1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portátil - Processador Vs Placa gráfica

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por PSGar, 6 de Maio de 2012. (Respostas: 10; Visualizações: 995)

1. PSGar

PSGar Power Member

Bem sei que há uma secção de portáteis neste forum, mas já reparei que a maioria dos seus frequentadores são "gamers".

Gostaria de ter a opinião de alguém ligado à fotografia e à sua edição.
    Ao comprar um portátil, onde o programa mais pesado que uso é para edição de fotos em raw (tipo Lightroom), qual a característica que tem mais importância: o processador ou a placa gráfica.

Tendo um orçamento limitado dariam primazia a um ou outro componente?

2. mags

mags Power Member

não sou um expert...mas diria...processador e monitor de jeito.
    apesar de haver software que já faça uso da gráfica...para fotografia não vejo grande importância....penso eu de que...
    se queres um portátil vê um com monitor bom (led digo eu), processador e memória.

por isso cuidado com o orçamento limitado. não adiante ter bom processador, boa gráfica....e ter má qualidade de imagem.
    bom era um monitor adequado para esse fim e um mac...visto o sistema do mac reconhecer uma maior gama de cores que o sistema windows (sempre ouvi isto)

3. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Se for um portátil moderno, nenhuma delas. Vais precisar é de muita memória (8 GB como mínimo, 4 GB esquece). Os MacBooks trazem 4GB standard. O upgrade para 8 GB custa 200€ (!!!) na Apple, mas penso que há alternativas. Nos PCs é fácil arranjar um que já tenha 8 GB de origem.

Também vais precisar de um bom monitor, de preferência um IPS. A Apple usa os melhores monitores em todos os seus produtos. Portáteis PC com um bom monitor é muito raro. Se optares por um PC, vais ter de pesquisar muito bem.

Isso é tanga. A questão das cores não tem nada a ver com "o sistema ser Mac ou PC", mas com o monitor. Claro que a Apple ultimamente tem usado sempre excelentes monitores enquanto que nos PCs a regra é "poupar no monitor" e isso é o que faz a diferença.

4. mags

mags Power Member

hmm. tenho as minhas dúvidas...mas ok
    então se ligar um mac e um pc ao mesmo monitor vamos ter a mesma imagem certo? será?

5. Wildstar

Wildstar Power Member

Se usares uma saída digital em sRGB (e desligares a gestão de cores), obviamente que sim.
    Se usares a gestão de cores aí sim a do MacOS poderá ser diferente da do Windows/drivers da placa. Mas é uma questão de software.

Como o strobe mencionou, se não fores usar monitor externo, o que interessa é a qualidade do monitor do portátil, e aqui os MacBook Pro valem o preço porque portáteis com monitores do mesmo nível custam o mesmo ou ainda mais.
    Ah, e ser a LED não é melhor, antes pelo contrário. Até mesmo os Macs quando usavam CCFL tinham melhor cor. Os melhores monitores de portátil que vi até hoje eram uns Sony com lâmpada dupla que havia há uns anos.

6. PSGar

PSGar Power Member

Muito bem, já percebi que em portáteis recentes posso optar por uma gráfica mais fraca.

Já a questão do monitor é que me preocupa. É que portáteis com monitor IPS acho que dificilmente cabem no meu orçamento. Ouvi falar que os ASUS têm bons monitores, mas não sei se bons suficientes.
    Um monitor FullHD não acham bom suficiente?

Nota: Não estou muito virado para os Mac. Reconheço a qualidade mas outras questões se sobrepõem.

7. Wildstar

Wildstar Power Member

Ser FullHD ou não nada tem a ver com a qualidade de cor.
    Infelizmente, na prática parece-me impossível saber a qualidade do monitor de um portátil sem o ver ao vivo e mesmo aí é preciso ter algum "treino" para saber o que observar...

8. PSGar

PSGar Power Member

Após uma pequena investigação, já percebi a enormidade do que disse.
    Nos IPS a grade diferença tem a ver com o "Color Gamut", certo?

Também portáteis com monitores IPS, além de muito raros, têm preços proibitivos para mim. Julgo que o mais fácil é arranjar um monitor externo.
    A razão deste facto: http://www.cnet.com.au/where-are-the-good-laptop-screens-339327905.htm

9. Jota.Ce

Jota.Ce Power Member

Com um monitor externo sempre tens um ecrã maior e consegues ter resoluções mais altas.

10. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Não. O Color Gamut tem a ver sobretudo com o backlight.

A principal diferença do painel IPS é que apresenta cores homogéneas em toda a superfície. Isto é: vermelho é vermelho seja no centro ou no topo. Num painel TN não é assim: o vermelho só é mesmo vermelho no centro. No topo se calhar é meio-laranja, e na base é meio-roxo. Tem a ver com os ângulos de visão (só os pixels do centro são vistos diretamente de frente).

11. Wildstar

Wildstar Power Member

E para complicar as coisas, IPS pode ter cor inferior a um TN (visto de frente, claro) :p Normalmente não tem porque é muito mais caro.

A questão do gamut é para profissionais de impressão, utilizadores caseiros não têm qualquer necessidade de "wide gamut" (ou seja, espaços de cor maiores que sRGB).

Partilhar esta Página