Portátil Trabalho vs Lazer

bluesyrio

Power Member
Olá,

Aqui é muito frequente pedidos de dicas para a compra de portáteis, mas às vezes fico com a sensação que há quem acabe (por opção sua, não por mau aconselhamento) por comprar portáteis acima das suas necessidades (vocacionados para jogos e cinema) porque por regra só necessitam deles para trabalhar e pagam mais ao comprar portáteis que pretendem preencher outras necessidades/exigências. Gostaria de pedir-vos, se possível, um perfil das melhores especificações desejáveis actualmente conforme os perfis de uso possíveis, nomeadamente incluindo aqueles que não trabalham em 3D, autocad, etc.

Outra coisa que noto é que geralmente os portáteis com melhores processadores e RAM são sempre vocacionados para jogos ou média. Suponho que será no pressuposto que o uso normal de internet, office e alguns programas especializados não exige tanto. Mas é ou não de facto uma vantagem realisticamente processador e RAM melhor mesmo para portáteis que não sejam para jogos?

Obrigada, desde já, pelo vosso input.
 
Para esse tipo de uso leve, onde os componentes pouco interessam, convém concentrar-se mais no preço e em pormenores exteriores, como a qualidade de construção do portátil, a estética, a autonomia, e possíveis defeitos que só se notam depois de comprar.

Quanto à performance, considerando que quase todos os portáteis actualmente têm no mínimo um T5200 e 1GB de ram (que são mais que suficientes), o único componente onde de facto se nota uma diferença de performance para programas leves é o disco rígido - um de 7200rpm ou de 160GB 5400rpm são significativamente mais rápidos que os restantes de 5400rpm. Essa diferença nota-se tanto a iniciar o windows como a abrir programas, a navegar em pastas e outras coisas que fazem uso apenas do disco praticamente.

Não sei se era bem isto que pretendias...
 
Sim, era. Obrigada wizard. E em relação à longevidade do portátil (não só durabilidade e qualidade de materiais) em termos de velocidade, processamento, etc?
 
a longevidade é "infinita", pois se o portátil tem boa performance agora, vai continuar a funcionar bem daqui a 5 ou 10 anos (se não avariar antes :P). isto é válido a não ser que aches que comprar todas as novas versões do office e do windows seja absolutamente fundamental para alterar a qualidade de simples documentos do word :P:P:P
 
Certo, mas eu tenho colegas que têm de trabalhar com software específico e têm portáteis, por exemplo, com Pentium 4, 256 de RAM que são lentíssimos para esta tarefa e até mesmo para as do office. Creio que comprando um topo de gama ou um portátil um pouco melhor (verificando o rácio de preço e características) talvez se possa conseguir uma mais valia evitando ter de renovar a compra de portáteis num período mais curto, podendo dessa maneira poupar dinheiro. É esta questão que me interessa e se ela é válida/verdadeira ou não na pergunta que fiz no meu segundo post. Um upgrade de RAM bastaria por exemplo para mudar a situação desses meus colegas?
 
A memória podes acrescentar quando e quanto quiseres, se bem que, para office e net, 2GB devem chegar perfeitamente durante os próximos 5 anos pelo menos, mesmo com uma gráfica integrada, com o vista e com eventuais updates. As pens também são óptimas para usar como memória virtual para o vista, atavés do readyboost, pois as pens são mais rápidas que o disco nos tempos de acesso.

O processador duvido que seja necessário substituir, visto que os actuais já são "overkill" para esse tipo de uso. :p Neste momento estou com o meu T7200 a 1.5ghz para poupar alguma bateria, com umas quantas janelas do firefox, o msn, o excel 2007 e o media player abertos, e trabalha-se como se estivesse a 2ghz...

Quanto ao disco, quando achares que já está a ficar lento, podes trocar por um dos novos SSD, que são MUITO mais rápidos e na altura já deverão estar a um preço mais acessível.
 
Última edição:
comprar topos de gama é a melhor maneira de acabar por gastar mais dinheiro e ter menos benefício (devido ao preço absurdo que os topo de gama costumam ter - paga-se o ser "de topo", não tanto o valor real das peças).
um computador só abranda muito quando a memória ram "acaba" e é necessário usar o disco duro para memória temporária. a melhor aposta que há é aumentar a RAM, e eventualmente discos duros mais rápidos.

pessoalmente tenho um portátil com 512MB de ram e o processador está sempre a 600MHz (para aquecer menos - máximo é 1.4GHz) e não tenho problemas de performance assinaláveis. só a RAM é que me parece curta para o meu uso do photoshop, e para ficheiros grandes já abranda bastante (devido a usar o disco duro). a solução passa por meter mais ram... não penso trocar de computador.

enquanto funcionar... vai andar por aqui :P
 
Última edição:
Ok, era mesmo essa questão. Obrigada por responderem.

Assim, sendo numa lista base seria algo como (c/ min e máx se possível)

Profissional
Processador: ?
RAM: 2GB
Disco: 160GB

Profissional 3D e Multimédia

Processador: ?
RAM: ?
Disco: ?

Lazer Jogos
Processador: ?
RAM: ?
Disco: ?

Lazer Internet
Processador: ?
RAM: ?
Disco: ?

PS. De qualquer modo como topo de gama não me referia a nada superior a 1500, mas noto que alguns computadores com vocação profissional vendem-se abaixo dos 1000.
 
Vai à ***** e passa um tempinho a olhar para os portateis, se gostares de algum modelo investiga melhor as diferentes variações do mesmo.

O que deves procurar num portatil:

- Qualidade de construção;
- Garantia (os Asus, por exemplo, tem 3 anos de garantia);
- Qualidade da imagem do monitor;
- Disco e respectiva velocidade;
- Tamanho da memoria ram e possiveis expansões;
- Forma como as ligações e afins estão expostas (Já vi Acers com o dissipador a apontar para o monitor, enfim...).

Fora isso, a placa grafica tanto faz, isto é, uma Intel é assim para o mesmo muito má, mas o resto é na boa.
 
Isso não é assim tão linear, mas vou tentar fazer qualquer coisa

Profissional
- suponho que seja a utilização programas de processamento 2D tipo photoshop e autocad, ou programação
Processador: T5200
RAM: 2GB, ou 1GB para um orçamento limitado
Disco: o ideal seria um 160GB 5400rpm ou um de 7200rpm, mas também não é por aí que passa a ser lento
Ecrã: dependendo do tipo de utilização e exigência, um ecrã com uma resolução de 1440x900 ou 1680x1050 pode ser benéfico; a uniformidade da cor, o brilho e o contraste da imagem também importam para a edição de fotografia

Profissional 3D e Multimédia

Processador: T7200
RAM: 2GB
Disco: igual ao anterior
Ecrã: igual ao anterior
Placa gráfica: se for para imagens 3D mais complexas, uma gráfica dedicada dá jeito

Lazer Jogos
Processador: T5200 ou superior, conforme o orçamento
RAM: 2GB, se o orçamento permitir
Disco: qualquer um de 5400rpm ou superior
Placa gráfica: para jogos leves ou em baixo nível de detalhe gráfico, no mínimo uma Geforce 7300 ou ATI X1300; para gráficos mais exigentes ou jogos recentes, uma Geforce 7600 ou ATI X1600

Lazer Internet
Processador: T5200, por uma questão de longevidade
RAM: 1GB
Disco: qualquer um de 5400rpm ou superior
 
Obrigada pelo input. Embora saiba que é sempre melhor uma resposta para cada contexto pessoal e bem definido, penso que este tópico poderia ser positivo para dicas gerais introdutórias para quem está à procura de info de como escolher, em vez de ter de navegar à procura de pedidos associados ou iguais às suas necessidades. Outra variante que depois terá de ter sido em conta será claro a portabilidade, bateria e placa gráfica, por exemplo. Um dos aspectos que mais reparo é na questão da placa gráfica, justamente, em casos em que não há necessidade de uma dedicada ou de alta capacidade. Digo isto até porque com frequência a mim me sugeriram portáteis acima do que precisava (por exemplo o Asus G1...).
 
Aqui está uma thread bastante útil para todos os potenciais compradores que não sabem muito bem o que querem!
 
Discos com 4200 rpm não são suficientes para jogos, aplicações 2D e internet?? Serão assim tão lentos em realção aos de 5400 rpm?

Boa thread. :)
 
Discos com 4200 rpm não são suficientes para jogos, aplicações 2D e internet?? Serão assim tão lentos em realção aos de 5400 rpm?
Depende da paciência que um gajo tem :002: Só testando é que se vê...

Mas a diferença de um para o outro é notória, muito maior que de 5400 para 7200 rpm
 
Back
Topo