1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Portátil novo fraquito mas com algumas dúvidas...

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Nazgulled, 17 de Setembro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 1054)

1. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Boas,

Recentemente coloquei um post aqui sobre um portátil e realmente acabei por comprar o Asus X51L e estou com algumas dúvidas relativamente ao mesmo. Devo desde já dizer que apenas o testei com o sistema instalado, ou seja, Windows Vista Home Bais 32bits.

1) O CPU que vem é um Intel Celeron 560, 2.13MHz. Segundo li no site da Intel, é um CPU 64bits, é verdade? A minha dúvida é porque veio com o Vista 32bits, não devia vir com o 64bits?

2) Se o CPU é realmente 64bits, será o primeiro com o qual me deparo num computador meu e não percebo muito sobre os mesmos. Que vantagens poderei ter mudando para o Vista 64bits?

3) O Windows que vem, como já disse, é o Home Basic. Dá para ver que não tem o Aero e o Flip3D, não é que seja muito importante, mas... Li numa review que a gráfica incluída (Intel GMA X3100) não dava propriamente para jogos o que não interessa para nada porque não é para jogar, mas li que era suficiente para reproduzir filmes em HD. Um filme em H.264 em 1080p usava apenas cerca de 40% do CPU. Saquei uns trailers em 1080p do site da Apple e tive a testar (instalei o Quicktime) e dava um bocadinho lento. Devo recordar que não instalei mais nada para além do Quicktime, tudo o resto era o que vinha instalado de fábrica... Isto é normal? Qual será o problema? Isto já não vem com os drivers de Intel instalados?

4) Veio também de fábrica com software para Lightscribe mas esta drive não tem logos nenhuns do Lightscribe. Como poderei ter a certeza que a drive é compatível, ou não, com Lightscribe?

5) Na protecção de ecrã da Vobis, falava em uma entrada HDMI, mas eu nem vê-la em lado nenhum no chassis do portátil... Será que me está a escapar algo? Só tem uma saída VGA com 3 filas de 5 buraquinhos...

No fundo, só quero aproveitar ao máximo as capacidades deste portátil, que eu sei que não são muito boas mas para o preço, nem acho mau... Acho que tinha mais dúvidas, mas agora não me lembro portanto ficam estas aqui, se me puderem responder enumerando-as, agradecia :)

Última edição: 17 de Setembro de 2008
  2. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Respondo eu a algumas perguntas após mais alguma pesquisa...

3) Descobri que esta gráfica não possui aceleração por Hardware pelo que para filmes HD, os processamento passa a ser feito pelo CPU, o que não é grande coisa para este tipo de processamento. Provavelmente precisaria de um Dual Core. Mas não faz mal que não dê filmes HD, era só uma mais valia, nada importante para o uso principal do portátil.

5) Tendo em conta o ponto acima, não faria muita lógica o portátil ter saída HDMI pois não iria tirar partido nenhum (penso eu) de uma saída como essa. A única vantagem seria passar imagem digital e som no mesmo cabo, nada de mais. Nada que o cabo VGA e mais uns cabos para o som não resolva.

Agora o resto das perguntas, é que preciso de ajudar dos experts na matéria.

Última edição: 18 de Setembro de 2008
  3. Skyflier

Skyflier Power Member

Sim é de 64 bits. E não isso não significa que deveria vir com um SO de 64 bits porque esses são indicados para quem tem de 4 GB de RAM para cima.

Sendo um Celeron, não estou a ver que vantagens é que ele mesmo possa trazer. Se fosse um Core 2 Duo aí sim terias algumas vantagens mas como já disse acima os SO's de 64 bits são indicados para quem possuí de 4 GB de RAM para cima.

Sim esse chip gráfico dá perfeitamente para o AERO. Quanto ao video o problema pode ser mesmo das drivers porque normalmente os fabricantes dos PC's disponibilizam drivers gráficos mais antigos do que aqueles que o próprio fabricante da gráfica fornece. Podes também tentar instalar um codec pack e reproduzir o vídeo no próprio WMP.

Se não estiver na drive um logo a dizer Lightscribe é provavel que não o tenha mesmo.

Isso já não te poderei ajudar visto que não tenho o portátil para o poder ver. Procura melhor e vê também no manual do PC. Também pode ter sido um erro de escrita da Vobis o que não seria nenhuma surpresa.

Enfim é isto que eu te digo, espero que te tenha ajudado :)

4. Stlkr

Stlkr Power Member

1-Por ter um processador que seja compatível com 64 bits não quer dizer que traga um SO de 64bits...Acho que se pode dizer que é o mesmo que teres uma casota enorme, e teres um cãozito pequeno, ou seja por terees casota grande não significa que tenhas de ter um cão grande...(não é uma boa comparação mas espero que dê para perceber +/- a ideia :x2:).

2 -Dúvidas sobre o que é o mundo do vista 64bits tem aqui um bom tópico.
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=315985, dizendo desde já que necessita de ter uma boa quantidade de ram 4 gigas ou mais...embora há pessoas que usem apenas 3 e assim mas isso é outra coisa, e penso que esse portátil não terá 4gigas acho eu que nem sequer fui espreitar o modelo em questão.

4- indo ver ao site da marca penso que pelo modelo indicam se tem ou não isso em questão...

EDIT:
    será este o system?

Asus X51L-AP028A
    Sistema
    Processador Intel Celeron M550
    Velocidade do Processador 2.0 Ghz
    Memória 1024 MB (1024x1) DDR2 667
    Armazenamento Discos Duros 120 GB SATA 5400 rpm
    Drive DVDRW Supermulti - nada indica de lighscrible
    Ecran 15.4'' WXGA Color Shine
    Placa Gráfica Intel GL960
    Placa de Rede 10/100
    Wireless 802.11 a/b/g
    Sistema Operativo Windows Vista Basic

5. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Não é esse, mas é parecido, a segunda parte do modelo deve ser diferente, mas não sei especificar qual é. O erro na Vobis, acredito que seja normal, aliás, além desse erro tinham escrito assim "Grande Oprotunidade" :P

Talvez vídeos em H.264 que usem o CoreAVC para reproduzir (dizem que é o melhor codec para o reproduzir) tenham uma visualização suave. Mas caso saibam, se instalar o CoreAVC será que o QuickTime usa esse codec para reproduzir os trailers da Apple em HD em formato .mov? É que eu acho que não...

E só para terminar isso dos 64bits. Então, nem que eu tenha um bom CPU (de desktop por exemplo) a 64bits, só lhe compensa por o Vista 64bits se tiver mais de 4Gb se não mais vale é por o de 32bits que vai dar ao mesmo?

Obrigado desde já pela ajuda.

6. Stlkr

Stlkr Power Member

"Grande oprotunidade" xD então está tudo dito sobre a entrada HDMI ...

em relação a colocares um SO de 64bits tem de ter no minimo 4 gigas de ram...

e se persistir dúvidas :
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=259665

7. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Quando tiver tempo, dou uma vista de olhos pelos tópicos que indicaste.

Obrigado.

Partilhar esta Página