Portugal@Folding - Ajudar uma causa - Dúvidas

Bem-vindo/a à Equipa!

Pode-se parar de "foldar" quando quiseres?
Sim. Podes parar de contribuir quando quiseres. O Folding@home, tal como outros projectos de computação distribuída, funciona num sistema de "work units" (WUs), uma espécie de blocos de trabalho que são recebidos pelos diferentes clientes, processados, e depois entregues. Quando páras o processamento antes de entregares a WU que está em tua mão esses resultados ficam em espera até o processamento ser retomado, ou até ao fim do tempo útil de vida (deadline) da WU. Os resultados só são devolvidos ao projecto quando se completa a WU.

Dá para "para" de "foldar"?
Podes explicar melhor a questão?

Pode-se meter a usar x% do cpu?
Não é possível indicar uma percentagem precisa, mas é possível escolher um de 3 níveis de "intensidade" pre-definidos: "Light", "Medium" e "Full".

Podem postar print screens da interface?
No guia do Folding em Chrome podes ver alguns screenshots do cliente em Chrome. A interface é muito, muito simples.
Podes também ver screenshots dos clientes "nativos" nos guias de instalação oficiais para Windows, Linux e OS X, que têm mais funcionalidade (bem como um número de projectos mais variados).


Se ainda não consultaste, recomendo dares uma vista de olhos no nosso Guia do Folding - O teu PC a trabalhar em prol da ciência!
 
Última edição:
@shello melhor.
A primera questão era "start/stop"
A segunda era mesmo parar.

Mas pela tua resposta já percebi que dá as duas.
-------
Outra coisa, ele faz o processamento pelo browser, é isso?
 
A primera questão era "start/stop"
A segunda era mesmo parar.

Mas pela tua resposta já percebi que dá as duas.
Sim, não há nada que te obrigue a que te mantenhas a contribuir para o projecto, nem que faças uma pausa quando for preciso.
O contributo para o Folding@home é completamente voluntário e és tu que decides quanto queres ajudar.

Outra coisa, ele faz o processamento pelo browser, é isso?
O cliente do Google Chrome, sim.A única coisa que precisa é que mantenhas a tab/janela com a página do cliente aberta. As WUs também são muito mais pequenas, logo se decidires parar nunca se perde muito do trabalho feito.

Os outros clientes "nativos" dão mais opções (inclusive o uso de alguns GPUs, para além do CPU) para contribuir para o projecto, mas precisam de ser instalados—no entanto não precisam que mantenhas nenhuma janela aberta.
 
Deixa-me fazer a nota que o cliente para Google Chrome tem as opções de pausa ("Stop Folding") e de parar (fechar a tab).
A funcionalidade acrescida que tenho falado que os clientes nativos têm a mais são essencialmente opções avançadas, bem como poderes definir preferência por doenças a serem estudadas com as WUs disponíveis.

Mas fica à vontade para usares o cliente que vês adequar-se ao tipo de contribuição que queres fazer. Nada te força a manteres o mesmo cliente, podes mudar quando quiseres.

:kfold:
 
Hey!
Alguém sabe se existe alguma flag para fazer o pause entre wu's, digamos 10min?
Já procurei mas não achei nada.
Seria um pequeno arrefecimento á maquinaria...

Cheers!
 
Ora boas!

Conheci o Portugal Folding esta semana e não consegui deixar de querer participar. Estando por dentro da área (bioquímica), considero fenomenal existirem estas iniciativas. Começou hoje o "vício" :P
Deixo aqui algumas perguntas (algumas um bocado noobs):

Ao colocar o PC a fazer folding, imaginemos a "Full", irei notar um consumo energético muito superior ao habitual?
Ao ter isto muito tempo em "Full", posso de alguma maneira deteriorar mais depressa o CPU e GPU?
Alguma dica para maximizar o ganho de pontos?
Devo informar em algum tópico que passei a fazer parte da equipa (por causa das questões do título no fórum, etc)?

Vamos, equipa! :beerchug:
 
Olá @GVFC, bem vindo à equipa!

> Ao colocar o PC a fazer folding, imaginemos a "Full", irei notar um consumo energético muito superior ao habitual?

Vai aumentar de certeza. Se é muito ou pouco, vai depender muito do hardware e daquilo que fazes habitualmente. Por exemplo, eu foldo usando duas GTX 980. No máximo gastam, se bem me lembro, a volta dos 250W (cada uma) e quando estão paradas quase não gastam nada. É um aumento grande.

Existem uns "power meters" que ficam entre a tomada e a ficha e permitem ver o consumo. Se não quiseres comprar um para ver, podes sempre testar durante algum tempo e ver se influencia muito a factura da eletricidade (se for esse o problema).

> Ao ter isto muito tempo em "Full", posso de alguma maneira deteriorar mais depressa o CPU e GPU?

Sim, qualquer tarefa que puxe muito pelo computador faz mal. Recomendo que tenhas cuidado com as temperaturas, talvez usar um daqueles programas para controlar a velocidade das ventoinhas seja um bom começo. Quando mais frio melhor! :)

> Alguma dica para maximizar o ganho de pontos?

Acho que não existem dicas que funcionem com todos, tens que testar e ver o que é melhor para ti.

Algumas pessoas preferem foldar usando o Google Chrome (mais informações aqui) por ser simples e por receber work units mais pequenas (ideal para hardware fraco ou para quem não pode manter o computador ligado por muito tempo).

Outras pessoas (eu sou uma delas) preferem usar o cliente (programa que instalas no computador). Com o cliente as work units são maiores (demoram mais tempo mas dão mais pontos) e podes escolher foldar com o CPU ou com o GPU.

Convém ver se no teu caso vale a pena foldar com as duas coisas. No meu caso, a produção cai muito se usar o CPU ao mesmo tempo que os dois GPUs que tenho. É fácil de ver o que é melhor: testas as 3 opções (apenas gpu, apenas cpu, cpu e gpu ao mesmo tempo) e depois vês o que dá mais pontos/o que é que vale a pena usar.

Cinco sugestões:

- Configura bem o cliente (ou o Chrome) com o teu username, equipa e passkey para poderes receber mais pontos pelas work units processadas em pouco tempo;
- Como disse antes, as work units entregues rápimamente recebem um bónus. Quanto mais depressa terminares uma, melhor.
- Se usares o cliente, existem umas flags que permitem receber work units que dão mais pontos e são mais rápidas;
- No caso do cliente, a performance é melhor em Linux. Talvez a maioria aqui usa Windows, mas se quiseres mesmo tirar o máximo, usa Linux;
- Se foldares com o GPU, dá uma vista d'olhos no Google sobre o melhor driver para folding com o teu GPU;

> Devo informar em algum tópico que passei a fazer parte da equipa (por causa das questões do título no fórum, etc)?

Podes fazer isso, mas não é obrigatório. Podes deixar a tua informação aqui ou pedir que passes a ter um nome azul (como eu tenho) aqui.

Recentemente tivemos uma Intensive Folding Week e algumas dúvidas de iniciante foram esclarecidas. Se tiveres tempo, dá uma vista d'olhos neste tópico.

Se quiseres ajudar na promoção do folding neste ou noutro fórum, temos duas assinaturas. Ah, e se quiseres partilhar o teu hardware, também há um tópico para isso.

- - -

Qualquer dúvida é só perguntar.

:kfold:
 
Última edição:
Boas

Tenho uma grafica 8500GT. Já a adicionei à slot, mas nunca "folda". Diz, Paused, waiting for idle....
Como a posso tambem por a bombar?
 
Boas
Tenho já algum tempo aqui a participar no folding , porem tenho uma duvida acerca
dos slots usados neste caso numa GPU
Quantos mais slots usar maior é o beneficio a nível de unidades ?
Já experimentei colocar 9 ou 10 e funciona o problema é que não sei
até que ponto é rentável...
ATI Radeon 4890 1GB
 
Hey @faizca, não sei se percebi bem a tua pergunta... avisa se a minha resposta não fizer sentido :P

Em "slots" colocas o hardware com que queres foldar. Se só tens uma placa gráfica, só podes ter uma slot GPU. Podes adicionar outra slot com o CPU se quiseres foldar usando o CPU + GPU ao mesmo tempo (não recomendado, provavelmente vais produzir menos pontos).

tl;dr: 1 slot = 1 peça de hardware (CPU ou GPU). Se só tens uma GPU, só deves adicionar uma slot.
 
Obrigado
Vamos ver se percebi:
O facto do cpu ser dual core rende mais com uma slot do que duas uma por nucleo ?
A grafica neste caso Ati radeon 4890 só deve ser usada também com 1 slot em conjunto com apenas 1 da cpu
segundo deduzi será esta a resoluçao mais rentavel !
 
Back
Topo