• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portatil para AI / Visão Computacional - 1500€

mcnolimits

Power Member
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
1500€ Queria aproveitar as promos black friday


2) A que tarefas se destina o portátil?
(apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)


a) Gaming (Indica os jogos ou tipo de jogos que vais jogar) -> Sempre digo que sim, mas nunca jogo muito xP. -> GTA V.
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado) -> Matlab
d) Virtualização -> WSL e Dual Boot com Ubuntu
e) Outra? Qual?
Desenvolvimento de software, treino de redes neuronais (AI), processamento de imagem.

3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)


c. 14"
d. 15" - 15.6"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

a. 1366x768 60Hz
b. 1920x1080 60Hz
c. 1920x1080 120-144Hz
d. 1920x1080 240-300Hz
e. 2560x1440 60Hz
f. 3840x2160 60Hz

5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
O portátil é transportado quase diariamente.

7) Quantas horas de bateria necessitas?
Bateria não é muito importante pois pode estar quase sempre ligado a alimentação

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?
Coisas que pretendia que tivesse (aka dava jeito), WiFi6, USB-C com Thurderbolt.


=============================================
Fim do Questionário

Eu andei a ver 3 portateis:

Gigabyte AORUS 15 KE4-72PT314SO -> 1200€​

MSI Stealth 15M B12UE-026PT -> 1500€​

ASUS ROG ZEPHYRUS GU603ZM -> 1760€ (já excede o orçamento..)​


Basicemente, queria saber a diferença entre o i7-12800P vs i7-12700H. Eu sei que o i7-12800P deverá ser menos "potente" devido ao menor clock e ter cores eficientes e de performance. Tipo SoC's arm. A diferença é significativa=
Todos os eles tem RTX 3060. O MSI tem 3060 Max-Q, o outros não dizem. Segundo li, depende do TPD que o fabricante decide... A performance é significativa?
Mas a minha pergunta apesar todas as diferenças de performance. Qual deles é o melhor portátil em termos de package (teclado, display, speakers, qualidade de construção etc)?
Valerá os 1700€ pelo Asus ou 1200 pelo giganyte e já fico bem fervido?
 
Esse Asus não faz sentido a esse preço.
O MSI também não faz grande sentido. Tem um cpu pior. A diferença do P não é de ter cores de eficientes e de performance, isso o H também tem. A diferença é que o P são cpus de baixa potência, 15-25W, enquanto que os H são de 45W para cima, e sim faz bem diferença. O msi também é mais focado no slim form factor e por isso é que tem um cpu P e a gpu com menos power também (max-q)

O Gigabyte, parece-me um bom portátil ao preço que está. 12700H com RTX 3060 e bom ecrã.

Acima do Gigabyte, começa a ver e configurar os Legion 5 e Legion 5 pro (AMD) no site da lenovo. O legion 5 pro em particular tem um ecrã QHD 500nit muito bom, é o principal fator diferenciador do legion 5 normal que tem um ecrã 1080p como esse do gigabyte. Outra opção seria ver se há aí algum portátil com uma RTX 3070 em promo...
 
Back
Topo