1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portatil para engenharia inversa

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por ronon dex, 11 de Abril de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 1575)

1. Boas!

Precisava de uma ajudinha dos experts na matéria.

A empresa onde trabalho vai iniciair um novo projecto que é a utilização de engenharia inversa, ou seja, utilização de scanners laser para depois, com um determinado software, fazer a "peça" inversa ao que foi scanneado.

O meu boss pediu-me para eu ver um pc portatil que desse para usar alguns dos seguintes softwares:

3D Reshaper
    CATIA
    Rhino3D
    Solidworks

Pela (pouca) experiência que tenho, penso que o pc terá de ter pelo menos 4GB de memória e uma grafica de 512MB. Se estiver enganado, corrijam-me sff! Quais os portateis que poderei sugerir? O preço não é impedimento.

O meu boss anda inclinado para os MACs. O que acham?

Agradeço antecipadamente toda a ajuda!

Cumpts

Última edição: 11 de Abril de 2009
  2. Fernas

Fernas Power Member

Altamente, avança para um MacBook Pro não penses duas vezes.

Apple MacBook Pro 15" 2.4 GHz - 1799 €

Apple MacBook Pro 15" 2.66 GHz - 2249 €

Apple MacBook Pro 17" 2.66GHz - 2499 €

Apple Store

3. Dado que vamos trabalhar com softwares de desenho 3d, penso que o idela será o de 17".

Os MACs são muito melhores para este tipo de utilização?

Agradecia que alguem que trabalhe com este tipo de softwares me desse algum feedback sobre estas questões!

Cumpts

4. Ricmann

Ricmann [email protected] Member

Os Mac são demasiado caros para a performance que oferecem. Podem ter boa qualidade e design, mas a um preço demasiado alto.

Utilizo o Autodesk AutoCAD e o Solidworks nesse portátil que está no my system e em portáteis mais antigos e sempre tive bom desempenho.

5. Fernas

Fernas Power Member

Se o orçamento não está limitado, logo pode investir num macbook pro, e neste ramo muitas empresas usam macbook pro.

6. O que me interessa mesmo é a prestação na utilização dos softwares que referi acima!

Se puder poupar uns euros melhor...:P

7. commendatore

commendatore Banido

Bem, não sei onde viram alguém trabalhar em solidworks em Mac... devem estar enganados. Só pode.
    A primeira coisa a fazer, é ir aos sites da Solidworks (www.soliworks.com) e ver quais as placas gráficas que eles testaram e recomendaram para cada fabricante.
    Depois....

Se fores para um Mac é suicidio.... Aliás, não existe sequer compatibilade entre as coisas da Dassault Systems (katia, solidworks) com Mac. Nem sei onde foram buscar essa ideia.
    Ninguém usa mac para engenharia inversa. A performance é mt inferior a um portatil qualquerl que custe o mesmo.
    Uma coisa é design gráfico em ambiente OSX, outra é CAD/CAM em ambiente Windows. ou seja, NUNCA um MAC.
    Vais estar a trabalhar num mac mas em ambiente windows...logo, não serve.

Compra um portátil que tenha 17 polegadas. Full Hd de preferencia, não que seja mt melhor, mas por ter maior área de trabalho.
    A capacidade do disco é irrelevante.
    A de bateria idem. Queres uma máquina potente, logo o preço é a bateria que se vai mais depressa.
    Que tenha um bom processador (a partir de T9400) chega.
    Que tenha SIstema operativo de 64bits. Tanto as versões 2008 como 2009 desses softwares são inteiramente compativeis com vista tanto 32bits como 64bits.

Ram... quanto mais melhor. Mas 4 gb para já servem perfeitamente.
    Compra algo que tenha (se possivel) Uma placa Gráfica Nvidia Quadro FX.

A diferença é que estas Quadro não têm bom desempenho em jogos, mas em CAD a diferença é abismal.

POr tudo isto, iria para algo "montado" especificamente. E aí tens CLevos, e outras marcas. A HP faz workstations para CAD.

Senão, podes ir para um Asus G71 , um Toshiba X300 (se não te importares do aspecto...) ou outro compromisso bom entre potencia e qualidade.

Agora, MAC? Nunca

Eis o que eu comprava por estar em promoção: SIM é FEIO, mas rebenta qualquer Mac ou semelhante memso com 512ram gráfica rebenta com uma de 1gb normal.
    http://*****.com/php/product_info.php?cPath=37&products_id=1669

e Esta a razão porquê: CERTIFICADO para: MCAD: AutoDesk (AutoCAD, Inventor, Revit, Alias Studio, Map 3D, Civil 3D), Bentley (In Roads XM, MicroStation, Navigator), CEI, CoCreate OneSpace, Dassault CATIA V5, ICEM Surf, Intelligent Light, MSC Software (MSC.Patran, SimXpert), PTC Pro/ENGINEER Wildfire, Sensable, Siemans PLMS (NX, NX I-deas, Solid Edge, TeamCenter Visualisation, Solidworks; DCC: Adobe (Premiere, After effects, Encore, Photoshop), AutoDesk (3DS MAX/Combustion, Maya), Avid (Xpress Pro, Media Composer), SoftImage XSI; GIS: ESRI ArcGIS; Petróleo e gás: Marca em terra R5000, Paradigm EPOS, GoCAD, Schlumberger (GeoFrame, Petrel), tecnologia SeismicMicro

Última edição: 12 de Abril de 2009
  8. Tratando-se de um pc de trabalho, penso que o facto de ser "bonito ou feio" pouco importa! O que interessa mesmo é que cumpra bem as funções a que está destinado.

Este pc que sugeriste tem um ecrã de 15,4". Não é preferivel um pc com 17"?

Muito obrigado pela ajuda! ;)

9. commendatore

commendatore Banido

sim realmente é "apenas" de 15". Estranho já que é FULL HD.
    Eu julgo ser de 17, mas manda mail para lá para saber com exactidão.

O preferivel é apenas pelo facto de que quanto maior, maior será o teu espeço utili de trabalho.
    Podes pelos mesmos valores configurar um CLEVO.

O mais importante é mesmo a gráfica. O ideal seria a quadrofx, modelo em concreto não te posso ajudar, mas uma com 512mb é perfeita.

10. Boas

Eu também recomendo o portátil que o commendatore apontou. E recomendo porque tenho um e também trabalho em CAD/CAM. Posso dizer que quando o comprei estive indeciso entre este e o Dell Precision M440, nem sequer considerei os Mac's, dado que nesta área não existe compatibilidade dos programas (Delcam, Catia V5, Soliwdorks, etc.) com os Mac. E para ter um Mac para correr Windows..Optei pelo HP porque o Dell tinha prazos de entrega de seis semanas e este encontrei-o numa loja cá no Porto (*****).

De facto o ecrã é de 15.4" mas com 1920x1200 de resolução, o que torna a área de trabalho muito boa, para um ecrã destas dimensões. É uma questão de hábito. Eu adaptei-me rapidamente.

Quanto ao ser feio, enfim, gostos não se discutem, mas eu não o acho nada feio, antes pelo contrário: tem umas linhas sóbrias e profissionais.

Cps
    PC

11. manelito

manelito Power Member

Então o rapaz veio pedir ajuda para lhe recomendarem um computador portátil para trabalhar em CAD/CAM e recomendam-lhe um Mac?

Sem dúvida que se queres um excelente portátil para isso, e sem dúvida, é um IBM, um DELL ou um HP. Entenda-se, todos estes das gamas profissionais. Claro que vai tudo dos 2000€ para cima, mas se é para trabalhar numa empresa e queres engenharia inversa com qualidade e acima de tudo com rapidez, sem dúvida que era as marcas que estavam na linha da frente.

12. Samot

Samot Power Member

13. Pinipum

Pinipum Power Member

tava aki a ler.. quando me apareceu a cena dos macs.. quase que os meus olhos rebiraram.. quase que tive vomitos.

um portatil recente com quadro fx sem duvida que é o ideal.. portatil certificado pra trabalhar nessas coisinhas

agora se num é assim uma coisa do fim do mundo e queres gastar pouco arranjas um cuma GF9600 pracima.. e um CPU intel quad, ou dual dos que teem 6mb cache ou mais.

14. commendatore

commendatore Banido

Já lho tinha recomendado. MAC Nunca

15. manelito

manelito Power Member

16. Obrigado a todos pela ajuda!

A opção de compra foi o HP EliteBook 8730W (FU470EA). Optei por este por ter monitor de 17".

Além da configuração base, adicionei-lhe mais 2GB de memória (totalizando 4GB).

Agora é esperar pela máquina! :001:

Cumpts

17. commendatore

commendatore Banido

Bem jogado. Não te vais arrepender. Mas lembra-te que agora tens uns transportátvel tal como eu e outros.
    Mas vale bem a pena ter um bom ecrã qs se passam horas frente ao pc.

Boa sorte com isso e depois vai dando feedback do teu portátil.
    ok?

18. Samot

Samot Power Member

Pelo preço que pagaste por esse HP terias ficado melhor servido com o Clevo que recomendei.

Mas a tua escolha não deixa de ser uma boa máquina.

Partilhar esta Página