Portugal@Folding Tudo o que precisas de saber em 5 minutos.

Basicamente, as proteinas sao constituidas por atomos. mas uma proteina nao é apenas uma constituiçao de atomos, ou seja, a funçao da proteina é determinada atraves da posiçao desses atomos, e consequentemente, pela forma que ela tem.

o que o programa faz, é calcular as posiçoes mais estaveis para esses atomos de cada proteina. claro que nao fazes esses calculos para uma proteina inteira, por isso é que existem WU (Work Units) com um objectivo: por exemplo, calcular as posiçoes mais estaveis de alguns atomos de uma proteina. e existem assim muitas WU...e ah medida que se vao completando, eles recebem os dados e conseguem reunir isso tudo e saber qual a forma completa de uma proteina. A este processo de ver as posiçoes mais estaveis dos atomos que constituem uma proteina chama-se "enrolar" a proteina, ou seja, ver computacionalmente a sua forma mais estavel. E isto chama-se o folding de uma proteina.

Folding é isto:



Cada WU faz isto...nao para uma proteina completa (o que era impossivel com um pc normal), mas sim para uma parte dessa proteina.

Espero ter esclarecido as duvidas e join us:D

Cumps

Gostei desta explicação, muito boa. Já sei um pouco mais, esse esquema diz tudo!
 
Boas a Página do portugal folding não dá ??

Eu já instalei o cliente e acho que já está a foldar , no entanto gostava de ler os tutoriais , para ver se fiz tudo bem .
 
Bem, cá vai uma pergunta noob :p

Tive a ver no site do P@F os tuturiais, mas não fiquei bem elucidado quanto a uma situação, tenho outro user já a user o meu nick.

Posso por o mesmo nick? Se sim isso vai trazer algum tipo de problemas?

Abraços.
 
A contabilização dos pontos é feita naquele user. Se há mais do que uma pessoa a contribuir faz mais pontos. Mas de certeza que é outro user ou foi alguma vez que ele esteve a foldar? Se foi este caso pode continuar em qualquer altura.

É só uma questão de ver se aquele user continua activo ou não.
 
Estou a pensar em iniciar-me nesta vida mas tenho algumas questões:

1 - Qual é a diferença entre este projecto e o da secção acima deste?
2 - Perco alguma coisa ao usar o modo consola em vez do gráfico? Alguma opção, rendimento? Qual dos dois me aconselham?
 
Estou a pensar em iniciar-me nesta vida mas tenho algumas questões:

1 - Qual é a diferença entre este projecto e o da secção acima deste?
2 - Perco alguma coisa ao usar o modo consola em vez do gráfico? Alguma opção, rendimento? Qual dos dois me aconselham?

1- Este projecto está relacionado com o Folding@Home, que pertence à universidade de Stanford e cujo único objectivo é compreender o comportamento das proteínas de modo a descobrir cura para doenças relacionadas. O Portugal@Home está relacionado com o BOINC, que é um conjunto de vários projectos, que vão desde descobrir vida extraterrestre, previsão atmosférica, medicina, matemática, física, entre outros.

2- Tal como já foi dito, o cliente consola tem ligeiramente mais desempenho.
 
Back
Topo