• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil para programação

scrub

Power Member
Boa noite,

Tenho um portatil velhinho (Sony Vaio VPCEB2S1E) e pedi um orçamento para meter disco SSD e passar de 4gb de ram para 8gb. O orçamento foi de 170€ com mão de obra.

Como sinto que vou investir numa máquina que já merece descanso... bateria está muito fraca, aquece muito, é pesado, baixa resolução, ....

Pensei em comprar um novo. Já que vou comprar aproveito para comprar algo mais fino e portatil... sempre posso programar no jardim sem ter que andar a carregar 3kg de máquina.

Estive a ver vários... e fiquei na duvida entre 2:

Asus VivoBook S15 15.6" S530FN-58BM5CB1 - 650€
- Intel® Core™ i5-8265U Quad-Core, 1.60 GHz com Turbo até 3.90 GHz, 6 MB Cache

Huawei Matebook D MRC-W10B 15.6" - 600€
- Intel® Core™ i5-8250U Quad-Core, 1.60 GHz com Turbo até 3.40 GHz, 6 MB Cache

Ambos de 256gb SSD e 8gb ram

Fiquei mais inclinado para o Huawei, menos 50€ e com a cor escura, onde estou a ver o Asus só tem em cinza claro.

O que acham destes portáteis para programação web?
Vai ter zero jogos e zero filmes para ver. Apenas youtube ou spotify de fundo.

Obrigado pela ajuda :)
 
Os portáteis são praticamente iguais, só muda a placa gráfica.

Ambos podem levar até 16gb RAM e se não me engano HDD + SDD M.2.

Tens alguns Acer, Lenovo e HP ao mesmo preço, mas a maioria não tem SSD e ecrã FullHD.
 
Última edição:
Sim, uma das coisas obrigatórias é ter Full HD e disco SSD.

Será que se sentirá diferença por causa da gráfica? Ou só se sente mais em jogos e vídeos Full HD?

A nível de autonomia não sei se são muito diferentes. Acho que vou mesmo escolher por questões estéticas. :)
 
Eu dava uma olhada aos Lenovo Thinkpad E490, são um bocado mais caros que os que apresentaste, mas tem dos melhores teclados para programação (incluindo Home, End, Pg Up, Pg Down - são muito importantes em programação e convém serem separados), e placas de rede, bluethoot e sd card são bem superiores à gama de entrada das restantes marcas.

Para 15'' tens os Thinkpad E590
 
Obrigado pela ajuda.

Esse Lenovo também parece bem. E realmente o teclado dos 2 que mencionei são estranhos, a '/' é do lado esquero e as '<' '>' são do lado direito.
O que também utilizo bastante e de certeza que vai dar bastantes enganos.

Mas vou à loja e pedir para ver... é sempre diferente ao vivo.

Obrigado pelas dicas :)
 
atenção que ter o ecrã FULL HD é 10% da história.
os outros 90% é a qualidade do painel.
O lenovo por exemplo tem 250 cd/m² de brilho (o ideal é >= 300)
pior ainda nas cores: 57.1% sRGB (Argyll 3D) 36.3% AdobeRGB
falta bleed, uniformidade de cores, etc.

O asus, so consegui encontrar dados do modelo anterior e tem painel parecido ligueiramente melhor em brilho.

se keres ecras de jeito tens ke subir a fasquia de preço que queres dar. isto se te preocupares com isso claro, para mim é o ponto mais importante visto que vou olhar para ele 8horas ao dia....
 
Já me decidi pelo Huawei, gostei do ecrã. Talvez por ser IPS.
Para o uso que lhe vou dar já parece ter umas specs que chegam bem... e mesmo não tendo o teclado numérico gostei bastante do teclado, mais do que o teclado do Asus.

Mais uma vez obrigado pela ajuda :)
 
Back
Topo