Portátil MSI GF65 Thin

doi.t

Power Member
Boa noite,

Na 6a feira passada comprei este portátil. Tem um i7-9750h, 1660TI, 16Gb Ram. Tenho andado a trabalhar com os programas tipo autocad, photoshop, sketchup e lumion e não tenho tido problemas nenhuns. No lumion começa a puxar um pouco e fica um pouquinho mais quentinho e as ventoinhas um pouco mais audiveis, mas nada de mais. Corre tudo perfeitamente.
Em idle também tenho temperaturas decentes entre os 35-45ºC. No entanto mal entro em algum jogo, independentemente das settings, tenho sempre o processador nos 95ºC, mesmo sem estar a 100% e as ventoinhas sempre a dar-lhe... Ainda ao bocado experimentei o Battlefront 2 e o load andava na casa dos 60/70% e as temperatura sempre a rondar o 91-95ºC. Isto no CPU. A GPU em jogo anda flutua entre 70-80ºC.

Isto é normal? Não ando muito a par dos comportamentos dos novos portáteis, mas mesmo assim, acho isto um pouco quente de mais para um CPU. Eu por fora nem noto muito. Fica um pouco morno na zona superior do teclado e na parte onde se descansa as mãos até está meio frio. Mas na zona centro superior junto ao monitor e também junto às ventoinhas nota-se bem o aquecimento. Nos jogos também nâo noto nada de maior, corre tudo fluidamente sem stuttering, drops nem nada.

Devo preocupar-me? Há alguma maneira de descer as temperaturas que eu nâo esteja a par?
Ou é melhor trocar por outro modelo? (digo isto porque este já é o segundo, o primeiro tinha uns dead pixels e troquei-o no dia seguinte, mas do pouco que joguei também aquecia bastante).
 
Essa situação não me parece anormal num portátil com essas características, nessas situações de forte carga tanto na CPU, como na GPU. Mais normal se torna, quanto mais compacto for o portátil e menos eficiente for o respetivo sistema de cooling. Tive um portátil com GTX 965m e i7 6700HQ, e em jogos muito exigentes, o CPU facilmente passava os 90 ºC e a GPU passava os 80 ºC. E com as ventoinhas a dar-lhe forte.

Para resolver a situação, faz undervolt no CPU através do Intel XTU, por exemplo. Isto não vai reduzir a performance do teu processador. Antes pelo contrário: até pode aumentar o desempenho desse componente, caso haja limitações térmicas que o impeçam de atingir todo o seu potencial.

Eu fiz isso, no portátil que tive, mas por alguma razão (provavelmente a BIOS não deixava), não dava efeito assim que saísse do XTU. Mas pode ser que no teu computador dê, é uma questão de experimentares.

Podes também mudar a pasta térmica que está aplicada no CPU e GPU por uma de boa qualidade. Mas isto só aconselho como último recurso, porque este procedimento implica desmontar parcialmente o PC, o que pode invalidar a garantia, além de que há sempre o risco de sem querer, danificares algum componente.
 
Experimenta a ver se não há nenhuma Bios mais recente, alguma alteram para melhor o comportamento das temperaturas. Além disso recomendo VIVAMENTE fazeres undervolting nesse portátil. Vais ter bons ganhos.

Faz assim:
Sacas a última versão de um programa chamado throttlestop do link abaixo e metes assim:

http://forum.notebookreview.com/threads/the-throttlestop-guide.531329/

-CPU CORE:
Unlock adjustable Voltage
Adaptive
Primeiro "slider" - tudo para a esquerda até Default aparecer
Segundo Slider - Undervolt (tenta -100mV)

- CPU Chache
Exactamente o mesmo que o CPU CORE

Escolhe a opção "Save Options to INI when ThrottleStop exits"

Botão TPL:
Speed Shift Tecnology enable
Enable Speed Shift when TS Starts

A partir daqui é uma questão de experimentares com mais ou menos undervolt. Se baixares demasiado (-150mV ou mais) o provável é ficar instável. Caso com -100mV tenhas crashs ocasionais desce para -80mV, por exemplo. Tudo o que for -50mV ou mais deve ajudar bastante nas temperaturas.
Escolhe a opção de "máxima performance" nas opções de energia caso o tempo de bateria não seja relevante, e mesmo que seja o speed shift deve funcionar na mesma.

Faz isto e depois diz quais as temperaturas que o portátil te dá a jogar ou a correr o 3dmark. Eu uso o HWinfo64 para ver. O antes e depois. Usa o hwinfo64 para ver as temperaturas. Eu uso isto sempre ligado, até em utilização normal. Faz com que as ventoinhas do meu disparem menos.

Cada vez que ligas o pc tens que iniciar o TS. Eu criei um atalho no ambiente de trabalho. Há uma maneira qualquer de ser automático mas nunca tentei. Está um tuturial algures no link do TS.
 
Thanks!!! Vou experimentar, neste momento com intel XTU que parece mais fácil para iniciar e depois passou então para o throotlestop. Já digo alguma coisa.

Edit: Fiz um pequeno teste, baixei para -0.130, experimentei o battlefield e continuou a atingir 95ºc. Vou experimentar puxar mais um pouco.

Edit2: Está neste momento a -0,150 e agora varia entre os 92-95ºc, isto com o processador a 50%... Nâo percebo isto

Edit3: Experimentei agora com throttlestop, também com ~0,150 e o resultado é o mesmo. Pouco adiantou no que toca a temperatura. Pelo benchmarks do XTU atingiu os clocks de 4,1ghz, mas as temps mantêm-se... Pelas reviews que li, este portatil supostamente devia flutuar nos 85-90ºc, isto no witcher 3 e nâo ficar constantemente nos 95ºc independentemente do jogo. Até com o FIFA 19 anda nos 95ºc e aquilo roda em qualquer maquina sem puxar muito.
 
Última edição:
Isso já é estranho. Não faz sentido um Fifa levar a essas temperaturas. Tens alguma coisa a usar os recursos do PC alem dos jogos?
viste se havia alguma Bios mais recente?

Edit: Se com 50% o cpu vai aos 95ºC alguma coisa errada se passa. Talvez tenha que ir à garantia. O cooler pode estar a fazer um contacto deficiente com o CPU.
 
Por acaso acho que deve ser uma má aplicação do pasta térmica ou má colocação dos pipes... Estive a ver melhor, core a core, e nem todos andam nos 95ºc. Só alguns. Isto pelo que estive a ler é mesmo de uma má aplicação da pasta térmica e/ou má instalação do sistema de arrefecimento. Como já passaram os 14 dias, a ver se quando começam as férias, passo por lá a relatar o problema.
 
@Miguel_Pereira @doi.t

Não tem nada a ver a percentagem de uso do processador, a percentagem agrupa os núcleos todos, mas podes ter 4 núcleos a 100% e 2 a 0%, mas como os outros estão a 100% é normal que aqueça todo o processador.

Essa temperatura do processador não é anormal para um thin laptop.

Edit: esqueci-me de referir que se o CPU estiver a usar 3 núcleos a 100% e 3 a 0%, no OSD vai aparecer apenas 50% de uso do CPU, daí pensares que o cpu está a metade do gás e ele estar em full load, existem poucos ou nenhuns jogos que usem os núcleos todos.
 
Última edição:
Thanks pela explicação. Eu estava a assustar-me porque nunca tinha visto um portátil aquecer tanto e a fazer tanto barulho, até porque diziam que 95ºc é demasiado alto e pode dar problemas mais tarde, dai estar um pouco à toa com estas temperaturas, ainda para mais depois de ver as poucas reviews deste portatil com temps mais baixas. Acho que fiquei mal habituado com o clevo! Isso e já não usar um portátil para jogar aos anos.

Entretanto falei com a loja para mudar a pasta térmica, a ver se melhorava um pouco, mas era preciso mandar para a garantia o que poderia levar algum tempo e nesta altura do semestre não me dava muito jeito. Consegui atenuar o "problema" mantendo o undervolt nos -0.150, mas dimininuindo um pouco o clock do cpu, limitando os clocks nos 3.7-3.8ghz. No Battlefield desceu para os 85/90ºc e por exemplo no fallen jedi order, antes flutuava entre os 90-95ºc e agora anda na casa dos 80-85ºc e não noto nenhuma perda de potencia.
 
Isso é normal nos portáteis gaming. Normalmente o limite anda pelos 105/110º. 95º como máximo não te vai prejudicar, deve é ser chato o barulho das fans, mas isso é normal.
 
Bem, quando resolvo uma coisa, aparece outra.

Quando estava em período de aulas usava a bateria e durava cerca de 1 hora e pouco com pdfs e um pouco de autocad, isto em dezembro. Como agora estou em período de férias até começar o semestre o portátil está mais vezes ligado à corrente sempre que é usado e ainda não tinha dado conta deste problema.

Ultimamente quando desligo o portátil e o ligo no dia seguinte ainda sem estar ligado à corrente o portátil grande parte das vezes vai a baixo e com a bateria completamente descarregada. Hoje reparei que para carregar a bateria toda, o windows fazia uma estimativa de cerca de 22mins e experimentei estar ligado apenas com a bateria e a estimativa do windows para descarregar eram 11mins. Achei estranho e não deve estar propriamente certa, no entanto, passou de 78% para 64% em idle, sem fazer rigorosamente nada e com o plano equilibrado mais virado para poupança de bateria ligado. No dragon center está programado para carregar até 80% para poupar a vida útil da bateria. Como estava a descarregar muito rapidamente, instalei o battery bar e pelo que o programa diz a bateria está com wear de 81%. Tentei recalibrar a bateria pelo programa da msi, mas não fez efeito.

O portátil tem cerca de 1 mês e meio, mais coisa menos coisa. Isto é algum problema do windows ou provalvemte a bateria tem algum defeito? A garantia cobre estas coisas?

Edit: Fiz um battery report da windows e no design capacity dá cerca de 51,300mWh e no full charge capacity dá cerca de 9,747mHw. Esses números não deveriam ser idênticos no inicio e diminuir ao longo do tempo?
 
Última edição:
Back
Topo