Portátil novo dúvidas, opiniões, sugestões.

akma

Membro
Bem mais um tópico cliché de alguém que quer comprar um portátil, ainda este mês e tem dúvidas existenciais sobre que máquina escolher.

Espero que este tópico seja útil para utilizadores do forum que estejam em situação idêntica à minha.
Se correr bem espero fazer uma review do portátil que acabar por escolher.

-//-

Neste momento o portátil que uso tem os seus 3 anos é um:

Lg s1 express dual


  • Processor: Intel Core Duo T7200 2.0GHz processor
  • Screen: 15.4" WSXGA (1,680 x 1050), Fine Bright Technology (glossy screen)
  • Graphics: ATI Mobility Radeon X1600
  • RAM: 1GB (667MHz, dual channel) / já adicionei mais 1 GB
  • Hard Drive: 100GB SATA, 5400RPM
  • Optical Drive: Super Multi dual Layer
  • Wireless: 802.11b/g, Bluetooth (BlueCore 4)
  • Slots: 5-in-1 card reader (XD/SD/MMC/MS/MS Pro), PCMCIA Type II
  • Ports: 3 USB 2.0, VGA/Monitor out, Modem, Ethernet, S-Video, FireWire, Mic-in, Line-out
  • OS: Windows XP Pro
  • Weight: 6.21lbs < 3Kg
Comprado via net na *****[ponto]pt, boa loja nada contra dois portáteis lá comprados tudo 5*.
Super satisfeito com este portátil, tenho um ligeiro problema com os boots mas foi burrice minha e falta de paciencia para o reparar, tenho 2 SO instalados, tudo o que devia correr bem corre bem, acho que foi uma boa compra na altura, nada contra a LG, aliás fiquei admirado já que era relativamente ceptico quanto à qualidade dos portáteis vindos de uma marca de
"microondas e televisores".
-//-

Bem o mote para arranjar um substituto para este sujeito é que cada vez mais tenho de o levar para o trabalho e começa a cansar-me as costas levar essa coisa. É bom mas pesa 3kg e ocupa o espaço toda na mochila, embora eu admita que isto é uma visão algo fútil da coisa já que é um portátil dá para levar para todo o lado.
Por outro lado sou um utilizador que não dispensa um portátil bem composto em termos de hardware (gráfica+processador+ram) e suportaria a dor de continuar a carregar um bixo de 3kg para o trabalho se achasse que fiz a melhor compra possível na altura (performance/custo).

Estava inclinado pois para comprar um portátil de 13"/14" um pouco mais caro, mas se arranjar um bom negócio nas 15" não o dispensaria. Por outro lado como passo muito tempo em frente do portátil a trabalhar, acima de tudo a programar, imagino que um portátil de 13" com um teclado minusculo, além de estragar a vista toda crie algum desconforto e prejudique a escrita.

Pois bem dados lançados e as minhas dúvidas.

Existia um senhor Lg P310 que era ideal para mim, pequenino 13.1", 1.5kg boa combinação de hardware. Mas a lg parou de os distribuir e segundo li por aí está para breve um substituto deste senhor. Só que o único boato de portátil da LG que venha a sair no mercado brevemente é o P510 e este é um 15", de 2.5kg que trás uma GT 130m
Ora pelo que leio a lg pode lançar para o mercado os portáteis amanhã, para a semana, ou daqui a 2 meses. Ou seja ninguem sabe quando nem bem o quê.

mas dá para ter uma ideia do que para aí vem isto porque a Asus lançou um 14" que deve ser muito mas muito parecido com o sucessor do p310:

  • Windows Vista Home Premium (SP1, 32-bit)
  • Intel Core 2 Duo processor T9550 (2.66GHz, 6MB L2 Cache, 1066MHz FSB)
  • 14.1 " TFT Widescreen display with LED backlighting (1366x768)
  • 4GB PC2-6400 DDR2 SDRAM 800MHz System Memory
  • ATI Radeon Mobility 4650 1GB GDDR3 Memory
  • 320GB 7200RPM SATA Hard Drive
  • Dual Layer CD/DVD Recordable
  • 1.3 megapixel integrated camera
  • Atheros AR928X B/G Wireless and Bluetooth Version 2.0 + EDR
  • Weight: 5lbs 11.1oz
  • Dimensions: 13.5 x 10.1 x 1.6”
  • Warranty: 2-year system, 1-year accidental damage
  • 6-cell 11.1v 4800mAh battery
  • Retail Price as configured: $1,399
(fonte notebookreview)

Ora como a versão antiga do asus n81 não saiu em portugal, esta também não deve sair, senão este tópico também não tinha razão de existir.
Imagino que o novo p310 traga ddr3 em vez da ddr2 e talvez traga a GT 130m.

-//-

bem quanto aos processadores não sou demasiado preciosista mas o que está na berra é o T9550 e eu ficava satisfeito com um desses, a ram terá de ser necessáriamente 4gb ddr2 a 800mhz ou melhor, a gráfica daria preferência para a 4650 com gddr3 pois parece ser a gráfica do momento em termos de preço/qualidade (e façam-me o favor de me corrijir se estiver errado) está melhor boa pontuação no 3dmark05.

Conclusões.

Neste momento os candidatos a um possível substituto do S1 são:

-> Pavilion dv6-1180ep HP


  • Processador: Intel Core2 Duo T9550, 2.66GHz, 6MB Cache
  • Memória: 4GB (2GB + 2GB) DDR2
  • Disco Rígido: 320 GB SATA 5400 rpm
  • Placa Gráfica: ATI Mobility Radeon HD 4650 1GB DDR3
  • Unidade Optica: Gravador DVD-RW/ DVD+RW/ Dupla Camada; Lightscribe
  • Conectividade: 4 x USB2.0, e-SATA, HDMI, Modem 56Kbps, Ethernet 10/100 Mbps, Wireless LAN 802.11b/g, 2 x Auscultadores c/ SPDIF, Microfone, Porta de Infravermelhos para Controlo Remoto, PCMCIA, Firewire IEEE1394
  • Outras Características: Controlo Remoto Portátil HP, Webcam + microfone integrado
  • Ecrã: Ecrã Panorâmico BrightView WXGA 15,6''; 1366 x 768

O Lado Bom: tem tudo aquilo que preciso a um preço razoável.
O lado Mau: peso >3kg, ecran de 15.6" (ou seja maior do que o S1) e de repente li imensas criticas negativas em relação aos portáteis da HP, além de que a HP foi uma das primeiras marcas a actualizar a linha de portáteis em Maio.
Outro ponto negativo deste portátil é que ainda ninguem fez uma review dele, não há simplesmente uma review para que possamos comparar o desempenho dele com aquilo que esperamos ou que a teoria nos diz. Queria ver alguem escrever que realmente a gráfica é o que promete.


Sugestões?
preciso urgentemente de sugestões porque além da Hp que tive a pesquisar recentemente por causa deste modelo, e da lg porque tenho um portátil desta marca sou algo ignorante a modelos de outras marcas.
Além disso existe aqui alguma pessoa com um melhor conhecimento do mercado que consiga me dizer com alguma certeza quando é que devem sair os portáteis da lg ou das outras marcas?

abraço.
virei actualizar este tópico aquando de novidades.
 
sim eu já vi esse tópico, ty anyway. eu continuo a ter as minhas dúvidas quanto a esperar mais um pouco (coisa que não mata ninguem e costuma ser sensato) ou avançar já para a compra.
Porque se em parte este hp é o meu, para já, único candidato é por causa dessa página.

@Pr13st
tenho uma duvida no notebookcheck eles fazem benchmark às gráficas com as várias versões do 3dmark mas mostram os resultados finais ou os resultados só do gpu?
porque tu obtens 2 scores 1 para o cpu outro para o gpu e só a soma é que parece coincidir com os resultados lá expostos.
bem acho que isto acaba por ser uma duvida de qual o fundamento do resultado do 3dmark? é só à gráfica ou ao total gpu+cpu?

cumps e ty pelas respostas, gostava era de ler alguns comments sobre este Hp in action não só benchmarks...
 
Back
Topo