Portátil para Linux (Ubuntu ou Mint)

Gunn3r

Power Member
Boa noite a todos.
Ando a pensar em comprar um portátil e tenho em mente 2 modelos até agora que andam +/- pelo mesmo preço. Estive hoje na ***** do Colombo e foi-me sugerido :

Asus Z53SV-AP295C (Core2 Duo T7500 2.2ghz/800 fsb 4mb cache, 2GB+1GB intel turbo memory, 250GB HDD, Gforce 8600GS mobile. Tem gigabit ethernet da Atheros e Wireless com chip Intel.

Custa 899€

No entanto, estive a pesquisar e existe tb o Toshiba A200-21T que também me agrada bastante.

Tem Core2 Duo T8300 2.4ghz 3mb cache, 3GB DDR2, 250HDD, ATI HD2600. custa 949€
Tem um processador mais moderno mas gráfica... além disso não sao os Toshiba que têm BIOS "trancadas" ao Windows?

Ora basicamente porquê este 2 modelos apenas? porque tenho o cartão de cliente o que me permite suaves prestações sem juros. alem disso sao modernos e nao preciso de muita coisa, apenas basicamente jogo HL2, World of Warcraft e Nexuiz.
No entanto, quero uma maquina que ainda me dure uns tempos e não fique rapidamente desactualizada.

o meu problema é simplesmente a grafica. como tenciono correr Ubuntu ou Mint na maquina (tvz mesmo substituir o vista sem apagar a partição de recuperação nao vá o diabo tece-las) preciso de uma grafica que me garanta boa performance neste nosso querido S.O.

Que acham? Têm alguma sugestão de outra máquina?
Ainda é problemático instalar os drivers fglrx da ATI em Linux (pergunto porque tenho uma nvidia 6600GT no desktop)?

Agradeço todas as opiniões que me possam dar.
 
Não pretendo falar por todos os utilizadores da ati, mas a minha experiência pessoal com o pc (ati) ou com o portatil (nvidia) é a diferença entre o dia e a noite. Recomendava nvidia sem pestanejar. Funciona tudo out-of-the box (tens que instalar o driver fechado) com uma performance incrivel (os efeitos do cubo a correr filmes HD sem breaks, por exemplo). Já ouvi dizer que a ati se está a esforçar e que vão fazer e acontecer, mas a verdade é que não volto a comprar uma ati se souber que vou usar linux nesse sistema.

Portatil: HP dv6000, C2D T7500 2,2GHz, nvidia 8400 GS 128 mb
PC: AMD 2800, Radeon 9600pro 256mb
 
Back
Topo