....::::::::Portugal@Folding - O Folding começa aqui::::::::....

Status
Fechado a novas mensagens.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
O que é o Folding?

O Folding@Home é um projecto computação distribuída (projecto em que participam computadores distribuido pelo mundo inteiro, em prol de um único objectivo) feito pela Universidade de Stanford com o propósito de ajudar a perceber como é que as proteínas são formadas ou “foldadas”. Várias doenças sérias estão relacionadas com a má formação de proteínas, tais como a doença de Alzheimer, Parkinson, Fibrose Quística, a doença das vacas loucas e algumas formas de cancro. A forma como as proteínas são formadas e a razão pela qual elas se disformam ainda não são compreendidas. Ao doar a capacidade de processamento inutilizada do seu computador, você estará a contribuir para a quebra desse mistério, que é o primeiro passo para a compreensão de como é que podemos tratar tais doenças. A Portugal@Folding é a equipa portuguesa criada para todos os que queiram dar o seu contributo neste projecto. O número da nossa equipa é o 35271.
Todo o processo é muito simples e não precisa de interacção por partes dos utilizadores. Apenas terá de instalar e configurar o software (neste caso, o Cliente) pretendido, que é o software responsável pelo processamento inerente ao projecto. Será explicado já de seguida.

Gostaríamos de frisar que, ao contrário de outros projectos de computação distribuída, o Folding@Home exige uma continuidade nos resultados obtidos, isto é, apenas se poderão avançar para o estudo de resultados recentes se já se tiverem os anteriores. Por isso, apelamos à continuidade de todos os utilizadores, a que não hajam desistências nem que fiquem dados processados por enviar. O projecto sai muito prejudicado de situações destas.

Também é pedido a todos que só instalem o programa em PCs em que estejam autorizados. Não "hackem" PCs que não sejam vossos. O projecto será prejudicado com isso a médio longo prazo. Já falamos disso aqui.

Para explicarem a alguem o que é o Folding têm aqui um texto muito sucinto que podem utilizar onde quiserem desde que façam menção à fonte.



Clientes


Este é o software necessário para que processem as proteínas. No fundo, efectua três operações: faz download de uma WU (Work Unit, que é uma proteína por foldar),utiliza a capacidade de processamento que não está em uso do seu processador para simular a formação da proteína e, por fim, envia os resultados. O processo irá então ser repetido.
Existem dois clientes diferentes:


Cliente Gráfico

Neste modo têm informação bastante detalhada da proteína que está a ser estudada. Apresenta vários dados estatísticos, bem como um modelo em três dimensões da proteína. É um modo mais lento e menos fiável do que o modo consola. É no entanto mais fácil de configurar e aconselhável para quem se vai iniciar no projecto.


Cliente Consola/Texto

Neste caso apenas fica visível uma janela tipo MS-DOS em que verão a progressão dos cálculos a decorrer. É a forma mais eficaz de correr o programa porque termina mais rápido o trabalho, para além de ser mais leve. Não tem qualquer gráfico nem simulação da proteína em estudo. É também o cliente que deverá ser instalado para quem tem processador Pentium com HT, visto ser necessário colocar duas consolas a correr (explicado no tutorial). Associado à instalação deste cliente, deverão descarregar um programa para esconder a janela. Este não consome quaisquer recursos e pode até dar jeito para outras coisas. Para poderem acompanhar o avanço da WU, poderão instalar o FahMon ou EMIII.


Tutoriais dos Clientes


Vejam a nossa página para lerem os tutoriais de configuração (clientes texto, grafico, fahmon...)


Utilitários

Estes são pequenas aplicações que nos permitem várias coisas como ver o avanço das WU’s, fazer benchmarks ao sistema, ver erros, etc., dependendo de cada um. Entre muitos existentes, destacam-se os seguintes:

FahMon

O FahMon é um programa que permite monitorizar o trabalho realizado pelo Folding@Home. É o programa utilizado pela maior parte dos membros da equipa pois é bastante leve e permite várias funcionalidades interessantes, como benchmarks ao sistema.

Apresentação e Configuração


FAH View & FAH Serve

Estas duas aplicações funcionam em conjunto para uma excelente monitorização dos clientes pela Internet.
O FAH View pode ser instalado numa máquina local onde desempenha o mesmo papel do FahMon e do EMIII, enquanto que o FAH Serve pode ser instalado numa máquina qualquer que receberá toda a informação vinda dos diversos FAH View.
Para tal bastará configurar o FAH View para enviar as informações para o IP da máquina onde está instalado o FAH Serve, óptimo para centralizar a monitorização de diversas máquinas situadas em localizações diferentes, tais como numa sub-equipa.

Apresentação


Pode ainda encontrar outros programas de monitorização nesta thread.


Portugal@Folding IRC Script

Este é um produto da casa. É um script de IRC que tem várias funcionalidades relacionadas com o Folding, como mostrar o progresso das WU’s, mostrar o ranking da equipa e pessoal, procurar eventuais erros, etc...

Apresentação
Configuração


Threads Importantes

FAQs
Tweaks
Flags
Erros no Folding e soluções


Estatísticas da Equipa

Site Oficial
Extreme Overclocking
Rage3D
FahStats


Contactos

Site: www.portugalfolding.org
Email: [email protected]
IRC: #Portugal@Folding
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo