PC Portugal 1111: A Conquista de Soure (Ciberbit)

Actualmente corre bem em sistemas Linux com o Wine. (Desde que seja a versão 3.0 ou superior).
Se não fosse o facto de não correr em versões antigas do Wine, até correria num telemóvel Android com o emulador ExaGear (um emulador x86 para ARM, com o Wine 1.6.2)

Para os utilizadores do Windows 10 tem duas opções:
1. Uma máquina virtual, com o Windows XP. O jogo deve instalar e correr, mesmo com as opções gráficas 3D desactivadas.
2. Ou instalar o Windows Subsystem for Linux, e depois o Xming. Por fim, instala-se o Wine dentro do WSL, e em seguida o jogo.
(De facto, já mostraram ser possível correr o Wine dentro do WSL, e correr programas Windows de 16, 32 e 64 bits!)

https://goo.gl/images/a6nHZd
Já usei um emulador, mas é horrivel com o rato e bugado aquilo nem sequer suporta a resolução máxima das opções do jogo por emulação.

O código não é aberto e é perfeitamente normal o jogo não ter suporte widescreen. No entanto, o jogo corre no Windows 7. Aparece algum erro quando tentas correr no Windows 10?
O jogo não tem nenhum erro, não aparece nada, e a ver pelo gestor de tarefas aquilo fica uns 5 segundos aberto e depois cai
 
Se um programa fecha sem dar cavaco é porque ou o programa não reconhece o ambiente do Windows 10, devido a uma componente legacy que foi extinta no Windows 10, ou simplesmente returna NULL perante o Windows 10. (A engine gráfica simplesmente não é compatível com o Windows 10, e o sistema operativo manda logo fechar sem contemplações!)

Realmente para este jogo só através da emulação. Nos meus computadores Debian, com o Wine 3.2, o jogo corre sem problemas, mas não é possível escolher mais que as três resoluções de ecrã, porque o raio da engine só suporta estas três! :facepalm:

Também a opção da virtualização com um jogo 3D, exigiria pelo menos o VirtualBox ou o VMWare, instalando depois o suporte para emular a placa 3D, e depois disso já tinhas o problema resolvido.
A questão do rato arrastar deve ser mesmo alguma coisa na engine que não gosta muito de ser executado numa máquina virtual, e se ocorrer após a instalação dos utilitários na máquina virtual para ter pleno desempenho, pode ter que aturar estes problemas no futuro.

E como não está disponível o código-fonte, e o suporte extinguiu-se apenas dois meses após o lançamente, sem a editora se mexer e actualizar o jogo, não há nada mais a fazer.
Assim o Portugal arrisca-se a ser uma relíquia ao estilo do Elder Scroll's Redguard, do qual exigia o MS-DOS e uma placa 3dfx para correr! :002: (Quando o Windows 95 e o DirectX já dominava o mercado!)

Recentemente o Redguard foi disponibilizado no GoG.com (do qual seria o melhor sítio para este jogo ser lançado, aplicando um patch final para resolver a incompatibilidade da engine no Windows 10), e só exige dois emuladores para correr nos computadores actuais (DOSBOX + nGlide)


Entretanto reparei que o Windows Subsystem for Linux acabaria por não funcionar, porque não permite correr programas de 32-bits :lol:.

Existe uma experiência para correr o Wine dentro do Windows 10, usando o SDL (BoxedWine), mas só funciona com jogos antigos... :smilliex:

Portanto se quiseres correr este jogo, ou instalas Linux com o Wine, ou usas o VMWare para correr este jogo.
 
E como adenda, já que tenho alguma experiência em programação, o mais provável é que usaram API obsoletas, e não tiveram cuidado na portabilidade do código quando criaram este jogo. E como no Windows 10 removeram grande parte das bibliotecas tidas como obsoletas, e bem capaz de ter ocorrido isso.
 
Realmente para este jogo só através da emulação. Nos meus computadores Debian, com o Wine 3.2, o jogo corre sem problemas, mas não é possível escolher mais que as três resoluções de ecrã, porque o raio da engine só suporta estas três! :facepalm:
Mas quem me dera sequer a 3º resolução funcionar

emulei o Windows XP, aquilo fica logo todo preto com a resolução maior.
E o Som é super bugado

para nem falar que por emulação o mouse é completamente horrivel e depois como tento escalar a janela do emulador para o meu pc, o jogo simplesmente morre, ou seja tenho que jogar o jogo em com o VirtualBox em janela, mas basta meter o rato um bocado para fora e é possivel controlar seja e fica todo maluco.

Isto só se resolve se alguem descompilar o jogo.
 
Última edição:
Para quem use o Windows 10, experimente o dgVoodoo2 wrapper, que permite que jogos que usem o DirectX 3 a 7 (8 e 9 se usar a versão WIP) usem o DirectX 11 emulando uma GPU virtual.
O programa também funciona no Wine, e combinado com o DXVK permite usar o Vulkan (inclusivé em sistemas Windows, bastando copiar as dll para a directoria do jogo).
Basta para o efeito configurar o programa, e definir a resolução em upscale ou forçar a correr numa janela.

Embora dependa de cada computador (usando o Wine, neste caso), aqui está a configuração que usei no dgVoodoo2 + DXVK:




E um screenshot do jogo que foi forçado a correr a 1080p :joker:


Existem alguns problemas estéticos, mas por agora são passáveis. Além disso, os menus de contexto (para salvar o jogo durante a campanha, apneas) ficam um bocado pequenos e no canto inferior direito. :joker:
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo