Portugal - país Sony? (***** inside)

Portugal pais de sony .. lá vem a conversa de maravilha ..

Hoje pais de sony antes pais de sega .. não só o marketing e pub domina tudo os gostos tambem .

Tal como os Japoneses e Coreanos têm os seus jogos estranhos e de nicho nós os Portugueses tambem temos certos tipos de gostos .
Vão-me dizer que noutros paises toda a gente gosta Nintendo e Ms games .?!

Claro que não ... tal como cá tambem nem toda a gente gosta de playstation e compra outra coisa .

Exactamente!

Eu sou do tempo em que (p)ortugal era a SEGAland!

Isto no tempo em que no resto do mundo era a NES e a SNES que davam cartas; mas cá em (p)ortugal era a SEGA que tinha mais "nome",... e porquê?
Porque a SEGA naqueles tempos era a Sony de hoje em dia; tinham uma consola espectacular, (a mais bonita de sempre IMO), uma boa imagem de marca; e tinham uma mascote "buéda fixe" que era mais "cool" do que o Super Mário... e claro que a Ecofilmes se fez valer disso para catapultar a imagem da SEGA no nosso país, e fizeram eles bem!

No entanto, no resto do mundo, a Nintendo dominava (mais ou menos, certos territórios ainda eram bastante permeáveis às consolas da SEGA!) e a melhor consola, e com os melhores jogos worldwide era a SNES; mas cá ninguem sabia disso, aliás, mais de metade dos jogos de "valor" para a SNES nunca chegaram sequer à Europa, quanto mais aqui...



Pergunta manhosa essa.
Será que queres mesmo negar que a PS2 é de facto a melhor consola feita até hoje, ou isso é só birra!?

Birra? Nah,... já não tenho idade para isso!

Até te vou dizer mais, ao contrário do Merlin, eu vou ultrapassar a barreira das consolas e afirmar de boca cheia que a PS2 é a melhor plataforma de jogos feita até hoje, levando todos os parâmetros de avaliação em consideração.

Vamos lá ver que parâmetros são esses...

Com hardware bem mais limitado, mostrou ter extremamente mais variedade e qualidade do que os títulos para os PCs.

Mais variedade e qualidade do que os títulos para os PC's?
Olha que muitos que tem PC's são capazes de não concordar contigo nesse aspecto; até mesmo porque graças às particularidades e periféricos usados para se jogar num PC, acabam por se tornar mercados um bocadinho distintos; ainda mais na altura do lançamento da PS2 em que ainda não havia esta nova moda de meterem discos e updates em consolas...

Então e em relação às outras consolas? Também não tinha variedade e qualidade? Eu acho que tinha, tanto de uma como de outra! Com ênfase na primeira!


Quanto a essa variedade e qualidade dos jogos, depende de quem os faz e lança, e não da consola, ou do seu hardware em si! A existência da máquina e das suas specs não fazem tudo sozinhos!


A concorrência directa, também ela algo superior em hardware, não souberam gerir o seu negócio e extinguiram-se.
São os exemplos mais fúteis que podia arranjar, contudo são verdadeiros.

Sim, claro que são verdadeiros, mas este último exemplo apenas significa que foram as consolas da Sony que usufruíram do melhor marketing disponível; logo em quê é que isso faz com que a PS2 ou qualquer outra consola possa ser "a melhor consola de jogos de sempre"?
Significa apenas que foram bem apoiadas, nada mais!


Já imaginaste o que a Dreamcast, a Xbox ou mesmo a GC; poderiam ter representado para o mercado se tivessem tido as mesmas hipóteses?


Negar os factos não os tornam invisíveis.

Queres factos? Então vamos a factos!

Senão vejamos: A NES foi a consola que re-colocou os jogos no mercado após o grande chrash dos videojogos de 1983; para todos os efeitos o mundo dos jogos estava morto!
A NES conseguiu fazer com que as pessoas ganhassem o interesse de novo dos videojogos; e sem ela talvez nunca mais houvessem consolas de jogos,... para sempre!!!

Será que não merece ser considerada a melhor consola de jogos de sempre?

E a MegaDrive e a Master System da SEGA que fizeram chegar os jogos a certos pontos do globo que dantes nunca tinham ouvido falar em tal coisa? Tambem não merecem esse mérito?

E a SuperNintendo, que foi a resposta da Nintendo aos avanços da SEGA, com um hardware poderosíssimo para a altura, (só perdia para a MD no processador) com modos gráficos inovadores para a altura, e que inclusive era uma plataforma tão "aberta", que cada cartucho podia incluir um chip gráfico para potenciar os gráficos de tal maneira que alguns dos últimos jogos desta assemelhavam-se bastante a jogos 3D da geração seguinte de 32-bit? Já para não falar da enorme quantidade e qualidade de jogos além fronteiras (entre os quais inúmeros RPG's que, na altura se tornaram autênticos mitos? (FFVI)

Sabias que a SNES foi alias, considerada por muitos a melhor plataforma de jogos de todos os tempos? Isto já durante os tempos da própria Dreamcast/PS2?

Então e a PS1, que foi a herdeira espiritual da SNES, que praticamente "roubou" todos os exclusivos de peso no mercado de jogos à SEGA e à Nintendo, (FFVII, por ex...) por ter beneficiado do nome e jogadas de marketing da Sony?
Não terá direito tambem a ser a melhor consola de todos os tempos?

E a Saturn, que antes da PS1 chegar ao mercado trouxe a verdadeira acção "arcade" para as nossas casa, já na continuação da era de 16-Bit; e em que alguns jogos estavam, inclusive mais bem conseguidos nesta do que na PS1, por motivos de limitação técnica desta última?

E a Nintendo 64, que subiu a fasquia em termos de potência ainda na era dos 32-Bit? Fruto da parceria com a renomada Silicon Graphics; e que, entre outras coisas produziu aquele que é considerado por muitos como o melhor jogo de sempre: The Legend of Zelda - Ocarina of Time. Será que não merece antes ser esta, considerada a melhor consola de todos os tempos? Mau grado ainda usar cartuchos e ter sofrido bastante com essa limitação; mas defeitos todas tem, certo?


E a Dreamcast, que além de ter sido a primeira consola da geração de 128-Bit, ainda conseguiu o privilégio de ser a primeira consola com capacidades declaradamente online, já para não falar que tinha ainda na manga alguns truques gráficos que ainda jogaram taco-a-taco com a própria PS2 que sairia ainda mais tarde? Só porque foi mal suportada pela SEGA, deverá ficar arredada do título de melhor consola de sempre?

E a PS2, que é realmente um portento de vendas e um fenómeno de publicidade a nível mundial, e que praticamente nasceu em berço de ouro; deverá receber o título de "melhor consola de jogos de sempre", apesar de em termos técnicos ter ficado até bastante aquém da média de capacidades das outras consolas, e só beneficiou de avultado sucesso apenas por ter trilhado na senda da sua irmã mais nova?
Está bem que tinha uma coisa chamada leitor de DVD, e que podia-se ver filmes, mas isto não é uma característica exclusiva de uma consola de jogos, pois não?
Então e os jogos multiplataforma que ficavam sempre constantemente menos elaborados nesta,
quando comparadas à concorrência da GameCube e da Xbox? Deverão estas duas ficar de parte da "corrida" só porque a Sony praticamente monopolizou o mercado? Sabias aliás, que a própria GameCube foi um sucesso de vendas na alemanha? Pelos vistos os alemães não devem partilhar da mesma opinião que tu!

Então e a recente geração? Com a PS3 finalmente a exibir um poder tecnológico sem precedentes, ganha para já o título de consola mais poderosa de todos os tempos, mas será a melhor? Será que a Xbox360 não se encontra mais equilibrada, fazendo ainda uso do velhinho DVD, beneficiando assim os jogadores de custos mais baixos numa primeira fase? Mas depois o live é pago, e o serviço online da Sony não é! Então em que ficamos?


Olha, parece que a Nintendo desta vez fez o mesmo que a Sony nas anteriores gerações, apostou num hardware menos potente, mais fácil de programar, eventualmente mais barato; e que conseguiu com isso cativar o público a curto-médio prazo! (até ver...) Já para não falar no novo conceito dos comandos...
Será que deveremos considerar esta a melhor consola de todos os tempos só porque está a ter a sorte de vender que nem papo-secos e a servir-se da actual condição económica mundial? Ou será que o facto dela poder correr jogos antigos de plataformas da Nintendo e da própria SEGA entre outras, não deverá ser um motivo a ter em conta, mesmo sabendo que não consegue reproduzir conteúdos HD, apesar de não perder quase nada em termos de capacidades em efeitos gráficos?


Então e as portáteis? O Game Boy? Que vendeu milhões apenas com um monitor a "verde-e-preto"? O GBA que é praticamente uma SNES de bolso? E a DS? Que é uma N64 com dois écrãns? Tambem ficam de fora?

Uma coisa é sabermos que a PS2 foi a consola que mais vendeu, e com a maior quantidade de títulos disponíveis no mercado, esses méritos ninguêm lhe tira! Mas daí a dizerem que é a melhor consola de sempre apenas porque recebeu mais apoio das editoras, e o marketing da Sony,... pergunto-me o que poderiam as outras ter conseguido se também tivessem tido esse privilégio...

É como dizes, "Negar os factos não os tornam invisíveis"; e ter consciência do poder de marketing da Sony não torna os esforços das outras marcas invisíveis tambem!



Vai de cada um, para mim a Sega era quase inexistente nos anos 90.
Omnipresente, sem dúvida, mas com muito pouco interesse para mim e para a maioria das pessoas que na altura tinha á minha volta.

Ok! Eu posso dizer o mesmo da SNES, afinal naquela altura eu estava rodeado de pessoas que só queriam a MegaDrive, exactamente devido ao factor "coolness"; mas isso não me impediu de olhar para o lado...


SNES era a nossa máquina em 4/5 dos casos.
Havia sempre uma Megadrive á mão, faltava era pachorra para pegar nela.

Eu joguei tanto numa como noutra; para mim era 50/50! E ainda lhes pego mesmo hoje em dia!

A MS vende como pães quentes nos EUA, por outro lado são profundamente biased e patrióticos.

No Japão manda o orgulho nacional e os gostos locais, com muito pouca abertura para o que se passa alem fronteiras.

Ou seja, povos diferentes; comportamentos iguais! O tabuleiro está "equilibrado"! (mais ou menos...)


A Nintendo é a empresa com mais penetração de mercado.
Com mais ou menos lucros em mais ou menos pontos do globo, consegue entrar em todo o lado, ao contrário das outras duas.
A questão da Nintendo é que é muito fácil de gostar dela, mas nem sempre a conseguimos levar a sério.

A sério? Olha eu sempre a levei a sério! É impossível não levar a sério uma empresa que não só "salvou" o mercado de videojogos da desgraça de 1983; como ainda por cima sobreviveu à provação que a Sony impôs no mercado. A SEGA não "sobreviveu", já viste?
Ou tu estás a dizer isso pelo estigma "animado" de alguns franchises da Nintendo e que, pelos vistos ainda perdura até aos nosso dias? Olha que nem tudo são "brincadeiras"...


Sim, é verdade, mas há aí um fenómeno muito curioso a observar.
Quem compra uma plataforma não SONY, ou já tem, ou ou ainda faz intenção de no futuro vir a ter uma plataforma da SONY.
Não te fies apenas no que digo, faz alguma pesquisa, vais ver que numa percentagem elevada dos casos, não estou a exagerar.

Sim, eu sou um desses casos! Mas olha que nesta geração isso ainda demora. Ainda há muita gente à espera de uma PS3 "completa" e a menos de 200€. Por isso, antes dessa há-de vir uma Wii cá para casa para fazer companhia à outra dezena de consolas que tenho em casa!


Para os lados da SONY acontece o mesmo, mas em percentagens bem mais reduzidas.
Ou concedem algum interesse na concorrência em casos pontuais, ou ignoram totalmente a necessidade de serem servidos por outra plataforma.

Sim, orgulho, hábito e tendência, são factores incontornáveis nesta observação, mas não explicam as motivações globais, apenas as locais.

Como vês, por muito que queiramos que "esta" ou "aquela" consola seja considerada "a melhor", isso nunca vai passar de um exercício de futilidade; porque é impossível "quantificar" o nivel de superioridade de uma maquina sobre outra, quando há tantas diferenças, conceitos, virtudes e defeitos entre elas!

Já para não falar que consoante a época, e consoante a aposta em publicidade, outras consolas e outras marcas poderiam ter tido ainda mais sucesso do que a Sony ou a PS2; por isso não se conseguem fazer avaliações definitivas, mas sempre derivativas!

Daí a minha questão: se alguem diz que esta ou aquela consola é "a melhor", seja lá qual for a marca ou modelo; pergunto sempre pela fonte, para saber quem foi que chegou a tal conclusão! Errada, como é óbvio, porque não existe tal coisa como; "a melhor consola de sempre"!

Cumps!

\w/
 
Última edição:
é natural que o país seja PS porque é completamente ignorado pela Nintendo e Microsoft. Pelo menos há uma empresa de videojogos que conhece Portugal.

Agora é que disseste tudo
icon13.gif
 
Exactamente... enquanto a Nintendo e a Ms não apostarem a sério no nosso páis... será sempre a Sony a ter dominio... nem que a consola seja a pior de todas(atenção não quero dizer que seja actualmente o caso)...

Jogar um resistance 2 com vozes em Tuga (Quando ouvi a Voz do Dr russo.... cai da cadeira de tanto rir... ), ou um uncharted, ou buzz... são experiencias só possíveis na Playstation (2 e 3).

Só isso mostra a aposta e respeito da Sony em relação ao mercado Tuga ...
 
Exactamente... enquanto a Nintendo e a Ms não apostarem a sério no nosso páis... será sempre a Sony a ter dominio... nem que a consola seja a pior de todas(atenção não quero dizer que seja actualmente o caso)...

Jogar um resistance 2 com vozes em Tuga (Quando ouvi a Voz do Dr russo.... cai da cadeira de tanto rir... ), ou um uncharted, ou buzz... são experiencias só possíveis na Playstation (2 e 3).

Só isso mostra a aposta e respeito da Sony em relação ao mercado Tuga ...

Não necessáriamente. Demonstra isso sim, a aposta da Sony Portuguesa na localização dos jogos e em continuar a bem servir um público que, ao contrário do resto do mundo, continua fidelizado à marca "Playstation"! E tem os meus parabéns por isso!

Pelo contrário, a política de preços para a Europa e a decisão de vender consolas "capadas" ao velho continente não caiu nada bem no goto de muita gente! E nesse sentido a Sony, não teve respeito nenhum pelo consumidor Europeu, que merecia um pouco mais de atenção por parte de uma multinacional que tanto ganhou com a adesão em massa de todo um continente!

É caso para dizer que estou muito mais agradecido à Sony Nacional, do que à Sony "internacional"!

No caso da Nintendo é o contrário; admiro muito a Nintendo Japonesa/Internacional; mas não tenho nada boa ideia da Concentra, a representante oficial da Nintendo em (p)ortugal!
Mas parece que as coisas estavam para mudar nesse aspecto!...

Cumps!

\w/
 
Não necessáriamente. Demonstra isso sim, a aposta da Sony Portuguesa na localização dos jogos e em continuar a bem servir um público que, ao contrário do resto do mundo, continua fidelizado à marca "Playstation"! E tem os meus parabéns por isso!

Pelo contrário, a política de preços para a Europa e a decisão de vender consolas "capadas" ao velho continente não caiu nada bem no goto de muita gente! E nesse sentido a Sony, não teve respeito nenhum pelo consumidor Europeu, que merecia um pouco mais de atenção por parte de uma multinacional que tanto ganhou com a adesão em massa de todo um continente!

É caso para dizer que estou muito mais agradecido à Sony Nacional, do que à Sony "internacional"!

No caso da Nintendo é o contrário; admiro muito a Nintendo Japonesa/Internacional; mas não tenho nada boa ideia da Concentra, a representante oficial da Nintendo em (p)ortugal!
Mas parece que as coisas estavam para mudar nesse aspecto!...

Cumps!

\w/
Concordo com tudo o que dissestes... neste aspecto a Sony n respeitou os consumidores europeus...
Mas também acabou por continuar com essa consola capada para todo o mundo...
Mas no fundo que eu queria dizer é que a Sony tem Portugal no mapa... acho que é de louvar ...
Gastam dineheiro em publicidade... e isso tem de ter retorno...

Em Portugal só compra 360 e Wii quem for conhecedor(Não estou a dizer que quem compra ps3 é ignorante).... os outros irão sempre para a ps3 ou até ps2... porque simplesmente muita gente nem sabem muito bem o queas outras consolas têm para oferecer ...
Raramente uma pessoa compra uma 360 ou Wii ao acaso... foi por que viu em casa de um amigo, foi porque informou-se, etc... No caso da "Playstation" muita gente compra... porque em Portugal devido ao marketing... consolas=playstation...

Os primeiros jogos da Ps3 já tinham o português dentro do BR assim com as primeiras consolas US e JP... o que demonstra uma estrategia global da Sony em incluir o nosso páis nos seus planos...
Os outros infelizmente não...
 
Última edição:
re

um pouco à imagem do titulo deste tópico...

Ontem à noite na ***** do Palacio do Gelo em Viseu, estava a PS3 a bombar o novo Tomb Raider,
ao lado estava uma XBOX com a imagem congelada com o jogo GRID, peguei no comando e nada...perguntei a um rapazito la da loja e disse me que a xbox já estava assim desde o dia anterior...:P ***** no seu melhor, a sony deve pagar bem a esta rapaziada ;)
 
um pouco à imagem do titulo deste tópico...

Ontem à noite na ***** do Palacio do Gelo em Viseu, estava a PS3 a bombar o novo Tomb Raider,
ao lado estava uma XBOX com a imagem congelada com o jogo GRID, peguei no comando e nada...perguntei a um rapazito la da loja e disse me que a xbox já estava assim desde o dia anterior...:P ***** no seu melhor, a sony deve pagar bem a esta rapaziada ;)

Ok já chega de exageros tambem.
 
Ok já chega de exageros tambem.

Isso de a Sony pagar é exagero (lol), mas ao menos exemplifica porque algumas pessoas, incluindo eu, não compram uma Xbox... Apesar de isto ser um "país Sony" ainda pensei seriamente em comprar isso, mas quando comecei a ouvir a história da fraca fiabilidade e de como a Microsoft se estava a cag*r para o nosso país, pensei melhor e fui pela PS3. xD. E fiquei espantado com a atenção que dão a Portugal, além de alguns exclusivos de lançamento completamente em português, outros como a demo do Killzone 2 também têm legendas em português. Isto é que é serviço! :D
 
Última edição:
Back
Topo