• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil para uso domestico e um pouco de cad

soni_edu

Membro
Boas a todos, estou com um portátil de 2009 e sempre penso que tenho de fazer um upgrade sinto um preguiça enorme para procurar modelos e como sou demasiado responsável no que toca a gastar dinheiro vs justificar investimento nunca acabo por dar o passo a renovação.

Finalmente resolvi interiormente que tenho que fazer esse investimento devido ao facto de querer fazer algumas experiências com impressão em 3d e também como backoffice para tudo o associado a economia doméstica, escolas das crianças , gerenciamento da webshop e Instagram associados a uma pequena marca ( joalharia) que irei lançar proximamente .


Início do Questionário
=============================================

1)Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
- 800/1200€ (podendo chegar a um valor um pouco mais alto, mas para ser honesto acho que não me mereço tanto)


2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (caso jogue, não me importo de jogos antigos com + de 2/3 anos)

b) Photoshop/ illustrator/ InDesign/lightroom
-Rhinoceros (grasshopper/ vray) * sem necessidade de renderizações complexas
Cad
- a curto prazo devo comprar uma impressora 3d ( algo tipo anycubic)

c) Office / Navegação web / Filmes
Office e algum media content para redes sociais

e) algum software para bateria e guitarra (virtualização não tanto produção)


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

d. 15" - 15.6"
e. 17" - 17.3"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes?
A partir de…
c. 1920x1080 120-144Hz


5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
- sinto-me tão afastado da actualidade que gostava de ouvir opiniões. Embora goste muito da Lenovo legion por tudo o que tenho lido por aqui( não sei se existe algum tipo de partner da marca com alguns superusers ;)


6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
- será para usar preferencialmente em casa e só por uma questão de espaço e portabilidade não opto Por um desktop.


7) Quantas horas de bateria necessitas?
- dentro do segmento devem ter todas aproximadamente as mesma specs!?


8) Tens alguma necessidade específica ?
- não existe nenhuma necessidade específica, no entanto gostava que fosse um modelo com RAM expansível e não soldada ( muito provavelmente fazia um up para 32gb) e o disco também passaria para 1 tgiba.
- fidelização de cores o máximo possível


**** para concluir queria referir que a exigência a nível de performance não é extrema, o seu uso será Moderado no entanto queria algo para uma janela temporar de 6/8 anos. Todos os programas anteriormente referidos não terei a necessidade de ter as últimas versões, apenas procuro fluidez das mesmas.
 
Vê o Lenovo Legion 5 15ACH6-255 (~1200€), ou, se não te importares com o teclado Espanhol, o HP Omen 16-B1023NS (~1218€), que tem um processador superior e um ecrã de 16.1" QHD, embora a gráfica seja inferior (versão Max-Q).

Dado que as renderizações não serão muito complexas, podes ainda optar por algo mais modesto, mas à partida essas serão as tuas melhores opções.
 
Os Legion em baixo estão bem para o que queres


Portátil Lenovo Legion 5 (6ª Geração) 15ACH6-976 15.6"
AMD Ryzen 7 5800H | Free DOS | 16GB RAM | FHD 165Hz | GeForce RTX 3060, TGP 130W | SSD 512GB
82JU01ASPG
999,90 €

Portátil Lenovo Legion 5 (6ª Geração) 15ACH6-255 15.6"
AMD Ryzen 7 5800H | Free DOS | 16GB RAM | FHD 165Hz | GeForce RTX 3070, TGP 130W | SSD 512GB
82JU014NPG
1199,90 €

São modelos de há uma geração atrás mas bastante potentes, a diferença entre um e outro é basicamente a gráfica. Os com as novas gerações de gráficas e bom ecran são mais caros 1500 euros e ainda não há muita disponibilidade por cá. Talvez mais 1-2 meses a competição cresça e baixe os preços, mas estou a especular.

Na pagina da Lenovo tens por 1520 euros já com um processador desta geração, assim como uma gráfica 4060 e um ecran de 16" ou seja tem a largura de um de 15.6" mas cresce em altura para o formato 16:10 e disco 1TB
Legion Pro 5i 16 - Onyx Grey

 
Boas,

Antes demais gostava de agradecer ao @asof e ao @Bullit a vossa ajuda ¡!

Depois de ter passado a tarde a ver reviews de ambos os modelos, cheguei às seguintes conclusões e algumas duvidas:

  1. O legion em relação ao omen vence em quase tudo menos no desempenho gráfico(¿¿) e na fidelização de cores e brilho.
  2. Passar da 3060 para a 3070 é uma diferencia de 200€, justifica-se esse valor ou aproveito a diferencia para colocar um disco de 1tb???
  3. Dar mais 500€ e ficar com algo mais atual ou recente, sabendo que muito provavelmente não irei tirar partido desse upgrade. Poderia ver pelo lado de ficar com algo que me iria permitir a fluidez durante mais anos. seria uma poupança 500 ou 300€.
  4. o omen ao vir de Espanha (amz. Prime) suponho que seja teclado es?
  5. No legion o preço referenciado encontrei em pt e em loja física.
  6. recomendam extensão de garantia? Geralmente cobre componentes, bateria, furto? Ou existe alguma coisa que deveria tomar em atenção ao subscrever o seguro?
Agora gostava de obter as vossas opiniões, se possível, no que poderá estar errado ou que me esqueci mas que deveria ter em atenção, no que atrás referi.

…E já agora, empurrar-me para a toma de escolha !!!!!

Votos de boa semana para todos
 
1. Olhando para as especificações, na generalidade, são semelhantes. As diferenças principais serão as que referi acima.
2. Pelo que descreves, a 3060 deverá servir, mas naturalmente depende do valor que dás a ter uma renderização terminada uns minutos mais cedo (descurando os jogos). Em termos percentuais, o incremento de preço é algo superior ao aumento de performance.
3. Diria ser preferível poupares os 300€-500€ agora e fazeres um upgrade dentro dos 6 anos, se necessário, mas se queres limitações ao mínimo, é comprar o melhor que o orçamento permite.
4. A descrição do produto indica que sim.
5. Sim, o Legion está em loja nacional.
6. Não, mas isso é uma questão mais pessoal. Avançando para tal, como habitual, é uma questão de ler bem os detalhes do que te for apresentado.

Posto isto, sugeriria o Lenovo de ~1000€, ou estar atento a uma melhor oportunidade (ecrã 100% sRGB + 5800H/6800H/12500H/12700H + RTX 3060/3070, ou melhor).
 
O legion em relação ao omen vence em quase tudo menos no desempenho gráfico(¿¿) e na fidelização de cores e brilho.

Todos eles têm 300 nits brilho e 100% sRGB IPS por isso não me parece que tal afirmação seja correcta.

Diz que a gráfica do modelo OMEN é Max-Q o que normalmente significa gráfica com menor potência, logo deve ser inferior ao Legion.
O interesse que o Omen tem é que o ecran é maior logo mais confortável trabalhar. Só no Lenovo dos 1520 euro é que é de 16".
 
Back
Topo