• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil para jovem em idade escolar, até 650€

Sonecas T4

Power Member
Boas,
Gostaria de ajuda, uma vez que ando um bocado fora disto, na compra de um portátil para um rapaz, cujo os pais, meus amigos, vieram falar comigo e é para oferecer ainda este mês.

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
Como disse 650€.

2) A que tarefas se destina o portátil?
(apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)


a) Gaming (tipo de jogos não faço ideia, mas com certeza de tudo um pouco, ou seja jogos recentes também) - 30%
c) Office / Navegação web / Filmes - 20%
e) Outra? Qual? Uso escolar - 50%

3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

d. 15" - 15.6"
e. 17" - 17.3"

4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

a. 1366x768 60Hz
b. 1920x1080 60Hz
c. 1920x1080 120-144Hz
d. 1920x1080 240-300Hz
e. 2560x1440 60Hz
f. 3840x2160 60Hz

5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Assim de repente não

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Sim, mais não seja entre a escola e casa.

7) Quantas horas de bateria necessitas?

As suficientes para aguentar uma vida diária escolar, mínimo 5 ou 6 horas.

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?

Sim, tem de ter windows incluído e de preferência com armazenamento mínimo de 512Gb em SSD.
 
Por esse preço é difícil arranjar o que pede.

No entanto, está neste momento um HP que parece-me perfeito para o seu caso e para o uso que terá.

Únicos problemas são o facto de ter apenas 8GB de RAM (mas facilmente mete-se mais) e não possui Windows como pediu mas com Windows, não deve conseguir arranjar um negócio tão favorável em performance.

De qualquer das maneiras, o Windows não é necessário de fábrica. Pode instalar num instante com uma PEN e uma licença ronda os 5-15€.

Penso que queira o Windows já instalado para estar pronto a usar quando o rapaz abrir a prenda e compreendo. Mas se eu estivesse no lugar dele, gostaria de ter mais performance e ter o "problema" de instalar o Windows do que não ter esse "problema" e ter uma máquina que provavelmente terá uma gráfica inferior à GTX 1650ti (o que é abaixo do mínimo para jogar decentemente).

Acredito que mais 55-65€ compense muito. Com esta promoção claro.

O item encontra-se numa loja de informática a 699€.

Portátil OMEN 15-en0003np 15.6"​

 
Agradeço a ajuda, mas pelo que vejo compromete muita coisa, o windows neste caso tem mesmo de vir incluído, uma coisa é quando é para nós outra quando é para outros, em mais para oferecer.

A falta do teclado numérico também é um ponto muito negativo.

Vi este, Hp Pavilion 15.6" R5/16/512Gb 15-Eh1001np por 696,57€, sei que já é acima do valor que falei mas... Na verdade os 650€, já é valor acima do que me disseram, até 600€, mas se realmente valer a pena tento justificar a diferença de valor.
 
Esse portátil seria "Ok", se não pedisse a componente de jogos. Esse portátil tem um processador de baixo consumo ( 15W TDP contra os 45W TDP do exemplo do @vascobrissos14 ), o que faz que não tenha a mesma performance. Além disso, esse portátil tem uma gráfica integrada no processador, ao contrário de uma gráfica dedicada no exemplo do @vascobrissos14 . Uma gráfica integrada num processador de baixo consumo, tem as suas limitações a nível de jogos recentes. Ou são jogos mais básicos a nível de gráficos ou tem que se reduzir bastante a resolução nos jogos.
As grandes vantagens do Portátil que referiu são as dimensões mais finas, menor peso e normalmente, maior duração da bateria. É um portátil para quem dá bastante prioridade à portabilidade.

De resto, não posso ajudar muito com alternativas. Portáteis com componente de jogos não é bem a minha praia. :)
 
Ora boas, não há mais contribuições?

Não porque com esse orçamento só com muita sorte encontras algo decente que satisfaça a componente gaming e novo.

Com mais 100€ já dá para fazer a festa, como por exemplo o "HP Pavilion Gaming Laptop 15-ec2008np" por 749€.

Edit: Ou o Portátil OMEN 15-en0003np 15.6" como já aqui tinham dito por 699€.
 
@Miguel_Pereira, obrigado! Eu compreendo que seja difícil, com este orçamento. Inclusive já mandei a dica aos pais do miúdo.

Por isso aceito contribuições mesmo que mais caras, depois logo se vê o que se consegue fazer. :Winkani:

Curiosidade a diferença é grande entre a GTX1650TI e a RTX2060?
 
@Miguel_Pereira, obrigado! Eu compreendo que seja difícil, com este orçamento. Inclusive já mandei a dica aos pais do miúdo.

Por isso aceito contribuições mesmo que mais caras, depois logo se vê o que se consegue fazer. :Winkani:

Curiosidade a diferença é grande entre a GTX1650TI e a RTX2060?
Sim. É uma grande diferença.

Ordenado por performance:

GTX 1650
GTX 1650ti
GTX 1660ti (não sei se houve muitas sem ser ti)
RTX 2060
RTX 2070

A 1650(ti) é suposto estar numa classe mais barata e ser uma placa suficiente para jogar decentemente.

A 1660(ti) e RTX 2060 estão num nível superior em que já se pode jogar com mais qualidade. A performance entre as 2 é parecida com a RTX 2060 em cima 5-10% e com funcionalidade RTX.

Por 600-700€, só se consegue com uma 1650(ti) e é o normal devido a ser essa a gama a que corresponde.

Com 1660 ou 2060 já fica para os 800-1000€.

Para o preço que mencionou, uma 1650(ti) será mesmo a melhor opção mas acredito que não será super fácil encontrar uma boa opção com essa placa mas é uma questão de procurar.
 
Back
Topo