Portátil totalmente ecológico

Bem, não vi nada acerca da bateria portanto vou assumir que é uma VRSLA de 12V/12Ah...

Portanto com ultracaps de 1000F a trabalhar a 12V temos que a Carga = 1000*12 = 12000 Coulomb

Mas a Carga também é = a I*t ou seja igualando isto aos "Ah" da bateria dá 12000*X = 12*3600 <=> X = 3.6

Precisas de 4 caps de 1000F/12V e é preciso utilizar a carga toda dos caps, senão não aproveitas a energia guardada, enquanto que numa bateria de chumbo de 12V nunca podes deixá-la descer abaixo dos 12.6V senão começa a sulfatar (perde capacidade)

Substituindo a bateria pelos tais condensadores é preciso utilizar um boost-converter para ter a saída sempre nos 12V, porque na descarga a tensão os condensadores desce mais depressa, e depois o conversor puxa mais corrente...


Cumps
 
Última edição:
Isso assim fica só com energia utilizável durante as horas de iluminação máxima (o que muitas vezes não corresponde às nossas necessidades), a não ser que se substitua a bateria, (de chumbo quase que aposto) por ultracondensadores de tipo 1000 Farads que sempre são de alumínio...
Claro como eu disse ficaria sem parte do armazenamento, mas ainda tens a bateria do portátil que dá para carregar :p


Errado podes usar um conjunto de paineis que forneçam tensão inferior, o que importa é a potência que tem de ser Psolar > Pconsumida, nada mais e além disso os paineis têm pouca capacidade de geração por unidade de area, o que significa que precisas de uma area relativamente grande para um portatil independente da tomada, tipo 2 m^2, e isso implica outros problemas do tipo encontrar luz solar incidente dessa area dentro duma sala.
Claro que podes ter uma tensão inferior, mas nesse caso terias que colocar um multiplicador de tensão à entrada que diminuiria o rendimento do circuito. A grande vantagem deste método, para além da portabilidade, é que o rendimento seria máximo, já que evitaríamos 3 grandes perdas: perdas na bateria de chumbo, perdas na transformação 12Vdc para 230V~ e perdas no transformador do portátil.



Mas estou a gostar mt deste tópico. Tem gente interessada e estão a sair ideias originais daqui, pode ser que ainda saia um projecto mt interessante. Continuem
;)
 
Última edição:
Tens sempre perdas mesmo que não uses um multiplicador, mas senão usares um multiplicador (que costumam andar nos 90% de eff. para cima) tens que usar paineis com tensão acima do pretendido (ou ligar em serie) e despejar o excesso para o ground com reguladores lineares, cuja eff. depende do excesso de tensão e da currente consumida e é sempre a descer, e precisas de bruto dissipador, blá, blá bl...


O melhor mesmo é utilzar um conversor Buck-Boost, serve para as variações acima e abaixo da tensão necessária...


Cumps
 
Última edição:
bem se os painéis forem de 12v nem fica mal. Poderia-se usar um simples duplicador que ficaria com uma tensão de aprox 22v (já k os painéis devem dar menos de 12v) o k ficaria mt bom (Caso os portatéis usem 20V como o meu :p). Só era preciso regular pros 20 que melhora o rendimento

O melhor mesmo é utilzar um conversor Buck-Boost, serve para as variações acima e abaixo da tensão necessária...
Cumps
No caso de se usar paineis de 12v, até bastava usar um boost (step-up).
 
Última edição:
bem se os painéis forem de 12v nem fica mal. Poderia-se usar um simples duplicador que ficaria com uma tensão de aprox 22v (já k os painéis devem dar menos de 12v) o k ficaria mt bom (Caso os portatéis usem 20V como o meu :p). Só era preciso regular pros 20 que melhora o rendimento


What!? Os conversores que sobem a tensão não estão trancados a numeros inteiros! :wow: Podes obter uma tensão qualquer a paritr dele (dentro de 2 limites claro)


Cumps
 
Sim mas o duplicador é o multiplicador mais simples e de maior rendimento :p
pelo menos é a ideia que eu tenho

Já agora, podiam mudar para a secção de electrónica que isto não é aquela coisa a chamam "modding"
pelo menos é a ideia que eu tenho

;)
 
Última edição:
Sim mas o duplicador é o multiplicador mais simples e de maior rendimento :p
pelo menos é a ideia que eu tenho

Já agora, podiam mudar para a secção de electrónica que isto não é aquela coisa a chamam "modding"
pelo menos é a ideia que eu tenho

;)


Olha que eu acho que não... Tens ai lgum esquema de um duplicador?


Cumps
 
Em termos de complexidade são identicos e essa eff. de 99% é só se estiver a usar em carga máxima... Contínuo a preferir um conversor buck-boost em vez desse duplicador mais o regulador no fim...


Cumps
 
bem se os painéis forem de 12v nem fica mal. Poderia-se usar um simples duplicador que ficaria com uma tensão de aprox 22v (já k os painéis devem dar menos de 12v) o k ficaria mt bom (Caso os portatéis usem 20V como o meu :p). Só era preciso regular pros 20 que melhora o rendimento


No caso de se usar paineis de 12v, até bastava usar um boost (step-up).
Isso nao e muito dificil de fazer. Ha paineis a trabalhar a 18 e a 24v, era só usar depois um regulador de carga para la chegar a tensão certa mas um portatil deve gastar a volta de quase 2A. Não sei se vai dar resultado.
 
Acham que isto vai servir para carregar a bateria no lugar daqueles mini painéis que mostrei antes? Qual o melhor método para carregar a bateria?

O que eu queria era apenas carregar a bateria com painéis/painel solar, depois usando um conversor (comprei este ) passar para 220vac para utilizar umas lâmpadas economizadoras e uma TV, por exemplo. Fazendo só isto sem ser para converter em 20v e 18v para portáteis ou coisas do género, acham que iria dar só com estes componentes (painéis fotoeléctricos, bateria e conversor) sem esses duplicadores e multiplicadores que falam por aí?
 
Última edição:
Acham que isto vai servir para carregar a bateria no lugar daqueles mini painéis que mostrei antes? Qual o método mais rápido para carregar a bateria entre estes dois?

O que eu queria era apenas carregar a bateria com painéis/painel solar, depois usando um conversor (comprei este ) passar para 220vac para utilizar umas lâmpadas economizadoras e uma TV, por exemplo. Fazendo só isto sem ser para converter em 20v e 18v para portáteis ou coisas do género, acham que iria dar só com estes componentes (painéis fotoeléctricos, bateria e conversor) sem esses duplicadores e multiplicadores que falam por aí?

Também vou ter que utilizar isto? Tem aqui o manual deste controlador. Ali onde diz "8. Connections for solar panels" tem 2 positivos e o painel em cima que referi só tem 1, wtf, como se faz ligação dessa parte? E as saídas são ligadas com "jacks" daqueles de som, será que já vem incluído? Caso não venham incluídos será que dá para fazer um enxerto com um "jack" normal de uns auscultadores?
 
Última edição:
Alô pessoal!

Para conseguir ter 220v onde só há sol parece-me bem este projecto mas para ligar um portatil porque passar 12v para 220v para depois voltar a passar para 12v ou para 18v ??

Abraços
 
Bem, não vi nada acerca da bateria portanto vou assumir que é uma VRSLA de 12V/12Ah...

Portanto com ultracaps de 1000F a trabalhar a 12V temos que a Carga = 1000*12 = 12000 Coulomb

Mas a Carga também é = a I*t ou seja igualando isto aos "Ah" da bateria dá 12000*X = 12*3600 <=> X = 3.6

Precisas de 4 caps de 1000F/12V e é preciso utilizar a carga toda dos caps, senão não aproveitas a energia guardada, enquanto que numa bateria de chumbo de 12V nunca podes deixá-la descer abaixo dos 12.6V senão começa a sulfatar (perde capacidade)

Substituindo a bateria pelos tais condensadores é preciso utilizar um boost-converter para ter a saída sempre nos 12V, porque na descarga a tensão os condensadores desce mais depressa, e depois o conversor puxa mais corrente...


Cumps
Tas coberto de razao em relaçao aos condensadores electroliticos. Eu por acaso tenho 2 de 4700MF para que nao haja grandes variaçoes de tensao no circuito. Além disso os conversores caseiros sao como os motores eléctricos. Precisam de um impulso dado pelos condensadores para que os transistores de saída possam comutar facilmente caso contrário pode acontecer só trabalhar um transistor de potência em vez de 2 e assim acabar por queimar. Falo por experiência própria.:009:
 
Back
Topo