Portátil para Arquitectos, Designers, e outros

miguelbarroso

Power Member
Boas,

Não venho aqui pedir opinião específica sobre qual o portátil a adquirir, mas mais abrir uma discussão sobre portáteis para asáreas referidas, colocando os resultados da pesquisa que fiz sobre os mesmos, e as minhas considerações sobre o assunto.

Atenção que isto revela o que eu acho que deve ser o portátil para mim, e não um dogma ou verdade universal sobre o que deve ser um portátil par estas áreas.

Após muita pesquisa, no final de Julho acabei por comprar um portátil de compromisso: o Asus Pro31SC... era barato, com boas especificações, mas não era o que eu procurava - logo de início estabeleci duas hipóteses: ou ia para algo mesmo leve e compacto e depois andava a ligar a um ecrã em casa e no atelier, ou ia para um "desktop replacer", e andava com a casa atrás. ora um de 15.4 com cerca de 3Kg não é leve.. aliás, vejo aqui ppl a criticar portáteis com 3.5/4Kg a dizerem que são tão mais pesados que os seus de 2.8/3Kg - numa mochila, com a tralha toda que se transporta, no final é a diferença entre andar com 7 ou 8Kg.. dá igual... mesmo entre os 3 e os 4 quase não senota a diferença - fiz a experiência com pacotes de leite, e fiquei com esta ideia.

Ou seja, acabei por comprar um portátil que não era nem uma coisa nem outra - mas deu para perceber uma coisa: a primeira hipótese, embora tentadora, para mim só funciona bem se tiver os bolsos fundos (para ter 2 monitores, 2 teclados, etc), e se usar docking stations - isto de andar a ligar monitor, etc é muito bonito, mas pouco prático (para mim, claro) - mas ainda assim, quando fosse para outro local onde não tivesse o resto do equipamento ia estar restrito ao ecrã e teclados pequenos.

Assim estou agora decidido que a solução passa por um de 17", de preferência com keypad numérico independente - para Autocad, onde estou permanentemente a introduzir coordenadas e valores, é imprescidível uma coisa destas: ok posso sempre comprar um keypad pequeno, e até tem a vantagem de poder ficar do lado esquerdo, que me dá mais jeito - mas é mais uma tralha para andar a carregar e a ligar)

Continuando, vêm as specs:
processador C2D 7300/7500/7700 - qualquer um deles, quanto mais melhor, mas não é imperativo
Gráfica nVidia 8600 ou superior, se puder ser uma Quadro, tanto melhor
Ecrã de 17", com resolução preferencial 1680x1050 (para mim o sweet spot perto dos 110DPI)
Disco rígido quanto mais melhor, se não vier com um de 7200RPMs, tb não há problema, pois substituo facilmente por um e o que sobra dá sempre jeito como drive externa. A hipótese de poder levar 2 discos é tb de considerar, pois com o preço das SSD a cair (no ebay já se arranja um de 32Gb por cerca de 250€, e o acrescimo na performance de um computador com o SO instalado numa SSD, é abissal)
RAM mínima de 2Gb
Turbo mem se tiver melhor, mas não me tira o sono.
Autonomia - com uso moderado, tem de se aguentar pelo menos 2h.
Gigabit tb pode ser, mas não é mandatório
Wireless N tb pode ser, mas se for apenas G, no problemo
Peso - quanto menos melhor, mas como já disse, tb não me preocupo muito
Qualidade de construção - nunca é demais.
Windows de preferência em Inglês
Por fim a estética para mim é muito importante - é um factor que pesa bastante na minha decisão - mas esta é para mim a área que menos consenso reune, pois o que é feio para mim, é muitas vezes bonito para outros.

Passemos então aos "pretendentes ao trono":

HP 8710p (o w era melhor, mas o preço é estratosférico) - carote, leve robusto simples
Dell Precision M6300 - excelente preço/specs, mas sem keypad numérico, estética que ainda não consegui perceber se gosto ou não, e ecrã com resolução excessiva (WUXGA)
HP DV9680 - barato, leve, bonito, com specs medianas, mas com windows em Português, qualidade de construção mediana, e relatos de performance duvidosa face às specs que tem.
MSI GX700 / Tsunami Replacer 1755 - baratos, leves, com specs acima da média, mas com um look fracote, e alguma insegurança quanto às marcas - também a autonomia, ao que parece, não é muito famosa.
Asus A7SV - barato, com specs medianas, bonito, mas fica-se por isto
Clevo R570U - caro, mas com specs excelentes

Como podem reparar, o orçamento está entre os 1300€ e os 2000€... mas a questão é garantir o melhor investimento possível - quando se tem uma família a sustentar, um atelier para gerir, e os bolsos não são fundos, todas as despesas devem ser feitas da maneira mais equilibrada possível.
 
Última edição:
Falta ai o portátil de referencia na sua classe: o Macbook Pro...

Sei que é o mais caro, mas é o portátil mais rápido do mercado, ecrã fantástico e com construção bem acima da média
 
Falta ai o portátil de referencia na sua classe: o Macbook Pro...

Sei que é o mais caro, mas é o portátil mais rápido do mercado, ecrã fantástico e com construção bem acima da média

Faltam aqui muitos outros... estes são os que eu estou a considerar... os que faltam, ou são porque não me lembrei ou não conheço, ou porque estão fora do meu orçamento, ou porque foram eliminados por um motivo ou outro (os Macs estão intencionalmente de fora).
 
ja te respondi na thread do MSI mas posso dizer k a minha namorada andava entre esse e o HP DV9686 e o Asus A7SV. acabou por comprar o MSI e ta satisfeitissima :p
 
Já está nessa lista o que eu considero o mais adequado! lol mas de longe nem nada de macbook pro's, nem Hp's, isto por experiência própria, conheço pessoal no meu curso com mac's e coitados dos pros, tem grande SO, mas o resto.... esse HP tem a minha namorada a versão ep, coitado dele também!

Abraços
 
Boas,

N numa mochila, com a tralha toda que se transporta, no final é a diferença entre andar com 7 ou 8Kg.. dá igual... mesmo entre os 3 e os 4 quase não senota a diferença - fiz a experiência com pacotes de leite, e fiquei com esta ideia.

Desculpa mas tenho uma dúvida andaste com os pacotes de leite o dia todo de um lado para o outro... É que sinceramente acho que um kilo pode fazer diferença se andares com o portátil as costas ou ao ombro grande parte do dia...
Claro que se estiveres 30 segundos com 3 kg e 30 segundos com 4 dá igual...
mas pronto... são opiniões
 
Claro que 3 e 4 Kg é diferente... agora entre 7 ou 8, já não é assim tão diferente, e muitas vezes é quanto pesa uma mochila com portátil, transformador, rato, discos externos, livros, carteira, telemóvel, etc... é facil chegar a estes valores... por isso acho que ou bem que é mesmo leve, ou senão o é, ao menos não faço compromissos - ah, eu não ando com o portátil um dia todo - vai de casa para o atelier e do atelier para casa (seja de carro, a pé ou bicicleta) - pontualmente vou a casa de um cliente, ou a uma obra e preciso de o levar, mas isso é mesmo pontualmente.

Quanto ao gosto, volto a dizer o que escrevi no início - é a questão que menos consenso reúne - o que é feio para uns, não o é para outros.

Por fim, volto a apelar para participarem construtivamente na discussão, com comentários e críticas construtivas, e não apenas lançando modelos para o ar sem mais quê nem para quê - listagens de modelos podemos encontrar em qualquer lado... agora o valor acrescentado é a partilha das considerações e experiências que cada um tem.
 
Última edição:
Eu também estudo aquitectura e a minha escolha recaiu no G1s, por vários factores.

- Melhor relação desempenho/qualidade/preço

- Melhor disponibilidade de assistência

- Acho a estética do g1s superior á maioria dos portateis, mas isso são gostos pessoais, não me importo com as luzes e com o xuning, ainda sou relativamente novo, não preciso de ter um portatil todo formaloide.

- A performance não me serve só para os autocad's e 3dstudio max's, eu tb gosto de dar uns tiros no battlefield e de marcar uns golos no PES.

- O ecrã de 15'' serve-me perfeitamente.

- O computador que eu realmente queria, o Asus VX2 ainda não está acessivel para o meu bolso.
 
Concelho de amigo, compra algo barato que te serve (até 1200) ou caro acima de 1800 Euros e com specs excelentes. Qualquer coisa entre estes valores está a comprar tech que já se "arrasta" hoje em alguns jogos em resoluções nos 1280x1024 (Crysis) e a tendência é para piorar rápidamente na minha opinião. Faço ideia o que um G1S correrá em 1 ano, fazem-me lembrar os Toshiba Multimédia há ano atráz, hoje quase ninguem fala deles.

Stay cool,

Trance
PS: Estranho que o ppl de Arquitectura escolha portáteis de 15", efim opções. Penso que a maioria que diz essa preferência nunca teve possívelmente um portátil para trabalhar em desenho.
 
Stay cool,

Trance
PS: Estranho que o ppl de Arquitectura escolha portáteis de 15", efim opções. Penso que a maioria que diz essa preferência nunca teve possívelmente um portátil para trabalhar em desenho.

Tem a ver com o peso, 3 kilos, mais leve por consequência e 15.4" mesmo pra arquitectura não é má o desejável seria o de 17" que é um pouco maior, mas bem mais pesado, normalmente tem a ver com essa questão, muita gente liga ao portátil em casa a monitores de 19" ou 22". Por isso é que optem por portáteis de 15"...

Fica bem
 
desactualziar isso desactualizam todos...todos dizem k G1S é uma moda etc..pa tenho um..e nao vejo isso dessa forma...nem toda a gente pode financiar 2000€ por um clevo.. pa daki a x tempo desvalorizar outro x..
relaçao preço qualidade...é do mais atractivo k anda prai..nao passam d opinioes..
tudo mt subjectivo..
Em relaçao ao people de arq escolher portateis 15...é o k ja foi dito aki...ja nao basta as tralhas k o pessoal tem k andar..andar c um "bixo" 17 atras é dose.. ja 15 é o k é...

Cumps
 
"nem toda a gente pode financiar 2000€ por um clevo"

Mas o G1S custa entre 1600 e 1700. O Clevo custa entre 1700 e 2000 Euros. Em termos de prestações mensais o acréscimo não é nada por aí além (cerca de 10 Euros). É apenas a minha opinião, o G1S é um bom portátil mas não o comprava. O pessoalç olha para o preço global e vês mais 400 Euros mas se olhares para as prestações são mais 10 Euros (claro está quando comprado com financiamento)

Quanto aos 15" e o peso, sim eu sei a razão da opção mas isto de ligar a monitores externos não é nada prático tb na minha opinião, por outro lado na faculdade em projectos é mais complicado arranjar um monitor extra. E como já foi dito por quem tem um, o peso não é nada por aí além na prática.

Enfim é a minha opinião, o que não implica que seja válida para todos.

Trance
PS: Todos os portáteis se desactualizam claro está, no entanto qualquer portátil com o preço entre os preços que indiquei paga-se bem e desactualizam-se mais rápidamente que os outros na minha opinião. Isto porque o ppl gasta mais um pouco normalmente por causa dos Jogos e nada mais e sinceramente o esforço é apenas para o gozo a curto prazo (1 ano) depois começam a vir as frustrações se não já (Crysis). No caso do Clevo dura perfeitamente a bombar uns 3 anos com jogos da moda (a julgar pelo pessoal que comprou os M570 em finais de 2005 com uma NVIDIA Go 7800 GT), por outro lado o CPU como a gráfica são fácilmente actualizáveis o que alguns fizeram para a NVIDIA Go 7950 GTX mais tarde).
 
Última edição:
Falta ai o portátil de referencia na sua classe: o Macbook Pro...

Sei que é o mais caro, mas é o portátil mais rápido do mercado, ecrã fantástico e com construção bem acima da média

Deves estar a sonhar...LOL. Estou mesmo a ver fazer projectos em CAD com aquela placa gráfica com 128MB de VRAM.

E quanto à construção: um portátil que aquece como um aquecedor achas que pode ser considerado com construção a cima da média?
 
Última edição:
Back
Topo