Portege 2000, ja chegou, mas tou a anhar com o leitor de cd's

Koncaman

Utilizador Saloio
Boas

Antes de mais, se não tiverem com paciencia para ler, pedia que saltassem para "o que quero, por ordem de prioridades"

Recentemente surgiu-me uma oportunidade de comprar um dos meus portateis preferidos de sempre: um toshiba portege 2000 (o outro da minha preferencia é o portege r100, por fora são semelhantes)
mas, antes de o comprar, gostava de vos colocar umas questões.
é assim, a nivel de dimensões e autonomia, é exactamente o que eu preciso, algo realmente portatil, e com uma autonomia valente (o que eu vou comprar vem com docking station, leitor de cd's e disquetes externo, e com 2ª bateria de grande capacidade, e não viciada)
a nivel de preocessador, e disco rigido, é que podem surgir algumas limitações.

ora então, é o seguinte, eu pretendo usar o portatil essencialmente para a universidade. ou seja, neste momento, para programar, fazer umas simulações de circuitos, e coiisas desse tipo, essencialmente, trabalho leve, coisa para a qual o pentium III ULV a 733mhz com que ele vem equipado serve perfeitamente. contudo, la mais para a frente é possivel que venha a usar o Matlab, programa que neste momento desconheço, e não faço ideia que poder computacional necessita, pelo menos para o nivel a que o vou usar (calculo que durante o curso, não precise dde andar a fazer calculos pesadissimos em matlab)... portanto, para estas tarefas, ele deve ser suficiente... o que acham?

de resto, ele é para ter uma distribuição de linux instalada (ainda vou ter que decidir qual, visto que é um hardware muito especifico, e gostava que fosse uma distribuição leve, mas que não fosse muito "rude" para a vista) e o windows XP (eventualmente quando sair o Vista ainda me vou aventurar a experimentar, mas neste momento, não é um factor decisivo para a compra do portatil, uma vez que se não correr aceitavelmente o vista, não vai ser por isso que vai deixar de desempenhar as funcções para as quais o comprei.

de resto, é para ter alguma musica no carro, ver uns dvd's ou teclar enquanto estou na cama, enfim, nada de muito pesado.

a nivel grafico, enfim, é so o basico para correr um SO, não nego que gostaria que a Trident CyberALADDiN-T de 16mb corresse o sim city 4, mas acho que posso tirar o cavalinho da chuva e dar-me por satisfeito com o sim city 3000, e ainda, na loucura, um flight simulator e/ou age of empires 2... jogos que calculo que ela desenrasque, ainda que fracamente.

mas, DE TODO, o objectivo não é mesmo um portatil para jogar.

o que quero, por ordem de prioridades:
-Um portatil realmente fino e bastante leve, que não me obrigue a andar muito carregado
-Um portatil com autonomia suficiente para poder ser usado, nos tempos livres de um dia, sem precisar de carregador
-um portatil com capacidade suficiente para ter uma playlist de mp3 (para ouvir no carro, por isso, coisa para 1 ou 2 horas de musica seleccionada), windows xp pro, uma distribuição de linux, office, e eventuais programas necessarios para a a universidade.
-um portatil que possa usar quando estou deitado, confortavelmente, sem sentir grande peso ou calor em cima das pernas, para ver um dvd ou andar pela net (msn, foruns, e isso).
-um portatil que, eventualmente me possa poder fazer passar algum tempo, quando não tenho nada para fazer, a jogar qualquer coisa (jogos do tipo que referi acima, nada de muito puxado, nas definições minimas de qualidade)

notem que em casa, é para usar com teclado e rato externo, e todos os perifericos.
fora de casa, é para usar, quanto muito, um rato externo... na loucura, o leitor de cd's.

portanto, eu estou a partir do principio que o portege 2000 me sirva, mas venho pedir uma opinião.
caso contrario, terei que ver se arranjo qualquer coisa como um R100 (que, com algum esforço, talvez encontre, naturalmente mais caro)...
mas neste caso, a oportunidade é bastante agradavel a nivel de preço, e estou mesmo tentado em comprar o animal.

imagens:

1099980673008.jpg


portege2000.jpg


desculpem la o texto gigante, espero que me possam dar uma ajudinha ;)
cumps
 
Última edição:
Depende do peso e tamanho com que fica com a bateria secundária. Eu comprei um ao MAV que só me deu dores de cabeça, devido ás baterias. A grande pecha era mesmo ter de andar com a 2ª bateria atrás, doutro modo era top. O leitor óptico, realmente não faz muita falta se tiveres uma pen.

Jogos... esquece mais do que o SimCity.
Matlab, depende do que vais programar, mas mesmo assim não deve ser grande problema, pois pode demorar um pouco mais mas faz o mesmo que os outros.

Tem em atenção a memória, pois por norma esses trazem pouca e vais precisar dela.
Tive nas minhas mão um DELL também ultra fino com Docking e realmente a docking mamava o portátil todo, por isso não gostei dele.
 
Os portégé são verdadeiros portateis tanto em peso como em tamanho.
Não é suposto serem DTR's.
Portanto se as specs dele te chegam, a portabilidade dele serve-te que nem uma luva.

Já tive um portégé e recomendo. Qualidade QB.

O meu era um destes:
tosh.gif


Como vês todos os portégé dão uso ao seu nome.
 
Última edição:
Boas.
Eu ja tive esse portatil a 3 anos, tive o durante cerca de 4 meses e vendi. Era porreiro porque era pequeno, mas no entanto os 733mhz pareciam tar abaixo de outro 733mhz de um pIII. Se calhar por causa do disco. O portatil tambem me aquecia muito. A ver Divx tinha algumas quebras. No entanto era bonito e leve. De seguida comprei um vaio de 1 quilo e tal e fikei muito mais satisfeito. Neste momento em portatil tenho um vaio C1MZX (933mhz, pesa 900 e tal gramas, tem 256ram, entrada de video, tv turner, camera de foto e video, bluetooth e disco de 7400rpm e abro meia duzia de paginas de web e ja a ventuinha nao para, tambem tenho o vodafone 3g que me ocupa bue memoria) e o portatil que te mandei as caracteristicas por pm. Uso o c1mxz tipo PDA e um pc fixe e levo o para todo o lado por ser bue pequenino. Se fosse a ti ia pelo R100, nem pensava duas vezes, tem um processador centrino que o faz muito mais rapido.
Em relacao a Matlab, neste momento sou finalista de Eng. Aeronautica e usamos esse software. Para teres uma ideia, neste semestre passado fizemos umas subrotinas para uma disciplina de sistemas de controlo de voo e num AMD 3000+ com disco a 7200rpm e 1GB ram e apenas o Matlab a correr chegavamos a ir jantar voltar e o pc ainda estar a pensar. Ouve pessoal que nao conseguiu fazer simulacoes nos pcs deles. Depende muito do codigo.
Se quiseres umas fotos do portatil axo que ainda tenho para aqui umas com muito boa resolucao que tirei na altura que o pus a venda.
Obrigado.
 
Última edição:
pois... a questão, é que, neste negocio, arranjo o portege 2000 a cerca de 400€ (acho que é um excelente negocio que faço, não?), um R100, ja era quase o dobro (e é dinheiro que duvido que possa dar, apesar de ser também um bom negocio), por fora são praticamente iguais, é certo que o R100 tem USB 2.0, bem como mais 200mhz (também, convenhamos que um pentium-M não é substancialmente diferente de um P3, de forma que o rendimento por mhz seja muito diferente).
quanto ao usb 2.0, vou a ver, e penso, eh pa, vou ter que recorrer à slot PCMCIA para montes de coisas, seria questão de recorrer à PCMCIA para mais esta, e eu neste momento, so estou a ver um slot usb 2.0 a servir-me para um disco rigido externo, ou para um gravador de cd's...
também, ha que ter em conta que tenho um desktop bem mais capaz, a nivel de processamento em casa (e que, eventualmente, também levará um upgrade em breve), onde preferencialmente faço as gravações, e armazeno o que não couber no portatil.

ca em casa, tenho rede, por cabo, e por wireless, não tenciono fazer ligações ao portatil, a menos que seja um cabo rj45, quando precisar de velocidade na rede, ou o cabo de alimentação para carregar as baterias.

la fora, eh pa, a ideia com que o compro, é mesmo para trabalhar, ter musica no carro, e ocupar algum tempo livre (que será maioritariamente passado na net, ou a adiantar trabalho).
a questão dos breaks a ver divX é que me chateia um bocado... assim como o calor...

e depois, se, como extra, puder levar um joguito, eh pa, ficava contente, mas, se tal não for possivel, eh pa, não é de todo, o motivo pelo qual não o vou comprar.

mas agradeço desde ja as opiniões ;)
 
O meu portégé era bem mais fraco (PII 350) e nunca tive qualquer break a ver divX...
Depende é se a placa gráfica desse faz descompressão de mpeg por hardware ou não...
No meu fazia e isso notava-se bem :)
 
bem... o animal ja chegou...
estou aqui com um grande problema com o Leitor de CD's...
ele veio com um combo dvd/cdrw com ligação PCMCIA (cardbus)
a drive é uma targus/noteworthy pa930u/nw930 (creio que é compativel com o portatil, e suporta o boot a partir do cd, mas não é esta a questão principal)

o que se passa, é que não arranjo drivers para isto de forma alguma.
não consigo instalar o controlador pcmcia para esta gaita.
fui ao site da freecom sacar os drivers para o controlador (e é o conjunto mais completo), mas não servem, os do site da targus, idem aspas, no site da toshiba não encontro drivers para o cd-rom que eles vendem como opcional com este portatil (que, salvo o erro tem o mesmo controlador pcmcia)

e pronto... eu vou vivendo bem com ele, como está, mas sei que mais dia menos dia, vou precisar de lhe instalar o linux, ou vou precisar de re-instalar o windows, ou coisa que o valha, e essas cenas não posso fazer pela rede.
estou a começar a desesperar.

é que nem consigo fazer o leitor dar sinal de vida. limita-se a ser detectado, e nada mais. não tenho drivers nenhuns que sirvam para isto :mad:

alguém tem alguma ideia?
 
Roadster_Brabus disse:
Os portégé são verdadeiros portateis tanto em peso como em tamanho.
Não é suposto serem DTR's.
Portanto se as specs dele te chegam, a portabilidade dele serve-te que nem uma luva.

Já tive um portégé e recomendo. Qualidade QB.

O meu era um destes:
tosh.gif


Como vês todos os portégé dão uso ao seu nome.

Roadster_Brabus:
Isso é um "Toshiba Portegé"???
É que eu há 10 anos trabalhei com um Toshiba, mas era da série "Sattelite", modelo 110CD (se não estou em erro). E (se a minh memória não me falha) era igualzinho ao da foto que puseste.
A unica coisa que me lembro desse portátil, era um Pentium I a 133mhz, e 800 Mb de disco rígido e tinha SO Windows 95!!!
Cumps
 
só agora vi isto..eu ja tive um r100 e é simplesmente lindo e espectacular..nunca ouvi sequer a ventoinha..rapido e horas de bateria..mto bom mesmo.

quanto ao teu caso em particular arranja um cd ou dvd externo por usb ou firewire (o r100 tem firewire esse nao sei) e pronto..qq coisa pm me.:)
 
blueangelman disse:
só agora vi isto..eu ja tive um r100 e é simplesmente lindo e espectacular..nunca ouvi sequer a ventoinha..rapido e horas de bateria..mto bom mesmo.

quanto ao teu caso em particular arranja um cd ou dvd externo por usb ou firewire (o r100 tem firewire esse nao sei) e pronto..qq coisa pm me.:)

pois, possso realmente pensar no usb, ate nem estão muito caros... este ainda não tem firewire.
mas, aí, definitivamente, deixo de poder fazer o boot a partir do cd-rom. porque ele não suporta boot a partir de cd-roms usb, so fdd's usb. e consequentemente não havia linux para ninguém. e eu precisava mesmo muito de lhe instalar o linux, para ele satisfazer algumas das minhas necessidades, que moivaram a sua compra.
a partir do cd-rom, so mesmo com alguns modelos especificos, e por PCMCIA, e acho que este que aqui tenho se compatibiliza.
a questão é que não tenho os driver para o cardbus cable II...
ja li, li, li, li, e tudo o que se diz por aí na net, não esta a servir comigo. mas o gajo detecta-me aquilo, a menos que com o desespero não esteja a dar atenção suficiente.

e acho que não ha nenhum problema com a slot pcmcia, porque trabalha bem com outros dispositivos.
com o cd-rom, eu creio que ele so não me esta a trabalhar, porque não tem os drivers instalados.
se a drive estiver atrofiada, então preferia comprar uma drive pcmcia, o targus pa950, or exemplo... que é oficialmente compativel com o portege 2000...

mas, em todo o caso, como é que fazias com o R100? é que acho que também não suporta boot a partir de cd-rom drives usb...
 
Já pensaste k a drive pode não estar boa ? Eu tenho um laptop com a drive marada k é detectada perfeitamente, abre fecha, mas não lê nada...
 
eh pa, eu ja equacionei isso, mas queria excluir todas as possibilidades.
tenho que tentar usar a drive no pc do meu primo.
o problema aqui, ate agora, acho que e mesmo a falta de drivers.
 
Já tive uns 3 laptops com drives externas dessas e não precisava de drivers, por isso é k me lembrei da drive não estar boa... Experimenta-a noutro pc e depois diz qq coisa :) Espero k esteja boa claro :P
 
podes tentar ir ao windowsupdate com a drive conectada ao computador. ja tive um problema semelhante e consegui instalar a drive desta forma. (existe um separador Hardware, é lá que poderá estar)

cumprimentos.
 
Koncaman disse:
mas, em todo o caso, como é que fazias com o R100? é que acho que também não suporta boot a partir de cd-rom drives usb...

no r100 arrancava do leitor de cd PCMCIA..

God_Lx disse:
Já tive uns 3 laptops com drives externas dessas e não precisava de drivers, por isso é k me lembrei da drive não estar boa... Experimenta-a noutro pc e depois diz qq coisa :) Espero k esteja boa claro :P

nao precisa de drivers nenhumas..deve ser a drive marada.
 
Última edição:
João Paulo Dias disse:
Roadster_Brabus:
Isso é um "Toshiba Portegé"???
É que eu há 10 anos trabalhei com um Toshiba, mas era da série "Sattelite", modelo 110CD (se não estou em erro). E (se a minh memória não me falha) era igualzinho ao da foto que puseste.
A unica coisa que me lembro desse portátil, era um Pentium I a 133mhz, e 800 Mb de disco rígido e tinha SO Windows 95!!!
Cumps
Sorry só responder agora mas não tenho tido net em casa...

Sim, era um portégé 7010CT (podes fazer uma busca na net por mais imagens).

O meu era um PII350 com 192MB de ram e corria o XP com alguma dificuldade, mas corria! :P

PS: Nem tinha drives internas para ter a espessura minima que ele tinha. Era tudo externo.

Um abraço ;)

http://www.worldbooks.ru/catalog/img/tportege70xxctbig.gif
 
Última edição:
Boas, eu tenho o mesmo Portege 2000 e tive exactamente o mesmo problema.
Esse portatil para fazer boot só aceita 2 ou 3 modelos de drives externas PCMCIA
Eu tive de mandar vir uma drive do ebay para poder fazer a reinstalação do sistema, nos foruns da toshiba consegues informação a respeito das drives compativeis.
As drives compativeis que me lembre de cor são: Targus Pa-950U, a que eu comprei foi outra...
TARGUS/PORT EXTERNAL 24X CD ROM NW24XCD e funcionou perfeitamente..
Qualquer duvida....dá um toque


Cumps
 
Roadster_Brabus disse:
Sorry só responder agora mas não tenho tido net em casa...

Sim, era um portégé 7010CT (podes fazer uma busca na net por mais imagens).

O meu era um PII350 com 192MB de ram e corria o XP com alguma dificuldade, mas corria! :P

PS: Nem tinha drives internas para ter a espessura minima que ele tinha. Era tudo externo.

Um abraço ;)

http://www.worldbooks.ru/catalog/img/tportege70xxctbig.gif

Hummm
O meu "Sattelite" tinha as drives internas. Mas o design é igual: até o cursor do rato era no meio das teclas como no teu!!! Quando o tive veio com o windows 95, mas mais tarde rulou com o Win 98 e Win 98 SE (Second Edition) sem problemas.

Cumps
 
Roadster_Brabus disse:
Os portégé são verdadeiros portateis tanto em peso como em tamanho.
Não é suposto serem DTR's.
Portanto se as specs dele te chegam, a portabilidade dele serve-te que nem uma luva.

Já tive um portégé e recomendo. Qualidade QB.

O meu era um destes:
tosh.gif


Como vês todos os portégé dão uso ao seu nome.

O meu pai chegou a ter um de serviço (não me lembro se era bem esse pela cor do teclado) durante algum tempo e aquilo pelas dimensões (pequenas) e pelo peso (leve) que tinha, metia respeito! Cheguei também a usá-lo (estive durante algum tempo sem desktop e precisava prós trabalhos de escola) e apesar de me ter habituado ao "joystick", nunca gostei da disposição dos botões! Lembro-me que aquilo só tinha a drive de disquetes (em separado é claro)! O teclado era bom apesar de pequeno! De performances não falo muito porque aquilo na altura tinha o Win 95 instalado e corria os programas sem problemas, mas nunca levou um upgrade de SO maior! De resto considero uma boa máquina em portabilidade e construção!
 
Back
Topo