lentamente se ficar sem uso. Imagine que a deixe 1 semana parada e vai logo metade da carga. Normalmente uso a bateria em conjunto, salvo quando tenho que transportar o portátil para a faculdade, junto com livros e cadernos para poupar um pouco de peso.""

Isso nao é boa coisa, uma bateria de li-ion nao deve fazer isso, a tua bateria pode ter algum problema no circuito interno. Uma ni-cd ja faz isso por natureza. Alias, a bateria de li-ion TEM que ser guardada com mais de meia carga senão estraga. Este tipo de recomendações vem em manuais ou as x ate num sticker na propria bateria.

8. Make.Love

Make.Love Banido

testei a bateria agora mesmo, levou 2.47m para desligar o pc e tive sempre a sacar a 600kb/s atraves do wireless e a instalar programas e a fazer benchmarks.

Parece-me que esta boa que acham? (n tenho noçao nenhuma do tempo que dura em media uma bateria de portatil)

,desde ja obg a todos :)

9. anjo2

anjo2 Power Member

O que estraga a bateria de litio é o calor, nos portáteis mais recentes é geral a bateria estar mais protegida do calor que o portátil faz, para esta não perder performance, num entanto a bateria tem um numero de ciclos finitos, e aí é que ela "morre", existe alguns truques para a "reviver", mas só o façam se ela estiver mesmo morta.

Nos portáteis existe uma protecção para não gastar ciclos desnecessários, por vezes o portátil necessita de ir buscar à bateria carga quando existe alguma instabilidade da corrente, no entanto ele só a volta a carregar quando esta a cerca de 96/97% (dependendo) dos portáteis, no entanto, irá continuar a dizer que a bateria está na sua carga máxima.

É pena ainda nem todos os portáteis terem a calibração da bateria na bios, mas com alguns ciclos completos deve ficar boa, de qualquer forma, quase 3 horas é bom, o normal para qualquer portátil novo com bateria de 6 celulas.

10. rmpa

rmpa Power Member

e quais são esses truques para as fazer reviver??

11. adolfotregosa

podem ser "choques" electricos ! era comum acontecer nas ni-cd elas inverterem-se e ter que se dar choques. nas li-ion isso é perigoso :) elas explodem ! basicamente mais vale comprar uma bat nova

12. balute

balute Power Member

É um dv6559ea, certo?
    se sim, está normal, tendo em conta que estiveste a correr benchmarks.

O wear level desceu?

13. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Como é que consultam esse valor?

14. balute

balute Power Member

15. Make.Love

Make.Love Banido

xi, esqueci-me referir o modelo do portatil! :p É esse mesmo!

Quanto ao Wear Level em vez de diminuir...aumentou para 31% 8|

16. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

como ja disse no outro topico, a minha experiencia com baterias li-ion decorre em 2 aparelhos (recentemente juntaram-se as camaras fotograficas à familia, mas não têm tempo de utilização suficiente para concluir o que quer que seja):

telemovel, bateria li-ion nokia BLD-3 , sempre usada até não haver mais carga, e sempre carregada durante 7horas com o telemovel desligado, o telemovel faz 4 anos em outubro (é um 6610) posso dizer que esta com a autonomia intacta (aguenta precisamente o mesmo tempo que aguentava quando era novo)!

Com o portatil, 2 baterias Li-ion, uma ja vinha um pouco viciada, quando o comprei (usado), no entanto, o procedimento tem sido o mesmo que aplico ao telemovel (apenas varia a duração da carga, e o facto de que quando uso o portatil ligado à corrente, não uso a bateria), a bateria mais pequena, que ja estava ligeiramente viciada, aguenta o mesmo que aguentava ha um ano atrás, i.e sensivelmente uma hora, e a bateria de grande acapacidade dá-me pouco mais de 4 horas.
    o nhc diz-me que têm wear level de 1% (vale o que vale).
    o portatil é um toshiba portegé 2000, por isso, também podem ter uma ideia da idade do portatil... 5 horas de trabalho, é bastante razoavel para a idade dele (digo eu)

não quero tornar este topico na mesma coisa que se tornou o topico das baterias, não vou dizer absolutamente mais nada em relação a isto nesta thread.
    mais uma vez é a minha experiencia.
    estejam à vontade para me achar tolo. O que é certo é que enquanto a minha experiencia pratica me disser que assim as coisas funcionam, eu não vou mudar com base em teorias.

Última edição: 9 de Junho de 2007
  17. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Penso que no monte de bloatware do meu Asus vem algum programa que faça isso...

18. anjo2

anjo2 Power Member

Wear Level do meu é 0%, Tsunami Runner, com bateria da Sony, 4 anos

19. Make.Love

Make.Love Banido

ha alguma hipotese o NHC dar uma informaçao errada?

20. setekh

setekh Power Member

untrue

uma bateria li-ion deve ser armazenada com carga a 40% e num ambiente fresco (e seco :P). ao manter a bateria no portátil, está-se a manter a carga nos 100% e a aumentar a temperatura ---> desgaste maior

Partilhar esta Página