Portforwarding, UPnP...etc, etc...

greven

Folding Artist
Ok, agora que ando aqui a tentar configurar o router, surgiram umas dúvidas.

Ele por default tinha o UPnP ligado, eu desliguei e desactivei no windows. Penso que a única forma do router funcionar como "firewall" seja desactivar o UPnP certo? Ou seja, ele assim só abre as portas que nós quisermos (port forwarding). Right?


Eu conheço o site http://www.portforwarding.com mas a questão é... eu tenho um jogo, quero que ele aceda à net, mas o jogo não vem listado lá, como raio tenho forma de saber quais as ports que o jogo utiliza (será que vem no readme? E se não vier, há forma de descobrir?

E também tenho de abrir todo o tipo de protocolo ou portas que eu quero que acedam à net certo?

Thx.

Já agora, vocês (com router) desactivaram o UPnP?

EDIT - Por exemplo para a consola do Folding é preciso abrir alguma port ou é FTP (que já tenho aberta).
 
Última edição:
Agora não te sei dizer, só mais logo (maratona de trabalhos na faculdade) quando chegar a casa posso ver, mas cheira-me k tá ligado :(
 
greven disse:
Thx Swimmer. :)

Mas ninguém me responde se por norma desligam o UPnP?
O meu tem isso ligado
Eu percebo o que é que isso faz mas sinceramente não sei se é boa política de segurança ter isso ligado ou não
Ter desligado sem dúvida que será mais seguro mas não sei se faz grande mal ter ligado
Há aí malta que já ilucida a gente
 
eu não desligo o UPnP, é muito útil por exemplo pra programas P2P e outros que o suportem (emule, azureus), pois apenas abre as portas que necessita quando o programa está a funcionar.

as portas dos jogos podes ver nos faqs dos sites oficiais e na ajuda do jogo ou no manual :D.
 
Tendo em conta o padrao de utilização dum programa de P2P não sei se isso será grande vantagem prática.
 
o UPnP dá muito jeito.. basta ver o exemplo do MSN Messenger, que penso que abre portos "random" para transferir ficheiros.

Quanto à firewall do router, penso ela não bloqueia os pacotes conforme o porto, mas sim conforme a informação que lá esteja, ou seja, proteje-te contra ataques de fora.

Assim, teres ou não o UPnP ligado, não interessa ao funcionamento da Firewall, poiso que te "proteje" contra ligações que entidades exteriores tentem fazer ao teu PC é o NAT, e não a firewall do router.

Resumindo, o UPnP nao interfer com a Firewall, mas mexe "automaticamente" no NAT, mais concretamente no port forwarding, abrindo portos no router sempre que um programa assim o pedir.

O que recomendo é que ligues a firewall do router, o UPnP do router, e utilizes o oneAlarm no PC para bloquear processo indesejados de se ligaram à net.

PS: Claro que isto sou eu a falar.. pode ser tudo uma bacorada pegada :joker:
 
Quanto ao upnp, a palavra chave é Desligado!. Pensa bem assim. Com um track record impressionante como o que o Windows tem em (in)segurança, vais mesmo deixar que ele controle a tua firewall???

É que é já a seguir, é memo já a seguir...

Besides, o UPnP foi mais uma ideia brilhante da M$ pra "facilitar" a vida dos bichos preguiça que quetem firewall mas não tão pra perder 1/2 horas a aprender o minimo de redes para entender o que estão a fazer... E tambem para disfarçar as falhas flagrantes das suas aplicações...

Exemplo clássico :

o UPnP dá muito jeito.. basta ver o exemplo do MSN Messenger, que penso que abre portos "random" para transferir ficheiros.

Isso foi mau design da M$, que nunca permitiu ao user definir quais as portas que o MSN usava para files e som. Algumas empresas poderiam ter usado o bixo para VoIP, mas como havia esse problema não usaram... Mas é que dava menos trabalho lançar um thread extra noutro port para receber um file que escrever um protocolo decente de comunicação...

Tough luck...
 
Back
Topo