Se um programa fecha sem dar cavaco é porque ou o programa não reconhece o ambiente do Windows 10, devido a uma componente legacy que foi extinta no Windows 10, ou simplesmente returna NULL perante o Windows 10. (A engine gráfica simplesmente não é compatível com o Windows 10, e o sistema operativo manda logo fechar sem contemplações!)
Realmente para este jogo só através da emulação. Nos meus computadores Debian, com o Wine 3.2, o jogo corre sem problemas, mas não é possível escolher mais que as três resoluções de ecrã, porque o raio da engine só suporta estas três!
Também a opção da virtualização com um jogo 3D, exigiria pelo menos o VirtualBox ou o VMWare, instalando depois o suporte para emular a placa 3D, e depois disso já tinhas o problema resolvido.
A questão do rato arrastar deve ser mesmo alguma coisa na engine que não gosta muito de ser executado numa máquina virtual, e se ocorrer após a instalação dos utilitários na máquina virtual para ter pleno desempenho, pode ter que aturar estes problemas no futuro.
E como não está disponível o código-fonte, e o suporte extinguiu-se apenas dois meses após o lançamente, sem a editora se mexer e actualizar o jogo, não há nada mais a fazer.
Assim o Portugal arrisca-se a ser uma relíquia ao estilo do Elder Scroll's Redguard, do qual exigia o MS-DOS e uma placa 3dfx para correr!
(Quando o Windows 95 e o DirectX já dominava o mercado!)
Recentemente o Redguard foi disponibilizado no GoG.com (do qual seria o melhor sítio para este jogo ser lançado, aplicando um patch final para resolver a incompatibilidade da engine no Windows 10), e só exige dois emuladores para correr nos computadores actuais (DOSBOX + nGlide)
Entretanto reparei que o Windows Subsystem for Linux acabaria por não funcionar, porque não permite correr programas de 32-bits
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Existe uma experiência para correr o Wine dentro do Windows 10, usando o SDL (BoxedWine), mas só funciona com jogos antigos...
Portanto se quiseres correr este jogo, ou instalas Linux com o Wine, ou usas o VMWare para correr este jogo.