Portugal@Folding - Ajudar uma causa - Dúvidas

À 16 anos atrás muito a medo, sem perceber patavina da coisa começava esta aventura. Nada mau :)
Parabéns a todos os que ajudaram.
 
Eu estou a foldar há coisa de meia-hora, coloquei o número 35271 na parte do grupo, espero ter feito tudo em ordem para me juntar aqui a esta comunidade mais específica :)
Pedi PassKey lá na página respectiva, mas não recebi nada no meu e-mail...
 
Malta não há ninguem para atualizar o site do Portugal@Folding? Está muita gente a querer arrancar com isto em relação ao COVID está-se a partilhar o ID da Team, mas o site tá um bocado desatualizado.

Isto é um pedido, não é uma reclamação. :)

Grande abraço e toca a foldar para a #35271!

P.S: voltei dos mortos só para postar isto... 2002 pqp...
 
same como o behonder.
pelo google fui ter à pagina do portugalfolding.org, e se por um lado a página "começar" foi util, era interessante a homepage nao parecer super irrelavante.

se precisarem de ajuda, posso ajudar. bom trabalho.

ps: tb pedi a passkey e nao recebi nada. O servidor deve tar inundado, nem a api funciona. tentarei mais logo.
 
Se alguém quiser escrever um texto depois atualizamos o site.

Peço desculpa por não se chegar a tudo :( O Folding@home está a dar o seu contributo mas os resultados do seu trabalho vão demorar seguramente.
A Passkey tenho uma vaga ideia que deixaram de disponibilizar, de qualquer forma não é necessária de todo.
 
Eu acabei por receber dois e-mails com a mesma PassKey umas quantas horas depois de ter efectuado o pedido. E, ao tentar verificar o meu contributo no site (e o contributo do Portugal@Folding) noto que aquilo está sempre em baixo (Bad Gateway). Como sou novo nisto do Folding, não sei se é normal o site ser tão instável, mas presumo que, como já foi referido, os contributos tenham aumentado bastante com isto do covid e os servidores deles estejam com dificuldades.
Mas já consegui contribuir com 5 "working units"! Por mais irrisório que isto seja, é bom saber que estamos a ajudar com as ferramentas que a comunidade científica nos dá :)
 
Eu acabei por receber dois e-mails com a mesma PassKey umas quantas horas depois de ter efectuado o pedido. E, ao tentar verificar o meu contributo no site (e o contributo do Portugal@Folding) noto que aquilo está sempre em baixo (Bad Gateway). Como sou novo nisto do Folding, não sei se é normal o site ser tão instável, mas presumo que, como já foi referido, os contributos tenham aumentado bastante com isto do covid e os servidores deles estejam com dificuldades.
Mas já consegui contribuir com 5 "working units"! Por mais irrisório que isto seja, é bom saber que estamos a ajudar com as ferramentas que a comunidade científica nos dá :)

Aqui: https://folding.extremeoverclocking.com/team_summary.php?s=&t=35271
 
Olá malta Eu começei a Foldar agora por acusa do covid-19, instalei a app e entrei para a team do portugal folding, mas apenas o cpu está a funcionar, nas opções de instalação da app escolhi uma que permitia o gpu também mas na minha página de resultados apenas o cpu está a funcionar, o gpu está a zero a minha grafica é uma gtx 1650 super e aparece lá a indicação da grafica mas o gpu mantem-se a zero.

é preciso algum drivers esoecifico da nvidea para permitir usar o gpu?

FL
 
Olá malta Eu começei a Foldar agora por acusa do covid-19, instalei a app e entrei para a team do portugal folding, mas apenas o cpu está a funcionar, nas opções de instalação da app escolhi uma que permitia o gpu também mas na minha página de resultados apenas o cpu está a funcionar, o gpu está a zero a minha grafica é uma gtx 1650 super e aparece lá a indicação da grafica mas o gpu mantem-se a zero.

é preciso algum drivers esoecifico da nvidea para permitir usar o gpu?

FL
Se está em "ready", então está tudo ok do teu lado. O projeto está a ter dificuldades por causa do número de novos utilizadores e as vezes o cliente não consegue transferir uma work unit. Como o cliente tenta de x em x minutos, não tens que te preocupar.
 
Eu tenho o programa a foldar em "full" usando apenas a placa gráfica (GTX 1080), porque preocupava-me ter o processador (Core i7-8700) sempre nos 100% de utilização constante (e porque, no uso normal que dou ao PC, puxo muito menos pela placa gráfica do que pelo processador, penso eu). Há problema em ter também o processador a foldar em "full" em conjunto com a gráfica? Costumo ter o PC ligado umas 5 horas por dia, mais ou menos (excepto no fim-de-semana, que fica o tempo todo ligado, praticamente), durante este tempo está sempre a foldar à bruta. Isto a longo prazo não terá consequências negativas para o hardware? Da torre do meu sempre saiu um ventinho fresquinho e, desde que começou a foldar, o vento é sempre morninho (sim, reparem nos termos técnicos que eu uso, percebo bué disto).

Já agora, há alguma diferença entre ter aquilo em "full" ou "medium"? É que só consigo notar diferença se puser em "light", as outras duas opções puxam igualmente pela placa gráfica.

É o único PC que tenho, daí a minha preocupação :P
 
Quem tem uma placa gráfica, deve remover o CPU. (Configure > Slots > Escolher o CPU > Remove > Save).

Foldar com uma placa gráfica usa uma % do CPU e se ele está ocupado a fazer folding também, a placa gráfica não consegue foldar no limite. E a prioridade deve ser a placa gráfica porque são muito mais rápidas do que um CPU para folding.

Folding leva o hardware ao limite, por isso a probabilidade de termos problemas é maior. Em qualquer caso, tenho duas GPUs (1080 e 1080Ti) a foldar 24/7 e depois de 2 anos continuam a funcionar bem (só são usadas para folding, não sei se ia ter problemas se as usasse para jogos).

Para Windows, há um programa chamado MSI Afterburner que dá para controlar a velocidade das ventoínhas. Se barulho não for um problema, podem aumentar a velocidade ou até limitar a temperatura limite (tenho as minhas limitadas à 65ºC, embora possam operar a 75ºC+).
 
@Celso Azevedo Agradeço os esclarecimentos, era só a GPU que eu tinha a foldar e é só a GPU que deixarei estar :) Eu reparei que a minha placa gráfica não passa dos 65ºC (confirmei através do Open Hardware Monitor), mas eu não defini nada, nem tenho o MSI Afterburner instalado. O meu PC sempre foi bastante silencioso, mesmo quando jogava, e durante o folding o ruído não se alterou minimamente. Mas já vi que, como não percebo nada disto e não quero rebentar com a minha única máquina, vou moderar o uso do folding, talvez o ponha a fazer apenas em "idle" (embora seja raro deixar o meu PC em "idle").

E, afinal, há ou não há diferença no impacto no sistema entre ter aquilo a foldar em "full" ou "medium"?
 
Segundo esta página:

The Power slider has three positions and two running options:
  • Light
    • CPU is Folding at half speed, GPU Folding is off.
  • Medium
    • CPU is Folding at three-quarter speed. GPU Folding is on. This is the default setting, and recommended for most users.
  • Full
    • CPU is Folding at full speed. GPU Folding is on. This is the most productive setting. Will cause fans to run faster and may produce more heat.
Acho que depois depende da Work Unit que recebes. Algumas são mais pesadas do que outras. Nem sempre vais ver a diferença entre Medium e Full.
 
Daí eu não notar diferença entre medium e full, uma vez que só uso a gráfica e a prestação dela parece não se alterar entre esses dois modos, apenas o uso do processador é que se altera. Folding ao nível da GPU parece só ter dois modos, on e off. Estava a pensar usar a opção idle, mas já vi que, no meu caso, não vai adiantar de nada porque a GPU aí não é utilizada.
Bem, umas horitas de folding por dia não deve matar o animal (tenho é de me lembrar de pausar o folding se quiser jogar) :)
 
Acho que não te deves preocupar muito com isto. Já ando a fazer folding desde 2009 ou 2010 e nunca nada parou de funcionar. O computador que tenho só para folding e que está sempre ligado 24/7 desde 2016 ainda não deu problemas.

Por isso duvido que tenhas problemas foldando com um desktop só algumas horas por dia.

Quem usa um portátil é que deve ter mais cuidado porque as baterias não gostam de calor.
 
@Celso Azevedo Agradeço os esclarecimentos, era só a GPU que eu tinha a foldar e é só a GPU que deixarei estar :) Eu reparei que a minha placa gráfica não passa dos 65ºC (confirmei através do Open Hardware Monitor), mas eu não defini nada, nem tenho o MSI Afterburner instalado. O meu PC sempre foi bastante silencioso, mesmo quando jogava, e durante o folding o ruído não se alterou minimamente. Mas já vi que, como não percebo nada disto e não quero rebentar com a minha única máquina, vou moderar o uso do folding, talvez o ponha a fazer apenas em "idle" (embora seja raro deixar o meu PC em "idle").

E, afinal, há ou não há diferença no impacto no sistema entre ter aquilo a foldar em "full" ou "medium"?

bota pa frente sem medo, desde que monitorizes as temperaturas e nunca excedem o limite do fabricante... eu começei a foldar em 2008 com uma 6600gt, passei para uma hd5770 e agora com uma gtx1060, nunca mudei de grafica pk avariaram, alias, inda as tenho todas e a desde k tiveram ligadas a ultima vez, funcionavam... em termos de desgaste fold or game, acho eu que seja a mesma coisa... mas o fold axo k puxe mais uma beka. nos jogos deve haver alturas que puxa mais que outras, mas uma soluçao é instalar o msi afterburner e limita-la a 96W para não ultrapassar os 80% de uso ou 84W para limitar a 70%.. eu tambem tenho o uniko pc e ta a foldar sem medos... desde que nao esteja a foldar 24/7 ou mesmo se tiver convem fazer uma pausa a cada 15 dias, mas como o Caro celso faz, folda 24/7 ha 4 anos e impec...

. Agora tu é que sabes se te sentes mais seguro assim, força! Mas não ha problema.

edit- tb ñ foldei sempre, mas ia foldando... com interrupçoes, mas nao por "medo"
 
Última edição:
Só para esclarecer:

20:37:31:WU00:FS01:Requesting new work unit for slot 01: READY gpu:0:TU106 [Geforce RTX 2060] from 128.252.203.10
20:37:31:WU00:FS01:Connecting to 128.252.203.10:8080
20:37:52:WARNING:WU00:FS01:WorkServer connection failed on port 8080 trying 80
20:37:52:WU00:FS01:Connecting to 128.252.203.10:80
20:38:19:ERROR:WU00:FS01:Exception: 10002: Received short response, expected 512 bytes, got 0
20:40:07:WU00:FS01:Connecting to 65.254.110.245:8080
20:40:08:WARNING:WU00:FS01:Failed to get assignment from '65.254.110.245:8080': No WUs available for this configuration
20:40:08:WU00:FS01:Connecting to 18.218.241.186:80
20:40:08:WARNING:WU00:FS01:Failed to get assignment from '18.218.241.186:80': No WUs available for this configuration
20:40:08:ERROR:WU00:FS01:Exception: Could not get an assignment

Isto quer dizer que não há WUs para a minha GFX?
Tenho de optar só pelo CPU?

EDIT: Voltei a adicionar o CPU e o problema continua:

E1WlwRd.png
 
Última edição:
Só para esclarecer:

20:37:31:WU00:FS01:Requesting new work unit for slot 01: READY gpu:0:TU106 [Geforce RTX 2060] from 128.252.203.10
20:37:31:WU00:FS01:Connecting to 128.252.203.10:8080
20:37:52:WARNING:WU00:FS01:WorkServer connection failed on port 8080 trying 80
20:37:52:WU00:FS01:Connecting to 128.252.203.10:80
20:38:19:ERROR:WU00:FS01:Exception: 10002: Received short response, expected 512 bytes, got 0
20:40:07:WU00:FS01:Connecting to 65.254.110.245:8080
20:40:08:WARNING:WU00:FS01:Failed to get assignment from '65.254.110.245:8080': No WUs available for this configuration
20:40:08:WU00:FS01:Connecting to 18.218.241.186:80
20:40:08:WARNING:WU00:FS01:Failed to get assignment from '18.218.241.186:80': No WUs available for this configuration
20:40:08:ERROR:WU00:FS01:Exception: Could not get an assignment

Isto quer dizer que não há WUs para a minha GFX?
Tenho de optar só pelo CPU?

EDIT: Voltei a adicionar o CPU e o problema continua:

E1WlwRd.png
Não é problema teu! É deles, devem estar atolados de pedidos. Devem ter "mais ajuda que trabalho para dar". Eu acabei a minha WU do GPU e estou na mesma... O CPU ta a acabar.
 
Back
Topo