Portugal@Home: Expandir ou não expandir, é a questão.

Portugal@Home deve passar a ser multi-projecto?

  • Sim

    Votes: 9 64,3%
  • Não

    Votes: 4 28,6%
  • Não tenho opinião

    Votes: 1 7,1%

  • Total voters
    14
  • Votação encerrada .

Strakata

Portugal@Home Member
Neste momento estamos (a tentar) passar do SETI Clássico para o SETI BOINC e como já todos devem ter percebido, o BOINC permite correr outros projectos além do SETI.

Neste momento há o
ClimatePrediction.net
Climateprediction.net is the largest experiment to try and produce a forecast of the climate in the 21st century. To do this, we need people around the world to give us time on their computers - time when they have their computers switched on, but are not using them to their full capacity.


Predictor@Home
Predict protein structure from protein sequence. Our work is aimed at testing and evaluating new algorithms and methods of protein structure prediction in the context of the Sixth Biannual CASP (Critical Assessment of Techniques for Protein Structure Prediction) experiment.


LHC@Home
The Large Hadron Collider (LHC) is the world's largest scientific instrument. It is currently being built at CERN on the outskirts of Geneva, Switzerland. When it is switched on in 2007, it will accelerate beams of protons to unprecedented energies in a 27km long circular tunnel. The two particle beams will travel in opposite directions around this loop and at four points on the ring, their paths will intersect, and particles will collide head-on with particles traveling in the opposite direction. At the intersection points, scientists are building four huge detectors, the size of cathedrals, to detect the results of the collisions.

Most of the scientific computing challenges that the LHC experiments are facing will require access to huge amounts of storage - the LHC will produce 15 Petabytes (15 million Gigabytes) of data per year. These data requirements means that most analysis programmes cannot be run on individual PCs. This is why CERN is leading the development of Grid computing, which aims to link hundreds of major computing centres around the world.


Destes 3, só o ClimatePrediction.net está neste momento a aceitar novas inscrições. Mesmo assim, na minha opinião, estes projectos são muito interessantes e podem contribuir para atrair novos membros à equipa e evitar que os actuais membros deixem de contribuir.
Os diferentes requisitos de hardware dos projectos podem ser usados como um trunfo. Por exemplo, em máquinas com ligações à Internet limitadas, o ClimatePrediction.net tem a vantagem de cada WU demorar cerca de 1 mês (24h por dia, num AXP 2200MHz) a ser processada (por outro lado ocupa ~50MB de RAM e bastante espaço em disco).


Long story short, o que acham de a Portugal@Home passar de uma equipa de SETI para uma equipa de BOINC? Ou seja, continuarmos a ser a maior equipa portuguesa de computação distribuída mas que a partir de agora se dedicará a vários projectos, apesar de dar sempre primazia ao SETI.
 
Já cá faltava o post com os acrescentos:

  • O BOINC alterna automaticamente entre os projectos correndo um de cada vez conforme o tempo que o utilizador decidir dedicar a cada um. Por exemplo, se se dedicar 100 ao SETI, 50 ao Climate e 50 ao Predictor, o BOINC irá alternando entre eles dedicando ao primeiro 50% do tempo disponível do PC e 25% aos outros dois projectos. A escolha desse tempo é feita nas Preferências de cada projecto.
  • Infelizmente os créditos de cada projecto não se fundem uns com os outros. É preciso criar uma conta separada em cada projecto e cada uma delas terá os créditos do respectivo projecto.
  • Como acho que a equipa vai concordar com a ideia do alargamento, já estou a tratar do novo site. Mas se quiserem paro com o trabalho ;)




Btw, Portugal@Home em 40º lugar mundial em SETI@Home :)
 
Votei sim pk sempre dá para entreter enquanto o SETI tá down (a maior parte do tempo) apesar de não achar nenhum desses projectos interessantes... :D
 
Votei sim porque já tou inscrito no Predictor e no Climate Prediction.

Aliás, já estava inscrito no CP ainda antes de eles passarem para o BOINC :).

Mas óh Straka, n era eu que era um traidor e um vendido por estar a ceder o meu tempo a outros projectos que não apenas o Seti? :D ihihihihihihihihihih.


Tellex
 
E continuas a ser :P mas como quero que toda a gente seja feliz a contribuir para os projectos que quiser... :) Eu vou continuar a dedicar-me ao SETI :)
 
Na minha opinião, a SETI POWA, agora Portugal@home começou com SETI e assim deve continuar.

Acho bem que se processem outros projectos, mas para isso criem-se outras equipas.

Pelo menos eu, enquanto puder vou correr SETI, e nada mais.

Cumps! :)
 
Quando me coloquei pela primeira vez esta hipótese não me pareceu a melhor ideia do mundo mas pensando bem acho que é a melhor coisa a fazer.
Os outros projectos existem. Se alguém quiser participar num projecto que não o SETI vai acabar por o fazer mais cedo ou mais tarde, abandonando a Portugal@Home. No entanto, se a Portugal@Home tiver esta vertente multi-projectos esse alguém continuará ligado à equipa (e ao SETI) o que acaba por reforçar o esforço SETI no longo prazo.

No imediato o SETI poderá sofrer alguma perda de poder de processamento mas acho que isso será compensando no longo prazo pelo maior dinamismo, maior actualidade e maior dimensão da equipa.
Se formos ver, as maiores (sim, maiores, porque a melhor é a nossa :) ) equipas do mundo estão presentes em vários projectos ao mesmo tempo.
 
Strakata disse:


eu concordo com o strakata

Muitos de n´os nao estao no seti mas no das Protainas... porque nao criar divisoes do portugal@home para cada projecto?

eu tou no seti mas da maneira que aquilo anda, dias e dias sem unidades prefiro ir para outros projectos enquanto nao ha nada dos et´s.
 
na minha opiniao penso q deveriamos expandir a equipa para outros ramos, já que por vezes pode-nos dar "na cabeça" de mudar de projecto pk estamos fartos e tal.
Eu ja tentei o climaprediction (e esta a correr a 5% do tempo num pc) e digo-vos q aquilo demora cerca de 500horas(!!!!!!) num p4 2.8ghz fsb533 portatil. Cada unidade tem a "validade" de quase 1 ano, portanto penso q seria o ideal para nos mantermos os pc's ligados quando faltam unidades, pelo menos.
:001:
 
Straka,

Eu não me importo de criar uma Portugal@Home no CPrediction e/ou Predictor, porque estou bem envolvido em ambos os projectos :D.

E embora faça parte de outras equipas nos mesmos (Team ArsTechnica Baked Alaska e uma Tuga qualquer) o meu coração bate sp pela Portugal@Home :P.

Mesmo que seja noutros projectos ihihihihihihihih.


Telles
 
Demi,
Já há Portugal@Home no Climateprediction.net há uns dias :)
Ainda não criei na Predictor@Home porque a criação de novas contas está fechada desde que se passou para o BOINC 4.x. Deve estar por dias para abrir outra vez (eles dizem que é na 2ª semana de Setembro...).


Só ainda não oficializei a coisa porque estou a acabar o novo site da equipa. Não falta muito :)
 
Analisando os prós e contras que o strakata e outrosw assinalaram, parece-me bem


mas melhor parece-me mesmo por isso a funcionar nos meus pc's que já tou idle há muuuuuito tempo :O
 
Olá a todos.
Sendo sabido que sou do inimigo - joking:D venho dar aqui uma sugestão que não é mais do que isso.
A escolha do nome para a equipa do Folding foi feita tendo em linha de conta dois principios:

1º Ter Portugal para fazer da equipa uma iniciativa nacional em que se pudesse posteriormente juntar as equipas o que se tem conseguido.

2º Conter tb o projecto em causa.

Assim surgiu Portugal@Folding.

A minha sugestão está facil de ver. Pq não no caso do Predictor Portugal@Predictor, no caso do LHC Portugal@LHC e no caso do Climateprediction Portugal@Climateprediction.

A unica vantagem é realmente a identificação das duas permissas que eu coloquei encima e depois quem sabe pedir aos administradores aqui do forum para colocarem como temos um forum de computação distribuida com um sub-forum para cada equipa.

A minha unica reserva é como já tive oportunidade de dizer ao Strakata, haver pessoas para todos os projectos.
Como somos poucos e os que gostam disto já participam ou no SETI ou no meu caso no Folding@Home é possivel não haver ,muitos membros para estes projectos, mas tb posso estar enganado.

Fica aqui a minha sugestão, que reitero não é mais do que isso e não invalida serem criadas e geridas de alguma forma pelas pessoas que criaram e continuam ao longo destes anos a apoiar o Seti@Home e nomeadamente o Portugal@Home.

Um abraço a todos.

Metro
 
Straka,

Como não consegues criar a equipa no Predictor, tratei eu disso...espero que o teu ego de ditador vitalício não fique afectado :D.

Mas se quiseres eu depois destruo-a :P.

Se precisares de alguma mãozinha com informação do predictorpara a page dá-me uma apitadela por PM (ou apenas para soltares a tua raiva por me ter antecipado ihihihihih) .


Já agora, fiquei espantado por te ver com tanto crédito na P@H do Climate Prediction lol :P


Telles
 
Demiurgo minha usurpadora :001: ,
Então sente o outro lado da moeda da ditadura implacável e faz um texto sobre o Predictor@Home para incluir no nosso novo site (in the works) :)
Qual o objectivo do Predictor; o que pretende descobrir; qual a história do projecto (se é que tem); e o que mais te lembrares.
Qualquer coisita à altura da nossa equipa :)


Btw, nada de fazer remissões para legislação no teu texto sobre o Predictor@Home :D



Metro,
Mas o nosso objectivo é manter o mais possível a unidade da nossa equipa. Se damos diferentes nomes à(s) equipa(s) conforme o projecto, deixamos de poder falar da nossa equipa e passamos antes a falar nas equipas. Portugal@Home há só uma, a maior do mundo e mais nenhuma :D



Happy crunching para todos.
 
Back
Topo