1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portátil para webdesigner

Discussão em 'Web Development' iniciada por Bluestrattos, 14 de Agosto de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1028)

1. Bluestrattos

Bluestrattos Power Member

Eu sei que existe um tópico para portáteis, mas colocando este tópico aqui, tenho mais hipóteses de ouvir a opinião de pessoal que trabalha com o design/web design/web development.

Como o pessoal desta área sabe, as cores é algo extremamente importante, e o teclado também, daí eu andar à procura de um portátil adequado a esta área.

Não estou muito interessado em jogos, é mesmo para esta área específica.

Eu sei que um Mac era capaz de ser uma boa escolha, mas aquelas máquinas são caras, boas mas caras, e o budget é limitado, algo até aos 1500€

O que aconselham ? Eu já andei a ver modelos e isso tudo, mas agora quero ouvir quem trabalha com esta área específica.

Obrigado ;)

2. mascker

mascker Power Member

Viva,

Eu não sou designer, mas a ti nao te interessa estar no melhor computador do mundo para designer, se o resto do pessoal tem computadores com monitores que não estão calibrados como o teu.

Tens que escolher um computador com o monitor que seja mais comum no mercado.

Penso eu que será assim, dado que falas de design web.

Saudações

3. xtr3me

xtr3me Power Member

Penso que os problemas que falas são mais para designers e não tanto para web-designers.

De qualquer maneira quando referes web-design estás a falar do aspecto da página, ou do código da mesma?

Acho que estás a pôr problemas onde eles não existem. De qualquer maneira, até €1500 tens o macbook normal.

4. aclaud

aclaud Power Member

No que toca a webdesign/webdevelopment é exactamente isso.
    Penso que o problema passa mais por qual sistema operativo optar do que a escolha "do portátil em si".

5. xtr3me

xtr3me Power Member

Sim, não são as ferramentas que são importantes. O sistema operativo é que é. 8|

6. TIMETODOIT

TIMETODOIT Banido

Macbook pro :D

7. shello

shello Moderador
    Staff Member

Se for um portátil para trabalhar, e não andar todos os dias para trás e para a frente com ele, eu optaria por comprar um com 17". Se for para andar de um lado para o outro, fica por um de 15"/15,4".

Agora sobre o SO:
    Acho que é um mito (parvo) dizer-se que designer/webdesigner/*designer tem de ter um Mac. Neste momento, acho que em termos de multimédia os sistemas estão muito iguais (performance entre OS X e Windows / GNU/Linux). Penso que deixou de haver tanto a grande vantagem do OS X ser um sistema que tem "layers" dedicados a isto.
    Além disso, Mac era para ter o OS X, não era para por o Windows. O que supostamente teria alguma vantagem em multimédia é o SO da Apple, não a máquina em si (que neste momento é o mais semelhante a um portátil "normal").

Mesmo assim, se tens um low budget para portátil, neste caso, 1500€, nem dá para um MacBook Pro, que são os que têm as gráficas mais decentes. Eu neste caso optaria por um portátil "normal". E o resto já disse no inicio do post.

8. aclaud

aclaud Power Member

O sistema operativo quanto a mim, condiciona tanto o modo de programar como as ferramentas a usar. Estão interligados por isso não vejo porque essa cara de espanto. Mudei, senti diferença e dei a minha opinião.

:beerchug:

9. loster

loster I'm cool cuz I Fold

Concordo um pouco com o aclaud, eu quando estou em ambiente Windows não consigo fazer muitas das coisas que faço em *nix, existe sempre qualquer coisa a distrair-me, enquanto que em sistemas *nix não vejo erros por tudo e por nada (os computadores com Windows agora 'tão alergicos a mim, toco no rato e eles dão logo um erro...) mesmo os programas win. comparados com os programas *nix distraiem muito mais (MS Office por exemplo).

10. xtr3me

xtr3me Power Member

Sinceramente não percebo este tipo de afirmações

Quem trabalha em webdesign trabalha com linguagens multi-plataforma como php, javascript, html, etc ou então com ferramentas que tanto há em osx como em windows (como dreamweaver, flash, etc).

Eu não percebo o que é que vocês fazem com os computadores, mas vocês pelos vistos é só erros. Estranho, eu nunca tenho erros no computador.

Se calhar são incompatibilidades entre utilizadores e computadores que eu não tenho.

Mesmo em windows (que detesto) uso a fundo com montes de coisas a correr que podiam rebentar (SQL Server, Biztalk, etc) e já não tenho erros há ANOS.

Desculpem lá, mas o que conta menos para um webdesigner é o sistema operativo que se usa. O que interessa são as ferramentas com que se quer trabalhar.
    Tudo o resto é só complicar o que é simples e inventar problemas onde não existem.

11. loster

loster I'm cool cuz I Fold

Esqueci-me de referir um pequeno pormenor, o computador que disse onde aquilo me acontece tem o Win todo "roto" (programas de bling-bling instalado aos montes, vírus, etc,.) e não sou que o utilizo, quando usava Win no meu pc também não tive erros, as pessoas descuidadas é que os têm.

12. xtr3me

xtr3me Power Member

Ahh. Ok, então aí pronto, nada a dizer. Não tens culpa nenhuma disso (nem o SO).

Minimizar a instalação de lixo ajuda pa caraças a que o windows se mantenha bem comportadinho, o que já de si é complicado, quanto mais se lhe facilitarmos a tarefa a instalar tudo o que aparece.

;)

13. Demio

Demio Power Member

Desculpa, mas o SO tem muita parte da culpa. Põe dois utilizadores descuidados lado a lado com um computador cada ligado à internet. Um com um PC c/ windows e outro com um Mac a correr Mac OS X.

Dá-lhes um mês e no fim vê qual dos SO dá problemas ;)

É muito giro desresponsabilizar os SO, mas a facilidade com que o Windows se emmerda é deveras culpa do SO e não apenas dos utilizadores :)

14. xtr3me

xtr3me Power Member

Não vou entrar por aí por várias razões:

- é offtopic

- já foi falado DEMASIADAS vezes por aqui

- não leva a lado nenhum

:P

15. Demio

Demio Power Member

Suit your self.

Em relação ao OP, se queres uma máquina para trabalhar aconselho-te um Mac. Desde que mudei para Mac OS X que a minha produtividade aumentou, e o tempo passado a resolver problemas com o computador passou para quase nada.

E o melhor é que com os Macs novos se quiseres podes correr o Windows (mais se precisares, não vejo ninguém a querer activamente correr o Windows :P).

Os Macbooks não são muito caros, e a não ser que vás trabalhar em 3D, não precisas de grande placa gráfica. O Photoshop trabalha todo sobre o CPU, nem toca na gráfica e os MBs trazem Core 2 Duos que são mais que bons.

Pões-lhe mais um giga de RAM e ele mia que nem um gatinho :D

16. Bluestrattos

Bluestrattos Power Member

É interessante a discussão sobre os SO até porque me dei conta que "mal por mal" seria melhor Ms Windows, uma vez que permitiria sem problema de maior usar a plataforma .net para produzir páginas asp.net. Eu sei que existe o Mono mas... e é claro, dava para o php

Quando eu estava a referir cores, referia a um pormenor que por vezes vejo que no meu portátil as cores não são as mesmas que num crt, e nesse pormenor o webdesigner tem de ter isso em conta. Não é pensar que no portátil aquele tipo de cor fica bem, para depois quando se vê num crt ser uma cor totalmente diferente, e uma página que ficava bonita no portátil, parece uma borrada num crt. Lá está como apontaram logo ao início conseguir um monitor comum à maioria dos monitores que populam por aí, e alguém conhece um portátil com um monitor dese género?

Esse é um dos problemas.

Quanto ao tamanho do monitor, e portabilidade, algo abaixo dos 15.4" não, acho que para se programar é preciso espaço, e um 14.1 ou 13.3 o espaço é exíguo, e actualmente toda a gente nasceu a comer danoninhos consegue-se levar 3 kg e tal sem muito esforço.

17. Mas um Web-Designer é um Designer tal como o nome indica logo é necessário ter um bo monitor para não dares por ti a receberes queixas de malta que não consegue ver uma cor de texto demasiado parecida com o fundo por exemplo... E este aspecto nos portáteis é muito complicado porque habitualmente é jogar na roleta russa (nunca se sabe quem fabricou o ecrã...)

Se estivermos a falar de Web Development então aí a única coisa que importa é um bom teclado para martelar no código, acho que até um Pentium M serviria ai.

Agora algo importante é a RAM se é para trabalhar com aplicações tipo Photoshop porque eu nos meus 1gb de RAM já vejo o pc a queixar-se (no entanto isto tem vista e ainda não me dei ao trabalho de mudar).

18. majo-san

majo-san Power Member

Infelizmente, um Web Designer tem uma necessidade obrigatória de ter Windows, pois é o único SO que suporta o Internet Explorer (o IE para Mac é demasiado antigo e foi descontinuado). E como o IE ainda é o browser mais usado, é lógico que tenha de ser levado em consideração quando se constrói um site. Se realmente preferes o Macbook (porque é bonito e tal :p), podes tê-lo com o Windows instalado.

Estive num curso básico de CSS e XHTML e usámos iMacs, e na verdade só senti mesmo falta do Ctrl+F5 para fazer reload sem cache (ainda não descobri este atalho no Mac, nem sei se existe; se existir digam-me qual é ^^). Se o curso fosse mais aprofundado teríamos de testar os sites em IE, e nem sei como faríamos isso.

Um bom web designer investiga os contrastes das cores que usa para não dar barracas destas, independentemente do monitor que tem. Também é boa política testar em vários monitores e configurações de cor diferentes (ainda há quem use 16bits para o PC não se arrastar :\) Uma vez comparei lado a lado 3 monitores Sony: um CRT (a 16bits), um XBlack e o meu portátil Vaio XBlack. As cores do CRT e do Vaio eram muito parecidas e as do XBlack eram um bocado diferentes, o que me surpreendeu.
    Também já li em qualquer lado (acho que até foi aqui no fórum) que nos Macs conseguem-se notar diferenças minúsculas de cor que o Windows ignora, mas ainda não tive a paciência de comprovar isso pessoalmente. :) Isto é muito bom para designers gráficos que trabalhem em suporte de papel. Em Web Design, e se formos extremistas, isso até pode ser uma desvantagem. :p

Quanto ao tamanho do portátil, isso já tem a ver com as preferências de cada um. Para mim, o melhor é 13,3" e chega perfeitamente. Há quem precise de espaço, eu preciso de portabilidade. O único requisito que eu considero obrigatório é que seja widescreen.

E é esta a minha opinião. Espero ter ajudado. :)

Partilhar esta Página