Portátil Vaio deixou de mostrar imagem.

Voystice

Power Member
Boas.

Tenho um portátil Sony Vaio VPCEB4Z1E.

Estas são as especificações:
https://www.sony.pt/electronics/support/laptop-pc-vpc-series/vpceb4z1e/specifications

Ontem, estava a fazer uma transferência de ficheiros, e ele esteve a tarde inteira a trabalhar.
Quando lhe fui pegar, vazei a reciclagem e comecei a exportar os bookmarks dos browsers, e é então que me aparecem uns artefactos tipo "xadrez" na tela, com cores texturizadas e com os caracteres de texto distorcidos.
A tela ficou preta, e o portátil reiniciou. Reiniciei, e entrou no Windows sem problma. Passado um bocado fez outra vez o mesmo, e desliga-se outra vez.
Agora, ele liga, mas a tela mantém-se sempre "desligada", já nem sequer aparece o logo a dizer "Vaio" no post. Ainda consegui ouvir o som da entrada no windows, quando pede a password do utilizador, mas nada de imagem. Agora, já nem isso. Ligo-o, as ventoinhas rodam, mas a tela nem pisca, fica sempre preta e nem sequer dá brilho de funcionamento.

Parece-me que, das duas uma: ou a tela avariou, ou a gráfica encomendou a alma ao criador.

Será que vale a pena levar isto a uma loja de reparação de PC's? Ou vão apenas confirmar as minhas suspeitas? No caso da tela ou da gráfica terem avariado, haverá solução, mas sem ser muito dispendiosa?

Obrigado por qualquer dúvidas que me possam esclarecer.

\w/
 
Pelo que descreves, muito provavelmente foi a gráfica.
Olhando á idade do portatil, quase por certo não justifica o valor da reparação que teria que ser um raballing, pelo menos na minha opinião.

Podes é fazer uma reparação caseira, que consiste em abrir o portatil, localizar a gráfica e aplicar calor com um secador de cabelo durante algum tempo até aquecer bem o chip. Com alguma sorte fazes um raballing caseiro. Conheço alguns portateis que ganharam mais um ano de vida com este metodo. Mas pode não resultar ou até pode matar de vez, logo é apenas uma ideia caso decidas que não vais gastar dinheiro no portatil.

També há outra hipotese, que é desactivar a gráfica dedicada (a AMD 5650) e usar a HD do chip intel. O problema é que para isso seria necessario aceder á Bios e sem imagem é complexo. O que volta á opção descrita acima. E atenção que não sei se esse Vaio dava essa hipotese. São tudo suposições....
 
Pelo que descreves, muito provavelmente foi a gráfica.
Olhando á idade do portatil, quase por certo não justifica o valor da reparação que teria que ser um raballing, pelo menos na minha opinião.

Podes é fazer uma reparação caseira, que consiste em abrir o portatil, localizar a gráfica e aplicar calor com um secador de cabelo durante algum tempo até aquecer bem o chip. Com alguma sorte fazes um raballing caseiro. Conheço alguns portateis que ganharam mais um ano de vida com este metodo. Mas pode não resultar ou até pode matar de vez, logo é apenas uma ideia caso decidas que não vais gastar dinheiro no portatil.

També há outra hipotese, que é desactivar a gráfica dedicada (a AMD 5650) e usar a HD do chip intel. O problema é que para isso seria necessario aceder á Bios e sem imagem é complexo. O que volta á opção descrita acima. E atenção que não sei se esse Vaio dava essa hipotese. São tudo suposições....

Pois, este portátil já é de 2011, e nessa altura os CPU's da Intel ainda não traziam gráfica integrada...

Já me lembrei de o abrir e ver o que se passa lá dentro, mas provavelmente é mesmo isso que referes. Estou presentemente a tirar um Curso de Redes e um dos formadores já nos falou acerca do reballing. Sou capaz de levar o portátil para as aulas amanhã e falar com ele acerca disso...

Entretanto, se tiver que comprar outro portátil, estou desgraçado: hoje em dia vem todos sem drive óptica, e eu dava bastante uso a isso...

Cumps!

\w/
 
Pois, este portátil já é de 2011, e nessa altura os CPU's da Intel ainda não traziam gráfica integrada...

Já me lembrei de o abrir e ver o que se passa lá dentro, mas provavelmente é mesmo isso que referes. Estou presentemente a tirar um Curso de Redes e um dos formadores já nos falou acerca do reballing. Sou capaz de levar o portátil para as aulas amanhã e falar com ele acerca disso...

Entretanto, se tiver que comprar outro portátil, estou desgraçado: hoje em dia vem todos sem drive óptica, e eu dava bastante uso a isso...

Cumps!

\w/
Boas, tal como disse o @Miguel_Pereira que pelo que descreves deve ter sido a gráfica e mais vale comprares um novo. Em relação à drive optica podes sempre comprar uma externa que se liga por USB. Marcas de portáteis que aconselho por experiência própria: Asus e Lenovo. Boa sorte
 
Pois, este portátil já é de 2011, e nessa altura os CPU's da Intel ainda não traziam gráfica integrada...

Já me lembrei de o abrir e ver o que se passa lá dentro, mas provavelmente é mesmo isso que referes. Estou presentemente a tirar um Curso de Redes e um dos formadores já nos falou acerca do reballing. Sou capaz de levar o portátil para as aulas amanhã e falar com ele acerca disso...

Entretanto, se tiver que comprar outro portátil, estou desgraçado: hoje em dia vem todos sem drive óptica, e eu dava bastante uso a isso...

Cumps!

\w/

Tinham gráfica integrada pois:
https://ark.intel.com/content/www/b...core-i5-480m-processor-3m-cache-2-66-ghz.html
Pode é não ser activavel na Bios.
Também podes ligar o portatil a um ecrã externo, com sorte ele ligava e podias ver se conseguias fazer algo.
Acerca da drive optica, como o the assasin diz, uma drive optica externa hoje em dia é bastante acessivel, não me parece um problema. Mas é assim tão util? Não me lembra a ultima vez que tive que usar...

se por acaso tiveres que comprar um novo, podes sempre ver os recondicionados. Para andar a "bater" todos os dias na universidade e ter drive optica, um thinkpad recondicionado pode ser ideal.
 
Boas, tal como disse o @Miguel_Pereira que pelo que descreves deve ter sido a gráfica e mais vale comprares um novo. Em relação à drive optica podes sempre comprar uma externa que se liga por USB. Marcas de portáteis que aconselho por experiência própria: Asus e Lenovo. Boa sorte

Boas. Estive ausente a semana toda, e mal tive tempo de olhar para o portátil.

Pois, eu queria evitar isso, porque detesto ter que andar carregado com tralha, e mesmo em casa, a mesa onde uso o portátil é pequena e mal dá para meter o disco externo...

Entretanto, já abri o portátil, mas parece-me tudo OK lá dentro. Nem sequer tinha muita sujidade. Terei que levá-lo para o curso, para abri-lo mais ao pormenor na aula de Hardware. Pode ser que seja outra coisa que não a gráfica; e mesmo que seja, talvez seja possível o Reballing, ou a substituição do chip gráfico. Não fiquei certo de que estivesse soldado por baixo do dissipador. o CPU, pelo menos, parecia não estar...

Andei no Domingo passado a procura de portáteis, já com 16GB, que é algo que nos disseram que iria fazer falta. Por acaso, ainda dei uma vista de olhos aos Asus, Lenovo, Acer e HP (Omen), mas apanhei um MSI jeitoso com um bom desconto numa "loja emissora" muito conhecida...

Tinham gráfica integrada pois:
https://ark.intel.com/content/www/b...core-i5-480m-processor-3m-cache-2-66-ghz.html
Pode é não ser activavel na Bios.
Também podes ligar o portatil a um ecrã externo, com sorte ele ligava e podias ver se conseguias fazer algo.
Acerca da drive optica, como o the assasin diz, uma drive optica externa hoje em dia é bastante acessivel, não me parece um problema. Mas é assim tão util? Não me lembra a ultima vez que tive que usar...

se por acaso tiveres que comprar um novo, podes sempre ver os recondicionados. Para andar a "bater" todos os dias na universidade e ter drive optica, um thinkpad recondicionado pode ser ideal.

Por acaso, fiz isso, mas a TV também não deu imagem, logo parece que foi mesmo a gráfica que berrou.

Eu uso a drive óptica muito frequentemente, não só para gravar e re-gravar CD-R's e CD-RW's para ouvir no auto-rádio do carro. (Não tem USB) Já para não falar que costumo ripar os meus CD's originais para Mp3 para poder ouvir no meu leitor portátil. E o meu Win7 está em CD, bem como uma data de drivers, etc...

Também considerei isso, e vi um HP com 16Gb de Ram e um i7, com drive óptica à venda numa loja de artigos electrónicos em segunda-mão, mas as reviews na net não eram muito positivas...

Entretanto, irei abrir um tópico para o meu novo MSI, porque estou com algumas dúvidas em relação à troca de discos. Se por acaso houverem novidades em relação ao Vaio, eu tornarei a postar aqui.

Obrigado a todos pela ajuda.

\w/
 
Back
Topo