1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

portatil pra universidade: mito urbano?

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por xplor, 26 de Julho de 2005. (Respostas: 74; Visualizações: 5048)

1. xplor

xplor Power Member

a pergunta que coloco é: é mesmo necessario??

cumps

2. Jintro

Jintro O Colaborador

Se tiveres um pc no sítio onde estudas e um pc na tua casa, é menos "grave". Pelo menos era o que eu pensava até ter que ir trabalhar para a casa de colegas ou fazer apresentações nas aulas. Também é chato andar sempre com tralha (cd's, dvd's, discos) atrás de um lado para o outro, sempre a instalar, ligar, desligar, correndo riscos de estragar/perder trabalho já feito. Cada vez mais pondero a hipótese de me livrar de um dos desktops e comprar um portátil.

Última edição: 26 de Julho de 2005
  3. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Em alguns cursos é necessário! Noutros uma simples pen chega e sobra.

Passo a explicar, no meu curso Arquitectura, já começa a ser necessário a partir do 3º ano, uma vez que a ferramenta de desenho é o computador e para não tar a faltar Às aulas a trabalhar em casa é melhor mesmo levar um portátil para as aulas. Isto nas aulas de projecto, porque há aulas especificas que são dadas nas salas de computadores.

Noutros cursos acho que dá para trabalhar nos computadores da faculdade, também depende muito dos equipamentos dessa faculdade.

Mas penso que na grande maioria das x's dá para fazer um curso inteiro sem portátil, já sem computador em casa, é muito difícil mas também perfeitamente aceitável.

4. HecKel

HecKel The WORM

Depende de MUITOOOOS factores...

No meu caso é essencial...., porque:
    - Sou de informática e 90% dos trabalhos terão de ser feitos no pc, logo posso adiantar o trabalho onde quiser e para trabalhos de grupo é excelente, em vez de serem 3 a olharem para um a trabalhar, podem ser 4 portateis, 4 utilizadores e 4 pessoas a trabalhar
    - Sou aluno deslocado, logo em vez de andar de autocarro, comboio, barco, avião ou seja lá o que for com uma torre atraz para poder adiantar um trabalho em caso, ando com um portatil e até durante a viagem posso trabalhar...
    - Apresentações...., podes ter o azar do pc que o prof disponibiliza para as apresentações não ter o programita que usaste para as tuas apresentações(caso frequente para quem faz os trabalhos em linux e o prof é retardado...)
    - Internet...., já existe muitas faculdades e politécnicos que aderiram ao plano E-U, podes ter o azar que eu tenho de não ter net no quarto alugado, se queres descarregar o mail ou sacares um programa demasiado grande para transportar por uma pen, basta chegares ao campus(ou arredores :P) e meteres a wireless a bombar :D

Poderia dar-te mais uns quantos factores, mas para mim estes são o suficiente...., é claro que um aluno de Quimica não vai achar tanta necessidade por um portatil como eu acho, agora podera bem...., porque um portatil também é muito caro...., se algo se f..., se algo avaria a peça é muito cara...., vê bem isso...

Aqui fica a minha opinião, um abraço HecKel

5. blastarr

blastarr Power Member

Para mim, um portátil não é uma opção para trabalho casa-faculdade, faculdade-casa.
    Teria de ter no mínimo um CPU poderoso, mta memória, gráfica Quadro Go, grande autonomia e espaço em disco, e isso custa muito, não há guito.
    Pens desenrascam-me bem.

6. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

pa, é claro que não é imperativo.
    mas la que da jeito... dá.
    além disso serve-te para muitas outras coisas que não apenas trabalho (dependendo do portatil em questão...)

7. Shakawkaw

Shakawkaw Suspenso

Não é imprescindivel, mas dá imenso jeito.
    Vou agora finalmente comprar um portátil, e as horas mortas do dia passam a servir para adiantar trabalho. Além disso, quando já se está a trabalhar num programa bastante tempo já se tem tudo personalizado e da maneira que gostamos, o que parecendo que não poupa imenso tempo nos trabalhos. Ainda há muitas mais utilidades.
    Mas dou um exemplo prático: Para programar Java eu uso normalmente o IntellIJ, mas este programa é pago, portanto na universidade usam o eclipse (open source). Nunca me habituei muito ao eclipse, e demoro muito mais tempo a fazer alguma coisa no eclipse do que no IntellIJ. Portanto só aqui já poupo imenso tempo.

Mas mais uma vez, podes perfeitamente fazer o curso sem portátil, mas que ajuda imenso isso ajuda... ;)

8. Mitch

Mitch Banido

Desde que comprei o portatil, o desktop ficou às moscas... como aluno de informatica é muito importante um portatil... acho eu.

9. deathsurf

deathsurf I fold therefore I AM

Eu, que estou a 1 ano da universidade, vou comprar um. Este já está muito desactualizado, e assim, não só compro um actualizado como o posso levar para todo o lado.

10. blastarr

blastarr Power Member

Espera por um Yonah, é dual-core e ficas mais preparado para o que aí vem.

11. xplor

xplor Power Member

pois... em principio vou pra LEEC no IST...
    ja recolhi diversas opinioes, tenho um tio q da aulas na alameda e portanto ta dentro do assunto e disseram-me q é uma coisa indispensavel...

será necessario lg no inicio?

[EDIT] tive a ver as cadeira do curso em questao q ja n me lembrava mt bem... tinha a ideia se tratar d cadeira apenas de matematica e fisica.. mas de paro-me com:

Análise Matemática
    Programação
    Química Geral
    Sistemas Digitais
    Álgebra Linear

isto no 1º semestre...

pro 2º

Algoritmos e Estrutura de Dados
    Análise Matemática I
    Análise Matemática II
    Mecânica e Ondas
    Microprocessadores
    Métodos Numéricos
    Programação
    Álgebra Linear

q me dizem? quem teve estas cadeiras se puder deixar a sua opinião acerca do uso do portatil, se fez falta se n fez.

outra coisa... moro em torres novas e vou ficar alojado numa residencial pa estudantes, e n deve levar o meu pc pra la... ou seja, sem portatil fico sem pc em "casa".

Última edição: 27 de Julho de 2005
  12. ptzs

ptzs Power Member

Não acho muito necessário apesar de em casa ter vários. Isto porque na faculdade estamos bem equipados.

O que é facto é que a pendisk sempre me safou bem, além disso não tenho paciência para andar xeio de tralha pa todo o lado.

13. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Eu acho é que é fundamental ter uma plataforma em casa, que te dê para trabalhar!

Se realmente não levares o pc para a residência, pensa então num portátil!

14. xplor

xplor Power Member

pois... era o q temia, então vou ver de portateis e dps peço a vossa opinião :P

mas assim ate 1600€ ja se encontram coisas boas ou nem por isso?

15. Shakawkaw

Shakawkaw Suspenso

Se for só pelo fazer das cadeiras, como é só IP e SD que requerem que mexas num PC, acho que passas bem sem o portatil no 1º semestre. No 2º já dá jeito, especialmente para AED...
    Mas se não levas PC e podes comprar já o portátil, faz isso. O SCDEEC na altura de entregas é um pesadelo... ;)

Só uma curiosidade, as cadeiras que puseste repetidas no 2º semestre são as que tencionas chumbar? :P ;)
    Essas são cadeiras que também são leccionadas no 2º semestre, mas para quem não as faz no 1º... "só" tens 5 cadeiras por semestre nos primeiros 2 anos... ;)

16. Krauli

Krauli Power Member

só assim por acaso e se eu comprar um mac, sera k me safo fx a fazer os trabalhos necessarios nesse curso?? :wow: tava mm inclinado para um.. :007: lool
    o curso é mm LEEC no ist..

17. xplor

xplor Power Member

opa nunca se sabe :x2:

mas eu fiz copy paste do q tava na pag.

eheheh, pois tenho q pensar em comprar 1 portatil então.

cumps

ja tinha feito esta pergunta aki no forum antes, e a conclusao a q xeguei é q safa mas pode haver alguam cadeira, principalmente de programação em q possa ser preciso mm um pc...

18. HiGhVoIcE

HiGhVoIcE Power Member

ena ena, tanta gente de LEEC por aqui :-P

em relação ao mac...no curso há quem os tenha, mas por vezes é complicado arranjar software...por ex. SD e Micro não dá pa fazer em Mac

19. Krauli

Krauli Power Member

bem para essas smp tenho o pc :P lool mas acho k vou po mac k ta jeitosinho agora lool..

20. HiGhVoIcE

HiGhVoIcE Power Member

tens o pc mas não te esqueças que são trabalhos de grupo...

Partilhar esta Página