Portátil novo vs Tablet para licenciatura em informática?

LuG1a

Power Member
Para as pessoas que já fizeram / estão a fazer licenciatura em informática, que tipo de equipamento usam para as aulas?

É assim, eu tenho contabilidade e matemática discreta. Na contabilidade, o professor usa excel para resolver os exercícios, e PDF no moodle para explicar a matéria. Eu com um tablet, supostamente conseguia abrir o excel e seguir os passos do professor, e ter a matéria e exercícios todos resolvidos.

Em MAT, a professora também usa moodle, mas não projeta o PDF com os exercícios no quadro, ou seja, temos que imprimir e levar em cada aula.

Depois temos outras disciplinas concentradas em photoshop, java, arquitetura, etc... que sei que são muito mais compatíveis com um PC normal.

Agora a resposta mais rápida que provavelmente iam dar era PC + Tablet. Eu já tenho um portátil, mas um bocado velhinho, e estava a considerar a fazer upgrade, mas agora que vi como algumas aulas funcionam, estou com dúvidas.

O PC que tenho neste momento é um HP-DV1330ep (Core 2 Duo T6600 2.2Ghz, 4GB Ram). O PC não aguenta nem 10 minutos em modo bateria devido ao sobreaquecimento (já esta fora da garantia e já pus nova massa térmica). Existem tomadas nas aulas, exceto contabilidade e MAT.

Estava a pensar em comprar um Asus N56 (com 630M ou 650M não interessa muito, o portátil supostamente é para trabalho).
Mas o Asus também tem poucas horas de bateria, e claro que vai descer com o tempo.
Acho que não valia a pena gastar dinheiro a comprar um portátil pequeno, mais caro, com specs inferiores ao portátil velho.

A minha ideia inicial era:
Usar HP para aulas concentradas em computador;
Usar Tablet para aulas concentradas em conteúdo PDF / Excel em salas que não consigo carregar o PC.

Ou segunda ideia a considerar:
Comprar um portátil leve com um número de horas de bateria expandido, mas provavelmente não tão bom para trabalho como um de 3h de bateria (e neste caso se quisesse upgrade, ia ser mais caro? TF300 = 500€, portátil pequeno com mais specs = 600+€?)

Alguém tem opiniões a dar sobre a melhor decisão?

Obrigado.
 
Última edição:
Tablet?..

Ogod.. Se queres poupar dinheiro, arranja de vez o problema das temps do teu portátil (undervolting, pasta térmica, etc) e compra uma bateria nova. Há umas no ebay que devem ser compatíveis com o portátil que tens. Se não conseguires arranjar o problema, ou se simplesmente não quiseres, compra um portátil novo. Seja Windows ou Mac, qualquer um dá 15 a 0 em termos de funcionalidade a qualquer tablet que arranjes.
 
acho que esperar não é uma opção no caso dele...

é assim o teu portatil actual, está bom, precisa é de uma bateria nova, que a que tens já era, mais que normal se lhe dás bastante uso, secalhar ficava-te mais em conta arranjar uma bateria para ele durar mais uns tempos...

naturalmente que a opção mais viavel é um pc para o teu uso, pois o tablet pouco tem, logo não compensava o investimento para duas disciplinas quando podes fazer o mesmo num pc...

pois a saida melhor para ti é a nova geração de tablets com windows como foi referido, mas duvido que queiras esperar e secalhar gastar muito dinheiro neste historia...
 
Tablet?..

Ogod.. Se queres poupar dinheiro, arranja de vez o problema das temps do teu portátil (undervolting, pasta térmica, etc) e compra uma bateria nova. Há umas no ebay que devem ser compatíveis com o portátil que tens. Se não conseguires arranjar o problema, ou se simplesmente não quiseres, compra um portátil novo. Seja Windows ou Mac, qualquer um dá 15 a 0 em termos de funcionalidade a qualquer tablet que arranjes.

Limpei o meu PC todo + apliquei nova massa térmica e nada. Acho que nao vale a pena comprar outra bateri para ficar danificada outra vez com overheating.

Mas que portátil exatamente? Para além de 15.6' potentes, o que é que há de potente em tamanhos pequenos sem ser extremamente caro?

A não ser que haja um 15.6' com mais de 5/6 horas de bateria.
 
Última edição:
Arranjas um ou outro de 15.6" com cerca de 5-6h de bateria em uso leve (internet e luminosidade baixa)...
tens o Samsung RC530 e o 300E5C-S01PT
Os Ultrabooks é que são bem mais caros ; os normais de tamanho pequeno tem preços mais razoaveis mas a oferta destes não anda muito grande nos ultimos tempos , os modelos "velhos" têm sido descontinuados e modelos novos são raros ...
 
Arranjas um ou outro de 15.6" com cerca de 5-6h de bateria em uso leve (internet e luminosidade baixa)...
tens o Samsung RC530 e o 300E5C-S01PT
Os Ultrabooks é que são bem mais caros ; os normais de tamanho pequeno tem preços mais razoaveis mas a oferta destes não anda muito grande nos ultimos tempos , os modelos "velhos" têm sido descontinuados e modelos novos são raros ...

Estava a pensar mais no Asus UX32VD devido ao SSD e ao CPU bom o suficiente para correr aplicações básicas e RAM o suficiente para photoshop.

Não tou a gostar muito é das reviews dos utilizadores no notebookcheck.
 
o SSD não é um SSD puro , funciona em cache (acelera o sistema operativo e alguns programas) , e quanto á bateria a dele tb não é grande coisa , menos de 5h uteis....

tens o U36SG com uma bateria muito boa , mas não dá para fazer upgrade ao disco (para lhe meteres um SSD "puro") , e tens o DELL Vostro V131 (que pensava que ja tinha esgotado em todo o lado , mas na elitedigital pare que ainda o têm ), que tem tb uma bateria fantastica e podes-lhes fazer upgrade ao disco.
Ambos são mais pesados que o UX32VD mas tem muito melhor bateria e bem mais baratos..
 
o SSD não é um SSD puro , funciona em cache (acelera o sistema operativo e alguns programas) , e quanto á bateria a dele tb não é grande coisa , menos de 5h uteis....

tens o U36SG com uma bateria muito boa , mas não dá para fazer upgrade ao disco (para lhe meteres um SSD "puro") , e tens o DELL Vostro V131 (que pensava que ja tinha esgotado em todo o lado , mas na elitedigital pare que ainda o têm ), que tem tb uma bateria fantastica e podes-lhes fazer upgrade ao disco.
Ambos são mais pesados que o UX32VD mas tem muito melhor bateria e bem mais baratos..

É assim, eu no início estava preparado a gastar 1000€ no N56, antes desta situação.

Agora reparei que a ***** está a fazer um desconto num certo PC que parece ser um bom investimento.

http://www.*****.pt/Samsung-900X4D-A01PT-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a621375?PID=3042

+150€ que o N56, 10h de bateria de acordo com publicidade, mas deve provavelmente ser umas 7 em uso pesado (talvez menos), o SSD pelo que vi não é cache, e para além de ser ultrabook, é 15'.

Se valer a pena, dou o HP ao meu pai e compro este para o trabalho.

Vou ter que pesquisar mais sobre ele.

PS: E não apesar de ser fanático em jogos, não acho que vou poder jogar frequentemente, nem faz sentido.

Parece ser muito novo e não parece haver muita info sobre ele.
 
Última edição:
Back
Topo