1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[email protected] e o dinheiro do material de divulgação Updated

Discussão em '[email protected]' iniciada por Metro, 14 de Outubro de 2005. (Respostas: 43; Visualizações: 2036)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Como todos sabem temos alguns artigos da nossa equipa principalmente devido ao empenho do drmad que tem sempre estado disponível para tratar dessas coisas.

Na thread dos porta-chaves tem se discutido algumas coisas e eu vou colocar aqui a minha posição sobre este assunto e quero obviamente ouvir a vossa.

Quando pensamos em fazer as T-shirts a ideia base era a divulgação e pagar as despesas do alojamento da pagina. Mais do que o valor desse alojamento que eu consigo perfeitamente suportar surgiu de pensar que quando todos nos envolvemos lutamos mais. Foi sempre essa a minha ideia. Longe estava de imaginar que fariamos tantas T-shirts:) e que sobraria dinheiro para pagar o host , os dominios e ainda sobrava algum. Temos tês dominios. portugalfolding.com, .net e .org.

O valor do dinehiro que temos não sei. Peço ao drmad que depois coloque aqui essa informação. Fiz questão que o drmad não pagasse a sua T-shirt, com a convicção que isso não paga em nada o trabalho que tem tido, mas era de elementar justiça. Fiz questão de pagar as minhas e as que ofereci pq acho que não devo ter nenhum privilégio.

[EDIT by drmad]
    O valor total dos lucros gerados pelas tshirts é de €325,92. O que ultrapassa claramente o valor do host e dos dominios.
    O valor com que se ficar vai ser aplicado em material de divulgação. Resta saber qual.
    A esta data ainda há muitas pessoas que devem o dinheiro das tixas ou das bolsas por isso muito do lucro está ainda empatado nesses mesmos materiais. :(
    [/EDIT]

Posteriormente foram feitas as bolsas mas essas foram pagas ao preço que ficaram portanto não obtivemos lucro. Vamos a ver se se avança com os autocolantes e esses a ver se conseguimos oferecer ao pessoal se tivermos fundo de maneio.

Não acho, mas isso é a minha opinião, que devamos encarar os artigos como fonte de receita. Sempre os encarei como forma de divulgação e não mershandasing. Se por um lado isso iria permitir fazermos mais coisas o risco de algo correr mal e depois haver algum problema não compensa. Qd as coisas envolvem dinheiro à sempre mal estar. Se tivermos dinheiro as portagens e a gasolina da ida a Évora iria tirar do dinheiro que temos. Mas tb posso pagar do meu bolso não há-de ser por ai.
    Só agora me dei conta que entre dinheiro para autocolantes, host e dominios não deve chegar para tudo:D

Em resumo, a minha ideia é todos os anos fazermos alguma coisa apenas a pensar em pagar as despesas da pagina que ronda os 80-100€ numeros redondos. Mais do que isso não me sinto bem. Como equipa perderiamos o contributo, ou ficaria mal não se pagar a ajuda que as pessoas têm dado. Penso que com pouco dinheiro a coisa corre melhor.

Tesos mas bons :kfold:

Última edição pelo moderador: 15 de Outubro de 2005
  2. shello

shello Moderador
    Staff Member

Olá Metro!
    Acredito que as T-shirts tenham gerado algum lucro e apreciei muito a ideia de comprar os dominios adicionais, tanto que quando referencio o site do [email protected] é sempre www.portugalfolding.org.
    Quanto a encarar os produtos como fonte de lucro, nunca os encarei, sempre os encarei como fonte de divulgação do projecto. Sempre acreditei (e continuo a acreditar) que o dinheiro iria para pagar o site e as despesas com o material de divulgação.

Se pudesses mostrar com mais promenor a tua ideia quanto a pagar o alojamento do site + dominio, que só por si já é caro, mais a parte para o material, agradecia.
    Também acredito qur com pouco dinheiro a coisa corre melhor.

Quanto aos autocolantes, deixa lá, se for preciso pagam-se também, não ha de ser nada! Estou a falar pela minha parte. Não sei se os foldadores da equipa estão de acordo, mas acredito que sim.
    Eu só quero o melhor para a equipa. [email protected] para sempre, com muito orgulho :)
    Abraços, :kfold:

3. crazyIV

crazyIV I fold therefore I AM

eu ja disse ao Metro um milhao de vezes...
    €€ faz mover o mundo, logo faz mover o fah...;)
    se pelo menos cada pessoa desse 1€ por ano, ja imaginaram quanto teriamos, para divulgaçao, e quem sabe um bom servidor para foldar?
    mas ok...€€ gere confusao....
    isto e uma democracia, e como tal eu estou sempre do vosso lado:)
    (apesar de achar q os autocolantes se deviam pagar...nem q fosse 1€€!!!);)

abraço
    crazyIV

off topic- o q vai haver em Évora?

4. shello

shello Moderador
    Staff Member

:offtopic:Uma apresentação com o metro sobre computação distribuida, no dia 21 deste mes, se não em engano.:offtopic:
    Abraços!

5. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Bem...aqui vai...

A [email protected] não é nem nunca funcionará como uma empresa. Nunca iremos obter lucro para outros fins a não ser aqueles a que nos propusemos. Quando digo isto nem é como ressalva, pois penso que todos sabem isto. Agora não há duvida que, pelo menos eu, quero que esta equipa continue a crescer. É claro que tudo isso pode ser conseguido sem dinheiro. Mas acho que um pouco de empenho de todos não custa absolutamente nada.

Então pq digo isto? Desde que entrei para a equipa que deixei claro, nessa ocasião ao Metro (pois era quem suportava todos os custos) que queria contribuír e que a situação na altura não era aceitável. Pelo menos na minha óptica. Apareceu então as t-shirts e de imediato apoiei e incentivei à margem proposta. Depois apareceram todos os outros "produtos" e, implicitamente e sem perguntar, pensei que o preço já tivesse alguma margem para a euipa. Por isso, e mal o drmad disse que apenas as t-shirts foram/seriam acrescidas de alguns euros extra, torci o nariz . No almoço adquiri a bolsa para os cd's e, lá está, não dei mais pois pensei que já estava lá o respectivo extra. No fundo, a minha ideia é: todos os produtos terem alguma margem para a [email protected] Todos! Por exemplo, os porta chaves, se custam 1,25€, vendermos a 1,5€. A razão para isto é termos, a longo prazo, margem para investir em algo "maior" sem encargos iniciais de seja quem fôr. Por exemplo: termos dinheiro para 500 porta-chaves só com 100 compradores. Os outros, distribuír em lans, manter à venda, etc. Outra das razões é pagar host e domínios e também todas as deslocações que sejam feitas em prol da equipa. Para mim, não faz sentido nenhum o Metro meter dinheiro dele para ir a Évora fazer a apresentação do Folding. Simples!

Analisando a situação em que estamos, vejo que apesar das t-shirts, nos mantemos na estaca 0. Pelo que foi dito, provavelmente nem temos dinheiro suficiente para host, domínios e a deslocação. Se tivermos em conta que, apesar da pequena margem já nas t-shirts, muitos utilizadores ainda deram mais dinheiro para além dessa margem, podem ter a ideia do que isto custa.

E pronto... era isso que não queria. Acho que dividido por todos não custa absolutamente nada. E penso ser muito mais saudável que doações e coisas assim. Gostava de não entrar por aí... Percebo perfeitamente o medo do Metro. É muito fácil que um utilizador que compre algum desses produtos, caso aconteça algum problema, nos venha mandar isso à cara. Mas acho que aqui todos temos confiança em quem trata dessas coisas (Metro e drmad) e que parte do bom senso de cada um não prejudicar um todo por qualquer fim pessoal.

Um abração a todos :)

:kfold:

6. Metro

Staff Member

O Hosting e os dominios foram pagos com o dinheiro das T-shirts. A ideia é todos os anos termos receita para isso. São as unicas despesas que temos.

O dinheiro faz mover tudo mas tb faz muita confusão. E isso é que temos que evitar. Os tesos não se metem em confusões:)

Em Évora:)

http://alantejo.uevora.pt/2005/index.php?content=dia2

7. Dazkarieh

Oh Metro...já deia minha opinião e percebo isso. Mas nós não queremos dinheiro. Agora não vamos tb dar despesa a ninguém...neste caso a ti, que é sempre quem tem entrado... Mais: achas correcto tu ou o drmad ou seja quem for ter colocado do seu bolso, inicialmente, o dinheiro das t-shirts? Eu não acho...

Cumps.. ;)

8. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

tenho de concordar com o Daz..mas respeito a tua decisao Metro e compreendo..ás vezes mais vale tesos do que confusao..eu no que puder ajudarei com todo o gosto..felizmente tenho uma vida porreira e se precisarem é só apitar.as bifas pagam bem :D :D :D

um abraço a todos.:kfold:

9. Metro

Staff Member

Tive uma sessão de chapada com o daz agora no MSN:D Ele a puxar para um lado e eu para o outro.
    Uma coisa que quero que fique clara e que penso que a esta altura do campeonato que já nos vamos conhecendo e já o sabem é que quero que continuemos a contribuir cada vez mais para o porjecto e não quero ganhar nada com isto. O meu receio é que possa haver uma pessoa que seja, basta uma pessoa com essa ideia.
    Não queria mesmo que isso acontecesse. Sem dinheiro não temos problemas. Com dinheiro não sei. O que prefiro? Primeiro não ter problemas mas é certo que com mais iniciativas continuaremos a crescer.
    Mas tudo tem que ser feito com calma. O tempo de nós todos é limitado e isto é uma maratona portanto temos muito para andar e muitos convivios para fazer.
    Com o tempo tb vamos aprendendo.
    Até agora posso dizer uma coisa. Tenho conhecido pessoas extraordinárias e muitas das coisas boas que têm acontecido à nossa equipa e ao projecto são ou sorte ou fruto do acaso. Eu quero acreditar que mercemos tudo isso.

Agora deixem de ser lamechas e toca mas é a foldar que já aquecemos muito o 37º lugar :x2:

Última edição: 15 de Outubro de 2005
  10. Metro

Staff Member

O host está pago e os dominios tb. Este ano está pago.
    Não tinha visto este post.

11. Fontemourisca

Fontemourisca Folding Member

Todo o meu apoio, concordo plenamente.
    Uma coisa é certa não acho certo que alguém fique a arder com qualquer tipo de quantia, por isso é minha opinião que se faça um pequeno misto do que já foi dito, do genero guardar essas iniciativas do material de divulgação para quando se preveja/verifique que irá haver/houve custo de algum género com alguem da [email protected] e cobrar um extra para que se cubra essas despesas e não andar a distribuir mat de divulgação ao preço de custo e depois haver ppl que ponha do seu bolso.

Just my 2 €uros

Cumps :kfold:

12. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Epa, venham de lá os porta-chaves e metam a vossa margem em tudo porque quer queiramos quer não, vocês perdem do vosso tempo a tratar de coisas para outras pessoas e também quer queiram quer não, tempo é dinheiro hoje em dia, claro que a vossa margem tem de ser à proporção, não é do género os porta-chaves custarem-vos 1€ e vocês venderem-nos a 5€ :P mas nas t-shirts imaginemos que vos custam 5€, se venderem por 7,5€/8€ acho um preço bastante aceitável.

Eu apoio que deve haver lucro e que esse lucro deve ficar para as pessoas que têm o trabalho de por vezes investir do próprio bolso e que têm o trabalho de procurar as coisas, fazer, distribuir etc.

E agora toca a foldar que isto no 37º não tá com nada, até ao Natal temos de estar em 30º:007:

13. mariocunha

mariocunha I folded Myself

Estou de pleno acordo.

14. JGAlmeida

JGAlmeida Folding Colaborator

Neste assunto concordo com o Daz, e acho que com a maior parte das pessoas que já aqui escreveram. Não fáz sentido haver quem, para além do muito tempo e trabalho que dá ao folding, ainda tenha de meter dinheiro do próprio bolso.

Acho que se devia apostar na venda de merchandising com margem de lucro, e não me parece que isso levante problemas com ninguem. Desde que haja um mínimo de transparencia nas contas para não suscitar dúvidas, coisa que por mim dispensava já que confio plenamente nos foldadores em questão. Se sobrar dinheiro depois de pagas as despesas de certeza que há muito onde aplicar para divulgar. Panfletos para distribuir nas lans, lojas de informatica, escolas, facs, etc... por exemplo.

Agora a questão do Metro ter pelo menos uma ajuda para as despesas da viagem, acho que sim, devia-se pensar sériamente nisso. Embora compreenda que se possa querer evitar isso, porque aí sim é capaz de levantar problemas futuramente. Mas se as coisas forem bem combinadas e se mantiver a transparência nas contas parece-me pouco provável isso acontecer.

Já chega de conversa, cumps e :kfold:

15. drmad

drmad Folding Member

O valor total dos lucros gerados pelas tshirts é de €325,92. O que ultrapassa claramente o valor do host e dos dominios.
    O valor com que se ficar vai ser aplicado em material de divulgação. Resta saber qual.
    A esta data ainda há muitas pessoas que devem o dinheiro das tixas ou das bolsas por isso muito do lucro está ainda empatado nesses mesmos materiais. :(

Editei o 1º post.

16. Pocas

Pocas 1st Folding then Sex

Vou já dizer desde já que li esta thread um bocado na diagonal, portanto corrijam-me se estiver errado.

A minha opinião é a seguinte:

Todos os materiais devem ter a sua percentagem para a equipa (nd mt abusado :P ). Esta percentagem cm já referido deve ser usada para as nossas despesas correntes (domínios, host, bla bla bla). O resto acho que devia ser usado na divulgação do [email protected] ou seja no adquirir de merchandising (drmad aprende cm se escreve :lol: ) não para ser vendido a nós pessoal do folding (nós já foldamos n precisamos de divulgação), mas sim para ser distribuido por escolas, locais publicos etc... (n quero com isto dizer que n tenhamos direito)
    Resumindo acho que tudo o lucro devia ser usado na divulgação do [email protected] isto é claro, depois de ser retirada a percentagem necessária para as nossas despesas.

É que me venho a aperceber que o nosso merchandising está apenas entre nós, e n sai ca para fora para o publico que pretendemos "recrutar". N sei se é por falta de dinheiro se porque é , n quero agora discutir essas razões.

Entretanto acho que seria bom agilizar os modos de pagamento e de adquirir o material, para depois n andarmos meses á espera para receber dinheiro de coisas de há 100 anos atras.

Just my 2 cents!

Pocas

17. JGAlmeida

JGAlmeida Folding Colaborator

DrMad, estás a falar de lucros mesmo, ou é o total recebido ao qual ainda se deve retirar o dinheiro gasto? Se for lucro acho que se devia considerar a hipótese de pagar as despesas da viagem ao Metro.

18. Metro

Staff Member

Era mais do que pensava. Acho que o drmad já me tinha dito qq coisa mas não me lembrava do valor o problema é o que ele refere. Se estiver errado corrige-me. Algum desse dinheiro ainda está sob a forma de T-shirts algumas delas com nick que o pessoal ou nunca mais disse nada ou ainda não pagou. Esse é um problema.

Deste dinheiro pagou-se o host de 2004 que foram 60€ mais 11€ pelo registo do dominio da vez em que a pagina esteve embaixo e já se pagou o hosting deste ano e os dominios. O que sempre tivemos e os dois mais recentes o que ficou em cerca de 80€. Ou seja cerca de 150€ numeros redondos. drmad não sei se me esqueci de alguma coisa.

Concordo com os dois paragrafos. Temos que ver que no caso das T-shirts quando andamos com elas vestidas estamos a fazer publicidade e portanto está perfeito. Os vários artigos têm que ser vistos mesmocomo divulgação, ou seja não é o tipico brinde que os laboratórios farmacêuticos dão aos médicos. Uma caneta por exemplo diz pouco se o que precisamos é que as pessoas corram o folding. Não sei se me faço entender. Mas sim as lans seriam um local privilegiado para marcarmos presença. Iamos estar na Virtual and Party mas ela não se realizou. Ai teriamos um dual core a foldar logo nos primeiros tempos em que sairam. Penso que se conseguirá nestes eventos ter lá uma máquina interessante a foldar se se proporcionar isso.

Qto aos modos de pagamentos é sempre chato porque se se pede o dinheiro antes parece que se está a desconfiar mas temos que ir tirando lições das coisas. Como viram os que foram ao almoço faltaram penso que oito pessoas. Estivemos em risco de ter que pagar a quantia referente pq a confirmação do numero de pessoas tinha sido entregue no dia anterior ao mesmo às 20 horas. Inicialmente tinhamos falta de lugares depois viram que sobrou e muito a lotação. Nas T-shirts provavelmente além de se pedir que seja enviado o dinheiro por transferencia bancária e só depois se enviem as T-shirts há a questão dos nicks nas mesmas. Sem nick não há problema. Com nick é mais chato.

Acho importante que se discutam estas coisas para todos vermos que por vezes as coisas não são simples.

Isto não vai acontecer. Isso ia contra tudo o que sempre defendi. Tudo o que se faz é pela boa vontade de todos e não com o intuito de ganhar o que quer que seja. No dia em que isso mude a equipa fica ferida.

Estive a pensar melhor e o drmad meteu sempre dinheiro do seu bolso para as deslocações à serigrafia. É bem mais perto mas as vezes que lá foi já contabilizam bem mais do que vou fazer. Esta ida a Évora fica por minha conta.
    Depois de acertarmos as coisas melhor e chegarmos a alguma forma de consenso logo se vê.

19. Dazkarieh

Hehehe... foi mesmo uma sessão muito interessantes, Metro... :D Mas deixei-te um olho negro e doi-me bastante a perna... :x2:

_freelancer_, não foi nem nunca será essa a nossa ideia. Falo por mim e penso que penso que por todos os outros. E é mesmo esta a questão que eu gostaria que ficasse bem clara: NUNCA qualquer dinheiro ficará nos bolsos de alguém.

É esta uma das ideias. Outra, e para mim mais importante, é:

Penso que ele se estivesse a referir ao lucro mesmo. E acho que é óbvio que o dinheiro da viagem deverá ser retirado deste valor. Já não falo do tempo que lhe vai "custar" (aguanta-te, seu cabeça dura :D ), mas os gastos financeiros inerentes nunca deverão ser suportados por ele.

Por fim, e já tinha dito ao Metro isto, penso que esta decisão (meter ou não uma pequena margem no material) deve ser não minha, não dele, mas de toda a equipa. Foi essa a razão desta thread. Todos decidirmos em conjunto, pois não é um assunto pessoal de ninguém mas de todos.

Queri só deixar mais uma vez um abraço especial ao drmad. Ele tem sido incansável neste aspecto e é quem tem metido a máquina a andar.

Edit: Metro, tens de deixar de colocar posts às mesmas horas que eu... grrrr :D

20. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Concordo com o que ja foi dito, para isto funcionar bem as despesas devem ser do "conjunto" e nao de uma ou outra pessoa. Despesas de host, dominios, material de divulgação devem ser pagas com o dinheiro "do folding" e nao do metro, do drmad ou de qualquer outra pessoa. Por uma questao de organizacao :)

Eu e se calhar todos os que vivemos o "espirito do folding" nao nos importariamos de doar o dinheiro que fosse preciso ou ate de pagar uma quota simbólica, so que "pedir isso" e impraticavel. Foldar e um trabalho voluntario, acho k mais do que a boa vontade das pessoas nao podemos exigir...

Portanto o ideal seria mesmo a tal pequena margem de lucro no merchandising do folding. Se isso fosse suficiente para pagar as despesas e ainda sobrar algum para "expandir" era o ideal...

E acima de tudo o que nao podemos mudar e a atitude fantastica que a comunidade do folding tem e que, para mim pessoalmente, representa uma motivacao muito forte para continuar a fazer parte deste grande projecto. (Nao desprezando a contribuicao que se da a ciencia ;) )

Partilhar esta Página