Portátil - Mau contacto AC + Pasta Termica

andré ferrari

Power Member
Vivas!

Tenho neste momento na secretária, um belo dum Compaq Evo N1020n. Inicialmente os sintomas eram "lentidão" no windows. Pensei, tralha a mais e tal, toca a formatar. Instalei windows XP (cd de restauro). Mas agora volta e meia desliga-se.
Provavelmente sobreaquecimento já que tem uns anos, e a pasta térmica e ventoinha não estão a dar conta do recado. Bem, juntanto mais um problema de mau contacto na alimentação (já experimentei com outros transformadores), resolvi no meu espírito aventureiro abrir a máquina :D

Enquanto abria já suspirava por uns mods, pintá-lo todo de preto, limpeza a sério, e como tenho um gostinho especial por Linux, meter por exemplo um Ubuntu a rodar ;)

Nunca tinha aberto um portátil antes, tive algumas dificuldades mas neste momento ele está assim...

DSC00333.jpg

DSC00334.jpg

DSC00335.jpg

DSC00336.jpg

DSC00337.jpg


Agora as minhas dificuldades são:

1) Como chegar ao CPU?
2) O que fazer para resolver o mau contacto (zona de encaixe está no canto superior direito)

Presumo que o CPU estará algures no lado esquerdo perto do cooler, mas já desmontei o cooler e por debaixo encontrei um belo dum espaço vazio :-D
Do lado direito não deve estar, porque toda a drive CD ocupa aquele espaço. Mas tem um problema, tem aqui uns parafusos semelhante a Estrela, mas só um ponto no meio, não conheço chave para aquilo :/ (ver última imagem perto dos número 9 e 6)

Será que há por aí alguém entendido nisto? Escusado será dizer que estou a fazer isto sozinho por dois motivos muito fortes: 1- não quero gastar dinheiro em reparações autorizadas (o valor do portatil não o permite) e 2- um gostinho especial de o por em condições porque a dona o merece ;)
 
para veres o q quer q seja e arranjares o dc jack tens de desmontar o resto da carcaça so assim não vais lá .. precisas dos manuais desse bicho ...

faz o download destes links e descomprime isso tudo
http://www.eserviceinfo.com/download.php?fileid=29408
http://www.eserviceinfo.com/download.php?fileid=29409
http://www.eserviceinfo.com/download.php?fileid=29410

agora cuidado com isso e ve se fixas de onde são todas as peças e parafusos ...

boa sorte !

qt ao cpu ... o cooler de cobre tem uma zona com mais parafusos que outra .. deve ser ai q esta o cpu ... melhor fixação, melhor contacto, melhor dissipação ...
 
Muito obrigado pelos links, tinha andado à procura e tinha apenas encontrado modelos mais recentes.

Assim vou tentar fazer as coisas com mais cuidado. Só é pena que tenha que retirar o resto inclusive display que é uma parte sensível...

Obrigado, Cumps
 
Viva.

Em relação ao cpu procura um tubo meio redondo (está espalmado) onde
terá dentro o liquido de refrigeração (freon, cuidado para não furares o
tubo) e numa das pontas do tudo (em principio por baixo do tubo) vais
encontrar o cpu.
Atenção que a massa termica a aplicar nesse cpu, deverá ser mais espessa
e pegajosa. Não aconselho colocar a mesma massa que aplicam nos cpu's
desktop.

Quanto á ficha de alimentação, procura onde se liga o transformador e
vais encontrar a posição da ficha.
Verificar se no pcb (placa se circuito impresso) tens soldaduras estaladas,
ou em ultimo caso a ficha pode mesmo estar danificada.
Se for so soldadura retira essa solda velha e aplica um nova solda aí com
% de 60/40 ou em alternativa um 70/30.

Quanto á desmontagem arranja uma folha A4 branca, vais desmontando o
pc e vais colocando os parafusos por ordem (em cima da folha A4)
escrevendo a ordem de saida das peças e parafusos na folha.
Para montar será apenas a ordem inversa.

Espero que ajude.

E, boa sorte para o desafio.

Gu@rdian
 
Viva.

Em relação ao cpu procura um tubo meio redondo (está espalmado) onde
terá dentro o liquido de refrigeração (freon, cuidado para não furares o
tubo) e numa das pontas do tudo (em principio por baixo do tubo) vais
encontrar o cpu.
Atenção que a massa termica a aplicar nesse cpu, deverá ser mais espessa
e pegajosa. Não aconselho colocar a mesma massa que aplicam nos cpu's
desktop.

Quanto á ficha de alimentação, procura onde se liga o transformador e
vais encontrar a posição da ficha.
Verificar se no pcb (placa se circuito impresso) tens soldaduras estaladas,
ou em ultimo caso a ficha pode mesmo estar danificada.
Se for so soldadura retira essa solda velha e aplica um nova solda aí com
% de 60/40 ou em alternativa um 70/30.

Quanto á desmontagem arranja uma folha A4 branca, vais desmontando o
pc e vais colocando os parafusos por ordem (em cima da folha A4)
escrevendo a ordem de saida das peças e parafusos na folha.
Para montar será apenas a ordem inversa.

Espero que ajude.

E, boa sorte para o desafio.

Gu@rdian

Pelo que consegui apurar o cpu encontra-se debaixo da parte de cobre junto daquilo que será identico nos desktop ao Northbridge. Já numerei os parafusos exteriores, os interiores ainda só foram dois e como são mais pequenos para já não é difícil. De qualquer forma, não quero fazer isto com pressa, por isso vou dar uma leitura detalhada no pdf e tentando com calma.

A parte da soldura será para mim talvez o desafio maior, a única vez que soldei alguma coisa foram uns fios de USB e um radio e não ficou grande coisa.

o display é sensivel mas de todas as partes deve ser a mais facil de desmontar, acredita ...

Bem, estou a ver que espera-me um grande trabalho. Mas também não pretendo desmontar o LCD até à placa propriamente dita, apenas tirá-lo da frame (carcaça). Mas estas conexões são manhosas, já me vi aflito para ligar o Synaptic pad. Felizmente lá consegui.

Obrigado pela ajuda, vou dando notícias!
 
Back
Topo