Portugal na Presidência da UE e os Jogos violentos

B3n3v3nt3

Power Member
Com a passagem de testemunho entre a Alemanha e Portugal na presidência da União Europeia, caberá ao nosso país tomar as decisões comunitárias durante a segunda metade de 2007. E uma das coisas que a Alemanha não conseguiu fazer, e que ficará agora a cargo de Portugal, é legislar o polémico tema dos videojogos violentos.
Apesar de haverem divergências entre os 27 membros da EU no que toca a este tema, Portugal terá, sobretudo, que encontrar uma forma de cooperação entre todos, que facilite a troca de informação e as boas práticas. "Vamos não apenas encontrar um caminho, mas também dar sinais e intervir em acções que mostrem a gravidade que atribuímos a esta matéria e à necessidade de proteger as nossas crianças", salientou o ministro António Costa.
A ministra alemã da Justiça, Brigitte Zypries, referiu que existem medidas muito díspares nas legislações dos 27 Estados-membros, com muitos a não abordarem o tema de forma directa nos respectivos códigos penais. Já o Comissário europeu para a Justiça, o italiano Franco Frattini, disse que não será possível legislar de forma homogénea para todo o espaço europeu, mas que Portugal poderá, por exemplo, envolver a Europol na cooperação entre países e tentar definir melhor o que é um jogo "perigoso".
Frattini fez ainda questão de salientar que apenas um Estado-membro, curiosamente a Alemanha, tem uma lista negra dos jogos considerados violentos. No caso português, os videojogos são regidos pela mesma legislação aplicada aos filmes. Esperemos então pelas novas medidas.

Fonte: http://www.g4mers.com/news.aspx?id=5676
Que impacto acham que a presidência portuguesa na UE vai ter? Será que vão adoptar as medidas da Alemanha sobre os jogos violentos em todos os Estados membros e quais serão as consequências disso?
 
Ou somos obedientes e fazemos como os "grandes" querem ou temos uma opinião própria...

Infelizmente, se tivermos, deve ser algo muito católico e ao estilo paranóico :-D

Existe um sistema de rating que os pais ignoram... eles têm é que sensibilizar os pais para os ratings e sugerir que se envolvam mais no que os filhos fazem.
 
Acho que a nossa presidência tem mais com que se entreter que palermices destas.

Tem pelo menos o assunto do tratado constitucional, as relações com a Rússia e a nova crise na Autoridade Palestiniana.
 
que tal ensinar aos pais os ratings e proibir vender jogos violentos a crianças? ... só acho é que muitos jogos 18+ bem poderiam ser 16+. as crianças já viram na TV sangue e mortes e palavrões mais reais e piores do que no pc.

no outro dia um miudo de 8 anos pediu à mãe o liberty city stories. A mãe disse que não. será pela violencia? não, foi o preço (uma preocupação que tambem pouco vejo cá).
 
Não quer dizer que a violência presente nos jogos, influencie de alguma maneira as pekenas mentes dos miudos, mas é possivel que uma minoria seja influenciada.
Os papas e as mamas deviam saber se o seu fllho de 14 sabe distinguir a realidade do jogo, da realidade do dia a dia..é 1 questão moral..
 
Acho que a nossa presidência tem mais com que se entreter que palermices destas.

Tem pelo menos o assunto do tratado constitucional, as relações com a Rússia e a nova crise na Autoridade Palestiniana.
Estás a esquecer-te da questão iraniana também. O Ahmadinejhad manifestou várias vezes o seu interesse em dialogar com a UE assim que Portugal estivesse na presidência. Aliás, aparentemente foram comemorados no Irão, os 600 anos (salvo erro) das relações entre Portugal e o Irão e até abriram um curso de língua portuguesa na Universidade de Teerão. Isto pode ser um monte de balelas mas sinceramente, acho que dentro da UE, existem poucos países com um perfil diplomático como o nosso no que diz respeito aos países árabes. Na minha experiência pessoal em viagens a países árabes, vi bem a diferença com que tratam ingleses, americanos, franceses, alemães, etc e nós...
 
Há assuntos bem mais relevantes a abordar pela presidência portuguesa, duvido que em seis meses encontrem espaço para tratar desse assunto. No entanto, se se mostrarem teimosos nisso, vai ter que haver uma mobilização de jogadores nos 27 Estados membros para mostrar que estamos em total desacordo com isso.
 
Epa e assim, proibir axo k e estupido mas podiam fazer cm fazem o alcool ou o tabaco, se um jogo fosse para maior de 16 anos ou 18 entao so podia comprar km tivesse mais ou igual idade, e uma ideia um pouco absurda mas a meu ver uma ideia k devia ser implementada, sempre e melhor isto k tirarem os jogos violentos ao ppl de uma vez, mas e claro s nao ha venda dos jogos entao um gajo sabe aonde os ir buscar nao e verdade?
 
lord_zed disse:
Os papas e as mamas
hehe o que a falta de acentos pode fazer ao signifcado das palavras :-D


realmente, em termos de politica não somos os melhores, mas hoje em dia qual pais tem uma politica boa?
Diplomacia, isso é que conseguimos. fazemos amigos na africa, na india, no japão, no macau (enquanto a inglaterra segue os nossos barcos e lá vai conquistar tudo), "chateamo-nos" com os espanhois e depois ficamos "amigos" na mesma, deixamos judeus e outros perseguidos fugir por cá e fazemos como se não soubessemos, deixamos fazerem encontros secretos de resistencias e espiões, deixamos os americanos aterrar no nosso territorio. Em suma: somos amigosde toda a gente, a não ser os ingleses que ainda estão chateados porque nós os vencemos a maior parte das vezes no futebol
 
Estás a esquecer-te da questão iraniana também. O Ahmadinejhad manifestou várias vezes o seu interesse em dialogar com a UE assim que Portugal estivesse na presidência. Aliás, aparentemente foram comemorados no Irão, os 600 anos (salvo erro) das relações entre Portugal e o Irão e até abriram um curso de língua portuguesa na Universidade de Teerão. Isto pode ser um monte de balelas mas sinceramente, acho que dentro da UE, existem poucos países com um perfil diplomático como o nosso no que diz respeito aos países árabes. Na minha experiência pessoal em viagens a países árabes, vi bem a diferença com que tratam ingleses, americanos, franceses, alemães, etc e nós...
Sabes o que se diz na zona do Dubai quando as crianças não querem comer?

"Se não comes chamo o Albuquerque"

Até fiquei KO quando me contaram isto
 
isto da violencia e dos da idade que dao nos videojogos tem a ver com as mentes, eu por exemplo tenho 15 anos e tenho o GTA que me influênciou, no outro dia tava a andar normalmente vejo um policia á minha frente tiro-lhe a pistola rapidamente e fujo, com essa pistola já matei 3 pessoas, TOU NO GOZO.:007:

Mas sinceramente acho que sei distinguir os videojogos da vida real embora esteja viciado em COD2 e de vez em quando imagino que ta um gajo de sniper num telhado á minha frente e eu começo a fingir que o mato com outra sniper (mas isso n tem a ver com a violência, isto é só vício.
 
Sabes o que se diz na zona do Dubai quando as crianças não querem comer?

"Se não comes chamo o Albuquerque"

Até fiquei KO quando me contaram isto
Wow... Com essa é que me tramaste. ;)

Mas há que ver uma coisa, na maioria dos casos de passados históricos nefastos e conflituosos, com o passar do tempo as coisas amenizam-se ainda que esse tipo de amargos residam para sempre nas memórias e mais vale ter essa vivência comum que passado nenhum. É verdade que muitas vezes isto não acontece mas acho que não é o caso.
 
Julgo que nem eles sabem quem será o tal do Albuquerque.

Outra com piada foi um amigo meu que está baseado em Macau enquanto visitava um local algures pela Malásia, zona totalmente muçulmana como sabes, encontrou uma cidade quase um enclave onde a festa anual incluía uma matança do porco e respectiva comezaina e onde a população tinha "estranhas" características como olhos azuis.
 
Última edição:
Sinceramente, preocupa-me mais saber quem é que o Benfica vai comprar para ponta de lança :007:

Legislação já existe, o problema é que hoje em dia 90% dos pais se estão a ca*** para os miúdos.
 
"Vamos não apenas encontrar um caminho, mas também dar sinais e intervir em acções que mostrem a gravidade que atribuímos a esta matéria e à necessidade de proteger as nossas crianças", salientou o ministro António Costa.


ahahaha se eles dizem k vão fazer, bem podes esperar sentado... Primeiro que se façam os estudos (de anos) acerca das medidas a implementar e do seu impacto.

E tb depois vem o lobby das empresas relacionadas com o mundo dos jogos... perde-se mto dinheiro com leis severas... não sei se vai acontecer grande coisa :p
 
Julgo que nem eles sabem quem será o tal do Albuquerque.

Outra com piada foi um amigo meu que está baseado em Macau enquanto visitava um local algures pela Malásia, zona totalmente muçulmana como sabes, encontrou uma cidade quase um enclave onde a festa anual incluía uma matança do porco e respectiva comezaina e onde a população tinha "estranhas" características como olhos azuis.
Não é ao acaso que somos os pais da globalização. Quando vejo esse tipo de fenómenos fico sempre impressionado com a clarividência de personagens históricas como o Padre António Vieira por exemplo, que de certa forma previu o fenómeno.
 
Offtopic: Quando um empresário português, nos anos 70, foi a um estado do Golfo (não sei qual, provavelmente ao Koweit, aos EAU ou Bahrain...) encontrar-se pessoalmente com o emir local para investir naquele país, o emir disse que o queria ver a brandir uma espada porque na imaginação local, os portugueses eram grandes espadachins - se fosse outro homem qualquer a fazê-lo, iria parar à prisão ou seria condenado à morte por ter exibido uma arma em frente ao emir. Mas o homem queria mesmo ver um português com uma espada.

Ontopic: o António Costa já não é ministro, ele agora está *tosse* totalmente dedicado *tosse* a Lisboa *tosse tosse* :-D
 
Back
Topo