fire_rainbow
Power Member
A minha review da Steam Deck:
Para quem viu os meus posts já sabia que eu estava meio reticente com a coisa.
Chegou-me na Quinta Feira passada, versão LCD 512Gb refurbished.
Aconteceu nem de propósito, a pegar num sofá, rebentei com as costas no Sábado de manhã. Quando isto me acontece, muito de quando a quando, são 2 ou 3 dias deitado sem me mexer. Não pôde haver melhor altura para experimentar isto.
Já há muitos muitos muitos anos mesmo, uns 15 ou 20 para aí, que não tinha uma tarde tão gigante de jogatana.
Tenho instalado o Half-Life 2, MK11, Trine, Death´s Gambit, Shadow of Mordor e mais uns quantos. Sábado à tarde fui alternando entre estes jogos, tendo passado mais tempo no Half Life 2 (a reviver visto que nunca mais peguei neste jogo desde que saíu há uns 20 anos) e pah... só posso dizer bem.
Algo que me fazia confusão era quando diziam que a Steam Deck era uma experiência tipo consola contrariamente às ROG Ally e Legion Go. E isto quer dizer exatamente o quê? Quer dizer que a Valve tem equipas a verificar os jogos 1 a 1 para ver o nivel de compatibilidade de performance na Steam Deck. E mais uma vez, isso significa o quê? Significa que jogos que sejam "Steam Deck Verified" é só instalar e correr o jogo sem preocupar com settings. Já vêm configurados de origem para a Deck. Tal e qual como numa consola.
O catálogo de jogos Steam Deck Verified é gigante. Depois existem jogos que não têm qualquer verificação. Isto significa que as equipas da Valve nunca o verificaram. Exemplo o MK 11, não tem qualquer certificação para a Deck mas corre na resolução máxima com tudo maxed e a 60FPS colados.. Resumindo, mesmo que um jogo não seja verificado, não quer dizer que não corra bem.
Tanto a ROG como a Legion são dispositivos Windows, é experiência Windows. Instalação de drivers, problemas com o Windows, etc... Entrar nos jogos, ter de andar a testar settings para conseguir correr decentemente os jogos.... Na Deck, ligamos e vamos para um OS próprio montado à volta dos jogos. É excelente. E é exatamente por isto que depois de experienciar, não me apetece mandar vir uma ROG Ally ou Legion (mesmo que tenham alguma performance a mais).
A Steam Deck salvou verdadeiramente o meu FDS. Não é uma máquina para jogar AAA´s graficamente intensivos, mas com um número gigantesco de jogos em existência.... as possibilidades são mais que muitas. O ecrã de 7" chega e sobra. Era um dos pontos que me sentia reticente, mas à distância que jogamos deitados num sofá ou cama.... a experiência é muito boa.
Como mau, bateria fraca (mas nisso nenhuma handheld se safa) e ventoinha que faz tanto barulho como o meu portátil em load.
Para mitigar já fiz undervolt para:
CPU -> -50mv
GPU -> -30mv
SOC -> -50mv
Acho que só com isto já melhorou um pouco tanto na bateria como barulho da ventoinha.
Entretanto mandei vir:
- SD Card 512Gb;
- Cover traseira com buracos nas zonas da ventoinha e plate para que respire melhor;
- ThermalPad da Honeywell PTM7950;
Com a cover, thermalpad e undervolt provavelmente vou tirar mais de 10cº no minimo à consola. O que se traduzirá em muito menos barulho da ventoinha e mais performance, vá, pelo menos não terá tanto risco de fazer throttling aqui ou ali.
Da minha parte, a LCD refurbished de 512 por 379€ é um negócio da China. A minha, como a de muitos daqui, chegou rigorosamente nova. Nem riscos, nada. Absolutamente nada que possa pegar e supostamente sendo refurbished já foi usada.
Para o caso de não saberem, é possível ajustar o TDP da consola (3-15W). Isto significa que quando estão a jogar um jogo, podem ir às opções (menu do lado direito), e ajustar o TDP e com isso ganhar horas de bateria.
Por exemplo, joguei o Sea of Stars a 4W, e a bateria durava quase 5h.
Jogo Slay the Spire constantemente e tenho sempre a 3W. Dura entre 5h a 6h.
Nos primeiros meses eu jogava sempre com TDP 15W, mesmo jogos que não puxavam nada e emuladores, e a bateria durava as típicas 2h. Desde que comecei a mexer no TDP para cada jogo, a bateria dura que se farta.