• Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

• ZWAME Jogos: Super Mario Bros. Wonder é mesmo uma maravilha! Leiam a nossa análise àquele que é o primeiro jogo Mario em 2D em mais de uma década!

PC/Linux [Portátil] Steam Deck (Valve)

A minha review da Steam Deck:

Para quem viu os meus posts já sabia que eu estava meio reticente com a coisa.

Chegou-me na Quinta Feira passada, versão LCD 512Gb refurbished.

Aconteceu nem de propósito, a pegar num sofá, rebentei com as costas no Sábado de manhã. Quando isto me acontece, muito de quando a quando, são 2 ou 3 dias deitado sem me mexer. Não pôde haver melhor altura para experimentar isto.

Já há muitos muitos muitos anos mesmo, uns 15 ou 20 para aí, que não tinha uma tarde tão gigante de jogatana.

Tenho instalado o Half-Life 2, MK11, Trine, Death´s Gambit, Shadow of Mordor e mais uns quantos. Sábado à tarde fui alternando entre estes jogos, tendo passado mais tempo no Half Life 2 (a reviver visto que nunca mais peguei neste jogo desde que saíu há uns 20 anos) e pah... só posso dizer bem.

Algo que me fazia confusão era quando diziam que a Steam Deck era uma experiência tipo consola contrariamente às ROG Ally e Legion Go. E isto quer dizer exatamente o quê? Quer dizer que a Valve tem equipas a verificar os jogos 1 a 1 para ver o nivel de compatibilidade de performance na Steam Deck. E mais uma vez, isso significa o quê? Significa que jogos que sejam "Steam Deck Verified" é só instalar e correr o jogo sem preocupar com settings. Já vêm configurados de origem para a Deck. Tal e qual como numa consola.

O catálogo de jogos Steam Deck Verified é gigante. Depois existem jogos que não têm qualquer verificação. Isto significa que as equipas da Valve nunca o verificaram. Exemplo o MK 11, não tem qualquer certificação para a Deck mas corre na resolução máxima com tudo maxed e a 60FPS colados.. Resumindo, mesmo que um jogo não seja verificado, não quer dizer que não corra bem.

Tanto a ROG como a Legion são dispositivos Windows, é experiência Windows. Instalação de drivers, problemas com o Windows, etc... Entrar nos jogos, ter de andar a testar settings para conseguir correr decentemente os jogos.... Na Deck, ligamos e vamos para um OS próprio montado à volta dos jogos. É excelente. E é exatamente por isto que depois de experienciar, não me apetece mandar vir uma ROG Ally ou Legion (mesmo que tenham alguma performance a mais).

A Steam Deck salvou verdadeiramente o meu FDS. Não é uma máquina para jogar AAA´s graficamente intensivos, mas com um número gigantesco de jogos em existência.... as possibilidades são mais que muitas. O ecrã de 7" chega e sobra. Era um dos pontos que me sentia reticente, mas à distância que jogamos deitados num sofá ou cama.... a experiência é muito boa.

Como mau, bateria fraca (mas nisso nenhuma handheld se safa) e ventoinha que faz tanto barulho como o meu portátil em load.

Para mitigar já fiz undervolt para:

CPU -> -50mv
GPU -> -30mv
SOC -> -50mv

Acho que só com isto já melhorou um pouco tanto na bateria como barulho da ventoinha.

Entretanto mandei vir:
- SD Card 512Gb;
- Cover traseira com buracos nas zonas da ventoinha e plate para que respire melhor;
- ThermalPad da Honeywell PTM7950;

Com a cover, thermalpad e undervolt provavelmente vou tirar mais de 10cº no minimo à consola. O que se traduzirá em muito menos barulho da ventoinha e mais performance, vá, pelo menos não terá tanto risco de fazer throttling aqui ou ali.

Da minha parte, a LCD refurbished de 512 por 379€ é um negócio da China. A minha, como a de muitos daqui, chegou rigorosamente nova. Nem riscos, nada. Absolutamente nada que possa pegar e supostamente sendo refurbished já foi usada.

Para o caso de não saberem, é possível ajustar o TDP da consola (3-15W). Isto significa que quando estão a jogar um jogo, podem ir às opções (menu do lado direito), e ajustar o TDP e com isso ganhar horas de bateria.
Por exemplo, joguei o Sea of Stars a 4W, e a bateria durava quase 5h.
Jogo Slay the Spire constantemente e tenho sempre a 3W. Dura entre 5h a 6h.

Nos primeiros meses eu jogava sempre com TDP 15W, mesmo jogos que não puxavam nada e emuladores, e a bateria durava as típicas 2h. Desde que comecei a mexer no TDP para cada jogo, a bateria dura que se farta.

Espero que tenhas mais sorte do que eu nesse cartão. Comprei a versão 256 GB há uns meses para a minha Ally e a velocidade de transferência era simplesmente insuportável (lento). Como já não dava para devolver coloquei no telemóvel.

Comprei depois o SanDisk 512 GB Extreme e esse sim comporta-se como esperado em termos de velocidade de gravação e leitura.
Tenho o EVO de 512GB e é bastante rápido, nem parecia estar a usar cartão de memória.

Entretanto mandei vir:
- SD Card 512Gb;
- Cover traseira com buracos nas zonas da ventoinha e plate para que respire melhor;
- ThermalPad da Honeywell PTM7950;

Com a cover, thermalpad e undervolt provavelmente vou tirar mais de 10cº no minimo à consola. O que se traduzirá em muito menos barulho da ventoinha e mais performance, vá, pelo menos não terá tanto risco de fazer throttling aqui ou ali.
Cuidado com as backplates third-party, porque o thermal pad que faz contacto com a plate de metal, apesar de baixar a temperatura do SoC, bloqueia o airflow para alguns dos restantes componentes. A solução pode ser a de cortar um pouco do thermal pad para libertar o canal de ventilação.

Cuidado com as backplates third-party, porque o thermal pad que faz contacto com a plate de metal, apesar de baixar a temperatura do SoC, bloqueia o airflow para alguns dos restantes componentes. A solução pode ser a de cortar um pouco do thermal pad para libertar o canal de ventilação.

Atenção que o cyrobyte esteve a analisar isso e constatou que, no máximo, as temperaturas dos vrm's e afins aumentaram apenas um grau.

Digo isto porque também foi uma diferença que tive em conta antes de comprar a minha backplate. Mas tenho que dizer, a nível de silêncio e temperaturas a steam deck parece outra!

Atenção que o cyrobyte esteve a analisar isso e constatou que, no máximo, as temperaturas dos vrm's e afins aumentaram apenas um grau.

Digo isto porque também foi uma diferença que tive em conta antes de comprar a minha backplate. Mas tenho que dizer, a nível de silêncio e temperaturas a steam deck parece outra!
Qual a que compraste?

@sertorius basicamente é uma experiência mais consola porque usa Steam OS(com as necessidades que advem do Steam OS ser Linux based e ao inicio mais para pc normais)e de origem não tem acesso a outras storefronts(necessário meter-la dizer dual boot com Windows para ter acesso a coisas como Windows Store,Epic Store e afins).

Estou à espera de uma refurbished encomendada na sexta anterior. Vamos ver quanto tempo vou esperar mais.
Entretanto já comprei umas coisinhas para ela : cartão sd, vidro temperado, uma hub, um conector usb c para ligar o hub e também uma skin. Provavelmente não colocarei capa.
Espero que este material chegue para tudo que quero fazer nela.

Eu só comprei a bolsa slim da tomtoc (em promo 25€), para meter a steam deck na mochila do portátil à vontade. E o cartão micro sd de 512gb que partilhei antes (29€).

Não preciso de mais nada, o resto é gastar em jogos na promo de outono da steam :D

Até agora já foram:
The Last of Us part 1
Ratchet and Clanck Rift Apart
Red Dead Redemption 2
Dirt Rally 2.0 Game of the Year Edition
Half Life: Alyx

E já tinha comprado há uns dias o Dishonored 2 e o Prey.

@sertorius basicamente é uma experiência mais consola porque usa Steam OS(com as necessidades que advem do Steam OS ser Linux based e ao inicio mais para pc normais)e de origem não tem acesso a outras storefronts(necessário meter-la dizer dual boot com Windows para ter acesso a coisas como Windows Store,Epic Store e afins).

A Windows store de facto tem de ser com Windows (pra jogar localmente).
Mas pra Epic, Gog e Amazon podes usar o Heroic Launcher

Mais algumas compras:
- Horizon Zero Dawn 12.49€
- Doom Eternal 9.99€
- Black Mesa 2.99€
- Ori and the will of the Whisps 9.89€

Última edição:
Mais algumas compras:
- Horizon Zero Dawn 12.49€
- Doom Eternal 9.99€
- Black Mesa 2.99€
- Ori and the will of the Whisps 9.89€
Horizon Zero Dawn a 13€ e eu aqui sem finanças e com o PC ainda avariado. Adorava jogar esse jogo! Mas infelizmente parece que não roda muito bem na Steam Deck. Talvez a melhoria na velocidade da RAM ajude a tornar a perfomance mais estável na OLED... no modelo base não sei como se vá safar. Boa sorte!

O leitor de cartões da Steam Deck tem um limite de leitura de 90 mb/s, pelo que não vale a pena comprar cartões mais rápidos. Este Samsung é dos mais bem referenciados, com melhor relação qualidade preço, e aproveita a 100% as velocidades do leitor. E o preço que está agora é o mais baixo de sempre na amazon.

90 mb/s? Mas isso é mais lento que um HDD de 5400RPM não? Presumo que as velocidades num SSD interno sejam imensamente superiores.

Mas infelizmente parece que não roda muito bem na Steam Deck. Talvez a melhoria na velocidade da RAM ajude a tornar a perfomance mais estável na OLED... no modelo base não sei como se vá safar. Boa sorte!
Epa eu tenho visto alguns videos, e parece correr bastante bem.

90 mb/s? Mas isso é mais lento que um HDD de 5400RPM não? Presumo que as velocidades num SSD interno sejam imensamente superiores.
Sim, o ssd tem à volta de 2500 mb/s (é pcie gen 3).

Curiosamente apesar da grande diferença de magnitude na velocidade de leitura, os tempos de loading sao apenas cerca de 50% maiores nos cartões sd vs o disco interno ssd.

Epa eu tenho visto alguns videos, e parece correr bastante bem.

Sim, o ssd tem à volta de 2500 mb/s (é pcie gen 3).

Curiosamente apesar da grande diferença de magnitude na velocidade de leitura, os tempos de loading sao apenas cerca de 50% maiores nos cartões sd vs o disco interno ssd.
Ora isso é outra coisa que não entendo muito bem. Já no PC dizem que não há grande diferença entre um PCIE e um SSD SATA em termos de velocidade de leitura, sendo por causa do processador ou de optimização do jogo. Aqui ainda me deixa mais confuso, a pouca diferença que existe.

Já recebi a minha Steam Deck Oled 512gb, deixo aqui as minhas impressões resumidas, de quem teve uma SD original e uma ROG Ally:

- Ecrã espetacular. Apesar de a resolução se manter, tudo o resto teve um grande upgrade, nomeadamente no contraste (pretos verdadeiramente pretos), eliminação do light bleed (que era muito comum no modelo lcd), e ângulos de visão. O aumento do refresh rate para 90hz tambem permite fazer cap em fps inferiores e ter muito menos input lag (30fps em 90hs, 40 fps em 80 hz, etc), e isso faz uma grande diferença.
Em termos de comparação, posso dizer que parece o ecrã do meu iphone 14 pro, mas com 7.4". É o melhor elogio que lhe posso dar.

- Bateria: também teve um aumento substancial. Diria que com tudo no máximo, num jogo AAA pesado, ecrã a 75%, dá mas 2h30. Na anterior andava pelas 1h30-1h40. Para mim que jogo sempre em casa, não é gamechanger, mas permite outra flexibilidade, sem dúvida.

- Performance: apesar de ter apenas um ligeiro aumento de performance por causa do aumento da velocidade da memória, esse aumento é sentido e acho muito significativo. Ontem estive a jogar pela primeira vez o The Last of Us part 1, e estava com receio da performance que ia ter, pelos testes no youtube que fui vendo da performance do modelo anterior. Nesses videos era comum em certas cenas se ver grandes quebras de frames, especialmente em certas zonas mais pesadas.

Com o jogo nas definições default (basicamente low com fsr quality), e com cap em 30fps/90hz, o jogo corre basicamente locked a 30fps sem quebras praticamente nenhumas. A única coisa que mudei foi ativar o CryoUtilities, e mudar o aspect ratio para 16:9 720p, e ainda notei melhorias maiores, basicamente não passa dos 30fps, com flutuações muito ocasionais para os 29fps, e uma linha de frametime muito estável na maioria dos casos. Muito impressionado.

Pontos negativos que notei até agora:
- Som: estava à espera de melhor. A Ally tem muito melhor som, mais alto e com mais graves. Alem disso, tenho tido um bug, que aparentemente é comum e já está presente desde o SteamOS 3.4, em que após colocar a consola em sleep durante o jogo, (neste caso o Last of US), quando se volta a iniciar, o som vem cheio de estática. Basicamente torna a função de sleep um pouco inutil. Até agora só testei neste jogo, vamos ver se volta a ocorrer noutros. A solução é sair do jogo antes de colocar a consola em sleep.

- Velocidade de download: supostamente o wifi foi bastante melhorado para Wifi 6E, mas eu com um router Wifi6 e com velocidade de internet 1gbps em casa, não passo dos 220mbps de download. No pc facilmente atinjo 600 mbps na steam. Não sei se é bottleneck do cpu, mas espero que em atualizações futuras melhorem a velocidade de download para aproveitar melhor o novo chip wifi.

Já me chegou o cartão de 512Gb. Vou testar.

Testado. Não noto nada de anormal.

A minha opinião da Steam Deck mantém-se. Vendi a RTX3090 do desktop há 2 semanas e sinceramente não sinto necessidade de meter uma gráfica no Desktop. Está encostado e não o ligo desde que vendi a gráfica.

Quando preciso do Desktop ligo a Steam Deck ao monitor e já está. Ou então uso o portátil de trabalho.

Ando a jogar Tomb Raider (2013) na Deck. Nunca tinha jogado.

Já recebi a minha Steam Deck Oled 512gb, deixo aqui as minhas impressões resumidas, de quem teve uma SD original e uma ROG Ally:

- Ecrã espetacular. Apesar de a resolução se manter, tudo o resto teve um grande upgrade, nomeadamente no contraste (pretos verdadeiramente pretos), eliminação do light bleed (que era muito comum no modelo lcd), e ângulos de visão. O aumento do refresh rate para 90hz tambem permite fazer cap em fps inferiores e ter muito menos input lag (30fps em 90hs, 40 fps em 80 hz, etc), e isso faz uma grande diferença.
Em termos de comparação, posso dizer que parece o ecrã do meu iphone 14 pro, mas com 7.4". É o melhor elogio que lhe posso dar.

- Bateria: também teve um aumento substancial. Diria que com tudo no máximo, num jogo AAA pesado, ecrã a 75%, dá mas 2h30. Na anterior andava pelas 1h30-1h40. Para mim que jogo sempre em casa, não é gamechanger, mas permite outra flexibilidade, sem dúvida.

- Performance: apesar de ter apenas um ligeiro aumento de performance por causa do aumento da velocidade da memória, esse aumento é sentido e acho muito significativo. Ontem estive a jogar pela primeira vez o The Last of Us part 1, e estava com receio da performance que ia ter, pelos testes no youtube que fui vendo da performance do modelo anterior. Nesses videos era comum em certas cenas se ver grandes quebras de frames, especialmente em certas zonas mais pesadas.

Com o jogo nas definições default (basicamente low com fsr quality), e com cap em 30fps/90hz, o jogo corre basicamente locked a 30fps sem quebras praticamente nenhumas. A única coisa que mudei foi ativar o CryoUtilities, e mudar o aspect ratio para 16:9 720p, e ainda notei melhorias maiores, basicamente não passa dos 30fps, com flutuações muito ocasionais para os 29fps, e uma linha de frametime muito estável na maioria dos casos. Muito impressionado.

Pontos negativos que notei até agora:
- Som: estava à espera de melhor. A Ally tem muito melhor som, mais alto e com mais graves. Alem disso, tenho tido um bug, que aparentemente é comum e já está presente desde o SteamOS 3.4, em que após colocar a consola em sleep durante o jogo, (neste caso o Last of US), quando se volta a iniciar, o som vem cheio de estática. Basicamente torna a função de sleep um pouco inutil. Até agora só testei neste jogo, vamos ver se volta a ocorrer noutros. A solução é sair do jogo antes de colocar a consola em sleep.

- Velocidade de download: supostamente o wifi foi bastante melhorado para Wifi 6E, mas eu com um router Wifi6 e com velocidade de internet 1gbps em casa, não passo dos 220mbps de download. No pc facilmente atinjo 600 mbps na steam. Não sei se é bottleneck do cpu, mas espero que em atualizações futuras melhorem a velocidade de download para aproveitar melhor o novo chip wifi.
Isso da Wifi tem de ser outra coisa, o meu steam deck OG faz o dobro disso.

Back