1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portátil sempre a desligar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por badname, 1 de Agosto de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 811)

  1. badname

    badname Banido

    Boas

    Estou aqui com um portátil de um familiar, um emachines e720, que está sempre a desligar-se sem qualquer aviso prévio. Comecei por formatar o disco e instalar sistema de raiz, mas o problema persiste, apesar de durante a instalação não ter tido problemas. Como ainda não consegui detectar nenhum padrão nestes "desliganços" precisava de ideias sobre por onde começar a verificar, memórias? temperaturas cpu/gpu? disco? Há alguém com algum caso semelhante que me possa orientar?

    obg
     
    Última edição pelo moderador: 1 de Agosto de 2012
  2. touromelga

    touromelga Banido

    eu começava por verificar temperaturas, provavelmente necessita de limpeza e alguma manutenção nos coolers, levar pasta termica nova...
     
  3. badname

    badname Banido

    ok, vou tentar, mas desmontar um portátil é sempre um "pincel" e ainda por cima para aceder ao dissipador implica desmanchar muita coisa. Já agora, que soft poderei usar para monitorizar a temperatura do cpu/gpu, alguma sugestão?
     
  4. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    Podes usar o HWmonitor como mais generalista.

    Acho que devias mudar o titulo do topico. Quem le de fora, até pensa que estás a ter problemas fisicos de ele estar constantemente a cair ao chao :)
    O portatil não cai. Desliga-se.
     
  5. badname

    badname Banido

    Talvez tenhas razão (embora não saiba como alterar o nome do tópico), mas como essas quedas não se discutem aqui...
     
    Última edição: 1 de Agosto de 2012
  6. soulgrinderpt

    soulgrinderpt Suspenso

    Parece um problema típico de aquecimento, verifica se as entradas de ar estão desobstruídas, caso despistes as temperaturas com o HWmonitor, tenta correr o memtest para ver se as memorias estão boas.
    Boa sorte.
     
  7. Luka_

    Luka_ Power Member

    Tive um colega meu com um portátil Toshiba que se desligava pouco depois de iniciar.

    O problema era o carregador, era diferente do original, e fazia o portátil ir abaixo.

    Ainda bem que descobri isto depois de lhe formatar o computador e limpá-lo todo (desmontei-o por completo, neste Toshiba tinha de tirar teclado, motherboard, etc. para chegar ao cooler do cpu) e colocar massa térmica... :rolleyes:
     
  8. badname

    badname Banido

    Hoje à noite já faço esses testes, mas o carregador não deve ser, já que o portátil desliga-se só com a bateria ligada, só com o carregador e com os dois colocados.
     
  9. Luka_

    Luka_ Power Member

    Então, do carregador não é.

    Pelos sintomas, a primeira coisa a verificar é temperatura.
     
  10. badname

    badname Banido

    Bem, ontem desmanchei todo o portátil (tive que tirar a board para aceder ao dissipador) e efectivamente tinha um espesso "cobertura" de fibras entre a fan e as grelhas/alhetas tipo radiador. Depois de montado (limpei e coloquei nova pasta térmica) ficou com muito menos velocidade da fan e temps relativamente baixas. Os "desliganços" repentinos acabaram, só que passei a ter um ou outro bluescreen, que podem acontecer ao fim de duas ou três horas de uso ou ao fim de dez minutos. Estes bluescreen's acontecem com as temps baixas e mesmo sem estar a puxar pela máquina (um vez aconteceu ao fazer "tecla direita do rato em cima de uma pasta no explorador do windows"). Depois disto arranquei em "DOS" e corri o "memtest86+" e não obtive qualquer erro nas duas passagens que fiz (90min de teste).
    Alguém dá aí dicas para o que fazer a seguir?
     
  11. badname

    badname Banido

    Não há sugestões... ??

    É que apesar de não muito frequentes, continuo a ter alguns "blue screens"...
     
  12. Luka_

    Luka_ Power Member

    Tens instalados os drivers de chipset? podes experimentar outro cpu? podes experimentar outras memórias? consegues dizer qual o erro do blue screen?
     
  13. badname

    badname Banido

    Posso tentar ver qual o erro, os drivers do chipset deixei ficar os que o windows 7 colocou por defeito, só os da gráfica é que usei os que saquei da intel. Testar outro cpu não consigo, outras memórias talvez seja fácil...
     

Partilhar esta Página