1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portátil Trabalho vs Lazer

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por bluesyrio, 18 de Abril de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 1098)

1. bluesyrio

bluesyrio Power Member

Olá,

Aqui é muito frequente pedidos de dicas para a compra de portáteis, mas às vezes fico com a sensação que há quem acabe (por opção sua, não por mau aconselhamento) por comprar portáteis acima das suas necessidades (vocacionados para jogos e cinema) porque por regra só necessitam deles para trabalhar e pagam mais ao comprar portáteis que pretendem preencher outras necessidades/exigências. Gostaria de pedir-vos, se possível, um perfil das melhores especificações desejáveis actualmente conforme os perfis de uso possíveis, nomeadamente incluindo aqueles que não trabalham em 3D, autocad, etc.

Outra coisa que noto é que geralmente os portáteis com melhores processadores e RAM são sempre vocacionados para jogos ou média. Suponho que será no pressuposto que o uso normal de internet, office e alguns programas especializados não exige tanto. Mas é ou não de facto uma vantagem realisticamente processador e RAM melhor mesmo para portáteis que não sejam para jogos?

Obrigada, desde já, pelo vosso input.

2. balute

balute Power Member

Para esse tipo de uso leve, onde os componentes pouco interessam, convém concentrar-se mais no preço e em pormenores exteriores, como a qualidade de construção do portátil, a estética, a autonomia, e possíveis defeitos que só se notam depois de comprar.

Quanto à performance, considerando que quase todos os portáteis actualmente têm no mínimo um T5200 e 1GB de ram (que são mais que suficientes), o único componente onde de facto se nota uma diferença de performance para programas leves é o disco rígido - um de 7200rpm ou de 160GB 5400rpm são significativamente mais rápidos que os restantes de 5400rpm. Essa diferença nota-se tanto a iniciar o windows como a abrir programas, a navegar em pastas e outras coisas que fazem uso apenas do disco praticamente.

Não sei se era bem isto que pretendias...

3. bluesyrio

bluesyrio Power Member

Sim, era. Obrigada wizard. E em relação à longevidade do portátil (não só durabilidade e qualidade de materiais) em termos de velocidade, processamento, etc?

4. Mitch

Mitch Banido

a longevidade é "infinita", pois se o portátil tem boa performance agora, vai continuar a funcionar bem daqui a 5 ou 10 anos (se não avariar antes :P). isto é válido a não ser que aches que comprar todas as novas versões do office e do windows seja absolutamente fundamental para alterar a qualidade de simples documentos do word :P:P:P

5. bluesyrio

bluesyrio Power Member

Certo, mas eu tenho colegas que têm de trabalhar com software específico e têm portáteis, por exemplo, com Pentium 4, 256 de RAM que são lentíssimos para esta tarefa e até mesmo para as do office. Creio que comprando um topo de gama ou um portátil um pouco melhor (verificando o rácio de preço e características) talvez se possa conseguir uma mais valia evitando ter de renovar a compra de portáteis num período mais curto, podendo dessa maneira poupar dinheiro. É esta questão que me interessa e se ela é válida/verdadeira ou não na pergunta que fiz no meu segundo post. Um upgrade de RAM bastaria por exemplo para mudar a situação desses meus colegas?

6. balute

balute Power Member

A memória podes acrescentar quando e quanto quiseres, se bem que, para office e net, 2GB devem chegar perfeitamente durante os próximos 5 anos pelo menos, mesmo com uma gráfica integrada, com o vista e com eventuais updates. As pens também são óptimas para usar como memória virtual para o vista, atavés do readyboost, pois as pens são mais rápidas que o disco nos tempos de acesso.

O processador duvido que seja necessário substituir, visto que os actuais já são "overkill" para esse tipo de uso. :p Neste momento estou com o meu T7200 a 1.5ghz para poupar alguma bateria, com umas quantas janelas do firefox, o msn, o excel 2007 e o media player abertos, e trabalha-se como se estivesse a 2ghz...

Quanto ao disco, quando achares que já está a ficar lento, podes trocar por um dos novos SSD, que são MUITO mais rápidos e na altura já deverão estar a um preço mais acessível.

Última edição: 18 de Abril de 2007
  7. Mitch

Mitch Banido

comprar topos de gama é a melhor maneira de acabar por gastar mais dinheiro e ter menos benefício (devido ao preço absurdo que os topo de gama costumam ter - paga-se o ser "de topo", não tanto o valor real das peças).
    um computador só abranda muito quando a memória ram "acaba" e é necessário usar o disco duro para memória temporária. a melhor aposta que há é aumentar a RAM, e eventualmente discos duros mais rápidos.

pessoalmente tenho um portátil com 512MB de ram e o processador está sempre a 600MHz (para aquecer menos - máximo é 1.4GHz) e não tenho problemas de performance assinaláveis. só a RAM é que me parece curta para o meu uso do photoshop, e para ficheiros grandes já abranda bastante (devido a usar o disco duro). a solução passa por meter mais ram... não penso trocar de computador.

enquanto funcionar... vai andar por aqui :P

Última edição: 18 de Abril de 2007
  8. bluesyrio

bluesyrio Power Member

Ok, era mesmo essa questão. Obrigada por responderem.

Assim, sendo numa lista base seria algo como (c/ min e máx se possível)

Profissional
    Processador: ?
    RAM: 2GB
    Disco: 160GB

Profissional 3D e Multimédia

RAM: ?
    Disco: ?

Lazer Jogos

Lazer Internet

PS. De qualquer modo como topo de gama não me referia a nada superior a 1500, mas noto que alguns computadores com vocação profissional vendem-se abaixo dos 1000.

9. Morais

Morais Power Member

Vai à FNAC e passa um tempinho a olhar para os portateis, se gostares de algum modelo investiga melhor as diferentes variações do mesmo.

O que deves procurar num portatil:

- Qualidade de construção;
    - Garantia (os Asus, por exemplo, tem 3 anos de garantia);
    - Qualidade da imagem do monitor;
    - Disco e respectiva velocidade;
    - Tamanho da memoria ram e possiveis expansões;
    - Forma como as ligações e afins estão expostas (Já vi Acers com o dissipador a apontar para o monitor, enfim...).

Fora isso, a placa grafica tanto faz, isto é, uma Intel é assim para o mesmo muito má, mas o resto é na boa.

10. balute

balute Power Member

Isso não é assim tão linear, mas vou tentar fazer qualquer coisa

Profissional
    - suponho que seja a utilização programas de processamento 2D tipo photoshop e autocad, ou programação
    Processador: T5200
    RAM: 2GB, ou 1GB para um orçamento limitado
    Disco: o ideal seria um 160GB 5400rpm ou um de 7200rpm, mas também não é por aí que passa a ser lento
    Ecrã: dependendo do tipo de utilização e exigência, um ecrã com uma resolução de 1440x900 ou 1680x1050 pode ser benéfico; a uniformidade da cor, o brilho e o contraste da imagem também importam para a edição de fotografia

Profissional 3D e Multimédia

Processador: T7200
    RAM: 2GB
    Disco: igual ao anterior
    Ecrã: igual ao anterior
    Placa gráfica: se for para imagens 3D mais complexas, uma gráfica dedicada dá jeito

Lazer Jogos
    Processador: T5200 ou superior, conforme o orçamento
    RAM: 2GB, se o orçamento permitir
    Disco: qualquer um de 5400rpm ou superior
    Placa gráfica: para jogos leves ou em baixo nível de detalhe gráfico, no mínimo uma Geforce 7300 ou ATI X1300; para gráficos mais exigentes ou jogos recentes, uma Geforce 7600 ou ATI X1600

Lazer Internet
    Processador: T5200, por uma questão de longevidade
    RAM: 1GB
    Disco: qualquer um de 5400rpm ou superior

11. bluesyrio

bluesyrio Power Member

Obrigada pelo input. Embora saiba que é sempre melhor uma resposta para cada contexto pessoal e bem definido, penso que este tópico poderia ser positivo para dicas gerais introdutórias para quem está à procura de info de como escolher, em vez de ter de navegar à procura de pedidos associados ou iguais às suas necessidades. Outra variante que depois terá de ter sido em conta será claro a portabilidade, bateria e placa gráfica, por exemplo. Um dos aspectos que mais reparo é na questão da placa gráfica, justamente, em casos em que não há necessidade de uma dedicada ou de alta capacidade. Digo isto até porque com frequência a mim me sugeriram portáteis acima do que precisava (por exemplo o Asus G1...).

12. Amy

Amy Power Member

Aqui está uma thread bastante útil para todos os potenciais compradores que não sabem muito bem o que querem!

13. jack17

jack17 Power Member

:x2:

14. bluesyrio

bluesyrio Power Member

Amy e jack17, receio é que se perderá pelo meio dos outros e não terá tão grandes efeitos como poderia...:lol:

15. OIAV

OIAV Power Member

Discos com 4200 rpm não são suficientes para jogos, aplicações 2D e internet?? Serão assim tão lentos em realção aos de 5400 rpm?

Boa thread. :)

16. balute

balute Power Member

Depende da paciência que um gajo tem :002: Só testando é que se vê...

Mas a diferença de um para o outro é notória, muito maior que de 5400 para 7200 rpm

Partilhar esta Página