• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil para edição imagem/video [até 1500€]

SinLord

Power Member
TÓPICO RE-RE-FORMULADO

--Era para deixar a compra para o final do ano escolar, mas o portátil da pessoa em questão deu o berro (parece que foi o conector de energia)--

Assim, aproveita para comprar o portátil agora, antes de começar o 2o semestre (20 de Fevereiro), e já temos algumas opções em cima da mesa:

opção barata - Inphtec N13
Pros: mais armazenamento interno (256GB+2TB), preço (~1.250€)
Cons: feio, ecrã/qualidade painel

opção cara - Dell XPS 9360
Pros: design e qualidade painel (4k)
Cons: menos armazenamento interno, preço (1.899€)

ou focar o orçamento num portátil de 15.6"...tipo ASUS Zenbook ux550ve se vier com o i7 8550U para Portugal, ou o HP Spectre x360 15-bl101ng, também se chegar a Portugal...

dúvida existêncial (a pessoa vai falar com colegas/professores para opinar sobre isto) - valerá a pena optar por um portátil mais barato (~1300€), de 13.3" (para ter mobilidade total) e com o dinheiro da diferença comprar um monitor dedicado, com 27" IPS (por exemplo) tipo os LG's ~380/400€, para trabalhar nele quando está em casa?


Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?
até 1.800€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6" (preferência)


3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
-

4) A que tarefas se destina o portátil?
Uso geral e edição de imagem/video a nivel académico e profissional

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
misto

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Quanto mais...

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Não (quanto muito, The Sims)

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
>FHD ou melhor

9) Quando é que vais comprar o portátil?
até final de Fevereiro

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Teclado PT-PT, leitor de cartões SD

-----
 
Última edição:
No caso de edição de imagem, vídeo o ideal não é um cpu ULV, mas sim um quad core... Precisas de um bom cpu, não de um dual core..

Dual cores são bons mas é para office e lazer.

Um Clevo N850HC chega e sobre para o que queres, mas esquece pesos de 1Kg a 1.5kg.. . são irrealistas... 2Kg a 2.2Kg... isso sim são pesos mais realistas.

15.6" FHD IPS (1920 × 1080) Matte
Intel Core i7 7700HQ 2.8GHz - 3.8GHz Turbo
8GB DDR4 2133MHz - Crucial / Kingston (1x8GB)
240GB SSD M.2 Western Digital
Intel Wireless-AC 8265 867Mbps + Bluetooth 4.2 M.2
Teclado Retroiluminado PT (iluminação em branco)

884.60€ com portes e cupão de 10% da *****
 
Edição de video tens mesmo que ir para um bom quad core, se a memoria não me falha para edição de videos com um i5-6440hq levava 1.4x do tempo a renderizar ou seja video de 30minutos levava a volta dos 40 minutos isto em 1080p, com um ULV esquece é 5x (usando um i3-4005u como exemplo)

Leve é complicado por esse orçamento.
 
reformulei o tópico, e editei o post original

TÓPICO REFORMULADO

à procura de uma pequena prenda para uma pessoa que está a terminar um curso no iade em fotografia e essas coisas

já faz algum trabalho na área, e assim que o curso termine, vai-se dedicar a tempo inteiro à coisa, também apostando em video além da fotografia

Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?

até 1.500€


2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Asus / Apple

4) A que tarefas se destina o portátil?
Uso geral e edição de imagem/video a nivel profissional

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
misto

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Quanto mais...

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Não (quanto muito, The Sims)

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
>FHD ou melhor

9) Quando é que vais comprar o portátil?
ou agora final do ano se aparecer um bom negócio
ou maio/junho (quando o curso termina) e aí talvez aproveitar algo da 8ª geração intel?

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
---

-----

ou seja, algo leve/portátil (sem ser aqueles bichos para gaming que tentam fazer passar por 'portáteis'), com capacidade para edição, algo como um i7 quad-core muito possivelmente

Tenho este em vista

Asus VivoBook Pro 15, com as seguintes especificações

i7 7700HQ
16GB RAM
512GB SSD
Ecrã 4k

https://www.asus.com/de/Laptops/ASUS-VivoBook-Pro-15-N580VD/specifications/

A dúvida surge quando penso em portabilidade (autonomia) e nos novos i7 8550U e i7 8650U, que apesar de serem da linha U são quad-core com turbo a chegar/passar os 4GHz...ainda não existem muitas opções no mercado com estes processadores
 
Eu não uso edição de vídeo e imagem mas sempre ouvi dizer que o melhor é Apple.
Um MacBook pro, não sei é se por esse orçamento compensa!
 
A questao passa por ai...o macbook pro 15 atual nestas caracteristicas esta nos 2800e em Portugal, ou 2399 nos EUA...mas o Asus que referi tem as mesmas specs e fica 1399e na alemanha :/

Sei que a diferenca paga o software e fluidez da apple...estou a querer considerar é se vale os 1000e de diferenca...
 
Fluidez não ganhas. O que se ganha é "apenas" no software e no excelente ecrã. No processamento o que interessa é o hardware.

Dito isto, com 1500€, e dada a utilização a maior prioridade é mesmo o ecrã, seguido de um bom quad-core. O ideal seria um processador da serie HQ, mas os novo Kaby-R podem servir, já que em utilização continuada ficam apenas 20% atrás do 7700HQ e permitem formatos mais pequenos e maior autonomia.

Vê os supeitos do costume, por ordem de preferencia:
Dell XPS 9560
Asus UX550VE
Dell XPS 9360 (processador 8xxxU)
Lenovo 720 (?)
 
acho que vou mesmo aguardar entao uns meses, ver se as linhas com os novos cpu crescem e surge algo mais até aos 1500€ dentro do pretendido, ecrã 4k e cpu quad-core

esses indicados todos me parecem bem, mas os preços ficam algo fora dos 1500€ (onde vi), e disparam nas versões 4k
 
Mas o ecrã tem que ser 4k? Neste tamanho não é muito relevante...

Dito isto, se puderes esperar até pode ser que apanhes os novos HQ six-core que se esperam sair no início do ano.
 
não propriamente, um fhd de qualidade chegará acredito...o 4k está mais a ser panca minha - possivelmente a pensar na edição de video, deve dar jeito um ecrã de 4k mas para isso tambem se pode (se for preciso) comprar um monitor depois

a comprar agora era mais para ver se aproveitava alguma promoção ou até algo nos EUA, que vou lá uns dias ainda em Dezembro, mas a não ser que algo me surpreenda por lá...deixo então para daqui a uns meses :)
 
Há o tal Asus na Alemanha... Desconheço a qualidade do painel mas a versão 4k com SSD 512gb está nos 1699. Com 256gb está a 1399 mas essa não envia para PT
 
Fluidez não ganhas. O que se ganha é "apenas" no software e no excelente ecrã. No processamento o que interessa é o hardware.
Depende.
Não será aqui o caso porque a diferença é muita.
Mas por vezes em um i5 dual Core da Apple e um i7 dual Core a correr Windows, tens melhor performance no Apple e apesar de ser um processador inferior.

O sistema operativo e o hardware estão em total interligação na Apple.

Então nós telemóvel iPhones com dual cores a correr melhor do que quad cores Androids.
Mas também Android não é grande exemplo.

Ps: não sou fanboy, pois não tenho nenhum produto Apple.
 
Depende.
Não será aqui o caso porque a diferença é muita.
Mas por vezes em um i5 dual Core da Apple e um i7 dual Core a correr Windows, tens melhor performance no Apple e apesar de ser um processador inferior.

O sistema operativo e o hardware estão em total interligação na Apple.

Então nós telemóvel iPhones com dual cores a correr melhor do que quad cores Androids.
Mas também Android não é grande exemplo.

Ps: não sou fanboy, pois não tenho nenhum produto Apple.

Um i5 dual core e um i7 dual core são basicamente a mesma coisa, só varia ligeiramente a velocidade de clock. Mas de um i5 dual core ULV da apple para um i7 HQ quad-core em windows a diferença é muito grande. E só compras um dos ultimos na apple por um valor muito elevado.

E a performance melhor na apple é apenas em coisas simples, como fluidez na transição de menus e coisas do genero, sendo que a diferença hoje em dia já quase se esbateu. Nas tarefas que realmente importam, como edição de video ou imagem, é mais o harware que o SO que importam. É nesse sentido que referi.

Hoje em dia faz sentido ir para apple se o ecosistema foi adequado à pessoa. Estilo já ter as licenças dos programas compradas nesse ecossistema, ou se estiver em coordenação com outro produto apple. Se isso não for factor a plataforma windows tem melhor relação qualidade/preço. E não sou anti-apple, apenas estou a constatar factos.

E o exemplo dos iphones é mau, já que os nucleos do CPU do iphone são muito mais poderosos que os melhor que encontras em android, o que compensa largamente serem menos. Nos pcs estás a comprar cpus exactamente iguais. ;)
 
Hey!

Vi o Lenovo Yoga 920 na Best Buy (vou aos EUA este mes) a ~1399 dolares, algo como ~1170€

O modelo de 14' com i7 8550U 16GB e 512GB SSD, o ecrã diz que é UHD e touch...sabem algo sobre a qualidade do painel?

nao encontro este modelo pelas amazon's europeias para ver o preço...mas o modelo com o i5 de 7a geração está a uns 1150€ na amazon.es...

https://www.bestbuy.com/site/lenovo...ry-512gb-ssd-platinum/6061400.p?skuId=6061400

e ainda estão por lá, assim 'baratos' com o i7 8550U:

  • Asus - ZenBook UX430UA 14" Laptop - Intel Core i7 - 16GB Memory - 512GB Solid State Drive - a 1099 dolares
  • Dell - Inspiron 2-in-1 15.6" 4k UHD Touch-Screen Laptop - Intel Core i7 - 16GB Memory - 512GB - a 1399 dolares

Fluidez não ganhas. O que se ganha é "apenas" no software e no excelente ecrã. No processamento o que interessa é o hardware.

Dito isto, com 1500€, e dada a utilização a maior prioridade é mesmo o ecrã, seguido de um bom quad-core. O ideal seria um processador da serie HQ, mas os novo Kaby-R podem servir, já que em utilização continuada ficam apenas 20% atrás do 7700HQ e permitem formatos mais pequenos e maior autonomia.

Vê os supeitos do costume, por ordem de preferencia:
Dell XPS 9560
Asus UX550VE
Dell XPS 9360 (processador 8xxxU)
Lenovo 720 (?)
 
Última edição:
Não sei que painel tem a versão de 4K. A versão FullHD tem alguns defeitos, como o ecrã fraquinho para o preço e a falta de entrada para cartão de memoria ou saida HDMI. Para quem vai usar para edição de imagem podem ser duas coisas chatas.

https://www.notebookcheck.net/Lenovo-Yoga-920-13IKB-i7-8550U-FHD-Convertible-Review.260198.0.html

Também faz um pouco de throttling quando usado em carga.

De qualquer forma, se não forem problema graves, parece ser um topo de gama interessante, especialmente se for a versão que dá para usar com caneta.
 
Não sei se já viste o novo Dell XPS 9360 , com os novos processadores da Intel e com um ecrã QHD.
Parece-me muito interessante e anda dentro dos valores que já referiste. Se algum dia deixar a Apple é para este que me vou virar, tendo em conta que sou designer gráfico.
 
Back
Topo