PC/Linux [Portátil] Steam Deck (Valve)

Já não sei até que ponto a versão de 512GB compensará, uma vez que os jogos mostrados durante a reportagem da IGN estavam todos instalados num cartão de memória.

Pelo menos compensa no reflexo do ecrã

Se efetivamente usaram o modelo de 64GB na apresentação e sendo aquilo dentro de um estúdio, podia estar melhor.

3w6vOSy.png
 
tenho montes de jogos instalados em sd card (nada de AAA atuais claro) e correm bem, não se nota a diferença

o ETA Prime fez um video no youtube a simular as specs aproximadas do steam deck em jogos a 720p e acaba por ser uma experiência agradável
 
O Jedi: Fallen Order e o DOOM Eternal corriam com bom aspecto e bons FPS (a "olhómetro"), por isso diria que consegue correr jogos AAA recentes de maneira decente. Embora tenha curiosidade em ver aquilo correr o Resident Evil Village e o Cyberpunk 2077.
 
O Jedi: Fallen Order e o DOOM Eternal corriam com bom aspecto e bons FPS (a "olhómetro"), por isso diria que consegue correr jogos AAA recentes de maneira decente. Embora tenha curiosidade em ver aquilo correr o Resident Evil Village e o Cyberpunk 2077.
cyberpunk, com specs semelhantes, corria a 40-50 fps
 
Espero que este lançamento ajude a que Linux tenha maior suporte por parte dos estúdios.

De resto é um aparelho interessante, a um excelente preço face há concorrência, mas que duvido que interesse a mais do que uma pequena faixa do mercado gaming.
Vejo muita especulação e análise da performance potencial em jogos AAA o que para mim não faz muito sentido. É interessante explorar as limitações do hardware, mas isto servirá fundamentalmente para indies, jogos antigos e emular plataformas antigas.

Acho piada a quem refere que a consola serve para muito mais do que gaming, referindo o consumo de media e como computador. Lamento mas consumir video num ecrã pequeno a 720p é péssima solução quando existem tablets e até alguns telefones com muito melhores condições para tal.
 
... Acho piada a quem refere que a consola serve para muito mais do que gaming, referindo o consumo de media e como computador.
...

Utilizando um monitor externo ou até uma televisão?

Há poucos dias, no espaço de uma semana, tanto o meu monitor como a minha gráfica avariaram (péssimo timing... :( ) e tenho usado o meu pc com uma TV full HD de 32'' e a gráfica integrada de um I7 4770.

Mesmo a gráfica integrada sendo uma grande... bosta, para não dizer outra coisa, consigo ver filmes em 1080p na perfeição, ver YouTube em 4K (apesar de não aproveitar a resolução extra vale a pena ver assim pois temos menos artefactos na imagem), usar Photoshop ou até mesmo jogar pequenos jogos indie.

Sendo o processador bem mais recente que o meu e o APU muuuuito melhor que o meu, não vejo porque não pode ser usado como um pc normal.
 
Utilizando um monitor externo ou até uma televisão?

Há poucos dias, no espaço de uma semana, tanto o meu monitor como a minha gráfica avariaram (péssimo timing... :( ) e tenho usado o meu pc com uma TV full HD de 32'' e a gráfica integrada de um I7 4770.

Mesmo a gráfica integrada sendo uma grande... bosta, para não dizer outra coisa, consigo ver filmes em 1080p na perfeição, ver YouTube em 4K (apesar de não aproveitar a resolução extra vale a pena ver assim pois temos menos artefactos na imagem), usar Photoshop ou até mesmo jogar pequenos jogos indie.

Sendo o processador bem mais recente que o meu e o APU muuuuito melhor que o meu, não vejo porque não pode ser usado como um pc normal.

O facto de ser possível não faz com que faça muito sentido ou que alicie consumidores a investir. Se é para usar como PC existem soluções bem melhores.
Estamos a falar de um aparelho móvel, ainda por cima focado para gaming, nem teclado tem.
Com certeza que não vais defender que é um bom aparelho para consumir media, ou para usar como computador sem estar ligado a teclado, rato e monitor, pois não?

Para quem quer algo do género consegue justificar a compra, o meu ponto é que essas pessoas são uma pequena franja do mercado.
Não estou com isto a dizer que é um mau produto, só que o hype é exagerado e que o sucesso não está garantido só porque existem muitas pre-orders.
 
Claro que um aparelho móvel deste tipo não é o ideal para consumir media ou usar como desktop, o meu ponto é que é perfeitamente possível fazê-lo, é o facto de ser um aparelho bastante versátil.
O que pra mim torna este aparelho mais especial é que finalmente chegámos a um ponto em que handheld PC gaming de jogos triple A é possível com alguma qualidade, e se além disso o aparelho permite meteres Windows "normal", abre possibilidades enormes. Passas a ter uma consola portátil com um catálogo de jogos gigante E um pc relativamente capaz num só aparelho, por menos de 500€.
E imagino que ao correr os jogos nativamente em Windows em vez de usar o Proton seja melhor por eliminar o overhead deste último (don't quote me on that, posso estar a dizer grande asneira).
Se vai continuar a ser um niche product, ao estilo VR? Vai. Mas acho que com uma power house por trás como a Valve, este tipo de aparelho nunca teve tão boas hipóteses de se tornar mais mainstream como agora.
 
Eh pá, os nomes que tenho visto por aí a darem à Steam Deck partem-me todo: Gabe Boy, Gabe Gear, Gabe & Watch... Confesso que teria gostado muito mais de um nome tipo Cyberdeck (onde, supostamente, a Valve foi buscar a inspiração para o nome) ou Steam Punk. Até o nome original de SteamPal era mais fofinho. Mas, pronto, lá teremos de aguentar com "Steam Deck" (que é bastante "meh" — ao menos que a Steam Deck, como máquina, não o seja!).
 
O que me fez reservar a de 512 nem foi o espaço, apesar de no mínimo ir para a de 256, mas foi sim o anti reflexo no ecrã, que só está presente na versão de 512.
Se eu eventualmente comprar um Steam Deck, garantidamente que lhe vou espetar um protetor de ecrã no dia que chegar á minha porta. Não há protetores de vidro temperado com anti-reflexo?

Quanto ao Steam Deck em si, devo esperar pela 2º ou 3º geração. Gosto imenso da minha switch e por enquanto não vejo necessidade de a trocar.

Dá para ver que os 60fps locked no Doom Eternal é fruto de muita, muita otimização que o jogo tem. Espero que a entrada do Steam Deck no mercado PC incentive os devs a gastar mais e mais tempo em otimização, pois se um jogo corre bem ou não no Deck já vai decidir se vende bem ou não neste novo "mercado portátil".
 
Última edição:
Back
Topo