Portatil para Licenciatura em Engenharia Informatica

saz

Power Member
Boas psl!

Eu este ano vou entrar pra L.E.I. na U.M. e obviamente vou precisar comprar um portátil.

Eu por mim comprava um NetBook (eeePC 901), é pequeno e leve e vai ser facil andar com um daqueles pela universidade. Eu já conheço algumas pessoas do meu curso, em anos mais avançados, e perguntei-lhes. Eles disseram-me que um NetBook é capaz de aguentar no princípio, mas que depois vou ter cadeiras mais exigentes e que um NetBook não aguenta (computação gráfica, etc).

Eu para andar com um portatil grande prefiro comprar uma "bomba" (http://*****.com/php/product_info.php?products_id=1486), pq assim já me durava uns bons aninhos.

Gostava de ouvir a vossa opinião, de preferência de quem faz ou fez cursos semelhantes.


Devo comprar um NetBook agora e dps comprar uma "bomba"?

Devo já comprar uma "bomba"?

Devo comprar um mediano e dps outro mediano e dps outro mediano e dps outro mediano ... ?
 
eu vou pro 4.º ano de engenharia informatica e aviso-te desde ja que o eee não é um pc de trabalho

no 1.º e 2.º ano não senti a necessidade de comprar um portátil, vinha todos os dias pra casa e tinha maquina em casa que aguentava com tudo, era muita matemática e muita fisica. No 3.º, em trabalhos de grupo talvez desse jeito, volta e meia sentia a necessidade, mas so decidi comprar agora, um lg s510 uma maquina de trabalho.

o eee pra andar na net e programar algo mais leve até serve, o problema é quando usas por exemplo IDE´s, ele não tem potencia bruta pra eles e ja nem fala o quão frustrante é ter que emular ou compilar algo num pc fraco. alem disso não aconselho pra longas horas de trabalho

se tiveres maquina em casa, é uma opção, para maquina principal não aconselho
 
Eu já fiz eng informática, devo ter acabado mais ou menos quando acabaste a 4a classe :-D (desculpa, sem paternalismos...).
Acho que dificilmente vais precisar de uma bomba por causa do curso, mesmo tendo em conta CG. Nas primeiras cadeiras de CG vais dar algoritmos do tempo da maria cachucha para rasterizar triângulos, fazer shading, etc, nada disso puxa pelas gráficas de hoje, aliás, por nenhuma gráfica, uma vez que é tudo feito no CPU, por ti, em C/C++ ou Java.

Talvez possas precisar de uma coisa mais potente se mais tarde te vieres a especializar nalguma coisa que precise da gráfica, mas se comprares agora, por essa altura estará obsoleto.

Esquecendo os gráficos: à medida que precisares de usar IDEs, tipo o Visual Studio, ou, pior ainda, Eclipse, vais precisar de algo muito melhor que um eePC, diria mesmo: não se corre isso confortavelmente em portátil nenhum.

Mas o eePC é barato, serve para tirares as tuas notas, fazeres trabalhos, processar texto, correr o Mathematica, MATLAB, e por ser tão portável, ter imensa bateria, acabas por levá-lo contigo todos os dias, e tem por isso muito mais utilidade que um portátil que só usarias de vez em quando para projectos.
Digo ainda que o eePC é um computador maior do que os desktops do meu tempo (só perde na velocidade do disco, eu tinha SCSI), e eu corri Solaris no meu desktop, que é pesadíssimo.

Melhores que qualquer portátil de agora, só mesmo os que vão sair daqui a um ano.
 
eu entrei este ano para eng electronica industrial e computadores e e tmb ando com ideias de comprar um portatil. mas como tenho um pc mais ao menos em casa e venho tds os dias a casa axo ke um netbook serve pois a utilizaçao ke ele vai ter e principalmente para ligar a net. por ixo por "pouko" dinheiro devo comprar akilo ke kero um pc pa fazer trabalhos e ir a net com uma bateria que dure bem... :biglaugh:
 
Olá,

Concordo com o que geralmente foi dito aqui: para os primeiros anos do curso, um eeePC será mais que o suficiente. No entanto, à media que vais avançando, a necessidade de um portátil mais potente torna-se evidente.

Não conheço o currículo de LEI na UM, mas falando pela minha experiência de LEIC/MEIC, no IST, posso-te dizer que a partir do momento em que tens a necessidade de correr aplicações como o Tomcat (a suportar frameworks relativamente pesadas em J2EE), MySQL, SQL Server (incluindo toda a parte de Business Inteligence como data mining, data warehouseing, ETL), Biztalk, SAS, vais precisar de um portátil minimamente decente, caso contrário, irás ficar muito frustrado...

Cumps,
JP
 
Depende do tipo de aluno e pessoa que és. Se és um maluquinho da programação (como eu era na faculdade) e que queria experimentar tudo e mais alguma coisa (além do que te é dado a estudar) uma boa máquina será sempre necessário.

A melhor máquina que apresentas-te é sem dúvida para este tipo de actividade. Se tens o desktop para jogar (o que aconcelho caso possas) então a gráfica que a equipa é demasiado potente pois podes "poupar" €500 indo a 9800M GTS:

http://www.notebookguru.de/product_...mi-esata-p-102&cName=1415-zoll-notebooks-c-31

(equivalente mas com a 9800M GTS = €1489)

ou mesmo este

http://www.notebookguru.de/product_...mi-esata-p-103&cName=1415-zoll-notebooks-c-31

(CPU Core2Duo CPU X9100 por €1599)

O segundo é útil se quiseres usar aplicações tipo VMWare e criar máquinas virtuais para rodar por exemplo o Linux sobre o Windows Vista). Neste cenário o CPU e a memória são muito importantes (quem me dera que a técnologia VM estivesse disponível quando estava a tirar o curso).

Se conseguisses arranjar esta máquina com a 9600M GT (mais do que sufiente para Vista e trabalhar mas é difícil encontrar) possívelmente ainda te ficaria mais barata para aí uns 200 Euros (€1289 e €1399 respectivamente), é uma questão de perguntar nas lojas.

Podes ainda estudar este: http://servicios.ahtec.org/notesensec570tu_1098b.htm

Qualquer dos portáteis te vão durar 4 anos (bem estimados) a programar entre outras coisas. O que difere nos preços é mesmo a placa gráfica. Se isto fôr importante para ti então esta última sugestão é mesmo o que tem a melhor relação preço qualidade neste cenário (o problema das placas gráficas é que de ano para ano saiem novos modelos com incrementos de performance significativos).

Se o objectivo é apenas correr aplicações de produtividade (Office e Internet Explorer) então vai para o Asus (série 1000 cerca de €480). Consegues programar alguma coisa (primeiro e segundo ano e pascal e c++) mas pouco mais. Eu não o compraria porque no meu caso, estaria enamorado de inicio, rápidamente frustrado e pouco tempo de pois estaria a ganhar pó (de vêz em quando talvéz o usa-se aceder à net no sofá mas nada mais). Se tivesse dinheiro apenas para comprar o ASUS preferia aguardar mais 2 anos e comprar uma bomba :)

gtg,

Trance
PS: Nos primeiros anos poucas vêzes vais ter de levar o portátil para a faculdade, a não ser que seja para mostrar aos amigos na cantina ... ou tiveres suores frios quando estás longe da net por exemplo nos interva-los entre aulas (pessoalmente preferí falar com as marias ou ir para a biblioteca estuda Análise ou Algebra).
 
Última edição:
Back
Topo