1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portátil totalmente ecológico

Discussão em 'Galeria de projectos' iniciada por faiscanet, 21 de Agosto de 2008. (Respostas: 34; Visualizações: 4730)

  1. faiscanet

    faiscanet Power Member

    Apresento-vos uma nova ideia que me surgiu ha muito tempo e só agora e que tive oportunidade de fazer. Uma pequena caixa semelhante a uma UPS que converte os 12 volts vindos duma bateria para 220v semelhante á da rede eléctica. Tem a vantagem de utilizar os painéis solares para carregar as baterias e posso levar os meus 220v para todo o lado. No meu video em http://www.metacafe.com/watch/1643123/run_your_notebook_with_the_power_of_sun/ podem ter uma visão geral acerca do meu projecto em que vemos um portátil a ser alimentado pela caixinha ecológica além de poder também dar para acender lampadas fluorescentes e o leitor de DVD. Espero que gostem do meu projecto.:004:
     
  2. Skyl

    Skyl What is folding?

    tens geito xD, está muito fixe e dá geito, parabéns

    podias pôr o circuito eléctrico e o material que utilizaste?

    já agora, a bateria (a que tens) quanto tempo aguenta depois de totalmente carregada com o PC ligado +/-?

    cumps
     
  3. faiscanet

    faiscanet Power Member

    Esta bateria é de 12AH, uma ups normal usa uma bateria de 7AH mas o circuito é um bocado limitado porque só consegue fornecer 100 watts de carga permanente por exemplo uma televisão pequena que gasta 60w e uma lampada incandescente de 40w em simultãneo. Em princípio com a bateria carregada um portátil deve aguentar a volta de 6 ou 7 horas sempre ligado. Quanto ao circuito electrico eu tenho que procurar no meu disco rigido lembrando que este circuito é um bocado complexo e só pode ser feito por pessoas experientes uma vez que liberta 220v que torna-se muito perigoso em quem não tiver o devido cuidado.:004:
     
  4. Skyl

    Skyl What is folding?

    Obrigado pela disponibilidade, eu considero-me "pessoa experiente" lol porque tou tirando um curso na base de electrónica e electricidade.

    Se conseguires encontrar o circuito eléctrico ai no teu disco rígido e se não te importasses de o disponibilizar aqui ao pessoal era muito fixe, já me meteste um projecto em mente lol.

    Então se o conversor de 12vdc para 220vac debitar 100 Watts já da para umas cenas fixes, e ainda se tiver um conversor com mais potência ainda melhor, pode é gastar a bateria mais rápido mas também a bateria a carregar constantemente temos energia para um bom período de tempo.

    Só mais uma coisa: as células fotoeléctricas compraste numa loja de electrónica?

    Cumps
     
  5. AcidDagger

    AcidDagger What is folding?

    gostei sim... mas isto devia estar no quadro "Electronica"
     
  6. faiscanet

    faiscanet Power Member

    Oi tudo bem? Olha o circuito que eu fiz está neste link desta página http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/105/55/ é o segundo circuito muito fácil de se fazer e podes colocar tb um fusível de 10 ampéres e um led de presença para indicar que está ligado. Quanto as celulas podem-se comprar mandando vir numa loja de componentes electronicos. Agora é só ter imaginaçao e maos ao trabalho!
     
  7. faiscanet

    faiscanet Power Member

    Eu apresentei este simples vídeo unicamente para tirarem umas ideias para os vossos projectos mas estou a ver que este tópico se está a estender para outros campos. Peço desculpa:arrow:
     
  8. Skyl

    Skyl What is folding?

    muito obrigado, vou guardar isto aqui para começar a fazer um dia destes ;)

    Cumps
     
  9. sky-boy

    sky-boy Power Member

    Pareceu-me ver ali um Clevo m541sr igual ao meu.. :P

    Parabéns é uma ideia espantosa e bastante util :)

    Sendo o meu pai electrotécnico não lhe deve ser muito dificil fazer-me uma coisa destas... 6 a 7 horas com o portatil ligado? não me parece mesmo nada mal :)
     
  10. Skyl

    Skyl What is folding?

    Como disse, considero-me "pessoa experiente" mas também ainda não sei tudo lol, não estou a perceber muito bem este circuito:

    Isto substitui o quê? o conversor 12V dc --> 220V ac? então se é isso posso comprar um conversor desses numa loja que vai dar ao mesmo não vai? Até se eu arranjar o conversor com 200watts dava pra ligar mais umas coisitas

    [​IMG]

    Já agora: Qual o custo +/- das células fotoeléctricas para carregar a bateria de 12v de 12 AH?
     
  11. faiscanet

    faiscanet Power Member

    Acho que fica muito mais barato comprares o conversor. Um conversor de 150 watts anda a volta dos seus 30 euros que foi quase o preço que eu dei pelo meu transformador para elevar a tensao para 220v. Podes comprar um painel solar por 100 euros mas vais ter que precisar de arranjar um regulador de carga para nao danificar a bateria. Prepara a volta de 250 euros para gastar!
     
  12. Skyl

    Skyl What is folding?

    esses painéis que tens no teu projecto não são daqueles pequenos? depois juntam-se todos para fornecer energia para a bateria, a soma dos painéis tem que perfazer os 12v ou os 12Ah da bateria?
     
  13. faiscanet

    faiscanet Power Member

    A soma dos paineis solares da a volta de 15 a 16 volts e conseguem fornecer a volta de 300ma. Ha paineis inteiros mas esses fornecem 18 volts o que é um bocado demasiado para as baterias. Nesse caso tem que levar um regulador de carga para nao danificar as baterias. Quanto mais a bateria estiver descarregada mais tempo demora a carregar:x2:
     
  14. g_card

    g_card Power Member

    12V...
    mas quantos mais Ah tiveres mais rápido carrega a bateria, e mais tempo a aguenta na descarga...

    Cumps
     
  15. Skyl

    Skyl What is folding?

    Acho que vou optar por:

    1 Bateria 12v 12Ah (ou se conseguir mais amperagem);
    1 Conversor dc -> ac;
    X painéis solares daqueles pequenos (X sendo o número de painéis ate perfazer os 12V).


    Depois é só arranjar uma caixa e montar.
     
  16. Jorge Candeias

    Jorge Candeias Power Member

    Podias era fornecer logo a tensão com que alimentas o portátil (18Vcc?) em vez de andares a elevar para 230V @ 50Hz e depois com o transformador do portátil a reduzir... só aí já ganhavas rendimento (sobretudo nos transistores que fazem a comutação do transformador), mas podias deixar o inversor para algum aparelho extra que fosse preciso.


    Cumps
     
  17. rj.rodrigues

    rj.rodrigues Power Member

    É pá, não é geito mas sim jeito. Pessoal comecem a corrigir este tipo de erro se não qq dia ninguém sabes escrever.



    Já agora fica aqui a minha sugestão para melhorar a portabilidade:

    Método 1:
    Retirar a bateria e substituir por 1 condensador 12v (O circuito ficaria a funcionar sem armazenamento, o condensador serviria apenas para compensar grandes variações energia produzida nas células).
    Colocar o condensador e o circuito de transformação por baixo das células (o transformador teria k ficar de lado para diminuir a espessura do projecto final)

    Método 2:
    (Isto ficaria mt bom se as células n ocupassem + que o portátil e se fossem finas, pois assim caberia na mala do portátil)
    (Este método n deve ser feito por pessoas sem conhecimento do assunto em causa)

    Então a sugestão era para substituir o transformador do portátil e o projecto anterior (à excepção dos painéis) por um circuito regulador e estabilizador que faz a união entre os painéis e o portátil.
    Atenção isto só seria possível se a tensão (voltagem) dos painéis for superior à tensão do vosso portátil.
    Este poderia ser colocado por baixo dos painéis ou então numa caixinha como a do transformador do portátil.
    O resultado final ficaria com uma espessura de 3 ou 4 cm + a espessura dos painéis (caso fosse colocado por debaixo do painel) .
     
    Última edição: 22 de Agosto de 2008
  18. Skyl

    Skyl What is folding?

    Mas isso de colocar o condensador só temos energia enquanto os painéis estão expostos ao sol, quando isso não se verifica não há energia, ou se houver é por muito pouco tempo, ou estou errado?
     
  19. Jorge Candeias

    Jorge Candeias Power Member

    Isso assim fica só com energia utilizável durante as horas de iluminação máxima (o que muitas vezes não corresponde às nossas necessidades), a não ser que se substitua a bateria, (de chumbo quase que aposto) por ultracondensadores de tipo 1000 Farads que sempre são de alumínio...


    Errado podes usar um conjunto de paineis que forneçam tensão inferior, o que importa é a potência que tem de ser Psolar > Pconsumida, nada mais e além disso os paineis têm pouca capacidade de geração por unidade de area, o que significa que precisas de uma area relativamente grande para um portatil independente da tomada, tipo 2 m^2, e isso implica outros problemas do tipo encontrar luz solar incidente dessa area dentro duma sala.


    Cumps
     
  20. Skyl

    Skyl What is folding?

    12 destes painéis dão?
    http://www.mtk.pt/produto/placa_solar_sol3/603/

    Depois é só ligar +com+ e -com-, entre os painéis e a bateria não é?

    Ligação em série dos painéis, certo?

    Quantos ultracondensadores desses são precisos para fazer quase o mesmo efeito da bateria?
     
    Última edição: 23 de Agosto de 2008

Partilhar esta Página