• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil silencioso

NomadWork

Membro
Olá boa tarde,

Preciso por favor dos vossos conselhos para escolher um novo portátil e agradeço desde já as sugestões que possam fazer.

O uso que lhe vou dar é:
- Photoshop (uso moderado, não todos os dias)
- Illustrator (uso moderado, não todos os dias)
- Edição de video simples, nada de muito pesado, apenas utilizando serviços online por exemplo para vídeos para redes sociais
- Streaming de séries/filmes
- Wordpress - essencialmente trabalho de backoffice, mas não só
- Navegação web, enquanto trabalho, com o hábito de ter múltiplas tabs abertas :) (e não posso abdicar disto :)

Não o vou usar para jogos.

A minha principal preocupação, e o motivo porque vim aqui fazer esta pergunta porque isto não é algo que possa facilmente perceber pelas características, é que preciso, acima de tudo, que seja um portátil o mais silencioso possível. Ao mesmo tempo que me permite dar a utilização que refiro acima. Se possível (e sei que isto é possível em alguns, não sei é quais) não fazer mesmo barulho nenhum, a não ser quando estou por exemplo a trabalhar com ficheiros muito pesados.

Mais alguns dados:
- 14 ou 15 polegadas
- Não tenho possibilidade de fazer adaptações ao que comprar (excepto colocar mais memória se for simples no portátil em causa abrir e colocar)
- É também importante que não seja muito pesado...
- Preciso que esteja disponível numa loja física, e que seja novo (apenas porque não confio num em segunda mão devido a questões de duração de bateria, e da necessidade de silêncio, que num usado é muito menos provável, e a minha compra, é necessariamente de algo que tem que durar...)
- Em termos de preço, procuro mesmo a melhor opção qualidade-preço, sendo que não posso ir acima dos 500/550 €... isto é possível?

Se puderem ajudar.... Obrigada!
 
Última edição:
Portátil Lenovo Essential V110 15.6" V110-15IKB -560€
(versão com SSD e i5 7200u)

Olá, muito obrigada pela sugestão! Não estou a encontrar a esse preço em loja física, de qualquer forma, imagino que isso signifique:

- que para o que pretendo, i5 será o mínimo, é isso? Para poder ver alternativas, qual será o equivalente a i5 em termos de processadores AMD?

- que para o que pretendo em termos de silêncio, preciso que o disco seja SSD, é isso, ou preciso de considerar algo mais?

Como é que posso descobrir quais são aqueles que não fazem mesmo barulho nenhum?

Mais uma vez obrigada :)
 
Não estou a encontrar a esse preço em loja física,
Basta procurar num comparador de preços, tens lá lojas de informática com loja física.
- que para o que pretendo, i5 será o mínimo, é isso? Para poder ver alternativas, qual será o equivalente a i5 em termos de processadores AMD?
Simplesmente é o melhor CPU que consegues com esse orçamento. Da AMD não tens alternativa equivalente neste segmento.
- que para o que pretendo em termos de silêncio, preciso que o disco seja SSD, é isso, ou preciso de considerar algo mais?
O SSD não só é muito mais rápido do que um HD tradicional como também é mais silencioso porque não tem partes móveis. De resto, não há nada que possas melhorar para dar mais silêncio...
 
Olá, muito obrigada pelo feedback e disponibilidade. Li algures que é possível ser totalmente silencioso, excepto quando estamos a fazer algo mais puxado - o que é que tenho que procurar, para encontrar esses que são totalmente silenciosos?

Preciso de procurar alternativas, porque o máximo dos máximos é 550 e preferia se fosse menos.... HP ou Asus de preferência, Lenovo como alternativa embora esses tendam a ser visualmente não muito bonitos, se necessário devido ao preço Acer... é que não sei mesmo o que é que tenho que procurar a nível de características para encontrar esses tais que têm silêncio total - que é o que preciso, mesmo que tenha que abdicar um pouco na performance...

Obrigada!
 
Acho que não estás a perceber muito bem como as coisas funcionam.

Qualquer portátil quando está a fazer algo mais puxado é mais barulhento do que quando está a fazer algo mais leve, é normal porque quando exiges mais do hardware ele liberta mais calor e logo as ventoinhas rodam mais depressa para dissipar esse calor.

Para teres portáteis totalmente silenciosos, terias de ter arrefecimento passivo (sem ventoinhas) mas isso só é possível em processadores fracos e que consomem pouco. Processadores esses que simplesmente não têm potência suficiente para lidar confortavelmente com programas já mais puxados como o Photoshop/Ilustrator que vais utilizar. Não adianta ser totalmente silencioso se depois é uma mula a fazer o que pretendemos.

Dito isto, e porque aqui ninguém do fórum tem acesso aos portáteis todos para testá-los um a um quais são os que fazem menos barulho, ou quais são os "totalmente silenciosos", o que fazemos é ver análises (reviews) da internet, e tirar conclusões a partir dessas análises para ver se vale a pena recomendar ou não, mas claro que não é possível para todos os modelos.

O portátil que recomendei tem a vantagem de ter o SSD que para além de ser muito mais rápido que um HD, não faz barulho. Ou seja, é menos uma fonte de barulho no portátil. Não tem nada a ver com marcas, como pensas:

HP ou Asus de preferência, Lenovo como alternativa embora esses tendam a ser visualmente não muito bonitos, se necessário devido ao preço Acer...

Para além disso, não devias estar preocupado(a) com a estética quando tens um orçamento apertado para um portátil que já vai lidar com tarefas algo para o pesado.
 
Para teres portáteis totalmente silenciosos, terias de ter arrefecimento passivo (sem ventoinhas) mas isso só é possível em processadores fracos e que consomem pouco.

O que estou à procura é precisamente disso, de saber quais são esses, é isso que não sei e que queria saber se for possível. Depois eu procuro para tentar o melhor possível dentro desses. Como o uso dos programas de design é menos frequente do que o resto, não me importo de abdicar de alguma performance, a favor de ter silêncio enquanto faço o resto. Obrigada desde já
 
O que estou à procura é precisamente disso, de saber quais são esses, é isso que não sei e que queria saber se for possível. Depois eu procuro para tentar o melhor possível dentro desses. Como o uso dos programas de design é menos frequente do que o resto, não me importo de abdicar de alguma performance, a favor de ter silêncio enquanto faço o resto. Obrigada desde já

Não vais abdicar de alguma performance, vais abdicar de IMENSA performance. A diferença é enorme.
Com o teu orçamento não há milagres. Mas em principio não será muito barulhento. Se tiver mesmo que ser terás que ir para desktop e esquecer o portátil.
 
Eu iria para a sugestão do Mata-Pombos ou então para este https://comparador.zwame.pt/produto/portatil-hp-notebook-15-bs019np-15-6/ Sempre poupas 160 euros (o outro encontra-se a 560 euros) apesar de que perdes um pouco no cpu, gráfica integrada e 4gb de ram... como vais esses programas penso ser necessário adicionar mais 4gb de ram (encontras usado barato)
Em relação ao barulho, diria que só experimentando, há portáteis com perfil de arrefecimento mais agressivos (isto é funcionam sempre ou funcionam a mais altas rotações ao minimo de varga) enquanto outros em idle ou com pouca carga podem até desligar a ventoinha e ligar mais tarde.
Até um netbook pequenino normalmente trás ventoinha, arrefecimento passivo tens os surface pro da microsoft mas aí o preço sobe para 800-1000 euros além de que não tem ecrã 14-15 polegadas como pedes (portatil hibrido)
 
Última edição:
Eu diria que esse portátil que o @latenhas recomendou é boa alternativa se e só se meteres 4gb de ram extra para ficares com 8gb. Não imagino utilizar o photoshop/illustrator com 4gb de ram...
De resto é tal e qual como o Miguel disse, para teres um portátil passivo estás a abdicar de MUITA performance, e honestamente um portátil sem gráfica dedicada como os que andamos aqui a recomendar na maioria das vezes não fazem grande barulho em carga.
 
Olá, Obrigada pelo vosso feedback. Compreendo perfeitamente o que dizem, mas se for possível, e dado que sei por experiência de uso que 4gb me chega, por isso isso é uma indicação que o meu uso não será tão puxado quanto imaginam, o que estou estou a tentar perguntar, é como encontrar esses tais que não fazem barulho mesmo.

Compreendo perfeitamente a questão da performance, mas mesmo assim queria saber como encontrar esses por favor, os que não fazem barulho.

Sei que o Surface é um deles, mas para encontrar outros, podem dizer qual é a característica concreta que tenho que procurar? É que arrefecimento passivo não é algo que geralmente venha na descrição dos portáteis, nem algo que nas lojas me saibam dizer provavelmente, por isso se for possível indicar qual é a característica que faz com que sejam, na maior parte do tempo, totalmente silenciosos, é isso que procuro - muito obrigada desde já.
 
O meu portátil tem uma função no "on screen display" que me permite regular a ventoinha entre modo normal e silent.
Provavelmente haverá apps que permitam a mesma regulação em diferentes portáteis.
 
Back
Topo