Portátil Vaio não passa do arranque.

Voystice

Power Member
Boas.

Tenho um Portátil Sony Vaio modelo VPCEB4Z1E que adquiri em 2011.

Tem sido suficiente para as minhas necessidades no local de trabalho, e mesmo tendo alguns aninhos nunca me deixou ficar mal.

No ano passado, desde que apareceu a fantochada do Win10, que ele ficou um bocadinho lento porque os ficheiros de instalação que eu recusei devem ter ficado a empancar um bocado o sistema...

Entretanto, comecei a fazer backups dos meus documentos, já a preparar-me para formatá-lo em breve.

Hoje de manhã, deparei-me com uma mensagem de erro que dizia que os ficheiros do windows pareciam estar corrompidos e que aconselhava a fazer a recuperação do sistema. Assim que o arranque se iniciou para o Windows, ele foi abaixo. Desligou-se.

Tornei a tentar varias vezes, tanto com a recuperação, como deixando entrar no Windows normalmente, e ele nunca chegou sequer ao ecrã de entrada do utilizador.

Fui a casa, e tentei reiniciá-lo com os DVD's de reinstalação, e ele faz o mesmo. O DVD arranca, mas nunca aparece mensagem nenhuma, ele simplesmente se desliga. (Houve-se um "glitch" debaixo do teclado quando ele se "apaga".)

O que poderá ser isto? O Disco morreu e não consegue sequer instalar os ficheiros de recuperação, ou será um problema eléctrico mais sério na motherboard?

Se for preciso, posso adquirir outro disco, mas primeiro gostava de ter uma ideia se seria essa a solução, ou até se tenho maneira de recuperar os meus documentos do disco original a partir de algum caixa externa.

Obrigado por qualquer ajuda que me possam dar.

\w/
 
Boas. Desculpem só dar sinal agora, mas tenho andado ocupado nos últimos dias.

Entretanto, o problema do Portátil está resolvido. Usei o Software de Recuperação da Sony que vem embutido numa Partição Fechada no próprio disco, e consegui fazê-lo arrancar, apesar de ter mesmo assim levado com a informação de que "não foi possível reparar o sistema operativo."

Tratei de fazer o backup de todos os ficheiros importantes e procedi à formatação do bicho. Está a funcionar como novo.

Cumps.

\w/
 
Pelo sim pelo não, convém dar uma vista de olhos nos valores SMART do disco.

Como faço isso?

Entretanto, durante o fim-de-semana quis ligá-lo em casa, e não consegui.
Fartou-se de se desligar do nada.

Da primeira vez, ele chegou ao desktop, e assim que comecei a criar uma pasta nova, ele desligou-se.
Tentei ligá-lo de novo, e desta vez nem chegou à password. Desligou passados poucos segundos.
Na terceira tentativa, já não passava da tela preta a dizer "vaio".
Na quarta em diante, o botão do Power ligava e desligava logo a seguir.

Deixei passar a noite, a ver se passava a "travadinha" e tentei ligá-lo hoje já no local de trabalho:

Na primeira tentativa, desligou-se mal comecei a verificar a lista de actualizações disponíveis para o Windows.
Na Segunda tentaviva, desligou-se logo na tela de selecção em que diz que o Windows não foi encerrado correctamente.
Na Terceira já não passou da Tela do "vaio".
Na Quarta tentativa, o botão do Power ligava-se, e desligava-se logo a seguir.

Deixei-o na secretária, e voltei passados uns 40 minutos.

Desta vez ligou, foi até ao desktop, e tem andado a funcionar normalmente... e estou agora a escrever este post a partir dele.

Não percebo o que se passa. Um disco com problemas, pode fazer o portátil "não-ligar"? Ou ele deveria sempre ligar e aparecer uma mensagem a dizer: "no hard drive found" ou algo assim?

Será um problema eletrico? Será da Motherboard? É normal estas coisas acontecerem quando os portáteis já são velhinhos? Ele nunca foi aberto nem limpo por dentro, será disso? Deterioração da Pasta Térmica? Condensadores inchados? É que isto sucede de maneira completamente aleatória, e não parece ter uma causa em concreto...

Obrigado pela ajuda que me puderem dar.

\w/
 
Podes usar o programa da nirsoft disksmartview e tirar print-screen de todas as linhas por baixo de attributes ou exportar as mesmas e fazer o upload do ficheiro report.html para algum cyberlocker
 
Podes usar o programa da nirsoft disksmartview e tirar print-screen de todas as linhas por baixo de attributes ou exportar as mesmas e fazer o upload do ficheiro report.html para algum cyberlocker

Ok, vou fazer já isso, e esperar que ele se aguente até ao fim.

Foi rápido. Deu-me estes resultados:

https://www.photobox.co.uk/my/photo?album_id=4951291708&photo_id=500189555315
https://www.photobox.co.uk/my/photo?album_id=4951291708&photo_id=500189556272
https://www.photobox.co.uk/my/photo?album_id=4951291708&photo_id=500189557048

https://www.photobox.co.uk/my/photo?album_id=4951291708&photo_id=500189556282

\w/

P.S. Epa, eu não estou a perceber nada destes sites de upload de imagens. Nada funciona. Existe algum que seja fácil de utilizar?

P.S.2: Parece que agora resultou. Não sei é quanto tempo vão durar online...
 
Última edição:
Estás a mostrar 2 discos, um deles o seagate tem 2 valores e um em especifico está anormalmente elevado, é nele que está o sistema operativo?

 
Última edição:
Estás a mostrar 2 discos, um deles o seagate tem 2 valores e um em especifico está anormalmente elevado, é nele que está o sistema operativo?


Se for o de 500GB, sim, é nesse que está o S.O.

O programa deve ter apanhado também o disco externo da Western Digital de 750GB que estou a usar para passar ficheiros.

Esse valor em específico que mencionas no Seagate, (pensava que estes Vaios traziam Hitachi's) é qual, e o que é que pode acarretar? Pode ser o responsável pelas "falhas" que tenho andado a experiênciar?

\w/
 
O disco tem aparentemente um problema electromecânico!

Verifica como está de ligação.
Não sei até que ponto não tens 2 problemas distintos!
 
Última edição:
O disco tem aparentemente um problema electromecânico!

Verifica como está de ligação.
Não sei até que ponto não tens 2 problemas distintos!

Ok, para ver isso tenho que desmontar o portátil, certo?

Agendei uma verificação ao disco para procurar erros e corrigir sectores danificados. Em princípio ele deverá começar a fazê-lo assim que eu o ligar no meu turno da tarde, às 3 da tarde.

Para todos os efeitos, já ando para substituir este disco velho faz uns tempos... deverei adquirir um novo em breve. No entanto, é como tu dizes; eu suspeito que o problema possa não ser só esse, porque o comportamento errático dele quando se liga não é muito normal, e não parece ser do disco...

Edit: O Portátil terminou agora o checkdisk do Windows ao disco. Durante os escassos segundos em que aquilo nos deixa ver um relatório, consegui ver que o número de sectores danificados eram: 0

Não deu mais problemas até agora.

Entretanto, corri o disksmart outra vez, e aquele valor em "Read Error Rate"que dantes era de 117 87 passou para 115 87. Isso será relevante?

https://www.photobox.co.uk/my/photo?album_id=4951291708&photo_id=500190478056

https://www.photobox.co.uk/my/photo/full?photo_id=500190478075

\w/
 
Última edição:
exprimenta fazer o "chkdsk /f" em modo Cmd como administrador e depois faz o reboot
se não der passa o hirens boot e faz teste á memória e discos
 
Entretanto, corri o disksmart outra vez, e aquele valor em "Read Error Rate"que dantes era de 117 87 passou para 115 87. Isso será relevante?

Os valores relevantes no teu caso são o reported uncorrectable error, menos relevante command timeout.
O read error rate ia em 132.145.853, agora certamente que aumentou.
Continuas a colocar as fotos num local onde ninguém as consegue ver!
Esse disco deve ser substituído e podes continuar a usar para guardar conteúdo de pouca importância!

Podes comparar a tua informação com este Hitachi com um Load Cycle Count de 337.184, ficas com uma noção do que é um disco velho com uso em excelente condição.




exprimenta fazer o "chkdsk /f" em modo Cmd como administrador e depois faz o reboot

No caso dele não tem necessidade de o fazer!
Em discos problemáticos noutras situações, que não o caso em questão, usa-se o switch R.
 
Última edição:
Sim switch R "chkdsk /r" mas no caso dele o problema não está relacionado com superfície do disco.
Como deves ter reparado pela informação smart os seguintes valores estão a zero
reallocated sector ,current pending sector, uncorrectable sector.
O problema parece ser outro, talvez a PCB do HD?
 
Reparem neste disco de um tópico que está aqui na zwame

VY6gRmB.png
 
Última edição:
Back
Topo