1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Portátil para trabalhar até 750€, s.f.f.

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por Axas_que_sim, 27 de Novembro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 1160)

1. Axas_que_sim

Axas_que_sim Power Member

1) Qual é o orçamento disponível?

O mínimo possível (até 750€).

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
    c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de hipótese?
    Acer não, a avaliar pelo que têm dito da assistência técnica.

4) A que tarefas se destina o portátil?
    Office e Internet e um ou outro jogo de vez em quando (Dune ou PES), mas jogar não é prioritário.

5) Vais querer levar o portátil para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
    É para ficar em cima da secretária.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
    Em princípio, como será usado em casa, irá estar ligado à corrente.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
    Como escrevi na resposta 4, jogar não é prioritário. Uma ou outra vez, lá posso fazer um outro jogo de Dune ou PES, mas passo bem sem isso.

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet?
    Sim.

9) Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
    Lisboa.

10) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?
    O ideal, para ser mais barato, seria não vir com sistema operativo, prática difícil de se encontrar. Ele, em princípio, por ser norma, virá com o Windows Vista, irá usá-lo, sendo o mais provável instalar o XP por estar habituado.

11) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
    WXGA - 1280x800 (é a que costumo usar, desconheço as outras).

12) O aspecto do portátil é importante para ti?
    Não.

13) Quando é que vais comprar o portátil?
    O mais cedo possível. Para o que quero gastar (o mínimo possível) e para o que quero (trabalhar), é difícil encontrar portáteis a 500€/550€, já com Core Duo, o que seria um preço bom para o efeito.

14) Por quantos anos pretendes usar este portátil?
    Até ele aguentar (por uns anos valentes, espero).

15) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
    80Gb/120Gb.

16) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
    Sim. Drive de DVD.

17) Precisas de alguma porta específica (HDMI, TV-in...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, 3G...)?
    Em princípio não.
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confesso não ter feito ainda uma pesquisa exaustiva, daí vir pedir a vossa ajuda. Estou indeciso entre Asus X51RL-AP085C e o LG E500-LP55P. Eis uma pequena comparação de um leigo:

- Asus X51RL-AP085C

A) Aspectos positivos

*preço (com o desconto dos 10% da FNAC, sendo o portátil um exclusivo FNAC, este fica por 629,1€, o que é muito bom para quem quer gastar o mínimo);
    *velocidade da memória ser 667 Mhz;
    *disco de 160Gb.

B) Desvantagens

*ser expansível só até 2Gb. Talvez isto seja picuinhice minha, porque poderei nunca vir a usar 4Gb, mas como tenciono usá-lo durante algum tempo, uma pessoa nunca sabe se terá de ter 2x2Gb.

- LG E500-LP55P

A) Aspectos positivos

*ser expansível até 4Gb;
    *ter como "extras": 1) webcam incorporada (ainda que seja de 1.3 megapixel); 2) bluetooth (sinceramente não sei se alguma vez virei a dar uso a este, mas...)
    *teclado ser igual ao de um pc, ou seja, com uma parte para os números e o enter, a qual, confesso, já estar habituado.

B) Aspectos negativos

*ter menos 40Gb de espaço (120Gb, mas que dá perfeitamente);
    *ter menos velocidade na memória (533Mhz face aos 667Mhz do Asus), o que, para quem está habituado a um processador Athlon XP 1800+ com apenas 512Mb de memória, já é bom.
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As dúvidas são muitas, eis algumas perguntas:

1) será que, por update à BIOS, o Asus poderá suportar 4Gb?
    2) nas características do monitor LG diz lá Fine Bright. O que é isto? Que diferenças há em relação a True Bright e afins?
    3) que impressões têm da assistência da LG e Asus?
    4) se estivessem no meu lugar, para o efeito que é (trabalhar, nunca é demais mencionar), qual escolheriam? Estão à vontade de me criarem ainda mais dúvidas e dar alternativas a estes. ;)

Obrigado.

Última edição: 27 de Novembro de 2007
  2. miguelbarroso

miguelbarroso Power Member

Creio que o Asus, com upgrade à Bios poderá vir a suportar os 4Gb... mas não garanto.

Ainda assim, iria na mesma para o Asus - parece-me uma máquina muito superior (o processador Core 2 Duo é bastante superior ao Core Duo, ver aqui: http://www.intel.com/products/centrino/compare.htm ), e como com o desconto ainda fica mais barato...

3. Axas_que_sim

Obrigado pela informação. Eu, que sou leigo, admito, pensava que CoreDuo ou Core2Duo eram a mesma coisa. Traduzindo por miúdos, quais as grandes diferenças? Para a função que é (Office e Internet) haverá grandes diferenças? Creio que não, mas gostaria de ouvir opiniões, s.f.f.
    Daqui a pouco irei informar-me junto da FNAC mais sobre o Asus, sendo o ideal - mas não o principal - que ele pudesse chegar aos 4Gb (preciosismos, talvez, mas poderá vir a ser importante). A Asus, que costuma ter um bom suporte de drivers e updates, pode ser que lance um não para este modelo (o mesmo não se encontra na página da Asus, por ser um exclusivo FNAC), mas para outro modelo semelhante e que funcione neste.

Aguardam-se mais modelos e/ou informações. Obrigado.

4. lordmark

lordmark [email protected] Member

boas

olha tambem andava a procura de portatil e quando vi este da fnac poxou-me logo a atençao. tanto que o meu pai vai me amanha buscar um e depois se quizeres digo te qualquer coisa :):)

5. JarimbaG1S

JarimbaG1S Power Member

Asus.
    Respostas:
    1- Dúvido muito.
    2- É a mesma coisa, apenas varia o nome de marca para marca (como nos carros com o EBD).
    3- A assistência da Asus é mais rápida e em Portugal. A da LG é na Holanda.
    4- Se chegasses aos 999€, aí a opinião iria ser clara, pois tens aquele "piquinho" de gamer, e pode-se considerar a oportunidade do mês (Novembro/Dezembro), o Asus Z53SV-T.
    Mais barato possível só tou a ver o HP G7018EP a 599€, mas claro, é fraco...

6. nickie

nickie Power Member

Para o que tu queres, julgo que o melhor será o Asus que indicas. Esquece os 4gb pq não precisas disso para Office e Net. Mesmo assim, a questão dos 4gb não é tão linear: para usares precisas de um SO a 64bits ( e processador a condizer; julgo que esse chipset já é santa rosa e por isso deverá suportar até 4gb, mas não é linear ). Quanto ao limite de 2b que eles indicam isso não quer dizer que ele não aguente mais (os 4gb pode ser complicado). O meu Asus A8js tb tinha a indicação que só suportava 2gb (q era com o que vinha) e está agora com 3gb. 4 gb não dá por causa do chipset, mas tb não necessito de mais. Mesmo com os 2 gb trabalhava sem qq problema, mas como às vezes tenho de reservar aos 700/800mb de memória por causa de uma aplicação que uso, decidi expandir. Se não fosse isso, para office, net e mesmo alguns programas puxados de estatística, os 2gb chegavam.

7. Axas_que_sim

Obrigado aos presentes pelas respostas. Sim, acho que querer os 4Gb, a pensar no futuro, sou eu a ser picuinhas. Para o pretendido, este fica a um excelente preço (621,9€). Os outros vi, como o HP, são fracos nas características, acabando por saírem caros. A ver vamos se amanhã não esgota tudo, porque é uma pechincha e a ver vamos também se eles não aumentam o preço de propósito.
    Fui hoje ver o portátil e a impressão que tive do mesmo é a mesma que uma pessoa que nunca teve um portátil e está habituada a um pc, ou seja, é tudo tão estranho e tão pequeno. Tentei escrever um pouco e atrapalhei-me por as teclas serem muito pequenas. É falta de prática, claro, mas notei que o teclado do Asus, em comparação com portáteis de outras marcas, é menor (à excepção de um ou outro Asus, mais caro, claro). É uma questão de hábito. Irei adquiri-lo com o intuito de ficar com ele, pelo que já foi dito, mas, caso não fique satisfeito, estou salvaguardado enquanto consumidor, sem ter o intuito de enganar alguém, de, ao fim de 30 dias, o dinheiro ser reembolsado. É uma boa prática esta a da FNAC, a bem do consumidor, embora isto possa ser discutível.
    E amanhã lá estarei na FNAC, ou então mando vir pela Internet (ainda não sei como hei-de fazer, até porque tenho de ir lá à noite, mas o medo de ficar sem o portátil pelo caminho é grande). Obrigado a todos os que aqui se pronunciaram e esclareceram as minhas dúvidas (e alguém que possa estar na mesma situação que eu). Está aqui uma boa compra, mas, hey, deixem um para mim. :007:

P.S. Em relação a jogos, quem sou eu para julgar alguém, mas prefiro poupar uns 300€ face um portátil de média gama (1000€) e, a gastar, que o faça num upgrade ao meu velhinho Athlon XP 1800+, ou seja, um computador novo (à excepção do monitor). Mas isso são coisas para se pensarem daqui a algum tempo. Por ora, venha o portátil. :)

Ah, já agora, quem tem este portátil, ou mesmo quem não tenha, dá para instalar o XP na boa?

8. lordmark

lordmark [email protected] Member

da para instalares a vontade e melhor n perdes a garantia!:007::lol:

cumps

9. Axas_que_sim

Peço desculpa por não ter dito algo que julgo ser importante. Cheguei a comprar o tal portátil Asus pela razão financeira (excelente para trabalhar), mas surgiu-me, no dia seguinte, um pequeno problema. Fui a precisar de um CD para instalar um programa e o gravador não conseguia lê-lo. Tentei um outro CD e um DVD e leu. Acontece que não consegue ler certos CDs (talvez a ver com o modo de gravação). ATENÇÃO: quem tem o gravador GSA-T20N (vejam no gestor de dispositivos), não terão esse tipo de problemas; quem tiver, como eu, o Matshita DVD-RAM UJ-860S ATA, poderão deparar-se, mais tarde, com um problema semelhante.

Tive azar porque - e nunca é de mais realçar -, para o que pretendo, é um excelente preço com as características que tem, mas também tive sorte por, no dia seguinte à compra, ter precisado de instalar um programa daquele CD (e há mais CDs que ele não consegue ler). Os senhores da FNAC - peço desculpa pela publicidade - foram, uma vez mais, excelentes na paciência e ficaram de me dar resposta da Asus, compreendendo o meu ponto de vista de precisar do portátil e poder ficar com ele durante algum tempo até tomar uma decisão: ou fico com ele, ou troco com um gravador da outra marca, ou devolvo.
    Creio que o mais sensato será devolver, logo após acabar alguns trabalhos que me fizeram a compra imediata do portátil, isto porque, em caso de avaria, não tenho garantias que, se o meu gravador actual fosse o GSA e se se avariasse, este fosse trocado por um igual.
    Dado isto, e por ter visto na televisão algo inédito, algo que procurava antes de comprar um, isto é, um portátil abaixo da casa dos 600€, à excepção de ACER, acho que vou inclinar-me para o HP G7018EP, que está na ***** a 499€. Repito: para o que é, chega e sobra, e ainda poupo dinheiro.

Se, porventura, houver mais portáteis abaixo dos 600€ (ou mesmo abaixo dos 500€), com características razoáveis, apitem. ;)

EDIT:
    Ah, e quanto a isso, disseram-me, na FNAC, que, caso mudasse o sistema operativo, perderia a garantia. No entanto, vi algo aqui que, segundo alguns utilizadores deste fórum, diz o contrário, o que tem toda a lógica.

Última edição: 13 de Dezembro de 2007

Partilhar esta Página