1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Portátil totalmente silencioso (fanless)? Qual comprar

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por Sousa Porto, 15 de Julho de 2019. (Respostas: 29; Visualizações: 909)

1. Olá boa noite. Sou o Sousa Porto, arquiteto.

Quero comprar um portatil novo, de 14 polegadas (ou 13, 15) mas com uma condição essencial:

Não ter ventoinha, (fanless portanto).

Preferencialmente i7 com 16-32GB DDR4, precisa de trabalhar com archicad e renderização. Sistema Windows PC porque trabalhamos com vários programas que não existem em ecosistema Apple. Vai estar em gabinete ligado a monitores 32'' mas vai ser também PC de viagem

Idealmente seria: muito muito leve, muito muito rápido e totalmente silencioso. Se a isso se juntasse uma estética arrebatadora seria o ideal

Qual vocês escolheriam? Obrigado em avanço por todos os inputs.

2. Peles75

Peles75 Power Member

Boas
    preenche o questionário é melhor . Aquilo que estás a pedir não existe , tens de fazer compromissos .

3. Mav

Mav Power Member

Lamento mas o que procuras simplesmente não existe :(

4. hulahula

hulahula Power Member

Eu diria um surface pro ou surface book. O preço é k pode não te agradar...

5. HaLf-LiFe

HaLf-LiFe Power Member

Renderizacao e fanless nao me parece que combinem.
    Portateis fanless nao sao feitos para terem CPU a 100% constantemente.

6. skandal

skandal Power Member

Não há. Nem sei porque é que alguém acha que é possível fazer trabalho de renderização num PC sem ventoinha...

7. latenhas

latenhas What is folding?

Dá um olho tanto no MSI PS42 como o MSI PS63. Ambos tem o dragon control center que dá para desligar as ventoinhas ou meter ao teu gosto (podes ligar a 10-20% perto dos 80-85ºC).

Uma pergunta, os monitores são 4k? Se sim esquece o MSI ps42, já que a porta HDMI apenas é 1.4 que suporta no máximo 4k mas a 30Hz.

8. Miguel_Pereira

Miguel_Pereira Power Member

O que queres é algo que não faz sentido. Ou tens potência ou tens algo sem ventoinha. Não há as duas coisas justas em portátil. dito isto, tens aqui uma lista:

https://www.ultrabookreview.com/6520-fanless-ultrabooks/

O problema será fazer rendering com isto. Para uso normal há alguma maquinas.

9. Obrigado a todos por todas as sugestões. Devia ter preenchido o questionário ... pressas ...

1) Qual é o orçamento disponível? Não é fundamental, mas €2000 não estão fora de questão

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? 14''

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão? Qualquer marca em sistema Windows

4) A que tarefas se destina o portátil? Só CAD 3D com texturas, Rendering estático e animado

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária? Sim, parceiro de viagem.

6) Quantas horas de bateria necessitas? Redundante, a bateria pode vir comigo

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos? Não. Meus computadores não têm nenhum jogo instalado.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? Máxima possivel.

Já agora, gráfica dedicada e por favor: isto é mesmo importante Silencioso. Os dois que tenho quase que dão para estrelar ovos e os silvos são mesmo irritantes, um deles tem um emissor wifi HDMI para estar a "uivar" longe do monitor.

10. Agradeço-te imenso a sugestão. Era a minha pole position até ter visto isto

Desmotiva qualquer compra. Isto infelizmente já eu tenho e palavra de honra não é nada agradável.

11. Agradeço imenso, por acaso eu já tinha visto esse link. O problema é que depois vemos vários users a fazerem reviews dos computadores ... a queixarem-se do barulho das ventoinhas!!! E exatamente desiludidos pois pensavam que estavam a adquirir máquinas silenciosas.

12. Olha, agradeço. O MSI assustou-me porque li num link (que infelizmente agora não encontro mas se o descobrir coloco-o) em que em ensaio a temperatura da carcassa é de mais de 80º!!! (se a memória não me está a pregar partidas creio que eram 83º) ... enfim ventoinhas igual a ruido ausencia de ventoinhas igual a fritadeiras ... bem que tenho a esperança que ande por aí algum, basta um, que cruze o melhor dos dois mundos.

Ja agora são monitores ainda 2.8k. 4k, 5k eram à época ainda muito caros

13. Já agora um modelo que aparentemente me enche as medidas (pelas carateristicas ... não posso falar é se é uma fritadeira ou tunel de vento)

Asus UX562FD-78D

Não sei se alguem poderia adicionar as suas sugestões, obrigado!

14. viperbruno

viperbruno Suspenso

O que coloquei em cima?

Em relação ao ASUS, é de 15"... pensei que andavas à procura de 14"

Aqui dá para ver que tem duas saídas de ar, pelo menos fritadeira não será:

15. Miguel_Pereira

Se com ventoinha é normalissimo os processadores de portatil passarem os 80ºC (até 90ºC não faz mal nenhum), imagina sem ventoinhas.
    Ou seja, o que queres simplesmente não existe. É uma impossibilidade fisica.

Do meu ponto de vista tens duas hipoteses. Ou deixas cair a hipotese de ser fanless e procuras o que tenha melhor perfil acustico (ventoinha não é necessariamente mau, desde que o barulho seja adequado). Ou então arranjas uma solução de baixa potencia fanless e trabalhas remotamente com uma maquina potente.

Se tiveres rede remotamente, talvez fosse a tua melhor opção a segunda alternativa. Até porque consegues montar uma maquina realmente potente em formato desktop que "limpa" qualquer portatil, e depois usavas um bom fanless leve e com bom ecrã para aceder remotamente. Não é uma hipotese?

16. SmAsHiNgMaNsOn

SmAsHiNgMaNsOn Power Member

Como os restantes já disseram o que queres, fanless, não é possivel.

Dito isto dá uma olhada nos Lenovo Thinkpad X1 Carbon ou os Dell XPS.

17. SaaG

SaaG Power Member

investe também numa boa base para adicionar ao portátil (eu sei.. mais ventoinhas, mas a maioria são bem silenciosas e fazem a diferença)

18. Miguel_Pereira

Por acaso discordo. A maioria dos portateis hoje em dia nem puxam ar por baixo, e além disso se o obvjectivo é andar com portatil atrás achas que vai andar com uma base atrás?

19. Peles75

Peles75 Power Member

+1
    E se não queres ter uma workstation dedicada para esse serviço , porque garantidamente vai fazer barulho , existem renderfarms em que podes alugar espaço em workstation dedicadas ao efeito. Mas o preço varia conforme a complexidade da cena a desenhar e da quantidade de recursos aplicados aquele projeto .