1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portátil sempre a desligar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por badname, 1 de Agosto de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 811)

1. badname

badname Banido

Boas

Estou aqui com um portátil de um familiar, um emachines e720, que está sempre a desligar-se sem qualquer aviso prévio. Comecei por formatar o disco e instalar sistema de raiz, mas o problema persiste, apesar de durante a instalação não ter tido problemas. Como ainda não consegui detectar nenhum padrão nestes "desliganços" precisava de ideias sobre por onde começar a verificar, memórias? temperaturas cpu/gpu? disco? Há alguém com algum caso semelhante que me possa orientar?

obg

Última edição pelo moderador: 1 de Agosto de 2012
  2. touromelga

touromelga Banido

eu começava por verificar temperaturas, provavelmente necessita de limpeza e alguma manutenção nos coolers, levar pasta termica nova...

3. badname

badname Banido

ok, vou tentar, mas desmontar um portátil é sempre um "pincel" e ainda por cima para aceder ao dissipador implica desmanchar muita coisa. Já agora, que soft poderei usar para monitorizar a temperatura do cpu/gpu, alguma sugestão?

4. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Podes usar o HWmonitor como mais generalista.

Acho que devias mudar o titulo do topico. Quem le de fora, até pensa que estás a ter problemas fisicos de ele estar constantemente a cair ao chao :)
    O portatil não cai. Desliga-se.

5. badname

badname Banido

Talvez tenhas razão (embora não saiba como alterar o nome do tópico), mas como essas quedas não se discutem aqui...

Última edição: 1 de Agosto de 2012
  6. soulgrinderpt

soulgrinderpt Suspenso

Parece um problema típico de aquecimento, verifica se as entradas de ar estão desobstruídas, caso despistes as temperaturas com o HWmonitor, tenta correr o memtest para ver se as memorias estão boas.
    Boa sorte.

7. Luka_

Luka_ Power Member

Tive um colega meu com um portátil Toshiba que se desligava pouco depois de iniciar.

O problema era o carregador, era diferente do original, e fazia o portátil ir abaixo.

Ainda bem que descobri isto depois de lhe formatar o computador e limpá-lo todo (desmontei-o por completo, neste Toshiba tinha de tirar teclado, motherboard, etc. para chegar ao cooler do cpu) e colocar massa térmica... :rolleyes:

8. badname

badname Banido

Hoje à noite já faço esses testes, mas o carregador não deve ser, já que o portátil desliga-se só com a bateria ligada, só com o carregador e com os dois colocados.

9. Luka_

Luka_ Power Member

Então, do carregador não é.

Pelos sintomas, a primeira coisa a verificar é temperatura.

10. badname

badname Banido

Bem, ontem desmanchei todo o portátil (tive que tirar a board para aceder ao dissipador) e efectivamente tinha um espesso "cobertura" de fibras entre a fan e as grelhas/alhetas tipo radiador. Depois de montado (limpei e coloquei nova pasta térmica) ficou com muito menos velocidade da fan e temps relativamente baixas. Os "desliganços" repentinos acabaram, só que passei a ter um ou outro bluescreen, que podem acontecer ao fim de duas ou três horas de uso ou ao fim de dez minutos. Estes bluescreen's acontecem com as temps baixas e mesmo sem estar a puxar pela máquina (um vez aconteceu ao fazer "tecla direita do rato em cima de uma pasta no explorador do windows"). Depois disto arranquei em "DOS" e corri o "memtest86+" e não obtive qualquer erro nas duas passagens que fiz (90min de teste).
    Alguém dá aí dicas para o que fazer a seguir?

11. badname

badname Banido

Não há sugestões... ??

É que apesar de não muito frequentes, continuo a ter alguns "blue screens"...

12. Luka_

Luka_ Power Member

Tens instalados os drivers de chipset? podes experimentar outro cpu? podes experimentar outras memórias? consegues dizer qual o erro do blue screen?

13. badname

badname Banido

Posso tentar ver qual o erro, os drivers do chipset deixei ficar os que o windows 7 colocou por defeito, só os da gráfica é que usei os que saquei da intel. Testar outro cpu não consigo, outras memórias talvez seja fácil...

Partilhar esta Página