Portátil para CAD e afins

Guini

Membro
Olá pessoal!

Sou novato no forum mas pelo que li penso que talvez me possam ajudar a comprar um novo portátil para desenho / arquitectura.
Quais as características mais importantes no hardware?
Peço sugestões para:
- topos de gama
- intermédios

Obrigado e um abraço:P
 
Os requisitos vão depender directamente da complexidade dos teus desenhos mas em regra geral qualquer portátil que saiu nos últimos 2 ou 3 anos serve perfeitamente para CAD. Só precisas de te certificar que tem memória suficiente (praí de 1GB serve mais que bem).

Eu farto-me de fazer trabalhos em CAD e faço isso num portátil com 3 anos que é Athlon 64 3400+ e 512MB de RAM e nunca vi a coisa a arrastar-se, mesmo mexendo com projectos de 80MB
 
Boas, eu vou falar por mim, como tb trabalho nesta area, sou designer e projectista e trabalho com cad/revit/3ds max e 2020 design e um bom portátil de gama média, tens de olhar a duas principais componentes que é CPU e RAM, VGA desde que seja uma 8600M GT ou X2600HD tás bem servido, pois a vga só serve pra as viewports do desenho e pode sempre activar a opção opne gl que te permite melhor qualidade de imagem se principal quiseres bom AA...

Por isso um portátil com bom cpu e com 2 GB ram no minimo é tudo o que precisas pra escolher e não falta ai portateis a bons preços.

Fica bem.
 
Queria gastar entre 1500-2000 euros.
Estava a pensar num ASUS... mas há tantos modelos com diferenças que para mim são desconhecidas!
Obg
 
Clevo M570RU se tens esse orçamento e não queres ter preocupações em usar qualquer programa 3d, não há nada melhor do que ter 4gb de ram, um processador T7700, e a 8700GT, mais o ecrã de 1900*1200, juntando isto à qualidade de construção, a capacidade de fazer upgrade à gráfica, ao processador, etc, acho que tens um portátil muito acima da média e que te dura uns bons 3 anos sem ficar muito desactualizado, nessa altura pões-lhe um penryn e uma 9***GT(X), e tens portátil para mais 3 anos!

Abraço
 
Tens a www.*****.com é no porto perto do estádio do dragão, é das únicas que vende as máquinas de Clevo! De preferência escolhe a versão TOP as outras não valem a pena! Tanto as mais caras como as mais baratas!

Abraço
 
Tens a www.*****.com é no porto perto do estádio do dragão, é das únicas que vende as máquinas de Clevo! De preferência escolhe a versão TOP as outras não valem a pena! Tanto as mais caras como as mais baratas!

Abraço


Porreiro!
DIz-me: essa marca é de confiança? e a assistência?
Se calhar sou ignorante mas nunca tinha ouvido sequer falar dessa marca

Obrigado:wow:
 
E para trabalhar em CAD, principalmente em AutoCAD, a falta de teclado numérico no G2S é uma grande falha.

Outro que te recomenda o Clevo, isto claro se podes ir aos 2000Eur.

Caso queiras poupar, tens o HP 9680, Asus A7SV ou o MSI GX700 abaixo dos 1400€... claro que são máquinas inferiores ao Clevo, mas também custam menos 600€
 
se a máquina é para trabalhar, não recomendo um clevo... a qualidade de construção, fiabilidade e a assistência destes barebones não se comparam a máquinas profissionais.

espreita o mercado profissional, nomeadamente HP Compaq como já sugeri.
 
Não sabia que havia máquina profissionais e pouco profissionais. Agora existe má qualidade, boa qualidade, boa assistência e má assistência.

Os M570RU são tão fiáveis quanto a quaisquer outros portáteis e tem igual qualidade se não superior IMHO. Quanto á assistência quem tem um que responda.

Trance
 
Última edição:
se não sabias passas a saber :) existem máquinas de consumo e máquinas profissionais. as designações variam mas basicamente é isto.

máquinas como as hp compaq, lenovo, toshiba tecra, ou dell empresariais, são bastante superiores aos barebones, e isso não se vê nas specs...

é a robustez do chassi, é a estrutura de protecção do disco rígido, são as homologações, and so on... basta lembrar a promoção de um tecra da toshiba onde te ofereciam outro caso o teu avariasse... alguma vez a clevo podia fazer isto?


só para citar um exemplo, tens hp compaq com as seguintes certificações:
MCAD: AutoDesk AutoCAD, AutoDesk Inventor, AutoDesk Revit, Bentley MicroStation, Dassault CATIA V5, UGS I-DEAS 10, I-DEAS 11, UGS/PLM Unigraphics​

NX, NX2, NX3, UGS Solidedge, PTC Pro/E 2001 Mechanica, PTC Pro/E Wildfire Mechanica, SolidWorks, MSC.Patran, SensAble, CoCreate OneSpace

Designer, ICEM Surf, PTC DV Mockup

DCC: Discreet 3DS, MAX/Combustion, Alias Maya, Alias Studio Tools, Avid SoftImage XSI/3D, Avid Xpress Pro, Adobe Premiere After Effects

GIS: ESRI ArcGIS 9.0, Oil/Gas: SMT, Landmark/GeoGraphix, EDS, Roxar, Schlumberger/Petrel
estas certificações a nível profissional são bastante importantes, e nenhum clevo, nem mesmo um hp (da mesma marca) mas que compras numa grande superfície as tem.

ps: tenho um clevo há mais de três anos para uso pessoal, e na altura custou-me 2.000 eur... paguei as specs porque as queria, mas para trabalho, não são só as specs que interessam.

ps2: infelizmente também experimentei a garantia por mais de uma vez, e por isso tenho alguma experiência no assunto, e não é boa... :D

ps3: não tou a dizer que o teu clevo é mau... é bastante bom, mas não o considero adequado para uso profissional.
 
se a máquina é para trabalhar, não recomendo um clevo... a qualidade de construção, fiabilidade e a assistência destes barebones não se comparam a máquinas profissionais.

espreita o mercado profissional, nomeadamente HP Compaq como já sugeri.

Qualidade de contrução... ou ves muito mal ou nem sabes do que falas! é um dos portáteis com melhor construção, não ves plásticos baratos, nem ecras abanar com um pequeno movimento da mesa, nem estruturas a ceder...fiabilidade essa nem vou comentar, já assitencia existem casos em que só ouço falar bem e outros que correram menos bem, claro que não tem uma grande assitencia mas isso vai ser resolvido com uma melhor implementação do portatil no mercado nacional! E eu uso o Clevo para o mercado profissional e só me supreende de dia para dia! E por casualidade uso para trabalhos em 3d, entre outros, e come qualquer portátil com que eu tenha trabalhado ou de colegas de trabalho/estudo, incluindo hp's, toshibas, asus, etc! E como já referi o ecra de 1900 para trabalhar em 3d... ui magnifico!Abraço
 
Eu não vou entrar em rixas relativamente a opiniões. No entanto constato o seguinte:

"máquinas como as hp compaq, lenovo, toshiba tecra, ou dell empresariais, são bastante superiores aos barebones, e isso não se vê nas specs..."

Devemos ler specs diferentes quando nos referimos aos mesmo modelos ...

"é a robustez do chassi, é a estrutura de protecção do disco rígido, são as homologações, and so on... basta lembrar a promoção de um tecra da toshiba onde te ofereciam outro caso o teu avariasse... alguma vez a clevo podia fazer isto?"

Interessante, falas em robustêz de pois dás um exemplo de assistência. Decide-te quanto ao queres efectivamente comparar. Não cabe á Clevo fazer a troca mas ao distribuidor ou loja. Penso que as lojas Clevo devriam ter seguros especificos para isso como têm algumas no estrangeiro.

Quanto ás certificações ... sabes tanto delas deves saber como e porquê são adquiridas para uns modelos e para outros de specs idênticas não são adquiridas (mesmo em diferentes portáteis da mesma marca).

Quanto á experiência "negativa" em termos de assistência que tiveste com o Clevo devias ter começado por aí para justificar a tua preferência. Pois desse modo percebia totalmente a tua preferência sendo que outros parecem ter experências mais agradáveis.

Trance
 
Última edição:
1) eu já disse que tenho um clevo e estou contente com ele. a assistência é que não é feliz.

2) para além do clevo lido com máquinas de consumo e com máquinas profissionais. ou seja, conheço e uso a clevo, conheço e uso portáteis de consumo, e conheço e uso portáteis profissionais. por isso estou bastante à vontade neste assunto.

3) nunca na vida a clevo com os seus barebones tem a qualidade destes equipamentos. e já disse que não estou a falar de specs, estou a falar de coisas que não conseguem ver. algumas já referi, mas existem muitas mais.

4) relativamente às certificações, elas não são "adquiridas". Os equipamentos têm de ser testados para ser certificados. e o facto é que uns têm e outro não.

5) nem vou continuar mais... pergunto só porque é que se vocês têm tanta razão, porque é que nenhuma média/grande empresa usa clevo para o seu parque informático?
para mim clevo é para uso doméstico, ou como segunda máquina. quem depende do portátil para o seu trabalho aprecia e sabe o que valem as máquinas profissionais

conclusão on topic: ninguém disse que o clevo não era bom para CAD. simplesmente se o uso principal é trabalhar, eu não recomendo clevo, e já justifiquei a minha opinião.

ps: ninguém disse que o clevo tinha maus plásticos ou má qualidade de construção. eu só disse que havia melhor. vocês é que foram por aí.

ps2: não confundir máquinas domésticas com máquinas profissionais
 
Back
Topo