Portátil SUPER LENTO

ixjf

Power Member
Boas,

Desde à um tempo que o portátil do meu irmão vem tido problemas de lentidão, o computador é muito lento tanto a iniciar, desligar ou a usá-lo. Bloqueia constantemente tanto o sistema todo como apenas uma aplicação e às vezes só vai lá desligando o portátil à força e voltando a ligar.

O portátil é um Clevo já com hardware antigo e deve ter uns 3 anos.

As configs são as seguintes:

Windows 7 HP x86
Intel Pentium Dual Core 1.73GHz
VIA Chrome9 HS 256MB ( ou 128MB, não me lembro )
1GB RAM DDR3/DDR2

Gostaria de uma ajuda rápida se possível :)
 
O meu desktop tem 2.20GHz de processador e 1,5gb de ram e tem 6 anos e é lento se o teu tem isso e é portatil, ui
Epá tenta formatar se nao dá uma limpeza geral, limpa tudo e procura no google se podes ou nao apagar as coisas, se nao te apetece ter trabalho utiliza ccleaner e limpa tudo.
Mais se estás assim tao mau sugiro que utilizes um game booster que te limpa Ram quando precisares assim podes fazer coisas bem rapidinho no meu pc limpa cerca de 500mb de ram, para jogos é limpinho
Tambem podes prevenir de programas abrirem no inicio usando menos ram.
 
Boas,

Desde à um tempo que o portátil do meu irmão vem tido problemas de lentidão, o computador é muito lento tanto a iniciar, desligar ou a usá-lo. Bloqueia constantemente tanto o sistema todo como apenas uma aplicação e às vezes só vai lá desligando o portátil à força e voltando a ligar.

O portátil é um Clevo já com hardware antigo e deve ter uns 3 anos.

As configs são as seguintes:

Windows 7 HP x86
Intel Pentium Dual Core 1.73GHz
VIA Chrome9 HS 256MB ( ou 128MB, não me lembro )
1GB RAM DDR3/DDR2

Gostaria de uma ajuda rápida se possível :)

Olá,

1GB de Ram para o win7 é muito pouco. O portátil de certeza que permite actualizar nem que seja para 2GB de RAM. Qual é o modelo exacto do Clevo ?
 
Olá,

1GB de Ram para o win7 é muito pouco. O portátil de certeza que permite actualizar nem que seja para 2GB de RAM. Qual é o modelo exacto do Clevo ?

Nem me tinha lembrado que ele é capaz de poder actualizar mais ram

Anderl instala o Cpuid e mete as tuas configuraçoes aqui, vai ajudar
 
O portátil é diariamente limpo com o CCleaner, o meu irmão não joga e os únicos programas que ele usa são programas leves de música, Microsoft Office, Firefox e Skype e nunca tem mais de 6 programas a correr. O disco está quase vazio.

Eu tenho um Intel Atom, 1GB RAM e GMA 950 e corre muito melhor e o hardware é pior.

@kurallarina, não sei o modelo ao certo mas logo eu vejo isso. O que eu penso que possa ser é algum problema no disco ou assim porque não estou a ver outra coisa.
 
As configs são as seguintes:

Windows 7 HP x86
Intel Pentium Dual Core 1.73GHz
VIA Chrome9 HS 256MB ( ou 128MB, não me lembro )
1GB RAM DDR3/DDR2

Esse portátil quase de certeza que tem mais de 3 anos, para além disso, Windows 7, com essas características e 1GB de RAM não são a melhor combinação.
Tenho um Asus com mais de 5 anos que tem essas características, que ainda dá para desenrascar bem, mas tem o WinXP e já lhe meti mais 1GB de RAM.
Quando o meu portátil começa a ficar num estado semelhante ao que descreves, não há nada melhor que uma limpeza completa ao bicho.

A primeira coisa a fazer é fazer backup de tudo, formatar o disco e com a partição de restauro, ou DVD, restaurar ao estado original, depois fazer as actualização ao Windows necessárias, ... mas encham o menos possível e de preferência com software que requeira poucos recurso.
Se mesmo assim acharem que ainda está lento, metam-lhe uma distro Linux.
Se puderem metam mais um 1GB de RAM.
Podes sempre tentar apagar coisas do disco e fazer uma desfragmentação, mas isso vai levar eternidades e mesmo assim não garante grande melhoria.

Já agora, faz uns testes ao HDD para saber se está OK.
Têm algum antivirus/firewall instalados? Se sim, quais? Alguns deixam máquinas mais antigas muito lentos.
 
Já tinha dito ao meu irmão para fazer um teste ao disco mas penso que ele não o fez. Então se não der, o melhor é fazer uma formatação? Como é que é possivel que o dele esteja neste estado e o meu com hardware pior corra milhões de vezes melhor?
 
Isso é normal, em especial se nunca foi formatado.
De uma forma resumida, com os anos os componentes vão perdendo capacidades, mas sem contar com isso, com muito tempo de instalar/desinstalar Software, apagar, mover, ... ficheiros, dados, etc. a organização do disco torna-se gradualmente mais caótica, são gerados conflitos de software, drivers, etc, e torna a utilização do sistema muito lenta.

Edit:
Se não fizer muita diferença ao teu irmão, depois da limpeza, em vez do Microsoft Office, instalem por exemplo o LibreOffice/OpenOffice que requer menos recurso.
 
Última edição:
O portátil é diariamente limpo com o CCleaner, o meu irmão não joga e os únicos programas que ele usa são programas leves de música, Microsoft Office, Firefox e Skype e nunca tem mais de 6 programas a correr. O disco está quase vazio.

Eu tenho um Intel Atom, 1GB RAM e GMA 950 e corre muito melhor e o hardware é pior.

@kurallarina, não sei o modelo ao certo mas logo eu vejo isso. O que eu penso que possa ser é algum problema no disco ou assim porque não estou a ver outra coisa.

office e skype sao monstros para o teu pc, tenta sem brincar nao utilizar nada disso e cada vez que usas uma coisa utilizares o game booster, sem brincar se nao tiveres dinheiro para fazeres o que o jackflash diz, dá para desenrascar
 
Se puderes compra 1gb de ram ou 2x2gb de ram e mete no pc
são baratas .
Depois formatas o Pc (win7 32bit se tiveres 2gb de ram ou win7 64bit se tiveres 3/4 gb de ram).
O meu portátil estava nesse estado, demorava uns 10min a ligar bloqueava por todo o lado.
Formatei e está consideravelmente mais rápido, agora ligo em 1 minuto ou assim .
 
Formata isso. Depois instala só os programas essenciais, desactiva todos os efeitos visuais, desactiva todos os serviços que não usas, desactiva todos os items do arranque que não sejam absolutamente necessários e isso ainda fica operacional. Resultou bastante bem nos toshibas L40 (specs similares à tua) cá de casa.
 
Isso é um portátil, estas a espera de que? :D Kiddin...

W7 com 1G de ram?
A menos que saibas gerir processos o mais provável é que a page file no disco esteja a ser usada.
Ram cheia, aloca no disco pra libertar, usa, realoca, no meio deste processo todo, o que devia ser uma interaçao entre o cpu e a ram, acaba por envolver o disco que têm uma largura de banda magnitudes abaixo, com latências de outra dimensão... loll Fica nasty!!

2G de ram. ;)
 
@kurallarina, não sei o modelo ao certo mas logo eu vejo isso. O que eu penso que possa ser é algum problema no disco ou assim porque não estou a ver outra coisa.

Podes fazer por descargo de consciência um teste rapido ao disco com o hdd sentinel mas possivelmente não será essa a questão mas sim a grande falta de ram para estar a correr win7. É uma verdade que o win7 acaba por ser mais rápido do que o velhinho xp e do que o vista mas tem de ter ram para se mexer...
 
O Windows 7 só é recomendado para computadores com pelo menos 2GB de RAM e processadores Dual Core. A tua placa de vídeo também deve ser fraquinha para correr o Aero com fluidez. Se eu fosse a ti instalava o Windows XP. Tenho uma torre com características parecidas às do teu portátil que funciona muito bem com o XP.

Qual é a velocidade da tua RAM?
 
Nem isso sei. Mas vou ver se ele instala o XP naquilo para ver, é que aquilo veio com Windows XP mas depois deu uns problemas com a internet e ele resolveu instalar o Windows Vista mas não gostou nada e instalou o Windows 7.
 
O Windows 7 só é recomendado para computadores com pelo menos 2GB de RAM e processadores Dual Core. A tua placa de vídeo também deve ser fraquinha para correr o Aero com fluidez. Se eu fosse a ti instalava o Windows XP. Tenho uma torre com características parecidas às do teu portátil que funciona muito bem com o XP.
Qual é a velocidade da tua RAM?

Concordo.
Dentro dos SO Microsoft acho que o Win XP é a melhor opção para esse portátil, mesmo que coloques 2 GB de memória.
Com já tinha dito, tenho um portátil com características semelhantes a esse e experimentei o Win7 e ficou bastante lento.
Neste momento está com dual boot, com uma partição WinXP e outra Linux.

Dependendo da utilização pretendida para o portátil, uma distro Linux poderá ser mesmo a melhor opção.
Experimentem colocar o XP e depois intalem uma distro Linux, noutra partição, com dual boot.
Vejam depois como se comporta com o Linux, se não gostarem só têm que eliminar a partição, fica depois como partição de armazenamento, e remover o GRUB.
 
Só agora é que reparei que o processador do portátil é Dual Core. Se o meu Pentium 4 funciona às mil maravilhas com o XP, o Dual Core vai voar. :)
 
Eu vou ver se instalo o XP naquilo mas ainda não consegui a resposta à minha pergunta: Como é que o Windows 7 corre rápido nos dois portáteis que tenho ( o AAOD250 - Intel Atom N270 1.6GHz, 1GB RAM ( DDR3 ou DDR2, nunca vi ), gráfica onboard GMA950 e o Magalhães que tem as mesmas configs mas tem um HDD mais lento e com menos capacidade ). A gráfica VIA faz assim tanta diferença no sistema para a GMA 950? Eu vi que a GMA950 é praí 50% mais rápida que a VIA em algum site mas nunca pensei que fosse fazer tanta diferença num sistema em que ele nem joga, corre CCleaner diariamente ( ou quase ) e basicamente só usa a Internet e eu que jogo jogos pesados ( eu quero dizer pesados para esta máquina ) e faço tudo e mais alguma coisa e nem uso CCleaner ( só quando me lembro e isso é praí 1 vez em 3 meses xD ).
 
Back
Topo