1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Portátil - que processador escolher

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por mavatar, 29 de Agosto de 2005. (Respostas: 13; Visualizações: 1602)

1. mavatar

mavatar Power Member

A ideia é ter um portatil versátil, que sirva de complemento ao desktop, com um processamento rezoável. Terá que ter gráfica não partilhada e custar entre 1000 e 1200 eur (preço loja física).
    A autonomia é importante, o peso nem tanto, mas sem exageros. Não procuro um topo de gama, mas deve suportar uns dois / três anos antes de ficar completamente obsoleto.
    A minha questão para já é qual o processador mais versátil, com boas relações desempenho / consumo?

2. Morais

Morais Power Member

Asus A6Va
    Mais opiniões de quem o tem

Actualmente é considerado O portatil a ter por 1300€, o unico modelo que conheço que se assemelha ao Asus é um Tsunami que em vez da x700 tem uma 9600.

Até agora a unica queixa que tenho dele é ter componentes demasiado recentes :D Primeiro que consiga meter uma distribuição do Linux a dar aquilo a 100% :-(

(Debian Sarge -> Sem suporte base nenhum, desde o kernel ao teclado, tem que ser tudo instalado e configurado)
    (Ubuntu 5.04 -> apenas falha na placa grafica e na placa de som, até agora a distro com o melhor suporte base, já na instalação detectou e usou a ligação wireless)
    (Mandriva 10.2 -> Fiquei supreendido pelo suporte estranho, detecta o som onde o Ubuntu (e o Sarge, claro) falham, mas não detecta a placa wireless mas detecta a IEEE, muito estranho mesmo...)

Última edição: 29 de Agosto de 2005
  3. mavatar

mavatar Power Member

Ou seja (voltando à questão básica) recomendas o Pentium-M, contra os centrino e os AMD?

4. timber

timber Zwame Advisor

Uumm já tou a ver o filme
    O Pentium M é o processor da plataforma Centrino (PM+chipset+WLAN). Não há nenhum processador "Centrino".
    Pessoalmente tb acho que é de longe a melhor alternativa. Há dúzias de portáteis PM no mercado. Montes de opções de marcas, gráficas etc.
    O Turion a meu ver ... não forneceu. Mas tem muitas qualidades. Talvez na próxima iteração.

5. mavatar

mavatar Power Member

então temos, pentium-m 1.6 ou superior.
    Placa, x700 ou 9600? há muitas diferenças? (não quero abordar a guerra ati x nvidia) é mesmo uma questão pragmática...

6. jcfcsh

jcfcsh Power Member

Eu tenho um Pentium M da 1ª geração (1Mb de Cache) já à mais de 2 anos e ainda tá a bombar... jogo coisas relativamente recentes e não se queixa. Quanto a placa gráfica, a minha é uma ATI M9 e em termos de hardware não me posso queixar, o problema é que em termos de drivers a responsabilidade de os fazer e fornecer é de quem assembla os equipamentos. Resultado: tenho um Tsunami e drivers recentes nem vê-los, o que me deu problemas em alguns jogos. Não sei se com placas Nvidia acontece o mesmo.

7. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

podes sacar drivers da ATI no site da ATI... (mesmo das mobility radeon, coisa que não era possivel ate ha algum tempo).

quanto a CPU's a escolha é sem duvida o Pentium-M
    e se queres uma boa assistencia, não compres marcas nacionais.

8. sotavento

sotavento [email protected] Member

Podes utilizar os catalyst normais e aplicar-lhes este patch:
    http://www.driverheaven.net/patje/
    Os Cata 5.8 bombam que é uma beleza aqui no m30x. ;)

Konca ... o que é nacional NUNCA PRESTA ... a começar pelos conselhos dos "aconselhadores". (por essa ordem de ideias nem daqui a 100 anos teremos assistencia tecnica decente neste pais ... em marcas tugas ... excelente incentivo ao aumento do emprego na india ou outor pais ***** que forma engenheiros informaticos em univ's sem electricidade)

Back on topic, vendo o que há agora á venda:

Memoria = 1GB ddr/ddr2 (se for só 1 stick melhor)
    Processador = Centrino (pentium-m sonoma? fsb533 ,2MB cache)
    Grafica = nv6600 ou x700 (com 128Mb dedicada)
    Disco = xpto.Gb 5400rpm
    mon = ... depende do que quiseres fazer com o portatil ... 12" <- 15,4" -> 17" (o sweetspot é o 15,4" 1440x1024? (1280x800?))

<- isto a ver assim por alto ... com estas caracteristicas tens o ASUS e pouco mais.

Última edição: 29 de Agosto de 2005
  9. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Népia, eu não sou um daqueles que pensa que só o estrangeiro é que é bom, e o que é nacional não presta, alias nem é esse o teor das minhas intervenções, mas NESTE CASO, apenas sugiro que não compre marcas nacionais, pronto, só isso.

de qualquer forma, não quero levar isto para o offtopic.

10. Sumerset

Sumerset Power Member

A JP Sá Couto tinha até à pouco tempo uma linha de portáteis para os TSUNAMI um pouco merd*** apenas 1 ou outro se safava vamo a ver se isso muda com a introdução do novo portátil deles da UNIWILL o que tem a 6600 com 256MB.

Muita gente se queixava dos monitores dos portáteis Tsunami e da qualidade de construção dos mesmos... vamos a ver se agora melhora. Lembro-me que os 2 primeiros que eram a base de P4 que até eram bons...

11. Sumerset

Sumerset Power Member

Realmente o Turion é um cpu com bastante potencial no entanto sofre de algo que é muito comum nos portáteis que é a falta de stock e modelos disponiveis por parte de grandes fabricantes.

O P-M nunca teve esse tipo de problemas e também é um bom CPU embora axe que algumas coisas que só vêm com o core YONAH já deviam ter sido incluidas neste ultimo...

12. God_Himself

God_Himself Banido

Turion64! ;)

Vê os portateis do lidl, os targa. São mta potentes. Bons cpu's, muita ram, discos grandes, boa placa gráfica, ecran panoramico, etc.

13. kazuza

kazuza Power Member

PM Dothan @ FSB533

Quando se fartarem dele, metam-no no desktop ... :D

14. jcfcsh

jcfcsh Power Member

Os drives a que te referes não funcionam nas mobility 9000, tá lá um prog para testar e mandou-me à fava. Obrigado na mesma pela ajuda.

Pá... instalei e resultou. Ainda não testei a performance dos drivers em relação aos outros, mas provavelmente resolveste-me um bico d'obra que tinha com este portátil... Obrigado :) :)

Partilhar esta Página