1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portatil novo: mac + win ou pc + linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por kozmix, 5 de Maio de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 882)

  1. Olá pessoal, depois de passar umas horas a ler posts e muita info online, estou com um dilema.

    Quero trocar de portátil lá para junho/julho, e estou indeciso entre um mac + win ou um pc + linux.

    Devido às minhas necessidades, programação para a univ em linux (sei que mac é unix), photoshop cs3, neat image e photomatix em win e mais uns joguitos, office (que há para win e mac), matlab, mathematica (q tenho usado em win) e as coisas normais de net e msn e tal.

    Já dei uns toques nos mb e mbp novos e gostei bastante, mas não são muito baratos. De qualquer modo gostava de um portatil com uma resolução superior aos normais 1280 para edição de fotos. Nesse caso, o custo de um portátil pc e mac não difere muito. Outra hipótese seria comprar um monitor externo para o mb normal, se bem que não sei se suporta resolução superior a 1280, alguém me sabe dizer? Obg.

    Dito isto, se comprar um mac tenho receio de passar mais tempo em win devido ao software de edição de fotos que tenho apenas versão para win e ao qual dedico mt tempo. Tenho profs e colegas que usam macs, por isso sei que para a minha actividade escolar funciona bem =)

    Gostava de opiniões sinceras, o que escolheriam dadas as minhas necessidades?

    Obg!
     
  2. RaaR

    RaaR Power Member

    Num monitor externo suporta resolução superior a essa. A resolução máxima suportada é 1920x1200. Esta informação está disponível no site da Apple.

    Quanto ao resto, a minha opinião não te ajudará a escolher por isso cedo o palco às várias pessoas que seguramente iniciarão mais uma "guerrinha" Mac vs PC.
     
  3. Decrypter

    Decrypter What is folding?

    Boa noite ! Pelas aplicações que tou a ver que utilizarás mais regularmente a escolha iria mais para um Windows-based .
    Se sentires curiosidade pelo mundo Apple força nisso.
    O que eu escolheria na tua situação ?! Sabendo o que sei hoje comprava um MBP mas isso é a minha opinião que como o RaaR disse não te vai ajudar em nada !Cumps
     
  4. Obrigado pelas respostas. Claro que a escolha será minha, pedia opinião em relação ao sistema mac dado as minhas necessidades.

    RaaR obrigado pelo esclarecimento =)
     
  5. scriptKid

    scriptKid Power Member

    Só um pormenor ... O mac OS X é posix compliant, o kernel segue a filosofia do unix, mas o sistema não é linux : a maior parte das tools são herdadas do BSD e não do GNU , há tools standard que são substituídas pelas tools da apple (ex: mount -> diskutil), o FileSystem é HFS+ com flags que se podem sobrepôr às permissões unix . Para programares o mais provável é teres de instalar bibliotecas que por defeito vêm incluidas nas distribuições linux. Como ponto positivo, tens sempre a bash shell, que facilita a gestão de ficheiros.
     
  6. chino

    chino Power Member

    Há Matlab e Mathematica há para mac!!
    Para programar eu continuo a usar linux...emulado no VmWare, metido num space em full screen, podes perfeitamente usar os dois so's em simultâneo...para jogar, cada vez tens mais escolha para jogar em mac...os jogos são mm o ponto mais fraco dos macs, mas mm assim, da para desenrascar mt bem...depois tens o bootcamp para meteres o win no mac

    Moral da historia, no mac tens na boa os 3 SO's uma vez...
    Podes emular o win e o Linux e desta forma podes usa-los para td o que não precise de grande aproveitamento da gráfica como por exemplo, programação.
    Podes ainda instalar o windows no bootcamp e tirar assim total partido da gráfica e do hardware, ou seja, podes usar win para jogos ou qq coisa do género...

    Como vez, pelo facto dos mac agora serem intel, a barreira mac win foi quebrada e já não há motivo para preferir um pc a um mac...(pronto...talvez pelo preço se bem que os macs estão cada vez mais acessíveis!!!)

    Em relação ao office, tens o office para o mac e melhor ainda tens o iWork que é mais rapido e que faz apresentações (em keynote) de ficar com a boca aberta...

    E n te esqueças tb de que ficas com um grande SO que é o Leopard!!! xD

    BTW: eu emulo windows para correr progs especificos da faculdade e emulo linux no meu macbook igual ao q tava a 700€ no *****, com apenas 1 giga de ram...

    Mas pronto, é um gasto grande, por isso pondera bem antes de comprares e se for possível tenta descobrir alguem conhecido com mac, para te dar umas dicas e para se puderes mexer uma beca num mac, pq isso tb ajuda a decidir...
     
    Última edição: 6 de Maio de 2008
  7. Kisai

    Kisai Power Member

    De relembrar outra coisa! Existe Photoshop CS3 para mac, até tens por um preço mais razoável que o photoshop o Apperture 2, que é um primo afastado que inevitalmente acabar por fazer o mesmo :P.

    Agora sinceramente, se queres jogar, mais vale um PC, que um Mac, e se for para viver em Windows os dias inteiros não apenas para situações ocasionais, por exemplo ires correr o CS3 no Windows é um erro crasso é bastante melhor usares a versão da Adobe para Mac, ou então usar um Mac only software. Anyway não deixa de ser a tua escolha, relembra-te apenas que para um curso onde existe um minimo de edição gráfica é provável que um MBP seja uma escolha bastante melhor que um Macbook comum :P
     
  8. abc

    abc [email protected] Member

    O Aperture e o Photoshop são programas perfeitamente distintos. O paralelo da Adobe do Aperture é o Lightroom. Aperture é pós-edição de fotografia, Photoshop é muito mais geral, é um programa de edição e tratamento de imagem e geral.
     
  9. abc

    abc [email protected] Member

    Não há emulações nenhumas, quando muito virtualização mas pode-se correr os 3 sistemas de forma nativa. A emulação morreu com o PowerPC.
     
  10. chino

    chino Power Member

    Tinha a ideia de que se chamava à criação de "maquinas virtuais" emulação de um computador...thanks pela correcção
     

Partilhar esta Página