Portatil não liga. Alimentação?

Drekas

Portugal@Home Member
Boas, ora ontem estava a formatar instalar um portatil e aquilo passado algum tempo desligava-se, sem aviso ( nem telefonema, nem mail, nada xD )

Fiz backups e desliguei-o...

Voltei a ligar mais tarde para instalar, formatou e ao reiniciar, apareceu o menu de instalação do Windows e foi abaixo... isto aconteceu mais algumas vezes, entretanto reparei que o portatil estava muito quente na zona do dissipador... deixei-o desligado algum tempo e tentei instalar o Window, passado algumas tentativas de ir abaixo e recomeçar a instalação, consegui que acabasse...

Mal entra no windows vejo a temperatura do CPU, estava a 90 e tal graus e board a 60...

Levo o portatil para o estágio, abri-o tirei o dissipador e o CPU estava COLADO, sem qualquer tipo de massa térmica, retirei o CPU, meti massa, passei compressor pelo dissipador e no resto do portatil...

Qual não é o meu espanto quando.. ao ligar, digamos que ele dá sinal que tenta ligar, mas não liga e ao manter o botão pressionado, dá sinal intermitente de que tenta ligar, ou seja pausadamente parece que tenta ligar, mas não liga.

Um bom exemplo se não tiverem a perceber é o de "dar à chave" num carro, ele fica ali a engasgar mas não liga...

O portatil não é meu... e é um bocado chato dizer que esta porra morreu nas minhas mãos... o que poderá ser?

o Portatil é um Notebook Base D-Note s-2002 ( P3, 256Ram, 14.1" )

Help? :)
 
tás a falar do jack do portátil certo? e não do transformador!

eu vou agora até ao estágio... lá tenho as ferramentas para abrir isto...

Se tiver contactos partidos? Adianta trabalho :P
 
solda-los costuma ajudar ...

lá tens ferramenta para isso ... a menos q tenha parafusos manhosos qualquer chave philips abre isso ...

por isso ve lá bem se o jack interior do portatil esta na sucata ...
 
pois... já foi desmontado... porque dizes que isso? duplicar? :\

esqueci-me que hoje é feriado para estes lados :P só amanha... bah

mas vou tentar isso :)
 
Mais opiniões... ou é unanime que o problema reside no jack?

Vou ter de abrir outra vez o portatil todo... que seca :\

Se soldar não solucionar, ou se o problema não for do jack... que mais poderá causar isto?
 
Viva.

Entendes agora o que significa a duplicação do problema. Antes de mexeres a maquina ainda dava qualquer coisa, após a tua intervenção o problema aumentou, ou seja, agora não liga segundo dizes.
Sempre removes-te a bateria do pc? Foi antes ou depois da tua 'intervenção'?
-Faz aí um resumo do que se passou, quais foram os passos que destes, de que forma fizeste a intervenção na maquina... numa escala de tempo. Senão este topico corre o risco de ser mais um para enterrar e não se retirar nenhum 'juice' do que realmente se passou, tentando saber quais os passos que destes, para de futuro se evitar.

Boa sorte, para ti e para o dono do pc.

Gu@rdian
 
Acho que está bem explicito em cima... mas volto a repetir os passos :)

Desde que o PC esteve nas minhas mãos ( e segundo o dono, que esqueceu-se de mencionar ) que o portatil passado meia hora 40 minutos desligava-se ( sobre-aquecimento ) sei que é da temperatura porque corri o Everest e dava 90 e tal graus para o CPU e 60 e tal para a BOARD...

Consegui fazer backups, formatar e instalar com muito custo porque quando já estava demasiado quente, tinha de o deixar algum tempo desligado e voltar a tentar...

Depois de fazer backups e conseguir instalar o SO, levei-o para o estágio...

Lá ligou como sempre ligou... mas com o problema das temps.

Abriu-se o portatil, tirou-se ram, desencaixou-se teclado, tirou-se o dissipador do CPU e o CPU vinha colado ao dissipador, mas colado mesmo!!

Passou-se compressor no dissipador e dentro do portatil ( board, cantos, em todo o lado um pouco ) meteu-se massa térmica no dissipador, encaixou-se o CPU encaixou-se o dissipador ( até este ponto a bateria nunca foi removida ) ligou-se à corrente e não ligou... reparei que as memórias não estavam colocadas e pensei que pudesse ser isso, embora não tendo as memórias ele devia de ligar. Começava era pa lá aos BIPS.

Nada... igual.

Foi então que se abriu o portatil todo... tirou-se bateria ( a bateria é daquelas que está dentro do portatil, tem que se tirar uns parafusos, tira-se um tampinha e bateria está ligada por um cabo ) tirou-se completamente tudo e nada...

Não sei se foi ao tirar o dissipador que poderá, como referiu o APOC, ter feito sei lá o quê ao JACK do portátil...

Ya o problema aumentou quando abri a máquina, antes de abrir sobre-aquecia, depois de abrir nem liga ( este depois de abrir foi apenas abrir o suficiente para chegar ao dissipador e CPU, que estava debaixo do teclado, na altura as memoria tiraram-se por acaso...

ps: de referir que o portatil não funciona APENAS com a bateria. tem de estar ligado à corrente. é como se não tivesse bateria, mas ela tava ligada quando foi desmontado...
 
Última edição:
pela conversa foram muitas mãos a mexer nisso .. qd é assim normalmente da merd@.. não sabem não inventem ...

o jack é normal soltar-se .. numas marcas e modelos mais q noutras .... não é por desmanchar q ele solta é mesmo por q tem de acontecer e acontece a 95% dos laptops ...

já agora montaram bem a ram ? não trocaram nada ?

abir o suficiente ? o q é isso ou se desmancha ou não ... meio termo não existe nestes casos ...não forçaram nada para tirar o dissipador ?

existem inumeras perguntas q podem ser feitas sobre o correu mal uma vez q parece q foi a sapateiro ...
 
Desculpa???

Não foram muitas mãos, foram as minhas e de um técnico que trabalha comigo!

Não fales do que não sabes, tou a ver que gostas de inventar...

A RAM foi bem colocada, trocar o quê?? as ligações? não meu amigo, eu não brinco com coisas sérias!

Por abrir o suficiente, entenda-se, TIRAR O TECLADO para chegar ao dissipador, foi apenas o necessário para chegar ao dissipador/cpu, nada foi forçado, foi forçado apenas para DESCOLAR o CPU do Dissipador...

Mais alguma pergunta ou gostas apenas de começara culpar?

Sei que provavelmente foi algo que correu mal... mas tem cuidado com a maneira como insinuas isso! Não viste o que foi e tou a tentar explicar o que se passou...

Pah correu mal... tenho muita pena e tou a tentar resolver!
 
Última edição:
Vamos por partes então. Esqueçe lá o jack e os contactos da alimentação.

A pilha que removeste foi a do CMOS (disco pequeno, forrado a verde ou preto) ou a bateria mesmo que alimenta o pc quanto este não está ligado á corrente? Não percebi.
Quanto á limpeza do pó e o levantar do cpu e cooler, pelo sim pelo não dá aqui uma vista de olhos, no final tens lá um mini-tutorial com fotos a ajudar nas limpezas e montagem do material.
Isso tem de trabalhar, raramente o material avaria. O problema é sempre o eterno, a corrente de ar que está entre o equipamento e a cadeira.

O que quis dizer acima era retirar a bateria (não pilha) que alimenta o pc quando não está ligado aos 220v. Esta baterias nalguns casos entram em «curto» evitando o pc de ligar. O teste que indiquei era ligar o pc sem a bateria (a grande) e apenas o transformador.

Vamos lá fazer um esforço e colocar isso a trabalhar.

Gu@rdian
 
a meu ver o erro que cometeram foi em não terem desligado a bateria e provavelmente a eletrecidade estatica fez o resto.

mas no entanto retira o cpu outravez certefica-te se por acaso nao caiu um pouco de pasta termica para os conectores (as vezes acontece e é o suficiente para não bulir mais) mete amperagem do transformador so para ter a certeza que ta bem dps disso tudo volta a tentar mas sem a bateria posta. tenta tambem fazer um reset a bios por vezes ficam com erros quando se faz essas operacoes.

acho que tambem não era preciso falares assim com o apoc ... ele ajuda muita gente ca no forum e o que ele fez foi tentar-te ajudar... pode n ter usado as palavras certas mas n precisas de ficar ofendido :)
 
Back
Topo